Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETF (Exchange-Traded Fund) - Tópico Geral e WIKI / FAQ

Francisco Martins

Recommended Posts

há 21 horas, D@vid disse:

Isso é o que chamo de trabalho de excelência, sem qualquer tipo de dogma ou bias, e olha que não deve de ser fácil deixar de lado totalmente certas convicções pessoais, parabéns.

Por um lado fico contente que reconheças isso mas por outro fico triste porque me leva a pensar na situação em que a indústria financeira está (ou sempre esteve?) que é achares que alguém que faz aquilo que considero o básico (pensar no cliente quando se faz uma carteira de investimento) um "trabalho de excelência". Para mim devia ser a base 😕

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 1,7k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Virtua

280

• Francisco Martins

139

• 5coroas

112

• pge

88

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Este FAQ / WIKI ao longo dos cinco posts iniciais deste tópico representa um pequeno resumo simplificado para efeitos práticos, sendo limitado nesse sentido. LINKS para saltar directamente para o

Posted Images

Passa um pouco por aquilo que estamos sempre a dizer por aqui quando alguém pergunta que fundo deve de fazer, cada um é como cada qual e um profissional da área também tem de tentar ao máximo recomendar dentro do perfil dos clientes, mas acredito que muitas das vezes isso não aconteça, não porque seja propositado mas porque acharem que o que têm a nível particular é o ideal, e como disseste e bem, és conservador mas o cliente não é, e a base sim deveria sempre ser essa.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Nos fundos da PIMCO qual é a diferença entre um fundo serie/classe E , como os que tem sido falados aqui e um fundo classe ADMIN.

Para o caso de um fundo investment grade é exactamente o mesmo fundo mas com  comissão de administração diferente.

No caso do ADMIN só pagamos 0.99 %

Alguém pode dar alguma informação?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, gatoazul disse:

Nos fundos da PIMCO qual é a diferença entre um fundo serie/classe E , como os que tem sido falados aqui e um fundo classe ADMIN.

Para o caso de um fundo investment grade é exactamente o mesmo fundo mas com  comissão de administração diferente.

No caso do ADMIN só pagamos 0.99 %

Alguém pode dar alguma informação?

A classe admin pode só estar acessível a instituições financeiras ou com um mínimo de 1 milhão de euros

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde.

Estou a preencher o IRS de 2020 e tenho duas grandes dúvidas. Nao sei onde colocá-las mas como tem a ver com ETFs deixo-as aqui neste tópico.

1) As mais valias / ganhos de capital de ETFs vao para o anexo G, certo? É como se fossem acçoes, correcto?

2) É preciso o NIF da Degiro?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    18 hours ago, Diogobc said:

https://www.cmvm.pt/pt/AreadoInvestidor/SistemaDeIndemnizacaoAosInvestidores/FAQSII/Pages/Respostas-as-perguntas-mais-frequentes.aspx#7

"17. O SII cobre os créditos dos investidores relativos a operações efetuadas por uma sucursal em Portugal de um intermediário financeiro com sede noutro país da União Europeia?

Nos casos em que a garantia oferecida pelo SII seja superior à garantia do sistema do país de origem, as sucursais de intermediários financeiros com sede noutro país da União Europeia podem optar por participar no SII.

Nestes casos, os investidores beneficiam da proteção do sistema do país de origem, que é complementada pelo sistema português."

----------------------

O meu entendimento é que recebemos 20.000€ do estado dos Países Baixos e os restantes 5.000€ do estado Português. Receberemos sempre 25.000€ em qualquer situação, pois o estado Português paga a diferença. (Em teoria :P )

Correcto, esse entendimento já foi confirmado pela CMVM quando lhes coloquei a dúvida, convém é confirmar se as sucursais de intermediários financeiros com sede noutro pais da UE, que estejam a actuar em Portugal, também participem no SII Português.

Atenção também ao facto de não ser o "estado" a garantir, é o o próprio mecanismo da entidade denominada como SII (que não está desenhado ou tem verbas para uma questão sistémica ou algo de maior escala...basicamente serve para casos pontuais).

21 hours ago, SamuelG said:

Olá a todos! 

Qual é a plataforma que usam para REITs ? 
    Aceitam-se sugestões... 

Depende do REIT em especifico que seja pretendido comprar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    58 minutes ago, Francisco Martins said:

1) Pela informação que dizes, será no anexo J. O código a usar é o G01 "Alienação onerosa de ações/partes sociais".

2) Não.

Ok, muito obrigado.

É o anexo J mesmo tendo sido pela Degiro? É que a Degiro é uma entidade estrangeira.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já agora, outra dúvida.

Os impostos sobre as mais valias / ganhos de capital que se tem que pagar é por trade? Ou é sobre o agregado total?

É o que o meu pai em 2020 executou duas vendas, numa tem mais valias noutra nao, mas o agregado das duas dá prejuízo. Tem que pagar alguns impostos fruto do trade em que teve mais valias ou nao porque o agregado de ambas as vendas dá menos valias?

Just now, fhff said:

O anexo J é mesmo para rendimentos obtidos no estrangeiro...

Ah, ok, obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    1 hour ago, JRJordao said:

É sobre o agregado (caso seja positivo) por categoria de rendimento.

Se tiver menos-valias em ações/obrigações (categoria G) e juros/dividendos (categoria E), não há acerto entre ambos.

Muito obrigado. Sim, é na mesma categoria. Já percebi. Obrigado mais uma vez.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 minutos, Risvol Aisas disse:

Muito obrigado. Sim, é na mesma categoria. Já percebi. Obrigado mais uma vez.

Se fizer englobamento dos rendimentos dessa categoria, poderá abater o saldo negativo a eventuais saldos positivos (da mesma categoria) nos próximos 5 anos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 16/06/2021 às 14:02, SamuelG disse:

Olá a todos! 

Qual é a plataforma que usam para REITs ? 
    Aceitam-se sugestões... 

Tambem tenho andado interessado em investir em REIts. Mas a informação é tanta que as vezes me sinto perdido.

Algum sitio onde possa encontrar informação fidedigna?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 19/06/2021 às 03:14, mafiapt disse:

Boa noite,

Tenho acompanhado desde o antigo tópico, em que o li todo e mais recentemente também este tópico. Bebi muito conhecimento ao longo deste tempo todo, para além de sites que vocês foram indicando e outros meios de informação como livros.

Fiquei de olho no Golden Butterfly, que é 20% em total stock market, 20% small cap, 20% bonds longas e 20% bonds curtas e 20% em ouro.

Andei à procura e os ETF's que usaria neste portfolio seriam, IWDA para stocks, MTH para bonds longas, Certificados do Tesouro para "bonds curtas" (porque os ETF's que vi tinham de 1-3 anos tinham sempre retornos fracos ou negativos) e ouro seria AUUSI. Para small cap cá na europa também não encontrei nada de jeito então achei por bem juntar ás stocks ficando a 40%. No fim sendo uma carteira híbrida.

Depois comecei a pensar porque não uma carteira mais simples, do estilo 80/20 (stocks/bonds), só IWDA e um ETF de 5-7 anos.

Comecei a pensar nas variáveis, no sentido em que, menos ETF's mais facilidade em rebalancear/reforçar e menos custos com comissões, seja na Degiro ou noutra corretora/banco. Aproveitei e utilizei o backtest.curvo e deu-me o seguinte (não sei se o fiz corretamente):1554616856_Capturadeecr2021-06-19s02_30_06.thumb.png.1a1c106c2d5ab8e45f8f9223e43f6868.png

373384189_Capturadeecr2021-06-19s02_30_34.thumb.png.faef1e3d231e20064d4014b7a8ed161d.png

512957236_Capturadeecr2021-06-19s02_30_24.thumb.png.3839019952f8e5ab8fb2985eaffc8049.png

Comparei estes 4 portfolios. O Lazy Agressive é o 80/20, o GB é o alterado por mim, o Lazy Portfolio é 60/40 e o PP é o pré-definido pela Curvo.

Olhando assim e analisando de forma leiga, o GB andou muito perto do Lazy Agressive e teve na sua maioria drawdowns menores. Mas depois pergunto-me se é justo esta comparação, dado que na composição do GB não consigo meter os Certificados do tesouro e se simular com bonds curtas parece-me puxar artificialmente para baixo, ou seja, vai do 8 ao 80.

Fico de certa forma indeciso nisto, optar por um ou por outro, como disse, um tem mais ETF's o que acarreta mais custos mas por outro lado o outro tem drawdowns maiores (embora naquelas percentagem e mesmo mais altas eu nem me importe). Peço desculpa por algum lapso mas foi isto que apanhei e tentei adaptar para mim mas queria ter a mínima noção de estou a fazer a análise mais ou menos correta. Desde já o meu obrigado a quem dá o seu contributo valioso pro bono.

ola

tudo muito semelhante. 

Dificil escolher 🙂

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    patacascarvalho

Alguém tem este fundo? 

IE00BYPLS672 - L&G Cyber Security UCITS ETF

É um ETF com apenas 57 constituintes onde a maior posição ronda os 3,5% e os 10 principais os 30%. O sector como o nome indica é o da IT com foco na ciber-segurança. 

Sendo recente não existem um histórico muito grande, parece que nesta altura está numa fase de acumulação, somando cerca de +59% em 2021.

Editado por patacascarvalho
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 horas, patacascarvalho disse:

Alguém tem este fundo? 

IE00BYPLS672 - L&G Cyber Security UCITS ETF

É um ETF com apenas 57 constituintes onde a maior posição ronda os 3,5% e os 10 principais os 30%. O sector como o nome indica é o da IT com foco na ciber-segurança. 

Sendo recente não existem um histórico muito grande, parece que nesta altura está numa fase de acumulação, somando cerca de +59% em 2021.

Já tem quase 6 anos. O da WisdomTree é bem mais recente (nem 6 meses tem)

https://www.wisdomtree.eu/en-gb/etfs/thematic/wcbr---wisdomtree-cybersecurity-ucits-etf---usd-acc

Tem um TER mais baixo, contudo é menos diversificado (apenas possui 25 constituintes)

Se calhar o da L&G é melhor por conter mais empresas, mas como o da WT é tão recente não dá ainda para fazer uma comparação razoável... De qualquer maneira acho que ambos são boas apostas, pois a cibersegurança é cada vez mais importante com cada vez mais ataques (ransomware, etc..) a servidores/empresas, piratas informáticos a tentarem aceder/destruírem tudo, e com super-potências a tentarem espiar-se umas às outras sem regras como aquelas que existem há milénios nas guerras ditas <<convencionais>>

ps: penso que os +59% é bug. Pelo que vi andava à volta dos 8 a 9% desde o início do ano 2021

Editado por investidor
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    patacascarvalho
    2 hours ago, investidor said:

De qualquer maneira acho que ambos são boas apostas, pois a cibersegurança é cada vez mais importante com cada vez mais ataques (ransomware, etc..) a servidores/empresas, piratas informáticos a tentarem aceder/destruírem tudo, e com super-potências a tentarem espiar-se umas às outras sem regras como aquelas que existem há milénios nas guerras ditas <<convencionais>>

Pelo menos foi um tema bastante discutido entre Biden e Putin.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, patacascarvalho disse:

Pelo menos foi um tema bastante discutido entre Biden e Putin.

Sim. EUA, Rússia, China, Israel, Irão, UE, andará tudo à volta do mesmo. Tentar proteger os seus dados, a sua informação, e também mais que isso evitar ataques a centrais nucleares, instalações militares, ou simplesmente serviços utilitários como redes de electricidade ou água, etc..... Tudo é estratégico e importante e atualmente é quase tudo controlado por computadores e sempre que houver um acesso à internet há uma fragilidade. Olha só o exemplo do <<Stuxnet>>.

Tem sido cada vez mais comum os ataques cibernéticos, especialmente após a pandemia.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    patacascarvalho

On 6/22/2021 at 8:08 PM, investidor said:

ps: penso que os +59% é bug. Pelo que vi andava à volta dos 8 a 9% desde o início do ano 2021

A performance que indiquei é a um ano e não em 2021. Porém está mais perto dos 35% que dos 60%.

image.thumb.png.5bee0f70159cc608a9e32d17c760aa94.png

Editado por patacascarvalho
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites