Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETF (Exchange-Traded Fund) - Tópico Geral e WIKI / FAQ

Francisco Martins

Recommended Posts

Viva caros investidores, por ventura, alguém tem o ETF "Lyxor Euro Government Bond 25+Y (DR) UCITS ETF - Acc (LU1686832194)", em caso de resposta afirmativa, onde o compraram?

Aproveito ainda, em caso de resposta negativa, que ETF de Bonds estão a usar nas vossas carteiras EUPP e onde compraram?

Obrigado pela atenção!    

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 1,7k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Virtua

280

• Francisco Martins

139

• 5coroas

112

• pge

88

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Este FAQ / WIKI ao longo dos cinco posts iniciais deste tópico representa um pequeno resumo simplificado para efeitos práticos, sendo limitado nesse sentido. LINKS para saltar directamente para o

Posted Images

há 5 horas, nOrte disse:

Viva caros investidores, por ventura, alguém tem o ETF "Lyxor Euro Government Bond 25+Y (DR) UCITS ETF - Acc (LU1686832194)", em caso de resposta afirmativa, onde o compraram?

Aproveito ainda, em caso de resposta negativa, que ETF de Bonds estão a usar nas vossas carteiras EUPP e onde compraram?

Obrigado pela atenção!    

Sim, na DEGIRO 

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    On 9/24/2020 at 8:31 PM, Virtua said:

image.thumb.png.0c42cb8cb10c45437e892bb9f335b47f.png

Aproveito a deixa para partilhar o meu arranque no investimento em ETF.

No exemplo apresentado o portfólio é composto por 60% de acções e 40% de obrigações e é-nos dado uma perspectiva de como a diversificação pode ser aliada do rendimento. No meu caso iniciei o meu portfólio com a aquisição de títulos de SP500 contudo passado algum tempo decidi tornar o IWDA o meu ETF de acções.

Apesar das recomendações dos mais experientes serem amplamento no sentido das obrigações de divida soberana, neste momento ainda não tenho qualquer exposição ao mercado de obrigações. Isto tem a ver principalmente com dois fatores que são ainda não ter assimilado a diferença que produzem as obrigações de curto e longo prazo no portfólio assim como ainda não percebo bem as diferentes tipologias.

O meu objetivo de portfólio é uma construção 70% / 30% sendo que para já a alocação de acções é feita apenas no IWDA (mantendo as posições no SP500) e a alocação em obrigações está ainda por definir.

A corretora que uso é a DEGIRO, explorei a lista de ETF com comissão grátis para as obrigações mas as opções de dívida soberana pareceram-me demasiado pequenos em volume ou com custos de manutenção elevados. Posto isto, procuro saber quais a opções usadas por vocês para a alocação em obrigações. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 16 minutos, patacascarvalho disse:

Isto tem a ver principalmente com dois fatores que são ainda não ter assimilado a diferença que produzem as obrigações de curto e longo prazo no portfólio assim como ainda não percebo bem as diferentes tipologias.

Isto é um tema que pretendo explorar, pois é relativamente simples de explicar/compreender mas vejo muito gente com dificuldades porque, para ser honesto, nem em inglês encontro info de jeito na web!

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, patacascarvalho disse:

Aproveito a deixa para partilhar o meu arranque no investimento em ETF.

No exemplo apresentado o portfólio é composto por 60% de acções e 40% de obrigações e é-nos dado uma perspectiva de como a diversificação pode ser aliada do rendimento. No meu caso iniciei o meu portfólio com a aquisição de títulos de SP500 contudo passado algum tempo decidi tornar o IWDA o meu ETF de acções.

Apesar das recomendações dos mais experientes serem amplamento no sentido das obrigações de divida soberana, neste momento ainda não tenho qualquer exposição ao mercado de obrigações. Isto tem a ver principalmente com dois fatores que são ainda não ter assimilado a diferença que produzem as obrigações de curto e longo prazo no portfólio assim como ainda não percebo bem as diferentes tipologias.

O meu objetivo de portfólio é uma construção 70% / 30% sendo que para já a alocação de acções é feita apenas no IWDA (mantendo as posições no SP500) e a alocação em obrigações está ainda por definir.

A corretora que uso é a DEGIRO, explorei a lista de ETF com comissão grátis para as obrigações mas as opções de dívida soberana pareceram-me demasiado pequenos em volume ou com custos de manutenção elevados. Posto isto, procuro saber quais a opções usadas por vocês para a alocação em obrigações. 

É mais ou menos o meu plano

Ter uns 30% num ETF que faça track do SP500 e tal (IWDA).

E carregar o resto em tech juntando alguns dividend kings de outros setores.

Fazendo sempre uma gestão activa, isso de comprar e deixar a correr 20 anos não me faz sentido nenhum.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    11 hours ago, Francisco_ said:

Não o tenho, mas a DeGiro tem acesso para comprar esse. Desconheço se num banco aqui em Portugal existe esse, mas eventualmente se for pedido, o acesso é dado.

Pelo que vejo, esse é uma das melhores opções para o EUPP, comparando com a restante oferta.

Viva @Francisco_, antes de mais obrigado pela atenção! Já tinha feito uma pesquisa na DEGIRO mas, sem sucesso, devo ter-me engano no ISIN. Forte abraço,

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 30/09/2020 às 09:32, nOrte disse:

Obrigado pela atenção!    

Boas, eu tenho na Degiro, mas pedi ao Banco Invest para o colocar disponível e também já está disponível. 

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    8 minutes ago, Menino said:

Boas, eu tenho na Degiro, mas pedi ao Banco Invest para o colocar disponível e também já está disponível. 

Brutal @Menino!!! Obrigadíssimo pela partilha, sim, na DEGIRO já percebi que existe, na altura em que fiz a pesquisa devo ter-me enganado no ISIN. Quanto ao Banco Invest não sou cliente, vou analisar as condições de abertura de conta e quais os custos associados aos ETFs.

Forte abraço, 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 minutos, nOrte disse:

Brutal @Menino!!! Obrigadíssimo pela partilha, sim, na DEGIRO já percebi que existe, na altura em que fiz a pesquisa devo ter-me enganado no ISIN. Quanto ao Banco Invest não sou cliente, vou analisar as condições de abertura de conta e quais os custos associados aos ETFs.

Forte abraço, 

A compra/reforço no banco invest ronda os 9€.

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, Menino disse:

Não te sei dizer se no etf basta mas penso que sim. PPR, DP sei que dá.

Excelente. Obrigado. Entre os 2% que o Best cobra por subscrição do Fundo Fidelity sp500 e esses 9 euros por movimento nos ETFs, faz-me pensar se não estará na hora de eu mudar para um ETF SP500 que esteja disponivel no Invest.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 25 minutos, 5coroas disse:

Excelente. Obrigado. Entre os 2% que o Best cobra por subscrição do Fundo Fidelity sp500 e esses 9 euros por movimento nos ETFs, faz-me pensar se não estará na hora de eu mudar para um ETF SP500 que esteja disponivel no Invest.

Porque não usar o Degiro?

Com o IWDA apenas pago 2,5€ anuais pelo stock exchange.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, Vidolz disse:

Porque não usar o Degiro?

Com o IWDA apenas pago 2,5€ anuais pelo stock exchange.

Já referi várias vezes: prefiro uma entidade sediada em Portugal. 

há 1 hora, Menino disse:

Que ETFs subscreveste no Invest?

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 minutos, 5coroas disse:

Já referi várias vezes: prefiro uma entidade sediada em Portugal. 

Que ETFs subscreveste no Invest?

De momento nenhum mas estou a pensar ou em transferir os meus dois da Degiro para o Invest, ou resgatar os que tenho na Degiro e subscrever no Invest. Os dois que tenho são: LU1686832194 e CSSPX, que no caso na Degiro até são em bolsas diferentes logo acresce 2.5€ anuais.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Hoje parece que leram os meus pensamentos, que eram bonds e consultar o invest sobre os custos dos etfs. :)

Sobre o Invest, acabei de ligar pra lá, parece que é o unico que em portugal não cobra guarda de titulos, sem ter os titulos em qualquer plataforma. É de longe o melhor preçário guardando os titulos em banco portugues. A minha ideia era fazer no big pois pareceia-me ser o melhor, mas a oferta do invest é imbativel. A do invest é praticamente igual á do best trading pro com a guarda de titulos no saxo bank.

Não consigo visualizar no grafico o efeito da descido juro por exemplo.

Pegando no 1%decrease, eu compro uma bond 30years com juro 5% obtenho uma yeld de 17,5%, se o juro baixar para 4% tenho uma yeld de 19%, certo? e se baixar para 3% tenho 22,5%? Onde é q no grafico está apenas o 1%decrease e porque nao 2 ou 3%

Editado por pge
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites