Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETF (Exchange-Traded Fund) - Tópico Geral e WIKI / FAQ

Francisco Martins

Recommended Posts

• Respostas 1,7k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Virtua

280

• Francisco Martins

139

• 5coroas

112

• pge

88

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Este FAQ / WIKI ao longo dos cinco posts iniciais deste tópico representa um pequeno resumo simplificado para efeitos práticos, sendo limitado nesse sentido. LINKS para saltar directamente para o

Posted Images

há 33 minutos, pge disse:

E queres melhor, teres rotação sem fazer resgates? Pode é já vir com algum atraso.

Por acaso até gostei, nota-se proactividade.

Mas como também tenho IWDA torna-se um bocado overlaped :P 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, 5coroas disse:

Tech...mas algo sólido como o Nasdaq100 e não apenas as clean tech da moda.

Consegues-me dizer o nome de alguns ETF's ou o codigo para eu pesquisar e procurar mais informação. Estou a usar a plataforma Degiro. Obrigado pela ajuda @5coroas

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 minutos, superkinas disse:

é gratuito, a desvantagem é que bolsa paris.

O outro é na amesterdao.

este IE00B53SZB19  sempre foi free ou foi só agora com a remoldelação ?

Não sei, tenho-o há pouco tempo, na ultima lista que consultei era. O Lyxor o problema é a replicação ser sintética, do que vi estes têm sempre menos TER .

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 minutos, Virtua disse:

Fica mais barato fazer um swap do que andar a comprar e vender acções

Eu por acaso também tenho lyxor há mais tempo no Invest. Pareceu-me é que etfs de nasdaq de gestoras europeias são todos sintéticos, para ser replicação fisica temos de comprar ishares etc americanas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 25/05/2021 às 17:25, TiagoBenny disse:

Ja tenho no meu portfolio IWDA + EMIM

Agora gostava de investir noutro tipo de area...estava a pensar nas clean Energy . Pesquisei no reddit e gostei do que fui lendo do ICLN. O que pensam sobre este ETF?

Os pesos pesados do Nasdaq são os pesos pesados do IWDA. E muitas outras empresas também se encontram representadas no IWDA. Nesse sentido penso que não será tanto uma grande diversificação e será mais uma sobrecarga.

Muitas empresas do ICLN também fazem parte do IWDA e creio que o seu peso no índice será inferior ao do Nasdaq. Seja como for, estarás a fazer uma aposta. Agora qual será a mais certeira a longo prazo... só com uma bola de cristal.

Creio que a única forma de diversificares (para o que não tens) será incluíres Small Caps EUA e Europa, visto que o EMIM já apanha as dos emergentes.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 44 minutos, Louie disse:

Os pesos pesados do Nasdaq são os pesos pesados do IWDA. E muitas outras empresas também se encontram representadas no IWDA. Nesse sentido penso que não será tanto uma grande diversificação e será mais uma sobrecarga.

Muitas empresas do ICLN também fazem parte do IWDA e creio que o seu peso no índice será inferior ao do Nasdaq. Seja como for, estarás a fazer uma aposta. Agora qual será a mais certeira a longo prazo... só com uma bola de cristal.

Creio que a única forma de diversificares (para o que não tens) será incluíres Small Caps EUA e Europa, visto que o EMIM já apanha as dos emergentes.

Eu acredito (mas posso estar enganado) que as tech vão continuar a ter melhores performances nas próximas décadas do que o SP500 e o IWDA, daí a minha aposta também no Nasdaq. Não aposto nele por diversificação, mas por achar que é uma boa sobrecarga em algo (tech) que eu considero com boas perspectivas de crescimento.

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 52 minutos, 5coroas disse:

Eu acredito (mas posso estar enganado) que as tech vão continuar a ter melhores performances nas próximas décadas do que o SP500 e o IWDA, daí a minha aposta também no Nasdaq. Não aposto nele por diversificação, mas por achar que é uma boa sobrecarga em algo (tech) que eu considero com boas perspectivas de crescimento.

Eu percebo a tua ideia e tendo a concordar com ela. Para o longo prazo é importante termos consciência da nossa tomada de decisão e não deixarmos que esta se baseie em modas. Agora, cada um com a sua consciência 😃

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, Louie disse:

Eu percebo a tua ideia e tendo a concordar com ela. Para o longo prazo é importante termos consciência da nossa tomada de decisão e não deixarmos que esta se baseie em modas. Agora, cada um com a sua consciência 😃

O Nasdaq 100, venceu o SP500 em 11 anos dos últimos 13 anos, (e talvez tenha vencido mais vezes o world); é passado, vale o que vale, mas a mim parece-me que ainda vamos continuar a viver nas mesmas "circunstancias" que proporcionaram estes resultados por mais algum tempo. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, 5coroas disse:

O Nasdaq 100, venceu o SP500 em 11 anos dos últimos 13 anos, (e talvez tenha vencido mais vezes o world); é passado, vale o que vale, mas a mim parece-me que ainda vamos continuar a viver nas mesmas "circunstancias" que proporcionaram estes resultados por mais algum tempo. 

É possível que sim. O tempo o dirá.

Não sei como foi com o Nasdaq mas o S&P500 bateu o IWDA na última década, mas na década anterior (00-10) o IWDA foi mais forte. O estoiro das dotcom a abrir e o subprime a fechar. Depois passou para a Europa na década seguinte com as dívidas soberanas. Poderá algo parecido voltar a suceder? Já estará a Europa preparada para acomodar e reagir a impactos destes? Não estarão as acções EUA, particularmente as tech, demasiado sobrevalorizadas? Até onde poderão subir mais? E a Ásia? Aparentemente o maior potencial de crescimento nos próximos anos virá daí. Vais ter algum posicionamento significativo aí ou crês que beneficiarás com a exposição global das empresas americanas?

Não me interpretes mal, apenas acho que há muitas variáveis a considerar e que poderão aumentar a complexidade da decisão, quando se trata de investir para o longo prazo. Sei que tens um perfil mais activo mas quem tem uma visão mais passiva tende a achar que tais apostas significam que se sabe algo que o mercado não sabe (tendo em conta que as expectativas futuras estão descontadas nas capitalizações bolsistas actuais).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, JRJordao disse:

Poderão já ter visto referências ao Vivid noutras partes do fórum. É uma fintech alemã que disponibiliza um cartão de débito (físico + virtual) e conta corrente com transferências gratuitas.

Tem sido falado no fórum devido ao cashback elevado que proporciona (ex: 11% no LIDL, 25% na Decathlon) temporáriamente.

O que não se tem dito é que também disponibiliza um serviço de investimento em stocks e ETFs. Não sei o suficiente para o avaliar, mas têm informação em https://vivid.money/en-eu/investments/

Talvez seja uma opção para quem se esteja a iniciar nesse mundo. Os habituais deste tópico saberão melhor que eu. Não estou a recomendar, apenas a divulgar.

Assim à primeira vista parece um Revolut com ETF's. Está abrangido pelo esquema de compensação ao investidor alemão (90% do investimento até 20k) e suponho que tendo IBAN é porque tem licença bancária, estando assim o depósito assegurado pelo FGD até 100k, certo?

Quais as diferenças para o Revolut? Também dá para fazer top up de cartão débito/crédito?

Já agora, se não for pedir muito, tens acesso à lista de stock's/ETF's disponíveis?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites