Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETF (Exchange-Traded Fund) - Tópico Geral e WIKI / FAQ

Francisco Martins

Recommended Posts

há 13 minutos, Louie disse:

Concordo. Também estou para ver se isto não vai destruir as moedas nas próximas décadas.

O Keynesianismo/intervencionismo estatal vai dar cabo dos países ocidentais...é só uma questão de tempo. Não se podem desrespeitar as leis da economia infinitamente. 

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 1,7k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Virtua

280

• Francisco Martins

139

• 5coroas

112

• pge

88

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Este FAQ / WIKI ao longo dos cinco posts iniciais deste tópico representa um pequeno resumo simplificado para efeitos práticos, sendo limitado nesse sentido. LINKS para saltar directamente para o

Posted Images

há 5 minutos, 5coroas disse:

Ou seja uma espécie de mundo do tipo Matrix, em que as máquinas fariam tudo para nós, (mas não nos usariam como fontes de energia). Nesse caso nem haveria necessidade de dinheiro/rendimento básico. 

Isso talvez lá mais para a frente, num estágio evolutivo posterior. Pode ser que os avanços em I&D dos genomas nos permitam chegar lá para ver.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, Louie disse:

Isso talvez lá mais para a frente, num estágio evolutivo posterior. Pode ser que os avanços em I&D dos genomas nos permitam chegar lá para ver.

É uma visão que me parece possível e altamente desejável. A ciência/tecnologia já nos permite que as máquinas façam por nós muitas tarefas perigosas/repetitivas/difíceis, deixando-nos mais tempo para o lazer, a arte, a educação, o convívio, etc, etc. No futuro ainda poderão fazer muito mais, a não ser que os iluminados de alguma ideologia mística dominante qualquer interrompam o progresso tecnológico.  

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    rui_marreiros
    há 4 horas, Virtua disse:

Que leis são essas? Parece que estamos a falar de física :D

Também estou curioso sobre o número de leis existem na economia. Qual é o equivalente da  Lei da gravitação e das leis de Newton?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 horas, Virtua disse:

Ok, deveria ter escrito "leis da economia". Tudo o que não sejam ciências exactas, tem que levar com as aspas em cima, e mesmo as das exactas...apenas o são temporariamente.

Editado por 5coroas
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 15 horas, Virtua disse:

A Lei da Oferta e da Procura não conta?

há 11 horas, rui_marreiros disse:

Também estou curioso sobre o número de leis existem na economia.

Podem existir poucas ou nenhumas leis. Afinal de contas estamos a falar de um ciência que lida com a (ir)racionalidade do comportamento humano, contudo, tal como noutros campos científicos existem princípios orientadores. Cada acção produz um determinado resultado (esperado ou inesperado) em função das circunstâncias e do contexto onde ocorre. Há ainda fenómenos disruptivos, como uma crise pandémica ou um avanço tecnológico significativo que vêm "alterar as regras do jogo" num determinado momento. E em Economia existe uma certa complexidade devido às múltiplas variáveis em jogo. Neste caso em particular de que estamos a falar, a inflação, sabemos que não sobe e desce por obra do Espirito Santo. Sabemos também que tipo de resultados obtemos com políticas monetárias e orçamentais mais expansivas e mais austeras. Penso que a ideia que o 5coroas quis transmitir foi em função das orientações que vêm a ser seguidas nos últimos anos.

A título provocativo (no bom sentido), sabemos que na Natureza nada se cria ou destrói, tudo se transforma. Não estaremos a ser contranatura quando criamos dinheiro "do ar"?

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Um exemplo que nos revela que as "leis da economia" "existem" e devem ser respeitadas pois se não o forem, mais cedo ou mais tarde, as consequências negativas irão irremediavelmente surgir, foi o colapso económico da União Soviética, tal como tinha sido previsto por Mises, ao considerar que se os meios de produção pertencem exclusivamente ao estado, não há um genuíno mercado entre eles. Se não há um mercado entre eles, é impossível haver a formação de preços legítimos. Se não há preços, é impossível fazer qualquer cálculo de custos, lucros e prejuízos. E sem esse cálculo, é impossível haver qualquer racionalidade económica.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, Louie disse:

A Lei da Oferta e da Procura não conta?

Desconheço exceções à lei da gravidade, já a "leis" económicas...

Até agora, e dento do meu conhecimento limitado, só me parece que há duas "leis" suficientemente avançadas em termos matemáticos, sem excepções e à prova de verborreia e "opiniões". "Vantagem comparativa" de David Ricardo e Teoria dos Jogos (que basicamente foi desenvolvida por matemáticos e é aplicável a todas as ciências sociais).

há 5 horas, Louie disse:

A título provocativo (no bom sentido), sabemos que na Natureza nada se cria ou destrói, tudo se transforma. Não estaremos a ser contranatura quando criamos dinheiro "do ar"?

O que é dinheiro? Aqui tenho muito a visão do Yuval Noah Harari, que podem ler no Sapiens. Dinheiro tem uma história, que é importante saber para ter uma opinião critica. Papel moeda, ouro, conchas, cigarros etc etc tem o valor que nós lhe damos. Ele não "existe". São históricas que nos contamos. Tal como as fronteiras entre os países e até o próprio conceito de países. Enquanto houver confiança podem criar a quantidade de moeda que quiserem (com impacto previsível na inflação). Quando essa confiança quebrar é que é o fim do mundo (https://en.wikipedia.org/wiki/Hyperinflation_in_the_Weimar_Republic).

Eu sou a favor, como disse acima, de uma mais alta inflação. A forma mais simples de fazer isso seria provavelmente a criação de mais moeda ou aumentar a velocidade de circulação (que foi o que fizeram desta vez quando entregaram dinheiro diretamente ao povo via transferências ou cheque no correio).

há 4 horas, 5coroas disse:

Um exemplo que nos revela que as "leis da economia" "existem" e devem ser respeitadas pois se não o forem, mais cedo ou mais tarde, as consequências negativas irão irremediavelmente surgir, foi o colapso económico da União Soviética, tal como tinha sido previsto por Mises, ao considerar que se os meios de produção pertencem exclusivamente ao estado, não há um genuíno mercado entre eles. Se não há um mercado entre eles, é impossível haver a formação de preços legítimos. Se não há preços, é impossível fazer qualquer cálculo de custos, lucros e prejuízos. E sem esse cálculo, é impossível haver qualquer racionalidade económica.

Posso alterar um pouco a tua frase, sendo mais advogado do Diabo do que outra coisa qualquer:

"Um exemplo que nos revela que as "leis da economia" "existem" e devem ser respeitadas pois se não o forem, mais cedo ou mais tarde, as consequências negativas irão irremediavelmente surgir, foi o colapso económico dos EUA nos anos '30, tal como previsto por Marx, ao considerar que o capitalismo selvagem levaria a que certos serviços não fossem fornecidos à população e especulações "loucas" de preços. Se só há interesse no lucro certos serviços vão ser fornecidos a preços exorbitantes, a prejuízo da população, e a especulação desenfreada levará mais cedo ou mais tarde a crashes e crises inevitáveis. E se assim for, é impossível haver qualquer racionalidade social e económica. Essa crise só foi ultrapassada depois de uma grande intervenção estatal (New Deal) e uma Guerra Mundial, sendo que nenhuma é desejável por capitalismo puro. Podemos ver bem o caso da China nas últimas décadas, onde uma economia entre o planeado e o capitalismo teve o sucesso que teve."

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 minutos, Virtua disse:

Podemos ver bem o caso da China nas últimas décadas, onde uma economia entre o planeado e o capitalismo teve o sucesso que teve."

A China foi durante milénios uma superpotência, bastaram 40 anos de puro e duro comunismo para a transformar num inferno terreno de miséria (chegou a verificar-se até o recurso ao canibalismo). Não foi preciso muito para que, com uma abertura ao capitalismo, a mesma se erguesse rapidamente (voltando à sua condição anterior de superpotência, ), contudo ainda está muito longe de atingir a riqueza de outros paises mais capitalistas, e eu julgo que se quiser mesmo deixar de ter milhões de habitantes dos subúrbios e das zonas agrárias vivendo ainda miseravelmente vai ter que se tornar ainda mais capitalista, nomeadamente diminuir os monopólios estatais...mas estão no bom caminho pois não caíram na asneira de importar a social-democracia juntamente com o capitalismo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 22 minutos, Virtua disse:

O que é dinheiro? Aqui tenho muito a visão do Yuval Noah Harari, que podem ler no Sapiens. Dinheiro tem uma história, que é importante saber para ter uma opinião critica. Papel moeda, ouro, conchas, cigarros etc etc tem o valor que nós lhe damos. Ele não "existe". São históricas que nos contamos. Tal como as fronteiras entre os países e até o próprio conceito de países. Enquanto houver confiança podem criar a quantidade de moeda que quiserem (com impacto previsível na inflação). Quando essa confiança quebrar é que é o fim do mundo (https://en.wikipedia.org/wiki/Hyperinflation_in_the_Weimar_Republic).

Tenho esse na estante para ler brevemente. Mas partilho da ideia. Nos anos 30 o Henry Ford dizia que as pessoas não sabem como funciona o sistema bancário, porque se soubessem, haveria uma revolução no dia a seguir. 

Para quem acha que a criação de moeda deveria estar alinhada com a criação de riqueza, tudo isto não faz muito sentido. Parece a velha história de atirar dinheiro para cima dos problemas, continuando estes por resolver. Creio que este ciclo terminará em breve e será necessário um ciclo de desalavancagem, porque a margem dos BC's está-se a esgotar e existem muitos orçamentos desequilibrados, um dos quais o dos EUA, que começa a ganhar forma.

Tivesse a Alemanha um Maduro e a coisa tinha-se resolvido facilmente à boa maneira marxista: https://www.publico.pt/2018/08/14/economia/noticia/venezuela-passa-a-ter-duas-unidades-monetarias-em-20-de-agosto-1841000

há 36 minutos, Virtua disse:

criação de mais moeda ou aumentar a velocidade de circulação (que foi o que fizeram desta vez quando entregaram dinheiro diretamente ao povo via transferências ou cheque no correio).

Não terá sido precisamente este helicopter money aliado à presumível reabertura económica que fez soar os alarmes da inflação?

É que os QE's aplicados desde a crise internacional, pouco chegaram à economia real. Ficou tudo praticamente nos mercados financeiros, tendo inclusive sido o maior bull market de sempre. Alguns activos foram convertidos em capital apenas para investir em imobiliário e por isso também este mercado está altamente valorizado. E de resto, com taxas de juro em mínimos históricos, a inflação permanecia anémica. Não crês que terá sido precisamente a colocação de dinheiro nas mãos das pessoas que fez soar as campainhas? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, 5coroas disse:

A China foi durante milénios uma superpotência, bastaram 40 anos de puro e duro comunismo para a transformar num inferno terreno de miséria

Ng disse o oposto. Para além de que o que chamam de comunismo simplesmente são ditaduras na minha opinião.

Citação

e eu julgo que se quiser mesmo deixar de ter milhões de habitantes dos subúrbios e das zonas agrárias vivendo ainda miseravelmente vai ter que se tornar ainda mais capitalista, nomeadamente diminuir os monopólios estatais

Provavelmente.

Citação

Creio que este ciclo terminará em breve e será necessário um ciclo de desalavancagem

Ouço isso há décadas... Desde que me lembro, o que vai aos anos '90.

Citação

porque a margem dos BC's está-se a esgotar

está? Podes-me dizer um paper ou artigo que não seja opinião/verborreia que defenda isso? (incluo qualquer coisa escrita por krugman como um dos maiores exemplos de verborreia, pior só o Roubini).

Citação

existem muitos orçamentos desequilibrados

Aqui não faço papel de advogado do Diabo só com o intuito de mostrar outros pontos de vista. Sou da opinião que os EUA estão muito à frente do resto do mundo em termos financeiros. Acho as políticas fiscais deles das melhores que vejo, embora ainda tendenciosas por razões políticas. Mas se há coisa que eles sabem é ganhar dinheiro. Enquanto o dólar for moeda reserva mundial estão a gerir de forma bastante boa e a beneficiar disso mesmo. E inflação mais alta só os vai beneficiar.

Se eu pudesse gerir mais ou menos a taxa de juro que pago por um empréstimo ao banco e se soubesse que conseguiria crescer o investimento (PIB no caso de um país, assim em termos simples/básicos) acima dessa taxa porque raio não me ia endividar até aos dentes? Enquanto o banco me emprestar abaixo da minha taxa de crescimento de investimento e ainda por cima controlo mais ou menos a taxa a inflação me beneficia como devedor siga para bingo. 

há 5 horas, Louie disse:

com taxas de juro em mínimos históricos, a inflação permanecia anémica. Não crês que terá sido precisamente a colocação de dinheiro nas mãos das pessoas que fez soar as campainhas? 

até que enfim que elas soaram. Não é bom que a inflação permaneça anémica. Já viste que mesmo com o que injetaram ela ainda está tão baixa? A Europa com medo até acabou por cair em deflação temporariamente. Pessoalmente acho que muito da crise europeia, suicídios e desgraça social seria evitável. Mas pronto, havemos de ser todos alemães. Aliás, houve muita troca de galhardetes, mesmo em instituições oficiais entre os EUA e a Alemanha aquando da crise Europeia.  Sou da opinião que a Alemanha com o seu superavit desnivela mais a economia mundial do que os EUA.

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 horas, Virtua disse:

Ouço isso há décadas... Desde que me lembro, o que vai aos anos '90.

O regime comunista soviético demorou 70 a cair, e quando caiu nem sequer houve sangue...foi um lento suicidio económico. O Estado-keynesiano-intervencionista que mistura bancos centrais em conluio com o sistema bancário, inflacionando a moeda e estimulando o endividamento, dando origem a taxas de juro negativas:blink: há-de também ter o seu fim, pois não se podem violar as "leis" impunemente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 18 horas, Virtua disse:

tal como previsto por Marx, ao considerar que o capitalismo selvagem levaria a que certos serviços não fossem fornecidos à população e especulações "loucas" de preços. 

E tu concordas com o Marx, no sentido que existia um capitalismo selvagem (depreendo que estejas a referir-te a um puro capitalismo laisse-faire sem qualquer controlo estatal) e que foi isso que deu origem à grande depressão? Tens a noção que a culpa não foi do capitalismo per si, mas sim daquilo que o governo americano fez ao capitalismo antes (alavancou a bolha com a sua politica monetária que favorecia o crédito e desde logo a especulação) e durante (o presidente Hoover pressionou os industriais para não baixarem os salários dos operários, implementou projectos de obras publicas, promoveu cartéis, aumentou os gastos estatais, geriu deficits, e impôs muitas novas regulações e programas para "ajudar" a economia a recuperar) esse período? E quanto às causas da recuperação...investiga mais e vais ver que não foram as medidas tomadas pelo governo americano nem a 2.ª guerra mundial, mas sim o que aconteceu logo a seguir à mesma: os gastos do governo caíram de 41% do PIB nacional para 15% no pós-guerra, enquanto as taxas de impostos foram diminuidas e os controles de preços levantados. O consumo cresceu 12,4%, enquanto o investimento privado aumentou 28,6%. Em 1946, como o maior redução no tamanho do governo ocorreu, a taxa de desemprego caiu para menos de 4%. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ouço isso há décadas... Desde que me lembro, o que vai aos anos '90

Bom... eu estou a falar de uma forma geral e parece-me que te estás a cingir apenas aos EUA. Têm ocorrido ciclos de desalavancagem em vários países, como Portugal na altura da troika (bem ou mal feito). Como referiste e bem, os EUA tem condições diferentes e mais favoráveis para manipular a política monetária.

está? Podes-me dizer um paper ou artigo que não seja opinião/verborreia que defenda isso? (incluo qualquer coisa escrita por krugman como um dos maiores exemplos de verborreia, pior só o Roubini)

Nem a propósito, o nosso caríssimo MF hoje diz isto: https://www.jornaldenegocios.pt/economia/detalhe/leao-quer-mais-da-europa-porque-politica-monetaria-esta-esgotada

Em relação a papers e economistas, não estou dentro do meio para identificar as melhores e mais credíveis fontes. Obviamente sei quem são esses dois, não os sigo porque não tenho grande opinião sobre eles. Sigo o Ray Dalio. Qual é a tua opinião sobre ele? Ele tem feito um estudo da história económica e diz que o período mais parecido com este é o da grande depressão. Calculo que estejas a par, se não estiveres e para quem tiver interesse, aqui fica o site com os papers: https://economicprinciples.org/ e também o livro em PDF: https://www.principles.com/big-debt-crises/

Esta não é a minha área e por isso não tenho tempo para me dedicar a um estudo exaustivo de tudo isto. Mas a percepção que tenho, e que admito poder estar errada, é que perante taxas de juro tão baixas e com tantos QE's já adoptados, será saudável prosseguir este caminho? Até quando? Eventualmente o balão irá rebentar.

Aqui não faço papel de advogado do Diabo só com o intuito de mostrar outros pontos de vista. Sou da opinião que os EUA estão muito à frente do resto do mundo em termos financeiros. Acho as políticas fiscais deles das melhores que vejo, embora ainda tendenciosas por razões políticas. Mas se há coisa que eles sabem é ganhar dinheiro. Enquanto o dólar for moeda reserva mundial estão a gerir de forma bastante boa e a beneficiar disso mesmo. E inflação mais alta só os vai beneficiar.

Como já disse acima, concordo. Mas e a Europa? Ainda antes de ontem o BCE: https://executivedigest.sapo.pt/bce-alerta-estabilidade-financeira-da-zona-euro-a-caminho-do-fio-da-navalha-lagarde-vai-tocar-o-sino/

há 16 horas, Virtua disse:

Se eu pudesse gerir mais ou menos a taxa de juro que pago por um empréstimo ao banco e se soubesse que conseguiria crescer o investimento (PIB no caso de um país, assim em termos simples/básicos) acima dessa taxa porque raio não me ia endividar até aos dentes? Enquanto o banco me emprestar abaixo da minha taxa de crescimento de investimento e ainda por cima controlo mais ou menos a taxa a inflação me beneficia como devedor siga para bingo. 

Na teoria faz todo o sentido mas a prática nem sempre acompanha porque nem todo o investimento tem caráter produtivo e estrutural a longo prazo. Portugal é um excelente exemplo (na negativa) disto. Este crescimento do PIB dos últimos anos é completamente artificial. E quando surge um abanão (já para não falar de um cisne negro) como diz o nosso amigo Warren: quando a maré baixa é que se vê quem vai a nadar sem calções. A troika estará de regresso quando ficarmos novamente à mercê dos mercados. Ver a dívida de forma relativa (% do PIB) deixa-nos reféns da variação do PIB (e sabemos como o nosso crescimento tem sido anémico), já em termos absolutos, o valor continua a subir e ficaremos de calças na mão quando perceberem que não temos competitividade para fazer face à montanha de dívida acumulada. E há mais países assim, não é só Portugal.

há 16 horas, Virtua disse:

Mas pronto, havemos de ser todos alemães.

Se assim fosse, se calhar seria a UE a desafiar a liderança mundial dos EUA em vez da China.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    hugomferreira0
    há 1 hora, frugal disse:

Olá!

Onde é que atualmente se pode ver de forma livre, sem pagar, as cotações em tempo real de ETF's europeus?

É para abrir umas posições, mas a corretora tem atraso de 15min.

Obrigado !

Creio que directamente no site da bolsa alemã, Xetra, se for esse o caso, consigas ver os preços em tempo real. Consegues pesquisar os activos lá cotados e acompanhar valores em tempo real.

Editado por hugomferreira0
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Viva,

Alguém conhece um ETF que siga algum dos seguintes indíces ? 

Edit: Acabei de encontrar um da Lyxor -> LU0533033741 

Editado por investidor
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Viva,

Ja tenho no meu portfolio IWDA + EMIM

Agora gostava de investir noutro tipo de area...estava a pensar nas clean Energy . Pesquisei no reddit e gostei do que fui lendo do ICLN. O que pensam sobre este ETF?

Alguma sugestão de investimento para esta area? Obg

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, TiagoBenny disse:

Viva,

Ja tenho no meu portfolio IWDA + EMIM

Agora gostava de investir noutro tipo de area...estava a pensar nas clean Energy . Pesquisei no reddit e gostei do que fui lendo do ICLN. O que pensam sobre este ETF?

Alguma sugestão de investimento para esta area? Obg

Nas áreas das energias renováveis, e na minha carteira "ativa", tenho o fundo NORDEA 1 GLOBAL CLIMATE AND ENVIRONMENT. 

Tenho este fundo há alguns anos, com uma rentabilidade excelente. Gosto bastante da equipa de gestão e parece-me um pouco menos volátil que o ICLN. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites