Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETF (Exchange-Traded Fund) - Tópico Geral e WIKI / FAQ

Francisco Martins

Recommended Posts

• Respostas 1,7k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Virtua

280

• Francisco Martins

139

• 5coroas

112

• pge

88

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Este FAQ / WIKI ao longo dos cinco posts iniciais deste tópico representa um pequeno resumo simplificado para efeitos práticos, sendo limitado nesse sentido. LINKS para saltar directamente para o

Posted Images

há 38 minutos, vila disse:

O etf diZ USD mas é comercializado em euros? Nao percebi isto. 

Acho que quer dizer que não é hedge. Basicamente tudo o que compõe o etf é valorizado em usd e depois é feito o cambio direto para chegar á cotação em euros do etf.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 17 horas, Francisco Martins disse:

Até há uns quantos, mas são na sua maioria de distribuição.

Entraram alguns acumulativos para a lista como o IE00BDBRDM35 (Xetra) ou o LU0378818131  (Xetra)

Sim, existem basicamente três moedas: a dos activos subjacentes dentro do ETF, a de operação interna do ETF e a de transacção no mercado. O IWDA também funciona internamente em USD mas é trocado entre nós em EUR. Fora isso existe depois a possibilidade da protecção cambial, tipicamente explicita no nome com "Hedged" para a moeda escolhida (USD, EUR, etc).

Entao nao interessa dizer USD basicamente é como o iwda?

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

➤ A diferença entre um activo ser cotado em euros e ter cobertura cambial (blog post)

há 1 hora, vila disse:

Entao nao interessa dizer USD basicamente é como o iwda?

Vê aqui o retorno a 3 e 5 anos da versão cotada em USD e EUR

USD <- https://www.morningstar.pt/pt/etf/snapshot/snapshot.aspx?id=0P0000LZYG

EUR <-https://www.morningstar.pt/pt/etf/snapshot/snapshot.aspx?id=0P0000MLIH

P.S. - A curto prazo há problemas de cotações usadas para cálculo de retorno, que vai dar valores ligeiramente diferentes mas que se compensam, um ganhou mais 0.3% num ano e no ano seguinte já o perde de volta etc etc

Editado por Virtua
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    22 hours ago, Burako said:

Com a alteração da conta para a flatex sendo um NIB estrangeiro há bancos que cobram taxas. Alguém com bankinter, ActivoBank e CGD que queira dar feedback ?

Com Bankinter está me a pedir 0,52€ para 10€ de transferência... Supostamente pelo preçário é 0,50€.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 15/04/2021 às 22:03, Virtua disse:

Não sei se a pergunta sobre como se ganha dinheiro com um broker "grátis" era a sério ou a brincar. Assumo que sou um dos que "saiba como as coisas funcionam".

"If something is free, you're the product”

https://www.thestreet.com/investing/how-does-robinhood-make-money-14856528#:~:text=According to their site%2C Robinhood,market makers and trading venues."

Basicamente todos os brokers grátis vendem order flow e ganham juros de dinheiro que têm lá parado. E vai-se fazendo uns milhõeszinhos assim. Sem stress!!

Olá Virtua, já há algum tempo que não o vejo por cá, e a sua presença é importante.

Penso que o compreendo de "ginjas". Não há dúvida que só aquela de se associarem ao flatex para evitar juros negativos nos FMM e o flatex cobrar uma taxa de 0,5% sobre os saldos credores, chega para ver com quem estou metido.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 17/04/2021 às 18:20, Sergon disse:

Olá Virtua, já há algum tempo que não o vejo por cá, e a sua presença é importante.

Obrigado. Penso alterar radicalmente isso num futuro próximo (a pouca presença) mas de momento estou afogado em trabalho e nas próximas semanas só vou mesmo poder dar umas saltadas aqui. Mas estou a preparar coisas 😉

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

o V80A.de, podendo ser comprado em ordens mínimas de 100€ sem comissões na XTB, parece um boa alternativa a ter uma carteira com etfs acções (tipo IWDA) + obrigações, ou mesmo a alguns fundos mistos..

Apesar de usar a XTB para o mais curto prazo, vou começar a por o "excesso" de liquidez neste etf.. 

Editado por ManuelD
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    hugomferreira0
    há 2 minutos, hemateca disse:

Boa tarde

Sabem alguma justificação para alguns ETFs estarem a "cair" tanto hoje?

A mim parece-me que está tudo a cair e não alguns 😅 Tenho andado a ver se percebo o porquê, mas de facto não encontro nenhuma explicação em concreto. Mas também estou curioso.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

É mal geral... As criptomoedas também vieram por aí a baixo. Logo quando decidi investir uns trocos nisso também 😭. A razão também desconheço mas deve andar no Twitter ou outra rede social (que não uso de todo).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não sei a razão especifica mas segundo esta noticia, "incertezas sobre o COVID-19":

"European equities plunged at the end of the trading session on Tuesday amid uncertainties surrounding the coronavirus pandemic.

Airlines and tobacco stocks led the losses across major European markets following news that the United States is considering cutting the amount of nicotine in cigarettes to levels at which they are no longer addictive. Meanwhile, on Wall Street, stocks also traded in negative territory with the Dow Jones dropping over 250 points.

The DAX closed 1.55% in the red as Infineon dropped over 4%. The CAC 40 tanked 2.09% on the Euronext with Atos as the weakest performer sliding nearly 6%. The FTSE 100 was down 2% at the end of trading in London; British American Tobacco plummeted 7.71% on news of the Biden administration considering lower nicotine levels in cigarettes. The euro declined 0.01% against the dollar at 5:40 pm CET, buying 1.20371."

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 36 minutos, superkinas disse:

existe muita diferença entre estes dois etf ?

IE00BP3QZ825 iShares Edge MSCI World Momentum Factor UCITS ETF USD (Acc) (USD) | IWMO

IE00BL25JP72 Xtrackers MSCI World Momentum UCITS ETF 1C

A grande diferença é o TER e a dimensão do fundo.

TER mais baixo no Xtrackers (0.25% vs. 0.3%), mas tem menos dimensão e, consequentemente, menos volume de transações, o que pode aumentar o spread bid-ask (pode tornar a compra mais "cara", em relação ao Ishares)

Eu uso o da Xtrackers

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Paulo Almeida Santos

Bom dia a todos.

Estou a ponderar fazer um investimento num ETF pela primeira vez,  tendo selecionado o VWCE.

Escolhi o Banco Invest para realizar este investimento, que será realizado directamente através do site.

No entanto, reparei que este ETF é transacionado na Bolsa de Frankfurt e não no XETRA. O meu gestor de conta diz-me que, em termos práticos e do ponto de vista do investidor, é indiferente comprar em Frankfurt ou no XETRA. Será mesmo assim?

Agradeço todos os esclarecimentos que me possam prestar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Uma questão sobre a titularidade dos ETFs.

Uma das desvantagens  que muitas vezes vejo referida quando se fala em brokers estrangeiros, como a degiro, é a utilização de contas omnibus, sendo que os activos não ficam em nosso nome e os "possiveis problemas" que daí podem resultar.

Questionei o meu gestor no banco Best sobre a titularidade de ETFs comprados pelo site do banco e pela plataforma BestTradingPro e a resposta foi a seguinte:

"Os títulos adquiridos via Banco Best e plataforma têm sempre associada a titularidade do cliente."

Têm ideia se outros bancos portugueses também é desta forma? Estava a considerar o banco carregosa ou o invest por terem taxas de transferência mais baixa (uma vez que as taxas de subscrição são quase idênticas).

Editado por ptigas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites