Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETF (Exchange-Traded Fund) - Tópico Geral e WIKI / FAQ

Francisco Martins

Recommended Posts

Esqueçam o preço de compra. O preço médio. Independentemente do lucro se vocês têm 10 unidades e o valor de mercado é aquele. Num ETF DIST teriam o valor da unidade atual x 10. Como é ACC o valor adicional é o que foi reinvestido. O lucro é outra coisa.

Claro que se comprares 10 unidades a 40€ e eu 10 unidades a 60, o teu lucro vai ser 200€ a mais que eu. Mas se ambos tivermos 10 unidades, o valor que temos atualmente nesse ETF é o mesmo. A diferença é que o teu lucro é 10x26€ e o meu é 10x6€.

Editado por Burako
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 1,7k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Virtua

280

• Francisco Martins

139

• 5coroas

112

• pge

88

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Este FAQ / WIKI ao longo dos cinco posts iniciais deste tópico representa um pequeno resumo simplificado para efeitos práticos, sendo limitado nesse sentido. LINKS para saltar directamente para o

Posted Images

há 14 minutos, patacascarvalho disse:

Isso tem em conta o reinvestimento do dividendo no próprio ETF ou então a soma dos dividendos caso não sejam reinvestidos?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 58 minutos, DReese disse:

Bom dia,

Hoje a Degiro actualizou a lista de ETFs gratis, e o VWCE e EMIM deixam de pagar comissão de compra.

https://www.degiro.pt/data/pdf/pt/lista-etfs-sem-comissao.pdf

Isso é uma boa noticia. Tenho ideia que há o IEMA que também é de emergentes e já era gratuito mas o EMIM é melhor por ter por exemplo maior fund size. Para quem estava com dúvidas entre qual investir, passando o EMIM a ser gratuito, é melhor aposta que o IEMA certo?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Cuba disse:

Isso é uma boa noticia. Tenho ideia que há o IEMA que também é de emergentes e já era gratuito mas o EMIM é melhor por ter por exemplo maior fund size. Para quem estava com dúvidas entre qual investir, passando o EMIM a ser gratuito, é melhor aposta que o IEMA certo?

Epah esta degiro, eu reforçei o EMIM a semana passada...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Cuba disse:

Também tenho essa dúvida porque metendo o gráfico lado a lado são exatamente iguais. Só se a liquidez for muito maior. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 minutos, Burako disse:

Também tenho essa dúvida porque metendo o gráfico lado a lado são exatamente iguais. Só se a liquidez for muito maior. 

Pelo que percebi o EMIM tem uma maior quantidade e variedade de small caps em relação ao outro, foi por isso que escolhi o EMIM.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 minutos, Burako disse:

Mas em termos práticos parece a mesma coisa 😅

Em termos teóricos ter mais small caps poderá significar que terá maior potencial para conseguir uma melhor performance a longo prazo...mas a teoria também falha.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    patacascarvalho
    2 hours ago, Burako said:

Isso tem em conta o reinvestimento do dividendo no próprio ETF ou então a soma dos dividendos caso não sejam reinvestidos?

O que apresentei tem em conta o preço de cada unidade fundos. Penso que o factor que falas já está implicito no preço mas estou muito longe, a anos luz de ser expert, e por isso há uma margem grande para não ser bem assim.

É engraçado perceber como os temas são repetidos... Os ciclos dos tópicos.

Quanto à novidade da Degiro, acho que perceberam o que os clientes querem.

Editado por patacascarvalho
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, patacascarvalho disse:

É engraçado perceber como os temas são repetidos... Os ciclos dos tópicos.

Quanto à novidade da Degiro, acho que perceberam o que os clientes querem.

Onde é que a Degiro vai buscar o ganha-pão? Através da grande quantidade de clientes?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    1 hour ago, Cuba said:

Sim, sendo agora os dois gratuitos, nem estou a dizer pela questão de ter mais titulos com pesos de 0,001%, mas a diferença de volume, liquidez, spreads bid/ask consistentemente baixos e o facto de não usar outros ETF dentro para cobrir regiões de mercado.

Editado por Francisco Martins
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    hugomferreira0

A nova lista tem agora muito mais diversificação. Há uma grande diferença para a anterior. Até o factor Momentum da Ishares já lá está, energias renováveis (o tão famoso ICLN) etc etc aliás, até Cannabis 😅

Editado por hugomferreira0
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Muito boa esta actualização nos ETF gratuitos. Dois dos Vaneck que já tinha, passaram a gratuitos. Tinha um da Lyxor de obrigações que saiu da lista. Aliás parece-me que os ETF´s de bonds quase que desapareceram da lista gratuita..

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    patacascarvalho
    5 hours ago, hugomferreira0 said:

A nova lista tem agora muito mais diversificação. Há uma grande diferença para a anterior. Até o factor Momentum da Ishares já lá está, energias renováveis (o tão famoso ICLN) etc etc aliás, até Cannabis 😅

É desta que a minha conta na T212 vai levar um abanão.

6 hours ago, 5coroas said:

Onde é que a Degiro vai buscar o ganha-pão? Através da grande quantidade de clientes?

Não sei, essa pergunta só quem lá está dentro ou saiba como as coisas funcionam pode responder.

Fiquei surpreso por estarem aqui (antigamente eram patrocinados pelo Flatex)

image.png.bd48b6cfbdc34391b8d6145118690965.png

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    hugomferreira0
    há 1 minuto, Burako disse:

Com a alteração da conta para a flatex sendo um NIB estrangeiro há bancos que cobram taxas. Alguém com bankinter, ActivoBank e CGD que queira dar feedback ?

Não sou nenhum desses, mas posso dizer que para quem é eurobic, já fiz transferência, e não paguei comissão

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    37 minutes ago, Burako said:

Com a alteração da conta para a flatex sendo um NIB estrangeiro há bancos que cobram taxas. Alguém com bankinter, ActivoBank e CGD que queira dar feedback ?

No banco CTT não paguei custos com a transferência

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites