Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETF (Exchange-Traded Fund) - Tópico Geral e WIKI / FAQ

Francisco Martins

Recommended Posts

Eu acabei de entrar neste "mundo" e de completar o registo. Estou tb a ler o livro sugerido na primeira página deste tópico e estou a achar muito interessante. No entanto, recebi mensagem a dizer que a DEGIRO ia agora ser a filial Holandesa do flatexDEGIRO Bank AG, mas que isso não mudava nada em relação aos clientes da DEGIRO. Hoje também, fiz uma primeira transferência para a conta da DEGIRO e foi para um IBAN Alemão, enquanto que a verificação do meu IBAN foi feito por transferência para um IBAN PT. Isto já era hábito ou tem a ver com esta alteração? Por sorte tenho transferências gratuitas com o banco CTT 🙂

Acho que, para apalpar terreno, vou fazer pequenos investimentos no iShares Core MSCI World UCITS ETF e, havendo mais € livre, no  iShares Core S&P 500 UCITS ETF. E continuar com os PPR até ao valor máximo da dedução fiscal, claro. Vou ver se descubro onde é que a esposa esconde o mealheiro com notas de 50€ :-))

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 1,7k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Virtua

280

• Francisco Martins

139

• 5coroas

112

• pge

88

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Este FAQ / WIKI ao longo dos cinco posts iniciais deste tópico representa um pequeno resumo simplificado para efeitos práticos, sendo limitado nesse sentido. LINKS para saltar directamente para o

Posted Images

2 hours ago, ManuelD said:

A primeira parte do post faria mais sentido no tópico especifico da DeGiro. 

Peço desculpa, tentarei ser mais focado nos posts

Em relação ao investimento, ia agora fazer uma primeira compra mas fiquei na dúvida entre comprar o iShares Core MSCI World UCITS ETF  (negociado em USD) ou o ISHSIV-MSCI WLD.SRI UCITS ETF que é negociado em EUR, é um produto muito mais recente mas com tendência contínua de subida e tem um valor nominal de 1/10. A minha ideia é diversificar um pouco o investimento (e de o ir construindo à medida do possível), mas como percebo pouco disto - por enquanto 🙂 - também gostava das vossas sábias opiniões, para começar uma carteira com "pés e cabeça".

Cumprimentos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    On 3/4/2021 at 3:47 PM, Virtua said:

image.png.d78980499ee330a110053805dcc4b3a0.png

@Virtua, será possível fazeres colocares novo gráfico entre estes produtos até ao dia de ontem/hoje?

Vem aí o IRS e pode ser que ajude a decidir qual devo comprar.

Obrigado.

Editado por tcs
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    7 hours ago, Cuba said:

Esse valor é compensado? É que por acaso já me tiraram 0,12€ em Dezembro e nunca foi compensado... Assumi que era algum tipo de custos que eles cobram e esse valor não voltava para nós. Se assim for tenho de verificar com eles essa situação

Obrigado

Sim, se não foi em algo acima de 2.500€. Têm feito automaticamente o reembolso ao fim de um tempo, mas será melhor contactar com eles para mais detalhes especificos se estiveres interessado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, Louie disse:

A XTB já tem transacções gratuitas para ETF's (não CFD's). Sendo que exige o mínimo de 100€ por transacção.

Estão lá alguns dos ETF's mencionados no tópico, como por exemplo os Vanguard Life Strategy.

Parece um complemento ou substituto interessante em relação à Degiro.

Boas, tb já reparei que tem essa info mas apenas um vídeo, nada mais.

Pesquisei nos tarifários e não consegui encontrar info especifica aos Etf´s nem quais, alguém tem mais informação??

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    2 hours ago, Paulo Pinheiro said:

Em relação ao investimento, ia agora fazer uma primeira compra mas fiquei na dúvida entre comprar o iShares Core MSCI World UCITS ETF  (negociado em USD) ou o ISHSIV-MSCI WLD.SRI UCITS ETF que é negociado em EUR, é um produto muito mais recente mas com tendência contínua de subida e tem um valor nominal de 1/10. A minha ideia é diversificar um pouco o investimento (e de o ir construindo à medida do possível), mas como percebo pouco disto - por enquanto 🙂 - também gostava das vossas sábias opiniões, para começar uma carteira com "pés e cabeça".

Cumprimentos.

Se é este produto, IE00B4L5Y983, então vais negociar em Euro. O USD é a moeda interna de operação do fundo, depois existe a real exposição à moeda (a que realmente interessa) que tem a ver com as acções que realmente estão la dentro (portanto, terá uma percentagem em USD, outra em EUR, etc, etc, conforme a moeda do activo subjacente). Mas em todo o caso, compras e vendes em EUR.

Quanto ao MSCI WLD.SRI é um conjunto de acções provenientes do MSCI World sendo filtradas pela avaliação do indice de responsabilidade social (SRI) que cada empresa tem. Depois de filtrado (acho que de ~1600 titulos passam para uns ~300), colocam os pesos em % conforme a empresa tem melhor ou pior classificação SRI.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ainda está a ser tudo implementado, vi um bocado do vídeo e ele diz que demoraram imenso tempo a ter autorização para ETFs.

Agora falta saber taxinhas escondidas, conectividades, etc etc. 

Para quem como eu, que investe mensalmente um X, é uma diferença grande não ter que estar preocupado se o ETF tem custo, se tem na bolsa de amsterdão, etc.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    9 minutes ago, Francisco Martins said:

Se é este produto, IE00B4L5Y983, então vais negociar em Euro. O USD é a moeda interna de operação do fundo, depois existe a real exposição à moeda (a que realmente interessa) que tem a ver com as acções que realmente estão la dentro (portanto, terá uma percentagem em USD, outra em EUR, etc, etc, conforme a moeda do activo subjacente). Mas em todo o caso, compras e vendes em EUR.

Quanto ao MSCI WLD.SRI é um conjunto de acções provenientes do MSCI World sendo filtradas pela avaliação do indice de responsabilidade social (SRI) que cada empresa tem. Depois de filtrado (acho que de ~1600 titulos passam para uns ~300), colocam os pesos em % conforme a empresa tem melhor ou pior classificação SRI.

Muito obrigado pelos esclarecimentos! Efectivamente constatei que existem vários produtos com o mesmo nome mas negociados em bolsas diferentes. Quando procurei apareceu-me o que era negociado em USD mas o valor é o correspondente ao produto negociado em EUR. Neste caso optariam por algum mercado em particular? Já li algo sobre isso mas, com tanto trabalho que também implica ler muito, as coisas nem sempre "solidificam"... 😩 

Em relação ao segundo ETF, a única razão pela qual perguntei é porque é um produto mais recente, com valor unitário muito baixo e que poderá ter tendência a valorizar mais a longo prazo? 

Mais uma vez, excelente forum, excelente partilha de informação!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 39 minutos, Burako disse:

Ainda está a ser tudo implementado, vi um bocado do vídeo e ele diz que demoraram imenso tempo a ter autorização para ETFs.

Agora falta saber taxinhas escondidas, conectividades, etc etc. 

Para quem como eu, que investe mensalmente um X, é uma diferença grande não ter que estar preocupado se o ETF tem custo, se tem na bolsa de amsterdão, etc.

Pois o vídeo é de ontem, pelo menos 0,5% em relação à Taxa de Câmbio, vamos aguardar por melhores infos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    1 hour ago, Paulo Pinheiro said:

Muito obrigado pelos esclarecimentos! Efectivamente constatei que existem vários produtos com o mesmo nome mas negociados em bolsas diferentes. Quando procurei apareceu-me o que era negociado em USD mas o valor é o correspondente ao produto negociado em EUR. Neste caso optariam por algum mercado em particular? Já li algo sobre isso mas, com tanto trabalho que também implica ler muito, as coisas nem sempre "solidificam"... 😩 

Em relação ao segundo ETF, a única razão pela qual perguntei é porque é um produto mais recente, com valor unitário muito baixo e que poderá ter tendência a valorizar mais a longo prazo? 

Mais uma vez, excelente forum, excelente partilha de informação!

Tendo em conta que é na Degiro, eu escolheria a bolsa euronext de amsterdão (EAM). Para além da transacção gratuita, temos liquidez, volume diário muito significativo com um spread bid/ask muito reduzido.

O valor por unidade não quer dizer nada em relação a possivel maior valorização futura. É mesmo o valor de base inicial que foi baixo, mas o que importa é em termos relativos (%).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 27 minutos, hemateca disse:

Certo, mas irá "acumular" em que datas?

Tens há 2 ou 3 páginas atrás essa informação.

Não é muito fácil chegar lá. Teoricamente é 4x/ano e o valor total por unidade aparece depois no relatório de contas da Ishares. O ano passado foi quase 1$ por share.

Tens que fazer a conta. Na Degiro aparece o preço atual e o preço de compra. Por exemplo atualmente o IWDA está a 66€ (imaginemos) e tens 2 unidades. O valor dessas unidades dá 132€, se tiveres lá 132,65€, esses 0.65€ é o valor que eles já reinvestiram por ti no fundo.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 horas, Burako disse:

Tens que fazer a conta. Na Degiro aparece o preço atual e o preço de compra. Por exemplo atualmente o IWDA está a 66€ (imaginemos) e tens 2 unidades. O valor dessas unidades dá 132€, se tiveres lá 132,65€, esses 0.65€ é o valor que eles já reinvestiram por ti no fundo.

Podes elaborar a explicação?

Nao percebi!

A mim parece-me que a diferença entre o valor actual e o valor médio de compra (assumindo que houve várias compras) é os ganhos não realizados = valorização da UP mais os reinvestimentos

Ou seja, para saber apenas os valores reinvestidos terá que ser feita uma conta um pouco mais elaborada e com algumas informações do próprio IWDA (e algumas suposições também)

Sabes de alguma maneira mais fácil?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não te consigo exemplificar com a minha carteira porque a mesma porque ainda não apanhei. Tens que esquecer o preço médio, tens que multiplicar o valor atual do ETF (valor de mercado) pelas tuas unidades. A diferença para cima, será o valor reinvestido.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 minutos, Burako disse:

Não te consigo exemplificar com a minha carteira porque a mesma porque ainda não apanhei. Tens que esquecer o preço médio, tens que multiplicar o valor atual do ETF (valor de mercado) pelas tuas unidades. A diferença para cima, será o valor reinvestido

Ok!

Vou tentar ver isso melhor

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 horas, Burako disse:

O IWDA hoje fechou a 66.895. Imagina que tu tens 10 unidades. Deverias ter no valor total: 668.95€. Tudo que tiveres acima desse valor, já foi acumulação de dividendos.

O que está acima é o que o ETF valorizou face ao preço de compra, não é necessariamente o valor reinvestido. 

Pegando nesse teu exemplo, se o IWDA fechou a 66.895, mas eu comprei as 10 unidades a 60.000, o que eu vou lá ter é 668.95, mas a diferença (66.895 - 60.000)*10 é o total da valorização que advém da diferença preço de compra vs preço actual. 

Pode lá ter dividendos reinvestidos é verdade, mas é isso é algo que eu também ainda não percebi como se pode verificar...

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites