Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETF (Exchange-Traded Fund) - Tópico Geral e WIKI / FAQ

Francisco Martins

Recommended Posts

A 09/04/2021 às 15:01, Francisco Martins disse:

O estudo é feito por multiplos ciclos de investimento rolantes com duração de 1 a 35 anos, definidos dentro de um prazo temporal alargado para os dados disponiveis, sendo os resultados dados pela comparação entre o pior ciclo, a média dos 15% piores ciclos e o melhor ciclo conforme os periodos temporais escolhidos.

Para facilitar a leitura da tabela está no final do artigo uma explicação de exemplo. No ciclo que referes, para 20 anos com 100% acções, de entre os 80 ciclos calculados temos o pior ciclo com resultado de 1,20%, a média dos 15% piores ciclos fica com 3,04% e o melhor caso com 12,72% de retorno anualizado. Isto são valores após inflação.

Podemos preparar-nos para o melhor caso, mas eu no artigo digo que é melhor ter a média dos 15% piores casos como referencia ou o pior ciclo e de estabelecer expectativas em concordância. Adicionalmente, o ETF da iShares que tinhas referenciado inciou em finais de 2009, não tem ainda 20 anos.

Sim, a parte de "dinheiro livre" fica dessa forma segregada numa conta bancaria com cobertura até 100.000€, tendo a Degiro autorização para realizar as operações que o titular da conta ordena (pedidos feitos de deposito e levantamento de fundos realizados pelo utilizador).

Francisco Martins, deixa-me lembrar aqui, por ventura passou-te, a dita conta no flatex bank cobra uma taxa de juro de 0,5% do saldo credor.

Ora, não é pequena coisa, melhor seria uma comissão de gestão conta. Esta forma é mais subtil e pressiona os investidores a serem mais agressivos...

Mas isto sou eu a delirar um pouco, talvez...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 1,7k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Virtua

280

• Francisco Martins

139

• 5coroas

112

• pge

88

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Este FAQ / WIKI ao longo dos cinco posts iniciais deste tópico representa um pequeno resumo simplificado para efeitos práticos, sendo limitado nesse sentido. LINKS para saltar directamente para o

Posted Images

Francisco Martins
    3 hours ago, Sergon said:

Francisco Martins, deixa-me lembrar aqui, por ventura passou-te, a dita conta no flatex bank cobra uma taxa de juro de 0,5% do saldo credor.

Ora, não é pequena coisa, melhor seria uma comissão de gestão conta. Esta forma é mais subtil e pressiona os investidores a serem mais agressivos...

Mas isto sou eu a delirar um pouco, talvez...

Isso não tem a ver com a conta em si, mas com o que o fundo do mercado monetário está a render (juros negativos actualmente, porque os titulos de curto prazo na zona euro estão negativos) e que a Degiro reembolsa até um saldo de 2500€. Todo o saldo em excesso a esse valor é afectado. Solução para não ter qualquer afectação, por enquanto, é não ter lá saldo livre acima do valor citado.

Todos os detalhes aqui:

https://www.degiro.pt/sobre-a-degiro/cashfunds

https://www.degiro.pt/conta-dinheiro

Editado por Francisco Martins
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 29 minutos, Francisco Martins disse:

Isso não tem a ver com a conta em si, mas com o que o fundo do mercado monetário está a render (juros negativos actualmente, porque os titulos de curto prazo na zona euro estão negativos) e que a Degiro reembolsa até um saldo de 2500€. Todo o saldo em excesso a esse valor é afectado. Solução para não ter qualquer afectação, por enquanto, é não ter lá saldo livre acima do valor citado.

Todos os detalhes aqui:

https://www.degiro.pt/sobre-a-degiro/cashfunds

Mas a Degiro apresentou a solução de ter um banco associado para evitar o FMM que tinha juros negativos, não foi? Pelo menos foi isso que eu interiorizei quando me apresentaram a opção, que tinha de ser seguida, e porque tínhamos o tal fundo de garantia de depósitos, etc. Aliás, o contrato que assinei com o banco diz lá isso mesmo, cobra juros de 0,5% dos saldos credores

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    On 4/7/2021 at 6:52 PM, Balth89 said:

...

Mudei agora o meu PPR para o smart invest dinâmico tendo em anos anteriores também esgotado o benefício fiscal. 

Também tenho andado a pensar nesta transferência para o Smart Invest. Presumo que tenha sido um processo rápido dado serem ambos do BI. Foi rápida essa transferência? A nível de custos deve ter sido 0 uma vez que são fundos ppr, correcto?

BTW não existe nenhum tópico só para PPRs?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    2 hours ago, Sergon said:

Mas a Degiro apresentou a solução de ter um banco associado para evitar o FMM que tinha juros negativos, não foi? Pelo menos foi isso que eu interiorizei quando me apresentaram a opção, que tinha de ser seguida, e porque tínhamos o tal fundo de garantia de depósitos, etc. Aliás, o contrato que assinei com o banco diz lá isso mesmo, cobra juros de 0,5% dos saldos credores

Mais informação aqui https://www.degiro.pt/conta-dinheiro

Onde diz (note-se possibilidade, neste caso negativa devido ao que disse no post anterior, e a taxa aplicada de momento e depois a compensação até aos 2.500 nestas condições):

"Tal como com os atuais Fundos do Mercado Monetário, as Contas Caixa têm um lado negativo, nomeadamente a possibilidade de juros negativos. No início, iremos oferecer apenas contas de caixa em EUR. A taxa de juros praticada pela flatex Bank para a Conta Caixa em EUR é de -0,50%, de momento (Julho de 2020).

No que respeita aos juros negativos para a Conta Caixa, a DEGIRO irá oferecer uma política de compensação semelhante à política de compensação dos FMM. Os juros negativos na Conta Caixa são parcialmente compensados pela DEGIRO numa base de não compromisso da seguinte forma:

• A compensação só será dada sobre 2.500 euros em numerário para a Conta Caixa na sua moeda base (EUR). Os juros negativos sobre montantes superiores a este não serão compensados."

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Aproveitando o tema, recentemente na Degiro foi-me retirado um valor de 0,52€ com a descrição de Flatex Interest. Tem que ver com esse questão dos juros negativos ou é alguma comissão que é cobrada por eles? É que se for relativo aos juros negativos não me foi compensada e eu não tenho mais de 2500€ "livres"

Editado por Cuba
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Cuba disse:

Aproveitando o tema, recentemente na Degiro foi-me retirado um valor de 0,52€ com a descrição de Flatex Interest. Tem que ver com esse questão dos juros negativos ou é alguma comissão que é cobrada por eles? É que se for relativo aos juros negativos não me foi compensada e eu não tenho mais de 2500€ "livres"

Sim, são juros do saldo credor que tens na conta, analisa o extrato que te disponibilizam na Degiro, além de que o contrato de abertura de conta no flatex bank que assinastes refere isso expressamente, cobra juros (ou tem juros negativos, eufemismo) pelo saldo credor que lá tiveres.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    1 hour ago, Cuba said:

Sim, compensação é dada posteriormente. Para detalhes adicionais do teu caso especifico é mais fácil contactar directamente a Degiro.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    18 hours ago, pedroR said:

Também tenho andado a pensar nesta transferência para o Smart Invest. Presumo que tenha sido um processo rápido dado serem ambos do BI. Foi rápida essa transferência? A nível de custos deve ter sido 0 uma vez que são fundos ppr, correcto?

Independentemente das instituições, há um prazo legal de 10 dias úteis para completar a transferência após ter sido realizado formalmente o pedido e aceitação de contracto do PPR de destino. Sim, nesse caso os custos são zero. Todos os detalhes aqui: https://www.doutorfinancas.pt/financas-pessoais/investimentos/posso-transferir-o-meu-ppr/

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 43 minutos, Francisco Martins disse:

Sim, compensação é dada posteriormente. Para detalhes adicionais do teu caso especifico é mais fácil contactar directamente a Degiro.

Também me aconteceu o mesmo. Só tenho conta flatex desde janeiro e é a primeira vez que me debitam o flatex interest (mas ainda não me fizeram a compensação). Quanto tempo demora para fazerem essa compensação?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    5 hours ago, Afonso_ said:

Também me aconteceu o mesmo. Só tenho conta flatex desde janeiro e é a primeira vez que me debitam o flatex interest (mas ainda não me fizeram a compensação). Quanto tempo demora para fazerem essa compensação?

Para essa informação será melhor contactares directamente a Degiro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 11/04/2021 às 18:21, pedroR disse:

Sim foi super facil. No meu caso foi de um PPR do BIG para o banco invest. Sem qualquer custo e tudo feito por email e confirmação final por telefone. 

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    53 minutes ago, Burako said:

Sendo um ETF de acumulação como o IWDA há forma de ver o reinvestimento do "dividendo" no próprio fundo ou isso é invisível?

Sim, uma hipotese é olhar na pagina do produto na ishares e escolher, por exemplo, o relatorio de 2020 para o rendimento declarado https://www.ishares.com/uk/individual/en/literature/tax-information/ishares-iii-participant-report-2020-emea.xls e escolher o ISIN correspondente IE00B4L5Y983, seguir até à coluna onde diz "Excess of Reported Income per Unit" (é a G) e tens lá o valor por unidade para o ano de 2020.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 minutos, Francisco Martins disse:

Sim, uma hipotese é olhar na pagina do produto na ishares e escolher, por exemplo, o relatorio de 2020 para o rendimento declarado https://www.ishares.com/uk/individual/en/literature/tax-information/ishares-iii-participant-report-2020-emea.xls e escolher o ISIN correspondente IE00B4L5Y983, seguir até à coluna onde diz "Excess of Reported Income per Unit" (é a G) e tens lá o valor por unidade para o ano de 2020.

Obrigado, isto até pode já ter sido falado nesta thread mas ainda vou nas primeiras páginas e em todos os artigos que lá colocaste. Tens aqui um trabalho incrível.

No caso do IDWA é quase 1$ a unidade e nos emergentes quase 0.60$. Há forma de saber quando é que eles fazem esses reinvestimentos? Essa informação devia ser de mais fácil acesso. Fiz várias pesquisas e não consegui encontrar.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    hugomferreira0
    há 34 minutos, Burako disse:

Obrigado, isto até pode já ter sido falado nesta thread mas ainda vou nas primeiras páginas e em todos os artigos que lá colocaste. Tens aqui um trabalho incrível.

No caso do IDWA é quase 1$ a unidade e nos emergentes quase 0.60$. Há forma de saber quando é que eles fazem esses reinvestimentos? Essa informação devia ser de mais fácil acesso. Fiz várias pesquisas e não consegui encontrar.

Verdade. Ainda hoje também andei a pesquisar sobre isso e apenas cheguei ao dividend yield. Alguém já deu conta do acumular de dividendos nos seus ETF? É que no meu caso, no total da minha carteira tenho um valor superior ao total do que os activos estão a render. E por acaso esse valor a mais corresponde à percentagem do dividend yield de acordo com o número de participações que tenho. 

Pergunto isto para saber se a Degiro fará algum tipo de notificação quando isso acontece (o reinvestimento dos dividendos).

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    1 hour ago, Burako said:

Ah! Ainda há muito para fazer/escrever.

Se não me falha a memória, essa informação está no prospecto e para esse em especifico é de 3 em 3 meses.

55 minutes ago, hugomferreira0 said:

Verdade. Ainda hoje também andei a pesquisar sobre isso e apenas cheguei ao dividend yield. Alguém já deu conta do acumular de dividendos nos seus ETF? É que no meu caso, no total da minha carteira tenho um valor superior ao total do que os activos estão a render. E por acaso esse valor a mais corresponde à percentagem do dividend yield de acordo com o número de participações que tenho. 

Pergunto isto para saber se a Degiro fará algum tipo de notificação quando isso acontece (o reinvestimento dos dividendos).

Para os ETF acumulativos a Degiro ou outra correctora não são envolvidos ou têm responsabilidade. A iShares ou outro fornecedor deste tipo de ETF reinveste automaticamente isso sem sair do perímetro do fundo.

Nos distributivos é que o fornecedor entrega à correctora os dividendos já liquidos de impostos locais da residência fiscal do ETF e a correctora entrega ao investidor (depois de cobrar alguma taxa por processamento).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    hugomferreira0
    há 12 minutos, Francisco Martins disse:

Ah! Ainda há muito para fazer/escrever.

Se não me falha a memória, essa informação está no prospecto e para esse em especifico é de 3 em 3 meses.

Para os ETF acumulativos a Degiro ou outra correctora não são envolvidos ou têm responsabilidade. A iShares ou outro fornecedor deste tipo de ETF reinveste automaticamente isso sem sair do perímetro do fundo.

Nos distributivos é que o fornecedor entrega à correctora os dividendos já liquidos de impostos locais da residência fiscal do ETF e a correctora entrega ao investidor (depois de cobrar alguma taxa por processamento).

Fui ver ao prospecto e é a cada 4 meses. Janeiro, Abril...etc ;)

Então siginifica que a acumulação não afecta directamente na Degiro a posição (qualidade de participações/rendibilidade) que se tem no activo?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    11 minutes ago, hugomferreira0 said:

Fui ver ao prospecto e é a cada 4 meses. Janeiro, Abril...etc ;)

Então siginifica que a acumulação não afecta directamente na Degiro a posição (qualidade de participações/rendibilidade) que se tem no activo?

Isso é de 3 em 3 meses, 4 vezes ao ano.

Não sei se percebi o que perguntas, mas muito basicamente o que acontece é que o valor do ETF sobe e por isso quem tem unidades deste fica com mais capital.

8 minutes ago, Burako said:

Quando vendemos uma unidade, como vai funcionar com esse acrescento?

A acumulação fica no próprio preço das unidades do ETF que tens, por isso quando fores vender e se o retorno tiver sido positivo até então, com o preço de venda a ser maior que o preço de compra, recebes esse valor (que depois o Estado também irá avaliar para mais valias).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    hugomferreira0
    há 1 minuto, Francisco Martins disse:

Isso é de 3 em 3 meses, 4 vezes ao ano.

Não sei se percebi o que perguntas, mas muito basicamente o que acontece é que o valor do ETF sobe e por isso quem tem unidades deste fica com mais capital.

Tens razão, fiquei com a expressão "quarterly" depois de ter lido no prospecto. 

Sim, é isso. Só estou a tentar perceber a ideia de como na prática se aplica o reinvestimento dos dividendos e se isso afecta a nossa posição directamente. Porque como referi, existe na minha carteira um valor excedente que corresponde ao dividend yield do IWDA de acordo com as UP's que tenho. Reparei nisso na semana passada (início do mês), e de facto, estamos num dos meses de distribuição. Tenho estado a tentar descobrir se é isso ou não

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 22 horas, Sergon disse:

Sim, são juros do saldo credor que tens na conta, analisa o extrato que te disponibilizam na Degiro, além de que o contrato de abertura de conta no flatex bank que assinastes refere isso expressamente, cobra juros (ou tem juros negativos, eufemismo) pelo saldo credor que lá tiveres.

Certo. Mas quando te referes ao saldo credor queres dizer o quê, o saldo que tenho "livre" para investimento? Ou seja, eles retiram 0,5% do saldo que lá tiver para investir? É que se for assim mais vale não ter lá muito dinheiro "solto", é preferível só transferir quando for para investir...

há 21 horas, Francisco Martins disse:

Esse valor é compensado? É que por acaso já me tiraram 0,12€ em Dezembro e nunca foi compensado... Assumi que era algum tipo de custos que eles cobram e esse valor não voltava para nós. Se assim for tenho de verificar com eles essa situação

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Na Degiro também vos aparece uma informação de transacção (de 0€) com a descrição:
    "Alteração do preço do Fundo do Mercado Monetário (EUR)"
    E referente ao Produto "EUR Cash Fund FundShare"

Sabem o que é isto?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites