Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETF (Exchange-Traded Fund) - Tópico Geral e WIKI / FAQ

Francisco Martins

Recommended Posts

Francisco Martins
    2 hours ago, Balth89 said:

Olá,

Por curiosidade que outros indices segues? 

Eu aplico tudo no VWCE que segue o FTSE All-World.

Também estou invistido nesse, em termos de acções os instrumentos que tenho seguem os indices MSCI World e o FTSE All-World.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 1,7k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Virtua

280

• Francisco Martins

139

• 5coroas

112

• pge

88

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Este FAQ / WIKI ao longo dos cinco posts iniciais deste tópico representa um pequeno resumo simplificado para efeitos práticos, sendo limitado nesse sentido. LINKS para saltar directamente para o

Posted Images

Francisco Martins
    18 hours ago, Burako said:

Duvida sobre a Degiro, se for cobrada a taxa de conectividade aos bocados eles de que forma avisam do valor cobrado? 

Dúvida sobre ETF, quando é que o TER é retirado? no final do ano? Quando a primeira compra fizer 1 ano?

1 - Tipicamente no mês de Janeiro, mas como a taxa é de facto calculada como 0,25% do valor máximo anual do total da conta, com um limite máximo de 2,5€/ano/bolsa, então pode existir alguma diferença introduzida pelo valor actual da conta e a altura em que foi aberta até acertar com o Janeiro do ano seguinte. Isto é, consoante esses factores podem existir várias tranches ao longo do ano até atingir o máximo referente a 2,5€.

2 - Não, todos os custos regulares em que o fundo incorre são calculados em proporção numa base diária do NAV e cobrados mensalmente. Custos não regulares/extraordinários são cobrados quando ocorrem nesse mesmo momento.

Editado por Francisco Martins
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 15 horas, Francisco Martins disse:

Também estou invistido nesse, em termos de acções os instrumentos que tenho seguem os indices MSCI World e o FTSE All-World.

Não há sobreposição?

Ou é estratégia tua investir em 2 índices globais?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    1 hour ago, hemateca said:

Não há sobreposição?

Ou é estratégia tua investir em 2 índices globais?

Sim, muito similares, é essa a ideia. Claro que um tem (actualmente...) uma pequena parcela proporcional de Emergentes e tem mais uns detalhes entre ser MSCI ou FTSE, mas não foi muito nesse sentido. Foi mais uma questão de implementação, não tanto algo associado a estratégia de alocação.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    On 4/7/2021 at 1:10 PM, Paulo Pinheiro said:

Na leitura sugerida é concluído que se obtém apenas 3% a 20 anos, estou certo? Pelo que vi da evolução histórica das ETFs iShares que mencionei (e que já existem há pelo menos 20 anos), o seu valor mais que duplicou desde que foi criada, ou estou errado? 

Cumprimentos

O estudo é feito por multiplos ciclos de investimento rolantes com duração de 1 a 35 anos, definidos dentro de um prazo temporal alargado para os dados disponiveis, sendo os resultados dados pela comparação entre o pior ciclo, a média dos 15% piores ciclos e o melhor ciclo conforme os periodos temporais escolhidos.

Para facilitar a leitura da tabela está no final do artigo uma explicação de exemplo. No ciclo que referes, para 20 anos com 100% acções, de entre os 80 ciclos calculados temos o pior ciclo com resultado de 1,20%, a média dos 15% piores ciclos fica com 3,04% e o melhor caso com 12,72% de retorno anualizado. Isto são valores após inflação.

Podemos preparar-nos para o melhor caso, mas eu no artigo digo que é melhor ter a média dos 15% piores casos como referencia ou o pior ciclo e de estabelecer expectativas em concordância. Adicionalmente, o ETF da iShares que tinhas referenciado inciou em finais de 2009, não tem ainda 20 anos.

2 hours ago, hugomferreira0 said:

Boa tarde a todos. Só por curiosidade. Alguém mais recebeu um e-mail por parte da Degiro (os que utilizam), sobre a transição de FMM para uma conta caixa e consequente abertura?

Sim, a parte de "dinheiro livre" fica dessa forma segregada numa conta bancaria com cobertura até 100.000€, tendo a Degiro autorização para realizar as operações que o titular da conta ordena (pedidos feitos de deposito e levantamento de fundos realizados pelo utilizador).

Editado por Francisco Martins
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    hugomferreira0
    há 3 minutos, Francisco Martins disse:

O estudo é feito por multiplos ciclos de investimento rolantes com duração de 1 a 35 anos, definidos dentro de um prazo temporal alargado para os dados disponiveis, sendo os resultados dados pela comparação entre o pior ciclo, a média dos 15% piores ciclos e o melhor ciclo conforme os periodos temporais escolhidos.

Para facilitar a leitura da tabela está no final do artigo uma explicação de exemplo. No ciclo que referes, para 20 anos com 100% acções, temos o pior ciclo com resultado de 1,20%, a média dos 15% piores ciclos fica com 3,04% e o melhor caso com 12,72% de retorno anualizado. Isto são valores após inflação.

Podemos preparar-nos para o melhor caso, mas eu no artigo digo que é melhor ter a média dos 15% piores casos como referencia e de estabelecer expectativas em concordância. Adicionalmente, o ETF da iShares que tinhas referenciado inciou em finais de 2009, não tem ainda 20 anos.

Sim, a parte de "dinheiro livre" fica dessa forma segregada numa conta bancaria com cobertura até 100.000€, tendo a Degiro autorização para realizar as operações que o titular da conta ordena (pedidos feitos de deposito e levantamento de fundos realizados pelo utilizador).

Ok ok, obrigado. Foi só para verificar se era uma notificação geral

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 07/04/2021 às 17:09, Francisco Martins disse:

Sim, tem alterado conforme a oferta que vai aparecendo, mas neste momento está entre o PPR PSN e o PPR Smart. É uma fatia relativamente pequena (o beneficio fiscal é atingido rapidamente...) que está na parte de liquidez mais "profunda" e na parte de obrigações, respectivamente, do portfolio (o pouco que tem de acções contabilizo proporcionalmente para a parte de acçoes).

Obrigado pelas respostas. De facto o PPR Smart parece-me ser o mais interessante da oferta actual, o único senão é a necessidade dos 5k para abrir conta no Invest.

Na parte das obrigações, quando referes liquidez mais profunda, queres dizer que são activos cujo resgate/maturidade é o longo prazo?

Pelos teus comentários mais recentes percebe-se que diversificas bastante, pelo menos entre entidades. É para diversificar o risco ou tens um objectivo mais específico com esta estratégia?

Na parte das acções tens alguma alocação mais granular (ex: small caps) ou rastreias apenas de uma forma geral?

E já agora, se não for abusar muito da tua disponibilidade, estás exposto a outras classes de activos?

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Paulo Pinheiro

Na DEGIRO nunca mais me activam a conta, poça... Primeiro era porque a transferência veio de um IBAN diferente do fornecido (não veio, não sei porque disseram tal coisa). Depois era porque tinha 2 registos, mas a APP deu erro ao registar e, por isso, criei novo registo. No entanto, nunca o acabei porque recebi confirmação do primeiro. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    hugomferreira0
    há 8 minutos, Lezz disse:

Paper: https://www.pwlcapital.com/resources/five-factor-investing-with-etfs/

Food for thought!

Que vos parece esta abordagem?

Também já vi esse vídeo e inclusivamente ouvi o podcast do FIRE Talks e pareceu-me que a ideia de investir nos diversos factores, tem a sua vertente na rotação entre esses mesmos activos que os constituem. Ou seja, acho que se tem que estudar bem a altura para se estar dentro e fora de cada factor, tal como nos diversos sectores. Pelo menos foi a ideia com que fiquei. Mas vamos ver o que o pessoal que está mais por dentro do assunto adianta ;)

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    4 hours ago, Louie said:

Na parte das obrigações, quando referes liquidez mais profunda, queres dizer que são activos cujo resgate/maturidade é o longo prazo?

Pelos teus comentários mais recentes percebe-se que diversificas bastante, pelo menos entre entidades. É para diversificar o risco ou tens um objectivo mais específico com esta estratégia?

Na parte das acções tens alguma alocação mais granular (ex: small caps) ou rastreias apenas de uma forma geral?

E já agora, se não for abusar muito da tua disponibilidade, estás exposto a outras classes de activos?

Liquidez mais profunda é aquela que considero ser de mais dificil acesso, por exemplo por regras estabelecidas nos CTPC. Ou seja, consigo e/ou tolero aceder num caso extremo (desemprego longa duração, etc...) mas não tenho ideias de normalmente recorrer a isto.

A diversificação entre entidades foi para criar varios locais de acesso e oportunidade, consoante as especificidades da oferta que existia na altura e que vai aparecendo. Mas sim, um pouco no sentido de não colocar os ovos todos na mesma cesta, mas não uma paranoia de ter "medo" ou falta de confiança em entidades (nesse caso nem colocava lá dinheiro nenhum).

Não, é mesmo só produtos que sigam aqueles indices que tinha mencionado, não tenho alocação granular nesses termos.

As classes de activos são acções (globais) e obrigações (soberanas zona euro, agregado), depois apareceu-me sem ter sido minha decisão uma pequena parte em ouro (moedas...) e também entrou para as contas dado que eu integro tudo o que tenho, não fazendo compartimentos. Basicamente são três camadas neste momento: liquidez, liquidez profunda + obrigações + ouro, acções.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, Francisco Martins disse:

Liquidez mais profunda é aquela que considero ser de mais dificil acesso, por exemplo por regras estabelecidas nos CTPC. Ou seja, consigo e/ou tolero aceder num caso extremo (desemprego longa duração, etc...) mas não tenho ideias de normalmente recorrer a isto.

Não consideras os CAforro, visto estarem indexados á euribor e estarmos em fase de possivel inflação?

Eu tou a passar grande parte da liquidez para lá. Como já entrei em várias fases os 3 meses sem poder mexer já nem considero como relevante.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    10 hours ago, pge said:

Não consideras os CAforro, visto estarem indexados á euribor e estarmos em fase de possivel inflação?

Eu tou a passar grande parte da liquidez para lá. Como já entrei em várias fases os 3 meses sem poder mexer já nem considero como relevante.

Claro, também uso mas estão na parte de liquidez.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 horas, Francisco Martins disse:

obrigações (soberanas zona euro, agregado)

Eu já há cerca de 3/4 anos que acompanho o anterior tópico dos ETF's e recordo-me que sempre foi falado que seria preferível investir em obrigações soberanas zona euro com maturidade intermédia, 5-10 anos, devido à menor volatilidade e sensibilidade às mudanças nas taxas de juro.

No entanto, quando analisamos a composição de alguns portfólios de referência, como o PP ou o All Weather, verificamos que existe uma alocação significativa a obrigações de longo prazo. Confesso que nunca estudei em detalhe o racional desses portfólios, mas suponho que seja uma forma de obter maior rentabilidade (com menor risco?) em face de uma menor exposição a acções, certo? Alguns portfólios também têm exposição a TIPS, mas "por aqui" nunca se desbravou muito este tema. Achas que poderá ser útil alguma exposição quando se prevê que a inflação mais tarde ou mais cedo irá subir?

Os fundos de obrigações agregadas são compostos por soberanas e corporativas, certo? Isso não adiciona uma camada de risco adicional e também alguma volatilidade à parte da carteira que se deseja mais estável?

Perante todas estas opções mais sofisticadas, fica a sensação de que são mais adequadas a carteiras muito grandes e que para o investidor comum é melhor manter as coisas mais simples, concordas?

há 14 horas, Francisco Martins disse:

eu integro tudo o que tenho, não fazendo compartimentos

Consideras também o teu fundo de emergência como parte do portfólio? Suponho que seja uma parte da liquidez, certo?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, Francisco Martins disse:

Parafraseando, a simplicidade é a última sofisticação. Há realmente entidades que adoptam estratégias próprias com maior ou menor complexidade, mas um investidor comum na minha opinião não deve sequer olhar a isso. Por exemplo, uma muito famosa é o endowment de Yale, mas como é que um investidor comum pode comparar os objectivos, meios, instrumentos, locais de investimento e volumes que essa entidade tem? Mesma coisa com andar a tentar seguir/interpretar/descodificar o que faz o Buffet/Berkshire e afins, não é minimamente comparável ou adaptável.

Resposta TOP! Obrigado. É precisamente a minha ideia. 

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

um "jogo" que vi num tweet :)

Three different ETFs from iShares.
    For 3 bps you get the S&P 500
    For 15 bps you get to “drive innovation by embedding sustainability risk into our active investment process”
    For 30 bps you get “a sea change in global investing”

Tell me which is which.

Eynw0ZAXIAEDjbf?format=png&name=small

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    59 minutes ago, N.Rocha said:

um "jogo" que vi num tweet :)

Three different ETFs from iShares.
    For 3 bps you get the S&P 500
    For 15 bps you get to “drive innovation by embedding sustainability risk into our active investment process”
    For 30 bps you get “a sea change in global investing”

Tell me which is which.

Eynw0ZAXIAEDjbf?format=png&name=small

esquerda - For 15 bps you get to “drive innovation by embedding sustainability risk into our active investment process”

centro - For 3 bps you get the S&P 500

direita - For 30 bps you get “a sea change in global investing”

será isto?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 minutos, Francisco Martins disse:

esquerda - For 15 bps you get to “drive innovation by embedding sustainability risk into our active investment process”

centro - For 3 bps you get the S&P 500

direita - For 30 bps you get “a sea change in global investing”

será isto?

#1 ESGU  - iShares ESG Aware MSCI USA ETF

#2 LCTU - BlackRock US Carbon Transition Readiness ETF

#3 IVV    - iShares Core S&P 500 ETF

Qual o objectivo de ter 3 coisas basicamente identicas ?

e o autor

https://twitter.com/philbak1/status/1380900923925540868

Editado por N.Rocha
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    50 minutes ago, N.Rocha said:

#1 ESGU  - iShares ESG Aware MSCI USA ETF

#2 LCTU - BlackRock US Carbon Transition Readiness ETF

#3 IVV    - iShares Core S&P 500 ETF

Qual o objectivo de ter 3 coisas basicamente identicas ?
    e o autor

https://twitter.com/philbak1/status/1380900923925540868

Deve ser antes esta ordem:

#1 ESGU  - iShares ESG Aware MSCI USA ETF (esquerda)

#2 IVV    - iShares Core S&P 500 ETF (centro)

#3 LCTU - BlackRock US Carbon Transition Readiness ETF (direita)

agora com os tickers fui ver rapidamente ao site da ishares e é essa a ordem.

Quanto à pergunta, acho que está lá a resposta num dos comentários; "Hampton’s real estate doesn’t buy itself Phil."

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites