Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETF (Exchange-Traded Fund) - Tópico Geral e WIKI / FAQ

Francisco Martins

Recommended Posts

há 14 minutos, fhff disse:

Como disseram, custo de conectividade é diferente de uma comissão de transacção. Pagas 2,5 EUR/ano/bolsa. Um desses ETF que compraste hoje foi noutra bolsa? 

Foi na mesma bolsa. Por isso achei estranho. Primeiro Cobraram 0,25 € e desta vez 1,62€. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 1,7k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Virtua

280

• Francisco Martins

139

• 5coroas

112

• pge

88

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Este FAQ / WIKI ao longo dos cinco posts iniciais deste tópico representa um pequeno resumo simplificado para efeitos práticos, sendo limitado nesse sentido. LINKS para saltar directamente para o

Posted Images

há 14 minutos, hemateca disse:

Foi na mesma bolsa. Por isso achei estranho. Primeiro Cobraram 0,25 € e desta vez 1,62€. 

A mim também já me "partiram" os custos de conectividade.  Em relação à tua questão, se mencionam que é custo de conectividade, significa que a compra do ETF não teve comissão de compra, tal como tinha dito. O "reset" da gratuidade ocorre a cada dia 1.  

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    hugomferreira0
    há 1 hora, hemateca disse:

Comprei 2 ETF (IWDA) em 9 de Março na Degiro e hoje (novo mês) reforcei com mais alguns e desta vez foi-me cobrado custo de conectividade.
    Penso que apesar de ser novo mês provavelmente deveria ter deixado passar 30 dias para fazer nova compra para não ter estes custos de conectividade...

Quando colocaste a ordem, não reparaste antes da confirmação se indicava custos de transação? Normalmente quando é um ETF sem custos e se por ventura os vais ter, eles dão um alerta a informar isso. (Por exemplo se compras duas vezes no mesmo mês)

Agora mesmo, hugomferreira0 disse:

Quando colocaste a ordem, não reparaste antes da confirmação se indicava custos de transação? Normalmente quando é um ETF sem custos e se por ventura os vais ter, eles dão um alerta a informar isso. (Por exemplo se compras duas vezes no mesmo mês)

Tal como aqui o resto do pessoal,  poderão ser os custos anuais de conectividade da bolsa ;)

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas pessoal quero investir no MSCI World na Degiro, acumulativo e para longo prazo.

Neste momento , os mais baratos parecem ser o IE00BFY0GT14 e LU1781541179 com uma TER de 0,12%. Pago comissão para o comprar mas a longo prazo ganho mais dinheiro do que por exemplo comprar um ETF da lista free como o ishares MSCI World- TER 0,20% .

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 15 minutos, sevvvvv disse:

Boas pessoal quero investir no MSCI World na Degiro, acumulativo e para longo prazo.

Neste momento , os mais baratos parecem ser o IE00BFY0GT14 e LU1781541179 com uma TER de 0,12%. Pago comissão para o comprar mas a longo prazo ganho mais dinheiro do que por exemplo comprar um ETF da lista free como o ishares MSCI World- TER 0,20% .

Os custos dos ETFs não só apenas a TER (Ler guia de ETFs do CFA Institute que está na primeira página para saber mais). Já comparares-te a performance efectiva de ambos? (não faço ideia quem ganha)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Paulo Pinheiro

Bom dia a todos e obrigado por estas discussões tão interessantes e informativas! Eu tenho andado a trabalhar pelo estrangeiro (sou investigador em ciência) e só recentemente regressei a Portugal, tendo optado por "investir" as poupanças na compra a pronto de habitação. Contas feitas, entre juros e seguros, poupamos dezenas de milhares de € contra fazer um empréstimo a 30 anos. Claro que me podiam dizer que mais valia meter 150k num ETF porque seria mais lucrativo a 30 anos, mas quem não sabe...

Também decidimos investir ~700€/mês na educação dos pequenos ao colocá-los num dos melhores colégios do país. No entanto, como não temos muitas outras despesas fixas, o ano passado decidi começar a fazer algo com as poupanças que foram de novo aparecendo e abri 2 PPR, um AR PPR para mim e um Optimize moderado para a esposa. Não sei se foram as melhores escolhas, mas o objectivo é fazer reforços mensais de 150€ para aproveitar as deduções possíveis no IRS e não lhe mexer até à reforma, a não ser por emergência. No entanto, vejo tanto sobre ETFs que me interessei em diversificar um pouco em vez de ter um terceiro PPR. Não quero "empatar" o dinheiro todo nestas coisas, até porque a esposa é da filosofia de o meter debaixo do colchão (quase literalmente, chega a fazer mealheiros com notas de 50€ que esconde em casa).

Infelizmente, ao fim de tantas páginas lidas, fiquei sem perceber qual será o melhor ETF para investir neste momento, sendo que o objectivo é também a longo prazo. Um dos que se fala bastante é o iShares Core MSCI World UCITS ETF USD (Acc) que tem de facto uma performance muito consistente desde 2010. Por isso pergunto: se fosse hoje, que ETF escolheriam numa perspectiva de mais longo prazo (10 anos ou mais) para reforçar mensal ou anualmente? E a partir de que valor mensal/anual é que vale a pena investir?

Claramente não tenho literacia financeira suficiente para analizar o mercado, mas vou certamente ouvir os podcasts e ver os vídeos sugeridos.

Cumprimentos e mais uma vez obrigado pela partilha de informação!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 minutos, Francisco Martins disse:

Apenas um conjunto de opiniões:

1 - Compra de casa a pronto era o mesmo que eu teria feito se tivesse o capital, especialmente tendo em conta que já existem filhos e a localização é/deseja-se estável. Sendo um dos (ou mesmo o maior) gasto em termos de estilo de vida, tirar esse problema da frente é um descanso para o futuro e um "buffer" de inflação, visto que do ponto de vista da inflação individual esse costuma ser o maior risco dado que é uma daquelas despesas essenciais.

Não se estando a pagar juros (como agora) e com um baixo valor nos seguros inerentes...não vejo porque é que investir não seria uma melhor alternativa. Pessoalmente estou quase a ter através da poupança/investimento a quantia necessária para pagar a totalidade do CH...mas não o farei enquanto as taxas de juros estiverem tão baixas. Já fiz amortizações através das mais valias ganhas dos investimentos no passado (em vez de investir) mas foi apenas para tornar o empréstimo mais "suportável" caso as taxas de juros galopassem por aí acima. Neste momento se as taxas subirem acentuadamente, resgato os investimentos e pago o CH. Se continuarem baixas, o mais lógico é continuar investindo, pois facilmente investindo se ultrapassam os atuais custos do CH.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 23 minutos, Francisco Martins disse:

1 - Compra de casa a pronto era o mesmo que eu teria feito se tivesse o capital, especialmente tendo em conta que já existem filhos e a localização é/deseja-se estável. Sendo um dos (ou mesmo o maior) gasto em termos de estilo de vida, tirar esse problema da frente é um descanso para o futuro e um "buffer" de inflação, visto que do ponto de vista da inflação individual esse costuma ser o maior risco dado que é uma daquelas despesas essenciais.

2 - Não existe melhor retorno do que na educação, especialmente se for de qualidade e tiver um objectivo definido em termos de futuro emprego para os filhos. Nenhum mercado financeiro consegue retornar a potencialidade do capital humano que isso pode gerar ao longo da carreira profissional.

3 - Se fosse hoje continuava com o que estou a fazer, que é investir em PPR até ao limite do beneficio fiscal e depois despejar o resto em produtos passivos que seguem indices diversificados. O iShares Core MSCI World UCITS ETF USD (Acc) é um bom exemplo disso. Para reforço mensal na Degiro não tem custos de transacção, pelo que o mínimo é o valor da unidade que esse ETF vale. Outras escolhas envolvem diversas questões e pormenores, seja por custos/limitações do intermediario financeiro escolhido ou pelo produto em si.

4 - Talvez seja interessante leres isto que escrevi em tempos: https://olongoprazo.blogs.sapo.pt/afinal-o-que-e-o-longo-prazo-parte-1-1325, visto o objectivo ser o longo prazo.

Francisco, podes partilhar qual é o PPR em que investes e a forma como o enquadras no teu portfólio? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Paulo Pinheiro
    37 minutes ago, Francisco Martins said:

2 - Não existe melhor retorno do que na educação, especialmente se for de qualidade e tiver um objectivo definido em termos de futuro emprego para os filhos. Nenhum mercado financeiro consegue retornar a potencialidade do capital humano que isso pode gerar ao longo da carreira profissional.

3 - Se fosse hoje continuava com o que estou a fazer, que é investir em PPR até ao limite do beneficio fiscal e depois despejar o resto em produtos passivos que seguem indices diversificados. O iShares Core MSCI World UCITS ETF USD (Acc) é um bom exemplo disso. Para reforço mensal na Degiro não tem custos de transacção, pelo que o mínimo é o valor da unidade que esse ETF vale. Outras escolhas envolvem diversas questões e pormenores, seja por custos/limitações do intermediario financeiro escolhido ou pelo produto em si.

4 - Talvez seja interessante leres isto que escrevi em tempos: https://olongoprazo.blogs.sapo.pt/afinal-o-que-e-o-longo-prazo-parte-1-1325, visto o objectivo ser o longo prazo.

Muito obrigado pelos comentários. Sim, preferimos jogar pelo seguro pois se algum (ou ambos) perdessem o emprego ao menos temos tecto 😉. Na leitura sugerida é concluído que se obtém apenas 3% a 20 anos, estou certo? Pelo que vi da evolução histórica das ETFs iShares que mencionei (e que já existem há pelo menos 20 anos), o seu valor mais que duplicou desde que foi criada, ou estou errado? 

Cumprimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    patacascarvalho
    1 hour ago, 5coroas said:

Não se estando a pagar juros (como agora) e com um baixo valor nos seguros inerentes...não vejo porque é que investir não seria uma melhor alternativa. Pessoalmente estou quase a ter através da poupança/investimento a quantia necessária para pagar a totalidade do CH...mas não o farei enquanto as taxas de juros estiverem tão baixas. Já fiz amortizações através das mais valias ganhas dos investimentos no passado (em vez de investir) mas foi apenas para tornar o empréstimo mais "suportável" caso as taxas de juros galopassem por aí acima. Neste momento se as taxas subirem acentuadamente, resgato os investimentos e pago o CH. Se continuarem baixas, o mais lógico é continuar investindo, pois facilmente investindo se ultrapassam os atuais custos do CH.

Pode acontecer as taxas subirem e estarmos num mercado em queda? Seria uma situação perigosa. 

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 17 minutos, patacascarvalho disse:

Pode acontecer as taxas subirem e estarmos num mercado em queda? Seria uma situação perigosa. 

Sim, pode acontecer e nesse caso o melhor a fazer é, julgo eu, face ao valor concreto das perdas nos investimentos vs aumento das taxas do CH, avaliar nessa altura qual a melhor opção a tomar.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    4 hours ago, Louie said:

Francisco, podes partilhar qual é o PPR em que investes e a forma como o enquadras no teu portfólio? 

Sim, tem alterado conforme a oferta que vai aparecendo, mas neste momento está entre o PPR PSN e o PPR Smart. É uma fatia relativamente pequena (o beneficio fiscal é atingido rapidamente...) que está na parte de liquidez mais "profunda" e na parte de obrigações, respectivamente, do portfolio (o pouco que tem de acções contabilizo proporcionalmente para a parte de acçoes).

Editado por Francisco Martins
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Duvida sobre a Degiro, se for cobrada a taxa de conectividade aos bocados eles de que forma avisam do valor cobrado? 

Dúvida sobre ETF, quando é que o TER é retirado? no final do ano? Quando a primeira compra fizer 1 ano?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    23 minutes ago, lowfin said:

tenho um pouco de XTRACKER GOLD ETC, propuseram-me trocar por Xtrackers ETC notes. 😕

não consegui encontrar informacao sobre o notes, nem sei se isto terá interesse ou não. alguem tem ideia?

São os dois "notes", já que essa é a estrutura que os suporta (e aos restantes ETC).

A Xtrackers tem a informação detalhada neste documento https://etc.dws.com/GBR/ENG/Downloads/Default/2f4b31e9-26bf-46d9-b9e2-895832cb02d5

Basicamente vão substituir a oferta nova de um pelo outro, quem ficar para trás (não quiser converter) tem de se sujeitar ao mercado que ficar para o produto antigo (o que pode originar bid/ask spreads maiores, etc).

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 horas, Francisco Martins disse:

Olá,

Por curiosidade que outros indices segues? 

Eu aplico tudo no VWCE que segue o FTSE All-World. 

Mudei agora o meu PPR para o smart invest dinâmico tendo em anos anteriores também esgotado o benefício fiscal. 

Editado por Balth89
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites