Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETF (Exchange-Traded Fund) - Tópico Geral e WIKI / FAQ

Francisco Martins

Recommended Posts

• Respostas 1,7k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Virtua

280

• Francisco Martins

139

• 5coroas

112

• pge

88

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Este FAQ / WIKI ao longo dos cinco posts iniciais deste tópico representa um pequeno resumo simplificado para efeitos práticos, sendo limitado nesse sentido. LINKS para saltar directamente para o

Posted Images

16 minutes ago, Francisco_ said:

Numa outra entrevista, em relação ao que perguntas, as respostas foram:

- Sim, tem apenas uma pequena parte em produtos seguros de curto prazo (estilo DP, CA, etc).

- Sim, foi reforçando ao longo dos tempos de forma sistemática sempre que havia possibilidade.

Obrigado. Presumo que tenha entrado logo com uma % generosa das suas poupanças em 2013.

Fazes ideia a que fundo de investimento (não etf) que tenta seguir um índice ele se refere? Disse que não costuma aconselhar etf a toda a gente pela questão mais técnica de envolver transações em bolsa, mas não chegou a mencionar o nome do fundo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    21 minutes ago, JM_ said:

Obrigado. Presumo que tenha entrado logo com uma % generosa das suas poupanças em 2013.

Fazes ideia a que fundo de investimento (não etf) que tenta seguir um índice ele se refere? Disse que não costuma aconselhar etf a toda a gente pela questão mais técnica de envolver transações em bolsa, mas não chegou a mencionar o nome do fundo.

Sim, em Portugal estão disponíveis já há algum tempo fundos tradicionais da Vanguard (0% subscrição, mas é um montante mínimo muito considerável) e da Fidelity (2% subscrição, montante mínimo mais acessível) que são indexados/passivos neutros. Por exemplo através do Banco Best. Ele fala disso aqui neste artigo

https://www.doutorfinancas.pt/financas-pessoais/probabilidade-de-perder-dinheiro-na-bolsa-nao-e-assim-tao-elevada/ na parte onde diz "Como investir em ações".

Editado por Francisco_
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    25 minutes ago, Francisco_ said:

Tens por exemplo o IE00B03HCZ61 na oferta do Banco Best, mas o montante mínimo que o Best precisa é proibitivo (pelo menos para mim).

Ok, esse eu já tinho visto, mas tem 2% de subscrição e como tinhas referido 0%, pensei que houvesse outro. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    4 hours ago, Francisco_ said:

Sim, em Portugal estão disponíveis já há algum tempo fundos tradicionais da Vanguard (0% subscrição, mas é um montante mínimo muito considerável)

E como é possível subscrever a este tipo de fundos de index em Portugal? Através de quem? Já procurei no site da Vanguard e não vejo como é possível. Podes mostrar um link por favor?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    1 hour ago, Francisco_ said:

Última vez que vi e simulei a subscrição no banco best o valor cobrado era 0%.

Na primeira página têm 2%, mas não simulei. De qualquer forma foi só curiosidade. Com aquele montante mínimo é para esquecer. 

Quanto ao Fidelity, não vejo nenhuma mais valia que justifique não comprar um etf directamente.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 minutos, Francisco_ disse:

IWDA - dimensão, volume, liquidez, spread muito baixo, a TD tem estado muito bem.

SWRD - menor TER, não faz empréstimo de títulos, não lhe fazia mal nenhum ganhar mais dimensão, volume, liquidez.  spread baixo o suficiente. TD tem estado bem.

não faz empréstimo de títulos - Julgo ser uma vantagem certo (o IWDA faz?)

spread baixo o suficiente - a que spread te referes?

TD tem estado bem - o que é a TD?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    7 minutes ago, pge said:

não faz empréstimo de títulos - Julgo ser uma vantagem certo (o IWDA faz?)

spread baixo o suficiente - a que spread te referes?

TD tem estado bem - o que é a TD?

1. Sim, é menos um risco subjacente. O IWDA faz.

2. diferencial entre o preço de compra/venda que está a cada momento no mercado.

3. TD - tracking difference (o afastamento +/- que tem em relação ao índice que está a seguir).

Editado por Francisco_
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 minutos, Francisco_ disse:

1. Sim, é menos um risco subjacente.

2. diferencial entre o preço de compra/venda que está a cada momento no mercado.

3. TD - tracking difference (o afastamento +/- que tem em relação índice que está a seguir).

Achei um bocado estranho em quase 2 anos só ganhar 0,02% ao IWDA.

Se amanha fosses comprar ías pelo IWDA?

image.thumb.png.3144049549be0856a7a48d71ab326b21.png

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    Just now, pge said:

Achei um bocado estranho em quase 2 anos só ganhar 0,02% ao IWDA.

Se amanha fosses comprar ías pelo IWDA?

Não é estranho, o emprestimo de titulos devolve ganhos que servem para cobrir custos e assim aproximar o seguimento do indice. Maior parte dos ETF tem essa prática.

Eu tenho os dois, mas dado que a minha próxima compra vai ser na DeGiro num reforço mensal pequeno, a escolha vai para o IWDA.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 minutos, Francisco_ disse:

Não é estranho, o emprestimo de titulos devolve ganhos que servem para cobrir custos e assim aproximar o seguimento do indice. Maior parte dos ETF tem essa prática.

Eu tenho os dois, mas dado que a minha próxima compra vai ser na DeGiro num reforço mensal pequeno, a escolha vai para o IWDA.

Não é estranho, o emprestimo de titulos devolve ganhos que servem para cobrir custos e assim aproximar o seguimento do indice. Maior parte dos ETF tem essa prática. - OK entendi.

Eu tenho os dois, mas dado que a minha próxima compra vai ser na DeGiro num reforço mensal pequeno, a escolha vai para o IWDA. - Tenho na ideia "repetir" ETFs com isin diferentes mais daqui a uns anos, para depois ir resgatando os mais recentes, mas eu para já ainda não entro em etfs gratuitos, pago o mesmo por qualquer um.

Ainda não decidi, IWDA, SPDR ou Vanguard all world. Visto ir pagar por qualquer um deles, tou inclinado pro SPDR ou Vanguard e guardava o IWDA lá mais pra frente pra valores mais pequenos visto ter a hipótese de ser gratuito.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Fiz exactamente essa questão aqui sobre o IWDA e o SPDR. Até agora só tenho investido em SPDR. Assumo que aquilo que pago inicialmente no momento em que carrego será rapidamente compensado pelo TER (como não sei o comportamento futuro de ambos os ETF, assumo-os como iguais).

Editado por Tiago F
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 25/03/2021 às 23:02, fhff disse:

Confirmo.

Comprei 2 ETF (IWDA) em 9 de Março na Degiro e hoje (novo mês) reforcei com mais alguns e desta vez foi-me cobrado custo de conectividade.
    Penso que apesar de ser novo mês provavelmente deveria ter deixado passar 30 dias para fazer nova compra para não ter estes custos de conectividade...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 13 minutos, hemateca disse:

Comprei 2 ETF (IWDA) em 9 de Março na Degiro e hoje (novo mês) reforcei com mais alguns e desta vez foi-me cobrado custo de conectividade.
    Penso que apesar de ser novo mês provavelmente deveria ter deixado passar 30 dias para fazer nova compra para não ter estes custos de conectividade...

Cada stock exchange diferente onde tens ações/ETF's pagas 2.5€ ao ano.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 18 minutos, hemateca disse:

Como disseram, custo de conectividade é diferente de uma comissão de transacção. Pagas 2,5 EUR/ano/bolsa. Um desses ETF que compraste hoje foi noutra bolsa? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites