Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETF (Exchange-Traded Fund) - Tópico Geral e WIKI / FAQ

Francisco Martins

Recommended Posts

patacascarvalho
    1 hour ago, Burako said:

Alguém utiliza JFD para negociar ETF?

Queria aproveitar para negociar de forma grátis o MSCI Emerging e deixar o iShares Core MSCI World UCITS ETF USD na Degiro visto que só posso fazer uma compra mensal sem custos. E a minha ideia era reforçar todos os meses os 2 ETF com uma unidade.

Mas não consigo perceber aquela plataforma que eles usam: a MT5 Trader versão browser. É completamente chinês. Alguma dica?

Não sei se percebi bem o que queres fazer.

Na Degiro penso que é um compra mensal grátis por produto, e por isso, se tiveres IWDA + IEMA (ambos na bolsa de Amesterdão) consegues beneficiar do movimento grátis nos dois ETF.

O IEMA é diferente do EMIM, já foi abordado atrás, mas na minha opinião para reforços mensais o IEMA na Degiro serve o propósito de exposição a mercados emergentes.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 1,7k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Virtua

280

• Francisco Martins

139

• 5coroas

112

• pge

88

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Este FAQ / WIKI ao longo dos cinco posts iniciais deste tópico representa um pequeno resumo simplificado para efeitos práticos, sendo limitado nesse sentido. LINKS para saltar directamente para o

Posted Images

há 1 hora, patacascarvalho disse:

Não sei se percebi bem o que queres fazer.

Na Degiro penso que é um compra mensal grátis por produto, e por isso, se tiveres IWDA + IEMA (ambos na bolsa de Amesterdão) consegues beneficiar do movimento grátis nos dois ETF.

O IEMA é diferente do EMIM, já foi abordado atrás, mas na minha opinião para reforços mensais o IEMA na Degiro serve o propósito de exposição a mercados emergentes.

Se calhar estou a ler mal o preçário e provavelmente tens razão:

No preçário temos:

IMG_20210322_224942.jpg

É uma transação grátis por ETF da lista. Santa parvoíce minha. Interpretei "por ETF" como sendo um transação grátis no produtos geral ETF. 

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 27 minutos, Burako disse:

Se calhar estou a ler mal o preçário e provavelmente tens razão:

No preçário temos:

É uma transação grátis por ETF da lista. Santa parvoíce minha. Interpretei "por ETF" como sendo um transação grátis no produtos geral ETF. 

Exacto os gratuitos estão na lista. E não é só uma transacção grátis por mês. As restantes transacções que faças no mesmo produto, ao longo do mesmo mês, poderão ser gratuitas desde que sejam maiores do que 1000 EUR/USD e sejam na mesma direcção da primeira transacção do mês (compra seguida de compras ou venda seguida de vendas). 

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Vidolz disse:

Em relação a ETFs, eu tenho estes 3:

EMIM - EAM

IWDA - EAM

IWMO - LSE

2 stock exchanges diferente fica a 5 euros por ano, não é assim tanto.

Usas a Degiro?

Esse IWMO não seria melhor em MIL por causa de ser em EUR? E já agora, porque esse ETF?

Não conhecia esse IWMO mas nos últimos 5 anos teve uma rentabilidade bem superior aos outros 2. Há algum simulador para ver se compensa um grátis ou um com rentabilidade superior mas com custos e a partir de que valor compensa?

Para investidores pequenos como eu, que vai reforçar 1 unidade / mês. Isso custaria 2,50€/ano por ser uma stock diferente da EAM e ainda o custo de aquisição de 2.15€ (aproximadamente (2€+0.03%). Ou seja, comprando uma unidade apenas aos cerca de 50€ atuais,  9% do lucro no primeiro ano é para taxas. A partir daí, visto que já estava nessa stock e o valor ia ser o mesmo por ano, cada reforço ao valor atual 4.5% da margem ia na taxa de aquisição. Ao adquirir 2 unidades a rondar os 100€ colocaria essa margem em 2.30% o que já me parece um melhor negocio. No entanto, esse ETF tem uma tx de manutenção de 0.3% face aos 0.2%

Há algum simulador para fazer estas contas? Ou já dei o nó ao cérebro?

Para investir em ETFs com custo de aquisição não seria melhor opção o ISHSV-S&P 500 INF.TE.SEC.U.ETF - IE00B3WJKG14?

Custa apenas 0.15%/ano de manutenção e 28,62% de histórico de lucro nos últimos 5 anos.

Editado por Burako
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Burako disse:

Usas a Degiro?

Esse IWMO não seria melhor em MIL por causa de ser em EUR? E já agora, porque esse ETF?

Não conhecia esse IWMO mas nos últimos 5 anos teve uma rentabilidade bem superior aos outros 2. Há algum simulador para ver se compensa um grátis ou um com rentabilidade superior mas com custos e a partir de que valor compensa?

Para investidores pequenos como eu, que vai reforçar 1 unidade / mês. Isso custaria 2,50€/ano por ser uma stock diferente da EAM e ainda o custo de aquisição de 2.15€ (aproximadamente (2€+0.03%). Ou seja, comprando uma unidade apenas aos cerca de 50€ atuais,  9% do lucro no primeiro ano é para taxas. A partir daí, visto que já estava nessa stock e o valor ia ser o mesmo por ano, cada reforço ao valor atual 4.5% da margem ia na taxa de aquisição. Ao adquirir 2 unidades a rondar os 100€ colocaria essa margem em 2.30% o que já me parece um melhor negocio. No entanto, esse ETF tem uma tx de manutenção de 0.3% face aos 0.2%

Para investir em ETFs com custo de aquisição não seria melhor opção o ISHSV-S&P 500 INF.TE.SEC.U.ETF - IE00B3WJKG14?

Custa apenas 0.15%/ano de manutenção e 28,62% de histórico de lucro nos últimos 5 anos.

Sim, Degiro.

Se vais reforçar 1 ação de cada vez não te compensa estes com taxas.

A mim não faz muita diferença a taxa de 2 euros porque os meus reforços costumam ser de 2k+/- 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    patacascarvalho
    11 hours ago, Burako said:

Usas a Degiro?

Costuma ser apontado o valor de 0,1% como ideal para balizar as taxas.

Supondo que um investidor aloca 1000€ anuais o ideal segundo o anterior seria ter 1€ de taxas anuais.

Obdecendo ao 0,1%, no caso da Degiro, seria necessário um investimento de 2500€ anuais em ETF sem comissão de compra e que sejam das mesma bolsa.

Editado por patacascarvalho
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    1 hour ago, patacascarvalho said:

Costuma ser apontado o valor de 0,1% como ideal para balizar as taxas.

Supondo que um investidor aloca 1000€ anuais o ideal segundo o anterior seria ter 1€ de taxas anuais.

Obdecendo ao 0,1%, no caso da Degiro, seria necessário um investimento de 2500€ anuais em ETF sem comissão de compra e que sejam das mesma bolsa.

Percebo a ideia, concordo, mas acho que não é assim tão importante numa lógica de longo prazo.

Exemplo: andei indeciso em investir no IWDA ou no SPDR World. Assumi que a performance futuras de ambas, tendo um mesmo perfil, era uma incógnita para mim, portanto assumi-as em pé de igualdade. A subscrição do IWDA ficava praticamente de borla, a do SPDR tinha mais custos para a mesma bolsa. O factor que me pesou mais na escolha foi justamente o custo anual de cada ETF sendo que um era de 0.12% e o outro de 0.2%. Em meia dúzia de anos aquilo que paguei a mais no início tornar-se-á irrelevante quando somadas as despesas todas anuais.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    patacascarvalho
    4 hours ago, Tiago F said:

Percebo a ideia, concordo, mas acho que não é assim tão importante numa lógica de longo prazo.

Exemplo: andei indeciso em investir no IWDA ou no SPDR World. Assumi que a performance futuras de ambas, tendo um mesmo perfil, era uma incógnita para mim, portanto assumi-as em pé de igualdade. A subscrição do IWDA ficava praticamente de borla, a do SPDR tinha mais custos para a mesma bolsa. O factor que me pesou mais na escolha foi justamente o custo anual de cada ETF sendo que um era de 0.12% e o outro de 0.2%. Em meia dúzia de anos aquilo que paguei a mais no início tornar-se-á irrelevante quando somadas as despesas todas anuais.

Escolheste o SPDR ou IWDA?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    23 minutes ago, patacascarvalho said:

Escolheste o SPDR ou IWDA?

Escolhi o SPDR.

Dada a minha posição dos PPRs ser demasiado exposta para meu gosto à Europa, acho que estou tentado a que o meu próximo carregamento em ETFs será aplicado a um S&P500 e também nesse caso o TER será o factor determinante na escolha também.

PS- desde qyue seja Amesteterm ou NY. São os únicos mercados que planeio manter (e pagar)  no futuro.

Editado por Tiago F
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá,

Eu estava a ver o ETF ISAC/SSAC (IE00B6R52259) da iShares. o TER costumava ser 0.6% e neste momento é 0.2% apesar de não encontrar informação oficial da data em que isto foi alterado.

No site trackingdifferences, aparece como tendo um TD médio de 0.29%. A minha questão é, o valor do TD é influênciado pelo TER (Básicamente estou a perguntar se a performance do fundo conta com o TER). E portanto tendo o TER descido para 0.2% poderá "prever-se" que também o TD seria mais baixo nos próximos anos? (Obviamente não se pode prever, estou a dizer em média).

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    50 minutes ago, Guest Miguel said:

Olá,

Eu estava a ver o ETF ISAC/SSAC (IE00B6R52259) da iShares. o TER costumava ser 0.6% e neste momento é 0.2% apesar de não encontrar informação oficial da data em que isto foi alterado.

No site trackingdifferences, aparece como tendo um TD médio de 0.29%. A minha questão é, o valor do TD é influênciado pelo TER (Básicamente estou a perguntar se a performance do fundo conta com o TER). E portanto tendo o TER descido para 0.2% poderá "prever-se" que também o TD seria mais baixo nos próximos anos? (Obviamente não se pode prever, estou a dizer em média).

Obrigado

Sim, os valores da performance do fundo são liquidos de TER.

Exacto, terá mais margem de manobra para reduzir a TD, o que será bastante expectável dado que ainda é uma diferença de 0,4% de descida na TER. A descida é recente, um ou dois meses no máximo.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 18 horas, Francisco_ disse:

Sim, os valores da performance do fundo são liquidos de TER.

Exacto, terá mais margem de manobra para reduzir a TD, o que será bastante expectável dado que ainda é uma diferença de 0,4% de descida na TER. A descida é recente, um ou dois meses no máximo.

Segundo percebi a diferença entre este ETF e o IWDA é que o primeiro engloba os mercados emergentes certo?

O equivalente ao VWRL da Vanguard.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    44 minutes ago, Lezz said:

Segundo percebi a diferença entre este ETF e o IWDA é que o primeiro engloba os mercados emergentes certo?

O equivalente ao VWRL da Vanguard.

Sim, existem algumas nuances entre os indices FTSE (que o VWRL segue) e os indices MSCI mas em termos gerais e práticos é isso. A implementação que a iShares tem também alguns atalhos de foice com a inclusão de outros ETF dentro desse ETF para representar alguns mercados (o Indiano, por exemplo)

Editado por Francisco_
    • Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 23/03/2021 às 22:22, fhff disse:

Exacto os gratuitos estão na lista. E não é só uma transacção grátis por mês. As restantes transacções que faças no mesmo produto, ao longo do mesmo mês, poderão ser gratuitas desde que sejam maiores do que 1000 EUR/USD e sejam na mesma direcção da primeira transacção do mês (compra seguida de compras ou venda seguida de vendas). 

Se comprar um ETF grátis na Degiro por exemplo no dia 9 de Março tenho de aguardar até 9 de Abril para poder comprar novamente para usufruir da transacção grátis ou por exemplo no dia 1 de abril já poderia?

Ou seja, fazem as contas a 30 dias ou mudança de mês?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, hemateca disse:

Se comprar um ETF grátis na Degiro por exemplo no dia 9 de Março tenho de aguardar até 9 de Abril para poder comprar novamente para usufruir da transacção grátis ou por exemplo no dia 1 de abril já poderia?

Ou seja, fazem as contas a 30 dias ou mudança de mês?

há 3 horas, patacascarvalho disse:

Penso que é uma por mês independentemente do dia de aquisição. Por exemplo, podes comprar a 30 de Março e a 1 de Abril.

Confirmo.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    32 minutes ago, pge said:

Qual é a vossa opinião sobre ETFs "Synthetic (Unfunded swap)".

No Invest do Nasdaq só há destes, pelo menos dos europeus. 

Evitar, na primeira página está a diferenciação. Especialmente quando existem dois ETF desse índice que fazem replicação física completa. Um da iShares e outro da Invesco com um tamanho e volume consideráveis.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 minutos, Francisco_ disse:

Evitar, na primeira página está a diferenciação. Especialmente quando existem dois ETF desse índice que fazem replicação física completa. Um da iShares e outro da Invesco com um tamanho e volume consideráveis.

Vou ver se lhes peço para meter, mas para só terem dos swap desconfio que não vou ter sorte.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    10 hours ago, Luka said:

Dá para ver/assistir sem ter conta no Facebook?

Acho que não, pelo menos em directo. A versão áudio é depois disponibilizada em vários locais, por exemplo neste LINK onde é possivel ouvir directamente ou salvar para o computador e ouvir mais tarde.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites