Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETF (Exchange-Traded Fund) - Tópico Geral e WIKI / FAQ

Francisco Martins

Recommended Posts

• Respostas 1,7k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Virtua

280

• Francisco Martins

139

• 5coroas

112

• pge

88

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Este FAQ / WIKI ao longo dos cinco posts iniciais deste tópico representa um pequeno resumo simplificado para efeitos práticos, sendo limitado nesse sentido. LINKS para saltar directamente para o

Posted Images

Francisco Martins
    On 3/17/2021 at 12:52 AM, Menino said:

Tendo em conta o panorama atual e o que dizes aqui, neste momento sou detentor do etf LU1686832194, o mais sensato será vender, correto?

Depende muito do que pretendes em deter essa posição, eu apenas digo que convém estar ciente da exposição ao risco para não ser surpreendido (seja para o bem, ou para o mal num curto, médio ou longo prazo).

Até mesmo do ponto de vista psicológico: por exemplo, para alguém que detenha uma carteira do tipo EUPP, se existir mais uma subida de 0,3% na yield o mais provável é uma banda de rebalanceamento ser accionada e teria de comprar mais obrigações com maturidades de muito longo prazo. Ou iria "contornar" a sua própria política de investimento ao ignorar isso.

Editado por Francisco_
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 18/03/2021 às 12:49, Francisco_ disse:

Depende muito do que pretendes em deter essa posição, eu apenas digo que convém estar ciente da exposição ao risco para não ser surpreendido (seja para o bem, ou para o mal num curto, médio ou longo prazo).

Até mesmo do ponto de vista psicológico: por exemplo, para alguém que detenha uma carteira do tipo EUPP, se existir mais uma subida de 0,3% na yield o mais provável é uma banda de rebalanceamento ser accionada e teria de comprar mais obrigações com maturidades de muito longo prazo. Ou iria "contornar" a sua própria política de investimento ao ignorar isso.

A minha estratégia inicial era ter dois ETF todos a longo termo em que 1 seria de obrigações e outro de acções. Com alocação de 55% em obrigações(LU1686832194) e 45% em ações(CSSPX), mas rápidamente reparei que as acções "fundem" muito mais do que as obrigações e deixei de reforçar as obrigações e neste momento o portefólio está em 41.06% de obrigações e 58.94% de acções, com o ETF de obrigações a perder todas as semanas os ganhos que tinha acumulado e já estando a -5% enquanto que o de ações está vigoroso com os seus 17%. O que me tem deixado relutante enquanto as obrigações é o caminho que elas estão a seguir e a opinião generalizada de investidores. Pelo que neste momento não sei se devo abandonar as obrigações se não. Qual seria a tua opinião @Francisco_, obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    3 hours ago, Menino said:

A minha estratégia inicial era ter dois ETF todos a longo termo em que 1 seria de obrigações e outro de acções. Com alocação de 55% em obrigações(LU1686832194) e 45% em ações(CSSPX), mas rápidamente reparei que as acções "fundem" muito mais do que as obrigações e deixei de reforçar as obrigações e neste momento o portefólio está em 41.06% de obrigações e 58.94% de acções, com o ETF de obrigações a perder todas as semanas os ganhos que tinha acumulado e já estando a -5% enquanto que o de ações está vigoroso com os seus 17%. O que me tem deixado relutante enquanto as obrigações é o caminho que elas estão a seguir e a opinião generalizada de investidores. Pelo que neste momento não sei se devo abandonar as obrigações se não. Qual seria a tua opinião @Francisco_, obrigado.

Percebo, sendo assim e apenas como mera opinião pessoal e não sendo nenhuma recomendação: numa carteira desse tipo, eu não ficava com uma percentagem tão elevada de um fundo de obrigações de muito longo prazo. Mas também não tenho problema em ter algo como um fundo que siga o agregado de maturidades ou uma maturidade de 3-5Y em conjunto com produtos como certificados de aforro, CTPM, CTPC e demais com capital garantido para a parte que contrabalançava a percentagem de acções que assumia. Sou da opinião que as obrigações têm o seu lugar numa carteria diversificada, não as abandono nem renego.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 17 minutos, Francisco_ disse:

Percebo, sendo assim e apenas como mera opinião pessoal e não sendo nenhuma recomendação: numa carteira desse tipo, eu não ficava com uma percentagem tão elevada de um fundo de obrigações de muito longo prazo. Mas também não tenho problema em ter algo como um fundo que siga o agregado de maturidades ou uma maturidade de 3-5Y em conjunto com produtos como certificados de aforro, CTPM, CTPC e demais com capital garantido para a parte que contrabalançava a percentagem de acções que assumia. Sou da opinião que as obrigações têm o seu lugar numa carteria diversificada, não as abandono nem renego.

Pois percebo, penso que o melhor a fazer no meu caso será reduzir a exposição às obrigações. No entanto penso que para não ter perda de valias o que irei fazer é vá continuar a aumentar a exposição nas ações. Obrigado pela ajuda. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 23 minutos, Burako disse:

Uma dúvida para quem utiliza a Degiro. A taxa para a compra de um ETF não grátis é apenas na 1ª vez que associar à carteira ou todos os reforços (presumamos que mensais) vão ser cobrados nessa taxa? 

os custos são em todos os depositos, o valor por bolsa, salvo erro 2,5 euros é que é anual

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

"O fundo Ark Invest, gerido por Cathie Wood, estima que a Tesla possa estar a valer 3.000 dólares em 2025 – a acontecer, será uma escalada de cerca de 350% face ao fecho de hoje e mais do dobro do preço-alvo atribuído pelo Ark no ano passado (nos 1.400 dólares)."

https://www.jornaldenegocios.pt/mercados/bolsa/detalhe/wall-street-sobe-com-ajuda-das-tecnologicas-e-expectativa-de-tesla-valer-3000-dolares

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, superkinas disse:

os custos são em todos os depositos, o valor por bolsa, salvo erro 2,5 euros é que é anual

Eu gostava de apostar no ETF de 100 tech SP500 da iShares mas obriga-me a sair da praça EAM e além disso não faz parte das aquisições grátis. Cada vez que fosse reforçar iam 2€ e pico à vida e no final do ano ainda tinha que pagar mais 2,5€ pela praça onde a comprasse. 

Se eu investir logo 6 posições nesse ETF continuo a pagar apenas 2€? O que varia são os 0.03% é isso? Eu tenho sempre dúvidas se me vai ser cobrada alguma taxa. 

Ao dar uma ordem, se tiver custo a plataforma avisa-me dos custos que a operação tem? Como ainda não fiz nenhuma com custo, fico sempre na dúvida.

IMG_20210322_224942.jpg

há 21 minutos, Tiago F disse:

Alguma razão em específico para o pessoal preferir o IWDA face ao SPDR World? Eu acabei por ir para a segunda apenas e só por umq questão de custos mas constanto que o IWDA é mais popular.

A SPDR só tem 1 ano de histórico. Será por isso?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    10 minutes ago, Burako said:

Eu gostava de apostar no ETF de 100 tech SP500 da iShares mas obriga-me a sair da praça EAM e além disso não faz parte das aquisições grátis. Cada vez que fosse reforçar iam 2€ e pico à vida e no final do ano ainda tinha que pagar mais 2,5€ pela praça onde a comprasse. 

Se eu investir logo 6 posições nesse ETF continuo a pagar apenas 2€? O que varia são os 0.03% é isso? Eu tenho sempre dúvidas se me vai ser cobrada alguma taxa. 

Ao dar uma ordem, se tiver custo a plataforma avisa-me dos custos que a operação tem? Como ainda não fiz nenhuma com custo, fico sempre na dúvida.

IMG_20210322_224942.jpg

A SPDR só tem 1 ano de histórico. Será por isso?

Está agora a completar 2 anos. Mas sim, é bem mais recente que o outro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 26 minutos, Burako disse:

A comissão é aplicada cada vez que compres ou vendas. Quer compres 1 ou 100 ou 1000 acções/UP´s  de uma vez, vais pagar sempre 2 EUR+0,03%. Antes de dares o OK final à compra, aparece uma estimativa do custo dessa transacção.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    11 hours ago, fhff said:

A comissão é aplicada cada vez que compres ou vendas. Quer compres 1 ou 100 ou 1000 acções/UP´s  de uma vez, vais pagar sempre 2 EUR+0,03%. Antes de dares o OK final à compra, aparece uma estimativa do custo dessa transacção.

Mas relativamente aos ETF's gratuitos da Degiro, se eu comprar logo no inicio do mês 10 posições, a operação é gratuita certo? Ou é apenas para a primeira posição e as restantes 9 são cobradas? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    26 minutes ago, Daniel Cunha said:

Mas relativamente aos ETF's gratuitos da Degiro, se eu comprar logo no inicio do mês 10 posições, a operação é gratuita certo? Ou é apenas para a primeira posição e as restantes 9 são cobradas? 

Cada um dos ETF da lista gratuita tem direito a uma transacção gratuita por mês.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia

Por acaso também tinha essa dúvida relativamente às comissões dos ETF não-gratuitos na Degiro.

Estava a pensar comprar o EMIM (dos mercados emergentes) e se reforçar a cada mês tereis de pagar os tais 2 EUR+0,03% a cada operação mensal.

Só por curiosidade, quanto têm em média aplicado em ETFs na Degiro?

<5000 euros

5000-10000 euros

>10000 euros

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Estive a pensar para os meus botões se a ideia de juntar capital em vários meses para depois investir em ETFs, de forma a poupar nas taxas de subscrição, é preferivel a ir simplesmente metendo todos os meses o capital disponível...tendo em conta que na maioria das vezes a tendência bolsista (world, sp500, nasdaq e outros mercados confiáveis) é de subida, o facto de estarmos à espera com ele de fora, implica que esta tendência habitual de subida não está a ser aproveitada. Ou seja por um lado poupamos nas taxas, mas perdemos na eventual probabilidade de ganhos na rentabilidade. 

Alguém já fez algumas simulações entre as duas situações (aguardar vários meses ou entrar todos os meses)?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 21 minutos, hemateca disse:

Bom dia

Por acaso também tinha essa dúvida relativamente às comissões dos ETF não-gratuitos na Degiro.

Estava a pensar comprar o EMIM (dos mercados emergentes) e se reforçar a cada mês tereis de pagar os tais 2 EUR+0,03% a cada operação mensal.

<5000 euros

5000-10000 euros

>10000 euros

Se for o IE00B4L5YC18 é um dos gratuitos na Degiro desde que comprado na EAM. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 33 minutos, hemateca disse:

2 EUR+0,03% a cada operação mensal.

Isto faz-te realmente assim tanta diferença? Deixa de beber 2 ou 3 cafés por mês e já está compensado. :D

A sério, estás a gastar energia/tempo com migalhas...think big.

Faz-me lembrar aquelas pessoas que perdem tempo a conduzir mais quilometros para irem a um posto de combustível mais barato para pouparem um euro ou dois.:blink:

EDIT: este meu comentário é mais dirigido ao user Burako.

Editado por 5coroas
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    patacascarvalho
    1 hour ago, hemateca said:

Bom dia

<5000 euros

5000-10000 euros

>10000 euros

Podes usar o IEMA - IE00B4L5YC18.

Não é a mesma coisa, mas tem aspetos em comum com o EMIM

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Alguém utiliza JFD para negociar ETF?

Queria aproveitar para negociar de forma grátis o MSCI Emerging e deixar o iShares Core MSCI World UCITS ETF USD na Degiro visto que só posso fazer uma compra mensal sem custos. E a minha ideia era reforçar todos os meses os 2 ETF com uma unidade.

Mas não consigo perceber aquela plataforma que eles usam: a MT5 Trader versão browser. É completamente chinês. Alguma dica?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites