Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETF (Exchange-Traded Fund) - Tópico Geral e WIKI / FAQ

Francisco Martins

Recommended Posts

há 9 horas, superkinas disse:

obrigado.

Talvez a melhor solução seja produtos capital garantido com rentabilidades 1,5-2.5 com carteira de fundos 100% acções, o que acham ?

Qual a vossa opinião de usar o ouro para fazer o balanço com a carteira 100% de acções ?

Eu tenho tudo ações/etfs e comprei Barrick gold para hedge, mas entretanto já levei talhada no barrick :D 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 1,7k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Virtua

280

• Francisco Martins

139

• 5coroas

112

• pge

88

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Este FAQ / WIKI ao longo dos cinco posts iniciais deste tópico representa um pequeno resumo simplificado para efeitos práticos, sendo limitado nesse sentido. LINKS para saltar directamente para o

Posted Images

há 16 minutos, Vidolz disse:

Eu tenho tudo ações/etfs e comprei Barrick gold para hedge, mas entretanto já levei talhada no barrick :D 

Tens que escrever 100 vezes no quadro: nunca comprar ouro/empresas mineiras/empresas energia/China/Brasil/Russia quando estiverem em máximos.-_-

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia
    Desculpem a pergunta básica.
    Relativamente a um ETF de acumulação como o IWDA, ele geralmente acumula por quarter, ou seja, a cada quarter deveremos ter o retorno acumulado dos dividendos reinvestidos, certo?
    Na fact sheet é a linha de "Rebalance Frequency" - Quarterly ?

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    15 hours ago, superkinas said:

obrigado.

Talvez a melhor solução seja produtos capital garantido com rentabilidades 1,5-2.5 com carteira de fundos 100% acções, o que acham ?

Qual a vossa opinião de usar o ouro para fazer o balanço com a carteira 100% de acções ?

Sim, esses produtos de capital garantido são boas opções para misturar com a parte dos fundos obrigações.

Ouro é outra natureza, na minha opinião não como único balanço contra carteira de acções mas com uma percentagem de 10-15% pode ser interessante...é um activo volátil que pode trazer rebalanceamentos interessantes no processo. Depende muito de como é acedido, se por ETF, se físico, etc.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    14 hours ago, Luka said:

Bem explicado. Já agora, gostaria de te fazer 3 perguntas:

1- Qual o teu prognóstico para as taxas Euribor para os próximos 10 anos? Isto do Covid veio baralhar um pouco as contas. 

2- Em 2020, assistimos à queda acentuada do USD em relação ao EUR. Aqueles que detêm algumas ações americanas, viram os seus ganhos ser mínimos em comparação com a subida em USD. Eu, por ex., que sou um investidor maioritariamente de ETFs, tenho algumas ações individuais na AMZN e MSFT. Os meus ganhos da MSFT foram incríveis em USD, mas em EUR, fiquei quase pela metade dos de USD. 

O que se pode esperar do USD - EUR para 2021? Com os yields a subirem, tenho observado o USD também a subir ligeiramente (tocou nos ~0.80 e agora está a tocar nos ~0.84.

3- Se não te importares, que tipo de portfólio tens? 

Obrigado!

1 - Não faço ideia em concreto, mas o ponto de partida para os próximos 10 anos é basicamente o chão. O meu caminho face a isto é poupar mais, controlar a minha "inflação própria" e não estar demasiado exposto a riscos que não quero correr.

2 - Típica flutuação entre moedas, completamente fora do quero ou posso controlar. Mais uma vez, não faço a mínima ideia do que vai acontecer.

3 - É o mais aborrecido e neutro que consigo ter, entre índices de acções e obrigações. Isto visto como um todo em conjunto com o capital aplicado em produtos como ppr seguros, depósitos a prazo, certificados aforro, bem como uma parte em ouro físico que apareceu à mistura sem eu ter propriamente decidido.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    5 hours ago, hemateca said:

Bom dia
    Desculpem a pergunta básica.
    Relativamente a um ETF de acumulação como o IWDA, ele geralmente acumula por quarter, ou seja, a cada quarter deveremos ter o retorno acumulado dos dividendos reinvestidos, certo?
    Na fact sheet é a linha de "Rebalance Frequency" - Quarterly ?

Obrigado

Sim, o reinvestimento do retorno é feito em mais acções e incrementa o valor da unidade do ETF, o rebalanceamento leva-o a ficar novamente em linha com o índice que segue.

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Descrição (Sintetizada) da filosofia/objectivo/perfil: Tenho 43 anos e gostaria de colocar a render algum dinheiro de lado (não muito) tenho de momento 1.100 € em carteira na Degiro. o resto está em PPR Alves Ribeiro 20.000 €. De momento, encontro-me a corrigir a minha carteira focando-me essencialmente em 2 ETF´s. IE00B52VJ196 IS MSCI EUR SRI (IESE) e no IE00B4L5Y983 iShares Core MSCI World UCITS ETF. Gostaria de reforçar mensalmente com 70/80 € mês. Retirei quase o meu dinheiro todo da Raize (também não era muito).

Idade 43 anos

Prazo - Anos   tenho dois prazos em mente de 0-10 mas de 10-25 também (reforma).

Relação com capital :  1

Risco:    Moderado -Agressivo

Conhecimento financeiro :  2/3

Objectivo (Definir rendibilidade que considera adequada) :   6% ou superior .Sim, queria atingir alguma rentabilidade a curto prazo e a longo prazo para a reforma. Tenho de momento interesse em investir em ETF´s. e se calhar focalizar-me neste. Tenho uma filha com intenção de seguir o ensino superior e gostaria de estar um pouco acautelado.

Ao dispor,

Editado por palmeida77
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 16/03/2021 às 00:04, Francisco_ disse:

Yield maturidade 10 anos divida soberana zona euro:

image.png.40b2a82e9fc3d717e31d776c07b145f6.png

O que aconteceu nos últimos anos 15 anos conforme é visível no gráfico não vai repetir-se nos próximos 10 anos ou mais, por isso eu estaria mais preocupado se estivesse agora a reformar-me com uma carteira de 60% ou mais de obrigações nominais. O ganho de valor acumulado nesta descida (aos solavancos) já não vai aparecer. Alias, se por acaso ocorrer uma tendência de subida, irá desfazer valor das obrigações actuais. Quanto maior a maturidade, mais irá sofrer. Convém avaliar a situação precisa e a duração média da maturidade da dívida detida, isto para não ter alguma surpresa.

A título de exemplo, desde o inicio do ano a yield a 10 anos incrementou 0,3%, num calculo um pouco "grosseiro" pode-se logo estimar o que cada subida desse genero faz num fundo que tenha uma maturidade alvo de 10, 15 ou mais anos. Abrindo o factsheet do LU1287023268 temos o indicador "Modifizierte Duration" que revela 18,82 anos, multiplicando pela subida de 0,3% resulta em -5,65% de descida do NAV do fundo desde o ínicio do ano. Indo ao JustETF temos YTD de -5,96%.

Perto o suficiente, não é um calculo preciso mas dá para ter uma ideia com base num dado de referência como a yield a 10 anos. Pode-se fazer isso para outro fundo qualquer ou conjunto de fundos numa carteira, é uma aproximação para ter uma ideia do que irá significar uma subida de taxa de juro ditada pelo BCE.

Por comparação, o agregado das maturidades, isto é, cujo alvo de maturidade é o que o mercado coloca (exemplo, IE00BH04GL39), estando agora com 8,8 anos de duração média, desceu -2,16% desde o início do ano.

A não ser que seja parte vincada da estratégia (EUPP, etc), eu não estaria muito confortável com um grande volume de divida com uma maturidade de +15Y, +25Y e demais.

Tendo em conta o panorama atual e o que dizes aqui, neste momento sou detentor do etf LU1686832194, o mais sensato será vender, correto?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 minutos, superkinas disse:

Seguros cap, normalmente 1,5 por cento, produtos estádo com tempo e bônus pib pode talvez ir mais 2.

Eu bem gostava que sim.

Seguros cap, na Lusitânia Vida que costuma ter das melhores taxas, 1.25% média a 3 anos.

CTPC, 1.39% + prémio (40% crescimento PIB, max 1.20%) média a 7 anos. 🤞para bons prémios com a recuperação nos próximos anos. Mas há rumores de que as condições (para novas subscrições) podem mudar em breve, pois estão "caros" para o Estado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

eu tenho seg cap generalis + poupança que nos ultimos anos tem dado 1,5%, já deu mais mas como é normal nestes produtos em que rentabilidade depende dos resultados com tempo cada vez dá menos.

Apanhei promoção sem comissões :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Esses seguros, vale a pena vs CTPC?
    Li por ai que a Lusitânia não estaria numa posição financeira muito boa, o que me deixou um pouco de pé atrás em ver mais sobre o assunto. Mas dentro os produtos de baixo returno/nenhum risco, e salvo bankinter, ainda não consegui encontrar algo que diga: é este.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, superkinas disse:

eu tenho seg cap generalis + poupança que nos ultimos anos tem dado 1,5%, já deu mais mas como é normal nestes produtos em que rentabilidade depende dos resultados com tempo cada vez dá menos.

Apanhei promoção sem comissões :)

Também tenho, no meu caso um PPR (para investimento, não IRS). Subscrevi-o no agente principal aqui em Lisboa, também não tive comissões e ainda me ofereceram 0,5% de bonificação à cabeça, o que foi bastante simpático. Agora vamos ver como se portou em 2020...

Já foste ao site deles nos últimos meses? Está muito "vazio", nos produtos para particulares só mostra um seguro de vida. Interrogo-me se deixaram de comercializar capitalização e PPR.

Editado por JRJordao
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Agora mesmo, Afonso_ disse:

Eu ainda tenho um seguro de capitalização da antiga Açoreana seguros (do banif) com um prazo de 8 anos e 1 dia e que me paga 4% todos os anos.

Boa!

Eu tenho um PPR/E da Zurich que me paga 3% (capitalizados) até 2035 :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, Afonso_ disse:

Se soubéssemos o que sabemos hoje (taxas de juro miseráveis) tínhamos investido muito mais neste tipo de produtos 😄

Podes crer! Em vez de me ficar pelos 2000€/ano para benefício fiscal, dava-lhe bem! :D

E os meus Certificados do Tesouro (edição Sócrates), 7.1% a 10 anos, a terminarem em 2021/22!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, JRJordao disse:

Podes crer! Em vez de me ficar pelos 2000€/ano para benefício fiscal, dava-lhe bem! :D

E os meus Certificados do Tesouro (edição Sócrates), 7.1% a 10 anos, a terminarem em 2021/22!

Já não há produtos assim?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, JRJordao disse:

Descontinuados em 2012.

Substituídos pelos CTPM que davam média 4,25% (1a edição) e depois 2,25% (2a edição) a 5 anos, com prémio pib nos últimos 2 anos. Descontinuados em 2017.

Substituídos pelos atuais CTPC que dão média 1,39% a 7 anos, com (menor) prémio pib a partir do segundo ano.

É esta a história dos certificados do tesouro.

😑

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tinha feito este post como anónimo, mas coloco aqui.

Boa noite, sou novo nos investimentos. Vou deixar a maior parte do meu dinheiro em produtos de capital garantido mas vou colocar algum em ETFs através de incrementos mensais de 65 a 80€ mensais.

Estive a fazer a análise de alguns ETFs e atualmente uso a DeGiro como corretora. Os 4 que me chamaram a atenção. Dei preferência aos de aquisição grátis (apesar de ser 1/mês, pelo que percebi após a 1ª, a não ser que seja acima de 1000€, são 2€+0.03% do valor da compra).

IE00B3ZW0K18 iShares S&P 500 EUR Hedged UCITS ETF 85.94€   |Média anual (5 anos) 12.56% - Custo anual 0.20% - aquisição grátis

IE00B4L5Y983 -  iShares Core MSCI World UCITS ETF 64.52€   |Média anual (5 anos) 13.2% - Custo anual 0.20% - aquisição grátis
    IE00B4L5YC18 iShares MSCI Emerging Markets UCITS ETF  37.12€  |Média anual (5 anos) 13.52% - Custo anual 0.18 - Aquisição grátis
    IE00B3XXRP09 Vanguard S&P 500 UCITS ETF 63.02€     | Média anual (5 anos) 15.42% - Custo anual 0.07% - aquisição grátis

Outro que me chamou a atenção pela rentabilidade e por ser uma área que gosto (tecnologia):

IE00B3WJKG14 - ISHSV-S&P 500 INF.TE.SEC.U.ETF 13.93€  | média anual (5 anos) 28.62% - Custo anual 0.15%

Agora, as minhas dúvidas/conclusões são:

1-A minha ideia era apostar no World UCITS e no Emerging markets. E apostar no SP500 também. Vale a pena colocar os 3 ou alguns estão por cima uns dos outros?

2- Para apostar no SP500, a vanguard parece ser uma melhor opção porque tem para já um custo de entrada mais baixo e o custo de manutenção anual é bastante inferior (0.07 vs 0.2%)

3-A conclusão que cheguei no de tecnologia é que não vale a pena por vários motivos: 1- Não é grátis pelo que qualquer reforço me vai custar 2€+0.03% e não está disponível na EAM pelo que me obriga a atuar em mais que uma praça e no final do ano a Degiro cobra um X por praça em que negociamos.

O meu objetivo é um investimento a longo prazo. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites