Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETF (Exchange-Traded Fund) - Tópico Geral e WIKI / FAQ

Francisco Martins

Recommended Posts

há 11 minutos, JCoimbra disse:

Francisco, na tua opinião o IWDA é o mais adequado, será para um investimento de no mínimo 20 anos

Eu pessoalmente, se falarmos de ETFs, também me inclino para o IWDA. 

A minha questão coloca-se com os reforços. Eu optei por ter um método mais sistemático e escolher um fundo e um PPR para o miúdo. Optei por este binómio pela facilidade de reforços mensais, com valores mais reduzidos. 

O IWDA, a não ser que use um Brooker lowcost (tipo Degiro), "exige" que façamos reforços de maior monta para que as comissões não comam o rendimento.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 1,7k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Virtua

280

• Francisco Martins

139

• 5coroas

112

• pge

88

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Este FAQ / WIKI ao longo dos cinco posts iniciais deste tópico representa um pequeno resumo simplificado para efeitos práticos, sendo limitado nesse sentido. LINKS para saltar directamente para o

Posted Images

há 2 minutos, sepol disse:

Eu pessoalmente, se falarmos de ETFs, também me inclino para o IWDA. 

A minha questão coloca-se com os reforços. Eu optei por ter um método mais sistemático e escolher um fundo e um PPR para o miúdo. Optei por este binómio pela facilidade de reforços mensais, com valores mais reduzidos. 

O IWDA, a não ser que use um Brooker lowcost (tipo Degiro), "exige" que façamos reforços de maior monta para que as comissões não comam o rendimento.

Vou fazer o investimento na Degiro.

Cumprimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa noite,

também estou para me estrear nos ETF´s e estou indeciso entre ir somente para o IWDA ou dividir ao meio e pôr metade no S&P 500. Penso que talvez não faça muito sentido pois 60% do IWDA são ações dos EUA e a exposição não será muito diferente.

Outra questão é o valor atual dos fundos estar muito alto, será prudente esperar umas semanas ou meses até haver uma queda significativa para fazer a entrada? Como é para um investimento para um prazo de 15 anos, penso que o melhor é entrar já e esquecer o assunto durante uns anos, certo?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    16 hours ago, hugomferreira0 said:

Haverá malta aqui que percebe mais disto e que possa dar uma resposta mais adequada. Mas quanto a mim, um ishares s&p500 e um IWDA, se fores ver a composição de um e de outro é quase igual no que toca aos estados unidos. O IWDA pertence ao msci World, índice mundial, que tal como o nome indica, é composto por várias posições globais. Mas Para perceberes melhor, sugiro que leias o documento de informação ao investidor de cada um e logo perceberás a diferença ;)

Quanto ao compasso de espera de entrada, existe uma frase célebre "time in the market beats Timing the market". Claro que talvez possas comprar num momento em que o mercado faça uma ligeira correção e seja um bom ponto de entrada, mas esperar por uma grande correção ou queda talvez não seja muito relevante pela frase descrita em cima, além de que é quase impossível de prever quando isso irá acontecer.

Mas com certeza que o pessoal mais experiente no assunto te irá fazer entender melhor. 

Enquanto isso, ao longo deste tópico e nas suas 35 páginas tem-se falado de coisas muito interessantes, poderá ser uma boa sugestão leres as conversas do pessoal aqui ;)

Quando se olha para os gráficos de rentabilidade dos últimos anos, constata-se que era preferível ter esperado uns anos com o dinheiro numa conta á ordem e ter entrado apenas em Março do ano passado para em poucos meses ter feito 100%, mas é como tu dizes, nunca se sabe quando estas alturas surgem, podem demorar 1, 5, 10, 30 anos. Só com uma bola de cristal. Obrigado pela resposta.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde a todos:

De forma autodidata fui investindo em ETF´s desde o passado mês de dezembro (final). Na semana passada cheguei à conclusão que devido às taxas aplicadas (tenho conta na Degiro) devo reduzir o número de bolsas em que estou a investir % Bolsas sobre as quais pago anualmente 2 € por cada e 0,37 € por mês. Tenho que vender também ETF´s distributivos para trocar por etf´s acumulativos. E reduzir o número de ETF´s onde tenho dinheiro aplicado.Têm alguma dica para dar?

image.thumb.png.0580425ef86847f2a3bbc4632b8348e2.png

Editado por palmeida77
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas pessoal!

Também estou investido em ETFs. 

De momento tenho grande parte do meu portfolio de ações no VWCE.

Aconselho vivamente, pois engloba mercados desenvolvidos e emergentes num único ETF. Uso o Interactive Brokers.

Também aconselho o IWDA + EMIM; vai dar ao mesmo! 

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa noite
    Descobri recentemente os ETFs e este fórum e tenho uma pequena dúvida relativa à tributação.

Criei conta na Degiro e vou comprar/reforçar 2 ou 3 ETF a cada mês para ver como corre a experiência.
    Estou a comprar o iShares Core MSCI World UCITS ETF - IWDA na Euronext Amsterdão.

Se daqui a 1 ano resolver resgatar toda a mais valia (imaginando que há algum lucro) como é aplicado o imposto?
    A Degiro "desconta" automaticamente os 28% de imposto para o Estado português ou recebo todo o lucro e depois quando fizer o IRS nesse ano declaro a mais valia para ser descontada no IRS?

Obrigado se puderem ajudar a esclarecer.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 35 minutos, Luka disse:

Boas pessoal!

Também estou investido em ETFs. 

De momento tenho grande parte do meu portfolio de ações no VWCE.

Aconselho vivamente, pois engloba mercados desenvolvidos e emergentes num único ETF. Uso o Interactive Brokers.

Também aconselho o IWDA + EMIM; vai dar ao mesmo! 

O Vanguard FTSE All-World UCITS ETF não é grátis na Degiro, certo?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 23 minutos, hemateca disse:

O Vanguard FTSE All-World UCITS ETF não é grátis na Degiro, certo?

Certo. Acho que custa 2€. Em relação à tua questão acima, terás de declarar no IRS. Depois o estado aplicará as mais valias de 28% em caso de teres tido ganho de capital. Só é automático se for através de bancos ou corretoras portuguesas.

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    5 hours ago, palmeida77 said:

Boa tarde a todos:

De forma autodidata fui investindo em ETF´s desde o passado mês de dezembro (final). Na semana passada cheguei à conclusão que devido às taxas aplicadas (tenho conta na Degiro) devo reduzir o número de bolsas em que estou a investir % Bolsas sobre as quais pago anualmente 2 € por cada e 0,37 € por mês. Tenho que vender também ETF´s distributivos para trocar por etf´s acumulativos. E reduzir o número de ETF´s onde tenho dinheiro aplicado.Têm alguma dica para dar?

Cada bolsa custa 2,5 € por ano. Para seguir esse caminho que pretendes, na 1ª página deste tópico estão várias informações que podem ser úteis.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    patacascarvalho
    22 hours ago, palmeida77 said:

Boa tarde a todos:

Para que alguém consiga ajudar terás de falar dos teus objetivos. 

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 47 minutos, Vidolz disse:

Bem reforcei hoje o IWDA, nunca tinha reforçado um stock/ETF já estando positivo...

Sensação estranha xD

A sério? 😛

A minha estratégia passa por reforçar todos os meses. Felizmente, há muito tempo que reforço sempre em positivo. 

Um dia destes vou é virar-me para o Lifestrategy e pronto, simplifica-se. Menos tempo, menos comissões. 

Se optar pelo Lifestrategy 60/40,  mantenho o IWDA para dar um pouco mais de exposição às ações, até uns 70/30. 

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, sepol disse:

A sério? 😛

A minha estratégia passa por reforçar todos os meses. Felizmente, há muito tempo que reforço sempre em positivo. 

Um dia destes vou é virar-me para o Lifestrategy e pronto, simplifica-se. Menos tempo, menos comissões. 

Se optar pelo Lifestrategy 60/40,  mantenho o IWDA para dar um pouco mais de exposição às ações, até uns 70/30. 

Eu tenho as minhas reticencias com acrescentar obrigacoes à carteira nos proximos anos.. na minha perspectiva e corrijam se nao for a correta esses lifestrategy nao vao ter uma grande performance uma vez que as obrigacoes vao "comer" alguma da rentabilidadd das acoes.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, sepol disse:

A sério? 😛

Concordo com o user @vila. A meu ver, se gostas do Vanguard, porque não optar pelo World ETF deles? É super completo! É o VWCE no XETRA.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 16 minutos, Luka disse:

Concordo com o user @vila. A meu ver, se gostas do Vanguard, porque não optar pelo World ETF deles? É super completo! É o VWCE no XETRA.

De acordo. Mas eu como já sou um tipo na casa dos 40, com uma família para alimentar 😛, e que prefere abdicar de um pouco de rentabilidade em prol de mais estabilidade (se é que é possível), sinto-me mais confortável com um portefólio mais balanceado. Na prática, para mim, a questão prende-se com o facto de queres ter (ou não) obrigações no teu portefólio. Se quiseres, ao optares por um dos produtos da Lifestrategy, poupas em comissões, simplificas o processo de compra e de rebalanceamentos, já que o ETF faz isso por ti. É uma questão de estratégia. 

Como disse o @Virtua há duas pág. atrás, e com o qual concordo:

"Há sempre a opção de investir em IWDA + VAGF/EUNA/AGGH 🙂 São opções. Não acho que haja uma correcta ou incorrecta"

Editado por sepol
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins

Yield maturidade 10 anos divida soberana zona euro:

image.png.40b2a82e9fc3d717e31d776c07b145f6.png

O que aconteceu nos últimos anos 15 anos conforme é visível no gráfico não vai repetir-se nos próximos 10 anos ou mais, por isso eu estaria mais preocupado se estivesse agora a reformar-me com uma carteira de 60% ou mais de obrigações nominais. O ganho de valor acumulado nesta descida (aos solavancos) já não vai aparecer. Alias, se por acaso ocorrer uma tendência de subida, irá desfazer valor das obrigações actuais. Quanto maior a maturidade, mais irá sofrer. Convém avaliar a situação precisa e a duração média da maturidade da dívida detida, isto para não ter alguma surpresa.

A título de exemplo, desde o inicio do ano a yield a 10 anos incrementou 0,3%, num calculo um pouco "grosseiro" pode-se logo estimar o que cada subida desse genero faz num fundo que tenha uma maturidade alvo de 10, 15 ou mais anos. Abrindo o factsheet do LU1287023268 temos o indicador "Modifizierte Duration" que revela 18,82 anos, multiplicando pela subida de 0,3% resulta em -5,65% de descida do NAV do fundo desde o ínicio do ano. Indo ao JustETF temos YTD de -5,96%.

Perto o suficiente, não é um calculo preciso mas dá para ter uma ideia com base num dado de referência como a yield a 10 anos. Pode-se fazer isso para outro fundo qualquer ou conjunto de fundos numa carteira, é uma aproximação para ter uma ideia do que irá significar uma subida de taxa de juro ditada pelo BCE.

Por comparação, o agregado das maturidades, isto é, cujo alvo de maturidade é o que o mercado coloca (exemplo, IE00BH04GL39), estando agora com 8,8 anos de duração média, desceu -2,16% desde o início do ano.

A não ser que seja parte vincada da estratégia (EUPP, etc), eu não estaria muito confortável com um grande volume de divida com uma maturidade de +15Y, +25Y e demais.

Editado por Francisco_
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    3 minutes ago, seffar said:

Esse Vanguard FTSE All-World é o negociado na Euronext Amesterdão, correto?

Na primeira página, na lista de ETF, está o ISIN e detalhes do acumulativo.

Editado por Francisco_
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 26 minutos, Francisco_ disse:

O que aconteceu nos últimos anos 15 anos conforme é visível no gráfico não vai repetir-se nos próximos 10 anos ou mais, por isso eu estaria mais preocupado se estivesse agora a reformar-me com uma carteira de 60% ou mais de obrigações nominais. O ganho de valor acumulado nesta descida (aos solavancos) já não vai aparecer. Alias, se por acaso ocorrer uma tendência de subida, irá desfazer valor das obrigações actuais. Quanto maior a maturidade, mais irá sofrer. Convém avaliar a situação precisa e a duração média da maturidade da dívida detida, isto para não ter alguma surpresa.

A título de exemplo, desde o inicio do ano a yield a 10 anos incrementou 0,3%, num calculo um pouco "grosseiro" pode-se logo estimar o que cada subida desse genero faz num fundo que tenha uma maturidade alvo de 10, 15 ou mais anos. Abrindo o factsheet do LU1287023268 temos o indicador "Modifizierte Duration" que revela 18,82 anos, multiplicando pela subida de 0,3% resulta em -5,65% de descida do NAV do fundo desde o ínicio do ano. Indo ao JustETF temos YTD de -5,96%.

Perto o suficiente, não é um calculo preciso mas dá para ter uma ideia com base num dado de referência como a yield a 10 anos. Pode-se fazer isso para outro fundo qualquer ou conjunto de fundos numa carteira, é uma aproximação para ter uma ideia do que irá significar uma subida de taxa de juro ditada pelo BCE.

Por comparação, o agregado das maturidades, isto é, cujo alvo de maturidade é o que o mercado coloca (exemplo, IE00BH04GL39), estando agora com 8,8 anos de duração média, desceu -2,16% desde o início do ano.

A não ser que seja parte vincada da estratégia (EUPP, etc), eu não estaria muito confortável com um grande volume de divida com uma maturidade de +15Y, +25Y e demais.

obrigado.

Talvez a melhor solução seja produtos capital garantido com rentabilidades 1,5-2.5 com carteira de fundos 100% acções, o que acham ?

Qual a vossa opinião de usar o ouro para fazer o balanço com a carteira 100% de acções ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Francisco_ disse:

Bem explicado. Já agora, gostaria de te fazer 3 perguntas:

1- Qual o teu prognóstico para as taxas Euribor para os próximos 10 anos? Isto do Covid veio baralhar um pouco as contas. 

2- Em 2020, assistimos à queda acentuada do USD em relação ao EUR. Aqueles que detêm algumas ações americanas, viram os seus ganhos ser mínimos em comparação com a subida em USD. Eu, por ex., que sou um investidor maioritariamente de ETFs, tenho algumas ações individuais na AMZN e MSFT. Os meus ganhos da MSFT foram incríveis em USD, mas em EUR, fiquei quase pela metade dos de USD. 

O que se pode esperar do USD - EUR para 2021? Com os yields a subirem, tenho observado o USD também a subir ligeiramente (tocou nos ~0.80 e agora está a tocar nos ~0.84.

3- Se não te importares, que tipo de portfólio tens? 

Obrigado!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites