Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETF (Exchange-Traded Fund) - Tópico Geral e WIKI / FAQ

Francisco Martins

Recommended Posts

há 7 horas, Vidolz disse:

O valor dos ETF's no Degiro que incluem stocks americanas só  atualizam o valor do dia a seguir certo?

Espero que não. Exchange Traded Funds são negociados como stocks. Sim, normalmente dá origem coisas engraçadas como os mercados americanos estarem fechados mas os ETFs Europeus sobre o S&P 500 estarem a negociar (mas aí tb têm de se ajustar pelo pré-market e/ou futuros).

O mesmo acontece com os mercados Asiáticos!! Se calhar isso é que te está a fazer confusão (pelo menos a mim fez um pouco quando descobri!!)

há 7 horas, Vidolz disse:

Outra pergunta, os ETF MSCI existem repetidos em várias exchanges no degiro.

Sem ser o edge(EUR ou USD) há assim alguma diferença significativa em por exemplo comprar em EAM, MIL ou outro?

Hedge 🙂 Acho que a liquidez e o custo de compra nas exchanges são o factor mais relevante.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 1,7k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Virtua

280

• Francisco Martins

139

• 5coroas

112

• pge

88

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Este FAQ / WIKI ao longo dos cinco posts iniciais deste tópico representa um pequeno resumo simplificado para efeitos práticos, sendo limitado nesse sentido. LINKS para saltar directamente para o

Posted Images

A 23/02/2021 às 16:14, Virtua disse:

Olá,

Ainda sobre verificações de carteira, o XRay permite incluir fundos e ETFs, mas aparentemente não permite incluir ISINs PT (ou pelo menos eu não consegui, nem por ISIN, nem por nome, nem por nada..). Sabem se existe alguma forma de fazer um XRay incluindo, por exemplo, PPRs portugueses?

Obrigado

Editado por milz
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 18 horas, milz disse:

Olá,

Ainda sobre verificações de carteira, o XRay permite incluir fundos e ETFs, mas aparentemente não permite incluir ISINs PT (ou pelo menos eu não consegui, nem por ISIN, nem por nome, nem por nada..). Sabem se existe alguma forma de fazer um XRay incluindo, por exemplo, PPRs portugueses?

Obrigado

Que eu tenha conhecimento não 😕

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Investidor Falhado

Ora após uns meses sem vir aqui, estive a ler todo este novo tópico de ETF's. Não percebi porque se abriu outro mas a quem cai aqui sem saber por onde começar, que comece por este tópico inteiro, que está cheio de boas informações!

Parece-me um mau momento para entrar num ETF de obrigações com prazos mistos ou médios tipo 7-10 anos pois a tendência é os juros subirem. Então penso entrar num de 1-3 anos... Mas aí já estou a fazer uma aposta que não faz sentido para uma parte da carteira que deve ser de protecção e não de "aposta" sobre o futuro do mercado.

Editado por Investidor Falhado
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    2 minutes ago, seffar said:

Sabem-me dizer onde posso comprar (broker tuga) este ETF da Vanguard 

Em Portugal sei que no Invest já é possivel a compra, mas se pedires a outro (estilo o BEST, outro) rapidamente devem dar acesso porque do ponto de vista deles são transacções numa Bolsa e guarda de titulos.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    1 hour ago, Diogobc said:

Ora após uns meses sem vir aqui, estive a ler todo este novo tópico de ETF's. Não percebi porque se abriu outro mas a quem cai aqui sem saber por onde começar, que comece por este tópico inteiro, que está cheio de boas informações!

Entretanto já levo 2 anos e meio disto, e continuo sem saber o que fazer em relação a Obrigações. Sempre estive com o objectivo de portfolio 60-40 (na realidade adaptei para 70-30) mas a parte dos 30 continua em cash. No início não investi na parte das obrigações (soberanas europeias) porque não as entedia muito bem. Agora que entento moderadamente (ou não) continuo a concluir que é melhor estar em cash...

Parece-me um mau momento para entrar num ETF de obrigações com prazos mistos ou médios tipo 7-10 anos pois a tendência é os juros subirem. Então penso entrar num de 1-3 anos... Mas aí já estou a fazer uma aposta que não faz sentido para uma parte da carteira que deve ser de protecção e não de "aposta" sobre o futuro do mercado.

E assim continuo, a controlar a minha carteira de acções e a reforçar os IWDA e emergentes. E o dinheiro no banco com mais vontade de reforçar a parte dos 70 do que dos 30 :P

Pode-se sempre subdividir esses 30% em partes com ETF de 1-3 anos, Certificados Aforro, Depositos, etc.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 01/10/2020 às 09:47, Menino disse:

Boas, eu tenho na Degiro, mas pedi ao Banco Invest para o colocar disponível e também já está disponível. 

Boa noite,
    Estou já há quase um mês a aguardar a conclusão do processo de abertura de conta na Degiro... Tenho também conta no banco invest mas além das comissões serem mais elevadas, não têm lá alguns dos etfs que pretendo... já pedi em Fevereiro para incluírem e disseram que iam pôr mas até agora nada... será que poderá pedir para disponibilizarem os etfs IE00BK5BCH80 (L&G Clean Energy UCITS ETF ), IE00BMYDM794 (L&G Hydrogen Economy UCITS ETF USD Acc) e IE00BHZPJ908 (iShares MSCI USA ESG Enhanced UCITS ETF)? Dado que tenho lá conta à muito pouco tempo é provável que lhe façam mais caso a si do que a mim... Muito obrigada desde já!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A minha construção de portfólio ETF a 15 anos continua:

iShares Core MSCI Emerging Markets IMI UCITS ETF

iShares MSCI World Momentum Factor UCITS

iShares Core MSCI World UCITS ETF

Posição iniciada nos 3, agora é ir reforçando até chegar a 50% do meu portfólio total :) 

Acham que devia entrar em small caps também, ou esperar uns meses para que desca um pouco tendo em conta a ascenção brutal que teve em relação ao resto?

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    hugomferreira0
    há 23 horas, Vidolz disse:

A minha construção de portfólio ETF a 15 anos continua:

iShares Core MSCI Emerging Markets IMI UCITS ETF

iShares MSCI World Momentum Factor UCITS

iShares Core MSCI World UCITS ETF

Posição iniciada nos 3, agora é ir reforçando até chegar a 50% do meu portfólio total :) 

Acham que devia entrar em small caps também, ou esperar uns meses para que desca um pouco tendo em conta a ascenção brutal que teve em relação ao resto?

Eu também acho interessante as Small Caps e de facto esta semana bateu no valor mais alto de um ano. Não sei se será a melhor altura. Mas se te ajudar vê este IE00BJ38QD84. Também andei a fazer pesquisa de ETF que repliquem o o indice das Small Caps e esse é um dos mais em conta em termos de custos 0.15%, comparando com outros. Se usas a Degiro conta com a comissão de transacção na compra e na venda (acho que 2.03€/cada)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, hugomferreira0 disse:

Eu também acho interessante as Small Caps e de facto esta semana bateu no valor mais alto de um ano. Não sei se será a melhor altura. Mas se te ajudar vê este IE00BJ38QD84. Também andei a fazer pesquisa de ETF que repliquem o o indice das Small Caps e esse é um dos mais em conta em termos de custos 0.15%, comparando com outros. Se usas a Degiro conta com a comissão de transacção na compra e na venda (acho que 2.03€/cada)

Sobre Small Caps, deixo um artigo interessante:

https://www.yoranbrondsema.com/post/simplifying-my-portfolio-pt-1-questioning-the-small-cap-fund/

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 20 minutos, sepol disse:

Por acaso também já andei atrás de um world ou usa small caps value, e não o tendo encontrado também descartei os restantes small caps. Fiquei apenas com as small caps que se encontram no iShares Core MSCI Emerging Markets IMI UCITS ETF (Acc).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 05/03/2021 às 19:06, Virtua disse:

Há cenas tão simples que um gajo até se sente burro quando não se lembra deles. Nunca tinha pensado na estratégia de usar ETFs semelhantes para contornar o FIFO/LIFO. Só para abater perdas ao IRS/optimização fiscal.

Virtua, permita-me que acrescente que o LIFO foi banido das IFRS e, obviamente do SNC (Sistema de Normalização Contabilística em Portugal), embora as GAAP nos USA mantenha este método de valorimetria. E a razão é simples, é que a subvalorização pode atingir valores descomunais. Em teoria poderia haver casos em que os stocks de muitas empresas poderiam estar parcialmente valorizados a preços do ano 1900!

Quanto à problemática da eficiência fiscal. Deixei-me incluir aqui mais uma variável. Se os valores em causa forem substanciais, por que não mudar a residência fiscal para país mais amigo do investidor e vender lá? 

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 minutos, Sergon disse:

Deixei-me incluir aqui mais uma variável. Se os valores em causa forem substanciais, por que não mudar a residência fiscal para país mais amigo do investidor e vender lá? 

Qual a facilidade ou possibilidade de fazer isso? Não é necessário ir viver para esse país X tempo?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins

Isso está no meu plano, mas ainda faltam tantos anos que por enquanto não procuro activamente. Eventualmente algum programa similar aos nossos vistos gold, já que tantos estrangeiros tiveram essa benesse dada pelo nosso governo. Quem sabe o que o futuro nos espera em termos de tributação.

Imposto sobre mais valias mobiliárias na Europa:

https://files.taxfoundation.org/20200617150827/Capital-Gains-Europe-2020-01.png

Editado por Francisco_
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 horas, Francisco_ disse:

Isso está no meu plano, mas ainda faltam tantos anos que por enquanto não procuro activamente. Eventualmente algum programa similar aos nossos vistos gold, já que tantos estrangeiros tiveram essa benesse dada pelo nosso governo. Quem sabe o que o futuro nos espera em termos de tributação.

Imposto sobre mais valias mobiliárias na Europa:

https://files.taxfoundation.org/20200617150827/Capital-Gains-Europe-2020-01.png

A Bélgica parece-me o país mais adequado, contudo é preciso ver se não haverá mais algum requisito...é que se não houver, porque é que toda a vizinhança de investidores não se mudaria para lá na reforma??? Ou será que já é assim? Julgo que a Bélgica é um dos paises com maior densidade populacional, se calhar é por causa disso. A Suiça também seria uma boa aposta, não fosse o seu elevadíssimo custo de vida.

Tendo umas boas centenas de milhares de mais valias a resgatar, e não querendo ir muito longe, talvez compensasse alugar um barraco numa aldeola espanhola junto à fronteira e mudar para aí a residência fiscal para ir ganhar 5% de imposto...só mesmo fazendo as contas entre os custos da renda e os 5%, para ver se compensava a trabalheira.

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Meus caros colegas dos investimentos 😃 

Quero investir dinheiro para o meu herdeiro, que tem sensivelmente 1 mes.

Algum Etf mais adequado que o IWDA'

Fico sempre na duvida entre o IWDA e um que replique o SP500.

Cumprimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    11 minutes ago, JCoimbra said:

Meus caros colegas dos investimentos 😃 

Quero investir dinheiro para o meu herdeiro, que tem sensivelmente 1 mes.

Algum Etf mais adequado que o IWDA'

Fico sempre na duvida entre o IWDA e um que replique o SP500.

Cumprimentos

Na minha opinião, não.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites