Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETF (Exchange-Traded Fund) - Tópico Geral e WIKI / FAQ

Francisco Martins

Recommended Posts

• Respostas 1,7k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Virtua

280

• Francisco Martins

139

• 5coroas

112

• pge

88

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Este FAQ / WIKI ao longo dos cinco posts iniciais deste tópico representa um pequeno resumo simplificado para efeitos práticos, sendo limitado nesse sentido. LINKS para saltar directamente para o

Posted Images

patacascarvalho
    1 hour ago, Vidolz said:

Pessoal pro dos ETF's, como já estou muito exposto a stocks individuais está na hora de abrandar, o que acham destes 2 ETF's:

IEMA (iShares MSCI Emerging Markets UCITS ETF (Acc)) - (Euronext Amsterdam) 

IWMO (iShares MSCI World Momentum Factor UCITS) - (London Stock Exchange)

Nota: já tenho IWDA mas tenciono reforçar quando houver uma queda maior.

Tenho os 3. O IWMO está a registar queda muito mais acentuadas que o IWDA (espero que da mesma forma seja a recuperação 🤞). Aproveitei esta queda para comprar o IEMA, de forma a estar mais exposto ao Oriente.

Quer o IWDA como IEMA podem ser transacionados na bolsa de Amesterdão gratuitamente pela Degiro segundo as suas condições.

Aproveito para partilhar a distribução do meu investimento.

image.png.11555aa3bfa753bc1d86750efd22986f.png

Haverá melhor altura para comprar que agora?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, patacascarvalho disse:

Tenho os 3. O IWMO está a registar queda muito mais acentuadas que o IWDA (espero que da mesma forma seja a recuperação 🤞). Aproveitei esta queda para comprar o IEMA, de forma a estar mais exposto ao Oriente.

Quer o IWDA como IEMA podem ser transacionados na bolsa de Amesterdão gratuitamente pela Degiro segundo as suas condições.

Aproveito para partilhar a distribução do meu investimento.

image.png.11555aa3bfa753bc1d86750efd22986f.png

Haverá melhor altura para comprar que agora?

Também vou entrar com uma pequena quantia!

Quando cair mais reforço :P 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    patacascarvalho
    1 hour ago, 5coroas said:

Prefiro este ao IEMA:

IE00BKM4GZ66

Olhando apenas para performance parecem semelhantes.

É impressionante a diferença entre o volume dos dois (IEMA perto de 1mM e o EIMI mais de 15mM).

Outra coisa que me chamou à atenção foi o IEMA ter perto de 7% de exposição à Irlanda. 

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    hugomferreira0
    há 10 minutos, Vidolz disse:

Também vou entrar com uma pequena quantia!

Quando cair mais reforço :P 

Por falar nisso. Faz-vos sentido ter um activo o qual queremos sair (Lyxor Nasdaq por exemplo) e no entanto fazer um reforço quando está agora a negativo para que quando cresça a margem ser maior do que a actual? Ou mais vale estar quieto?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, hugomferreira0 disse:

Por falar nisso. Faz-vos sentido ter um activo o qual queremos sair (Lyxor Nasdaq por exemplo) e no entanto fazer um reforço quando está agora a negativo para que quando cresça a margem ser maior do que a actual? Ou mais vale estar quieto?

Porque é que queres sair desse?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    hugomferreira0
    Agora mesmo, 5coroas disse:

Porque é que queres sair desse?

Acho que tenho demasiada exposição às tecnológicas. Vou-me cingir ao IWDA e aos emergentes e tentar reduzir os custos de conexão nas bolsas e de transacção (ambos negociados na EAM). Tentar manter a carteira simples

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O SmartInvest Dinâmico sendo um 70/30 deveria estar ligeiramente acima, entre o V80A e o V60A, não? Obrigado pelo teu estudo e acompanhamento  @Virtua. É um PPR que quero continuar a reforçar e, possivelmente, será o maior instrumento do meu portfolio, vamos ver....

Também vou comprar o V80A, mas para colocar a poupança dos meus miúdos. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 34 minutos, fhff disse:

Também vou comprar o V80A, mas para colocar a poupança dos meus miúdos. 

O V80A com os custos de subscrição será que é bom para isso? Obviamente se os miúdos recebem muito dinheiro esta minha questão não se põe.

há 41 minutos, Vilas disse:

Exacto, os 0.40 referem-se ao imposto, que não mencionei.

O mais relevante que eu pretendia referir é o facto de 10 euros ser o valor mínimo

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, 5coroas disse:

O V80A com os custos de subscrição será que é bom para isso? Obviamente se os miúdos recebem muito dinheiro esta minha questão não se põe.

A minha ideia não seria reforçar muitas vezes por ano. Mas ainda não sei onde vou subscrever. A Degiro já os tem (custo de 2 EUR+0,03%). Ainda não decidi.

Já agora quais os instrumentos que recomendavam para este tipo de poupança? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, sepol disse:

Para o meu pequeno tenho um PPR, em nome dele, para onde vai uma contribuição mensal desde que nasceu e todas as prendas. O objectivo é que ele perceba do poder do "time in the market" e depois continue a contribuir. 

Depois tenho um fundo que também reforço mensalmente e que é para a universidade ( se ainda existe tal coisa e ele quiser, claro).

Queres partilhar qual o PPR? Qualquer banco permite fazê-lo em nome de um menor de idade? Obrigado.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Sergon disse:

Apenas por ter um AUM bem maior?

Não apenas por isso; o IEMA tem 903 empresas e o outro tem 2800, sendo que este tem portanto muitas mais empresas mid e small caps, o que a mim me agrada mais pois em principio terão mais espaço para crescimento.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites