Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETF (Exchange-Traded Fund) - Tópico Geral e WIKI / FAQ

Francisco Martins

Recommended Posts

• Respostas 1,7k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Virtua

280

• Francisco Martins

139

• 5coroas

112

• pge

88

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Este FAQ / WIKI ao longo dos cinco posts iniciais deste tópico representa um pequeno resumo simplificado para efeitos práticos, sendo limitado nesse sentido. LINKS para saltar directamente para o

Posted Images

há 49 minutos, hugomferreira0 disse:

Não percebi, desculpa. Usar as mais-valias do fundo no ETF? É isso?

Para não teres essas despesas mensais de compra de etfs, metes esse dinheiro mensalmente num FI que é gratuito depois o que acumulares lá passas tudo pro etf quando quiseres. Claro que aí fazer isto vais gerar mais valias periodicamente. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 21/02/2021 às 22:47, Virtua disse:

Fiz por alto já há alguns anos. Uma diferença de 1 ponto percentual em custos compensava durante 10/12 anos para uma carteira com uma rentabilidade de 6% ao ano. Depois o custo começava a deixar de compensar. Mas... tb há outras coisas. Até agora o Dinâmico tem um comportamento muito semelhante ao LifeStrategy 60, mesmo incluindo os custos todos.

image.png.970c98d8fc2781f5ebba416f7c8a5c68.png

@Virtuaconfesso que tenho curiosidade de ver como é que se portaram os dois esta semana, com tanta volatilidade no mercado e com a China a levar uma "paulada" de todo o tamanho... 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 19 horas, Virtua disse:

image.png.f66e1b32a79c096a75e434cc3e103513.png

Continuam a ter performance muito semelhantes...

2 de baixo conservadores, 2 do meio moderados, 2 de cima dinâmicos e depois no topo a vermelho o 80% Equity (ultradinâmico?) LOL

Obrigado pela tua análise.

A corrida bem bem encaminhada... Assim é difícil (ou não) tomar decisões 🤪

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas !

Será que alguém me poderá esclarecer  como funciona o invest trader do banco invest (não é o investbtrader) relativamente à venda de ETF. A minha dúvida concreta é a seguinte: Comprei lá várias UP de IWDA em dias diferentes e claro, também a preços diferentes. O problema é que o Invest trader não permite selecionar especificamente qual as UP relativamente ao dia e preço de compra que pretendo vender (contrariamente por exemplo ao Best Trading pro ou ao Go Bulling Pro). 

Assim se vender x UP IWDA, qual é critério que no Invest trader consideram para selecionar o dia e o valor de compra ? Claro que isto interessa e muito para o cálculo das mais ou menos valias.

Muito obrigado,

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 34 minutos, Jovi disse:

Boas !

Será que alguém me poderá esclarecer  como funciona o invest trader do banco invest (não é o investbtrader) relativamente à venda de ETF. A minha dúvida concreta é a seguinte: Comprei lá várias UP de IWDA em dias diferentes e claro, também a preços diferentes. O problema é que o Invest trader não permite selecionar especificamente qual as UP relativamente ao dia e preço de compra que pretendo vender (contrariamente por exemplo ao Best Trading pro ou ao Go Bulling Pro). 

Assim se vender x UP IWDA, qual é critério que no Invest trader consideram para selecionar o dia e o valor de compra ? Claro que isto interessa e muito para o cálculo das mais ou menos valias.

Muito obrigado,

Penso que a regra é FIFO (First in First Out). Começam por vender as mais antigas.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    10 hours ago, fhff said:

Penso que a regra é FIFO (First in First Out). Começam por vender as mais antigas.

Sim, já confirmei com o meu gestor de conta e a regra é mesmo essa, obrigado fhff

Consideram o não haver possibilidade de escolher os titulos por valor e data de compra, aquando a sua venda uma desvantagem importante ? 

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 02/03/2021 às 10:26, Jovi disse:

Sim, já confirmei com o meu gestor de conta e a regra é mesmo essa, obrigado fhff

Consideram o não haver possibilidade de escolher os titulos por valor e data de compra, aquando a sua venda uma desvantagem importante ? 

Obrigado

Na minha modesta opinião, isso nada importa para o negócio que queiras fazer. O FIFO aqui referido só é relevante para efeitos fiscais, determinação das +- valias fiscais.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    35 minutes ago, Sergon said:

Na minha modesta opinião, isso nada importa para o negócio que queiras fazer. O FIFO aqui referido só é relevante para efeitos fiscais, determinação das +- valias fiscais.

Muito obrigado Sergon,

A minha duvida é mesmo essa ...se em termos fiscais á mais benéfico a utilização do FIFO ou a possibilidade de selecionar o lote de ETF a vender por preço do custo/data ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde meus senhores

Acompanho as vossas discussões e apontamentos nas diversas categorias, desde depósitos passando pelos fundos e agora pelos ETF.

E como ando a algum tempo a absorver a informação que aqui deixam, construí uma carteira para a qual gostava da vossa opinião e/ou recomendações.

Assim, a caracterização:

Idade - 39

Prazo - 10-25   

Relação com capital: Confortável   

Risco:   Moderado

Conhecimento financeiro :   0 - Iniciante 

Objectivo : aproxim 6%

A carteira: com investimento inicial de 10k e rebalanceamento anual, no máximo semestral.

FUNDO                                                                                                 INDEX                          ALLOCATION

iShares Core MSCI World UCITS ETF USD (Acc) ISIN IE00B4L5Y983                 MSCI World                                            55%

Vanguard Global Aggregate Bond UCITS ETF EUR  ISIN IE00BG47KH54      Bloomberg Barclays Global                        35%

Xetra-Gold ISIN DE000A0S9GB0                                                                           Gold spot price                                       15%

Desde já o meu agradecimento pelas vossas considerações.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Vilas disse:

Boa tarde meus senhores

Acompanho as vossas discussões e apontamentos nas diversas categorias, desde depósitos passando pelos fundos e agora pelos ETF.

E como ando a algum tempo a absorver a informação que aqui deixam, construí uma carteira para a qual gostava da vossa opinião e/ou recomendações.

Assim, a caracterização:

Idade - 39

Prazo - 10-25   

Relação com capital: Confortável   

Risco:   Moderado

Conhecimento financeiro :   0 - Iniciante 

Objectivo : aproxim 6%

A carteira: com investimento inicial de 10k e rebalanceamento anual, no máximo semestral.

FUNDO                                                                                                 INDEX                          ALLOCATION

iShares Core MSCI World UCITS ETF USD (Acc) ISIN IE00B4L5Y983                 MSCI World                                            55%

Vanguard Global Aggregate Bond UCITS ETF EUR  ISIN IE00BG47KH54      Bloomberg Barclays Global                        35%

Xetra-Gold ISIN DE000A0S9GB0                                                                           Gold spot price                                       15%

Desde já o meu agradecimento pelas vossas considerações.

Nesta fase confesso que tenho muitas reticencias com as bonds.. as perpectivas não sao para dar  rentabilidades ppositivas nos próximos anos, podem ajudar a estabilizar o portefolio mas duvido qUe sirvam para preservar patrimônio, na minha opiniao vai é diminuir..

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    4 hours ago, Jovi said:

Muito obrigado Sergon,

A minha duvida é mesmo essa ...se em termos fiscais á mais benéfico a utilização do FIFO ou a possibilidade de selecionar o lote de ETF a vender por preço do custo/data ?

Tipicamente a regra FIFO é benéfica para a Autoridade Tributária, por isso o aplicam.

Editado por Francisco_
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 30 minutos, patacascarvalho disse:

@Vilasqual a corretora que usas para investir? 

Essa é outra questão ainda pendente. Atualmente tenho conta no Best e no Invest, e contatei os "meus" gestores de cada banco e enviei-lhes e-mail com a  ideia de adquirir 3 ETF`, de modo a apresentarem-me discriminadamente os custos totais anuais. 
    Como penso realizar o rebalanceamento anual, ou no máximo semestral, ficarei num destes bancos, o que apresentar melhores condições.
    O Best, cobra 7 € trimestralmente pela guarda de títulos, mais 10 € em cada ordem/operação. O Invest, ainda não respondeu.

No meu caso, devo optar por um destes 2.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pessoal pro dos ETF's, como já estou muito exposto a stocks individuais está na hora de abrandar, o que acham destes 2 ETF's:

IEMA (iShares MSCI Emerging Markets UCITS ETF (Acc)) - (Euronext Amsterdam) 

IWMO (iShares MSCI World Momentum Factor UCITS) - (London Stock Exchange)

Nota: já tenho IWDA mas tenciono reforçar quando houver uma queda maior.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 minutos, Vidolz disse:

Pessoal pro dos ETF's, como já estou muito exposto a stocks individuais está na hora de abrandar, o que acham destes 2 ETF's:

IEMA (iShares MSCI Emerging Markets UCITS ETF (Acc)) - (Euronext Amsterdam) 

IWMO (iShares MSCI World Momentum Factor UCITS) - (London Stock Exchange)

Nota: já tenho IWDA mas tenciono reforçar quando houver uma queda maior.

Prefiro este ao IEMA:

IE00BKM4GZ66

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites