Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETF (Exchange-Traded Fund) - Tópico Geral e WIKI / FAQ

Francisco Martins

Recommended Posts

• Respostas 1,7k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Virtua

280

• Francisco Martins

139

• 5coroas

112

• pge

88

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Este FAQ / WIKI ao longo dos cinco posts iniciais deste tópico representa um pequeno resumo simplificado para efeitos práticos, sendo limitado nesse sentido. LINKS para saltar directamente para o

Posted Images

Boa noite pessoal. Há aqui alguém que tenha ou saiba dar uma opinião sobre ter ETF'S dos diversos sectores? Tipo os SPDR Healthcare Selector ou Consumer Staples (etc)? 

Acham que faz sentido ter isto tipo de activos numa carteira, quando já se tem produtos que se focam em índices, tipo msci, NASDAQ, s&p500? Ou é uma questão pessoal e só contribui para uma pessoa ficar ainda mais baralhada e complicar as coisas? 😅

(se isto já tiver sido falado, peço desculpa. Procurei na barra de pesquisa mas não encontrei nada...)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    7 hours ago, Virtua said:

http://tools.morningstar.co.uk/uk/xray/editholdings.aspx?LanguageId=en-GB

É o melhor que há B) (se bem que acho demasiado detalhado). Mas analisando lado a lado etc acho que se chega às conclusões que pretendes!!

Adicionei isto no primeiro post na secção de sites/ferramentas úteis, obrigado!

2 hours ago, hugomferreira0 said:

Boa noite pessoal. Há aqui alguém que tenha ou saiba dar uma opinião sobre ter ETF'S dos diversos sectores? Tipo os SPDR Healthcare Selector ou Consumer Staples (etc)? 

Acham que faz sentido ter isto tipo de activos numa carteira, quando já se tem produtos que se focam em índices, tipo msci, NASDAQ, s&p500? Ou é uma questão pessoal e só contribui para uma pessoa ficar ainda mais baralhada e complicar as coisas? 😅

(se isto já tiver sido falado, peço desculpa. Procurei na barra de pesquisa mas não encontrei nada...)

Sectores específicos nesse detalhe é mais "perigoso" porque se acertamos no que vai singrar futuramente é uma festa, mas pelo contrário, se temos a sorte de acertar num sector que vai ter anos de travessia no deserto é melhor ganhar estômago para o aguentar. Isto para além de adicionar sobreposições, criar mais complicação na análise da carteira geral e demais questões envolvidas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 16 minutos, Francisco_ disse:

Adicionei isto no primeiro post na secção de sites/ferramentas úteis, obrigado!

Sectores específicos nesse detalhe é mais "perigoso" porque se acertamos no que vai singrar futuramente é uma festa, mas pelo contrário, se temos a sorte de acertar num sector que vai ter anos de travessia no deserto é melhor ganhar estômago para o aguentar. Isto para além de adicionar sobreposições, criar mais complicação na análise da carteira geral e demais questões envolvidas.

Muito obrigado pelo feedback. Falei nisto porque vi este gráfico da Vanguard, que demonstra os sectores onde supostamente devemos "entrar" nos diversos ciclos do mercado. Mas tal como dizes, é arriscado ter uma carteira constituída só por sectores e ter grandes expectativas. Talvez apenas o Consumer Staples, que creio ser um sector que representa o consumo basico, algo que as pessoas irão sempre precisar de adquirir seja em recessão ou em crescimento do mercado.

Screenshot_20210224_003011.jpg

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde pessoal. Estou em vias de modificar por completo os activos que tenho, que já que isto anda para aqui uma confusão e uma sobreposição do caraças😅. Já aprendi aqui algumas coisas. Vou-me descartar de grande parte dos ETF que tenho e limitar as esolhas. E vinha aqui reunir opiniões e seria porreiro se me pudessem dar, seja para o mau seja para o bem, será sempre bem-vindo. Tenho em vista estabelecer os seguintes, para valor inicial de 2000€:

-IWDA (grátis Degiro) - 45% (TER 0.22%)

- IEMA (Emergentes) (grátis Degiro) - 20% (TER 0.18%)

- Amundi Stoxx 600 UCITS (grátis Degiro) - 15% (TER 0.18%)

- SPDR Russell 2000 US - 20% (2.09€ por transacção) (TER 0.3%)

Ando a comparar esta hipotese com a de optar pelo Vanguard Lifestrategy V80A, porque acaba por ser, de certa forma, a ideia que eu tenho para constituir a minha carteira (um pouco de todo o mundo). Apesar de ser um All-in-one com 0.25% de custos globais, cada vez que quiser fazer reforços, tenho que pagar 2.09€ por transacção (uso a Degiro). Já ponderei usar a BTrader do Invest, que sou lá cliente, mas aquilo aplica 4% de imposto de selo por transação, mais 0.150%.

Queria saber a vossa opinião ou se me puderem indicar uma ferramenta online que me permita comparar através de uma simulação ou algo do genero, seria porreiro.

Obtei focar no IWDA em detrimento do Ishares S&P500, que são idênticos. O que me levou a crer que o s&p500 está ali a a mais e está na lista dos descartáveis. Estou a ver se a situação do mercado bolsista fique um pouco melhor para os vender (?)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 minutos, N.Rocha disse:

Com esse montante inicial, eu substituia esses 4 pelo LifeStrategy v80A ou ( ja que tens emergentes nessa lista ) pelo Vanguard FTSE All-World UCITS ETF USD Acc ( VWCE )

Obrigado pela resposta!.. Sim, O vanguard de certa forma já abrange o que procuro, excepto as obrigações. A isto alia-se o facto de que os reforços seriam postos num activo só, em vez de os distribuir por 4. Ainda assim, estes reforços custam 2.09€. São este tipo de questões que me leva a reunir opiniões.

O unico motivo que me levou a optar pelo IWDA e emergentes em separado, é porque ambos são gratuitos na Degiro e o VWCE não

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, Francisco_ disse:

Mera opinião baseada na preferência de ter um pouco de tudo a nível de acções, montante de 2000€ e custos de transacção:

-IWDA (grátis Degiro) - 80% (TER 0.20%) [representa os titulos de grande e média capitalização de 23 Países/Mercados Desenvolvidos. Com 1.601 títulos, o índice cobre aproximadamente 85% do mercado accionista disponivel a negociação de cada um dos países constituintes de acordo com a sua capitalização. ]

- IEMA (Emergentes) (grátis Degiro) - 20% (TER 0.18%) [representa os titulos de grande e média capitalização de 26 Países/Mercados Emergentes. Com 897 títulos, o índice cobre aproximadamente 85% do mercado accionista disponivel a negociação de cada um dos países constituintes de acordo com a sua capitalização. ]

reforços mensais grátis e um custo único de 2,5€/ano pela bolsa Euronext Amsterdam.

Obrigado pela resposta!

Ponderar então retirar Europa e Russell 2000 por forma a simplificar as coisas e visto que o IWDA já é um índice mundial. É isso?

E quanto a optar pelo Lifestrategy em detrimento destes dois?

há 4 minutos, hugomferreira0 disse:

Obrigado pela resposta!

Ponderar então retirar Europa e Russell 2000 por forma a simplificar as coisas e visto que o IWDA já é um índice mundial. É isso?

Além de reduzir também os custos anuais de transação em bolsas

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 minutos, hugomferreira0 disse:

Obrigado pela resposta!

O  Lifestrategy já tem obrigações; queres obrigações?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Independentemente das decisões penso que limitar/alterar o nosso asset allocation por 2 euros de custo de uma ordem é uma loucura. Fico espantado com o quanto a palavra "grátis" tem impacto (independentemente de já ter lido papers sobre isso nunca deixo de ficar surpreendido). 

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Agora mesmo, 5coroas disse:

O  Lifestrategy já tem obrigações; queres obrigações?

há 2 minutos, Virtua disse:

Independentemente das decisões penso que limitar/alterar o nosso asset allocation por 2 euros de custo de uma ordem é uma loucura. Fico espantado com o quanto a palavra "grátis" tem impacto (independentemente de já ter lido papers sobre isso nunca deixo de ficar surpreendido). 

Eu percebo. E é por isso que peço opiniões. É um facto que não é decisivo (de não ter custos de transação). Não sou perito, de longe, na materia. Pretendo reunir opiniões de pessoas que entendam mais o assunto. Obvio que em caso de alguma barbaridade, por favor digam e corrijam.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 minutos, Virtua disse:

Ao início acho somos todos leigos nesta matéria, eu pelo menos falo por mim, e para quem está no começo, o facto de não ter custo de transacção (custos reduzidos), parace ser algo vantajoso. Não digo que seja factor decisivo e me leve sempre a pensar "tem custos de transacção, está exluido da hipótese". Não é nada disso. Só acho que seja uma vantagem (não um factor decisivo), tendo em conta os dois ETF em comparação. Digo eu. Daí gostar de ouvir a vossa opinião.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, hugomferreira0 disse:

Ao início acho somos todos leigos nesta matéria, eu pelo menos falo por mim, e para quem está no começo, o facto de não ter custo de transacção (custos reduzidos), parace ser algo vantajoso. Não digo que seja factor decisivo e me leve sempre a pensar "tem custos de transacção, está exluido da hipótese". Não é nada disso. Só acho que seja uma vantagem (não um factor decisivo), tendo em conta os dois ETF em comparação. Digo eu. Daí gostar de ouvir a vossa opinião.

Se contas fazer muitas transações, então os custos podem ser relevantes. Quais são os minimos desses ETFs?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    35 minutes ago, hugomferreira0 said:

Obrigado pela resposta!

Além de reduzir também os custos anuais de transação em bolsas

Julgo que tens de decidir primeiro se pretendes ter obrigações ou não na carteira que falavas. Pelo que tinhas mostrado, era só acções. Simplificar, especialmente com esse montante e com o facto de teres um reforço para distribuir por dois em vez de quatro ETF. Se o desvio em sobrecarregar as acções na Europa ou o Small Cap nos EUA iria resultar em algum ganho, isso já é mais dificil de prever...mas com esse montante não vejo razão para complicar, especialmente quando num deles tens um custo de reforço.

A noção de ser grátis é algo a considerar dado o montante envolvido, inclusivamente nos reforços que ainda pode ser mais problemático (estar a reforçar 100€ mensais com um custo de 2,09€ é não negligenciável). Se só pretendes ter acções na carteira, para que serve estar a utilizar o Lifestrategy 80/20 nesse caso? Ainda por cima em conta custody na Degiro tens a cotação com 15 minutos de atraso o que iria traduzir-se em mais algumas migalhas de ineficiência a nível de spread de bid/ask em compras regulares.

Isto é, o que referi é muito baseado na situação em concreto, não quer dizer que o "grátis" é o extremo que deve ser levado sobre tudo o resto.

Editado por Francisco_
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 15 minutos, Francisco_ disse:

Julgo que tens de decidir primeiro se pretendes ter obrigações ou não na carteira que falavas. Pelo que tinhas mostrado, era só acções. Simplificar, especialmente com esse montante e com o facto de teres um reforço para distribuir por dois em vez de quatro ETF. Se o desvio em sobrecarregar as acções na Europa ou o Small Cap nos EUA iria resultar em algum ganho, isso já é mais dificil de prever...mas com esse montante não vejo razão para complicar, especialmente quando num deles tens um custo de reforço.

A noção de ser grátis é algo a considerar dado o montante envolvido, inclusivamente nos reforços que ainda pode ser mais problemático (estar a reforçar 100€ mensais com um custo de 2,09€ é não negligenciável). Se só pretendes ter acções na carteira, para que serve estar a utilizar o Lifestrategy 80/20 nesse caso? Ainda por cima em conta custody na Degiro tens a cotação com 15 minutos de atraso o que iria traduzir-se em mais algumas migalhas de ineficiência a nível de spread de bid/ask em compras regulares.

Isto é, o que referi é muito baseado na situação em concreto, não quer dizer que o "grátis" é o extremo que deve ser levado sobre tudo o resto.

Sim, como disse, o facto de não ter custos de transação não é factor eliminatório ou decisivo, apenas referi-me panorama em questão e à alternativa colocada. Achei que fosse relevante

Quanto às obrigações, apesar não ter referido nenhum etf na lista, ando a fazer pesquisa.

há 8 minutos, 5coroas disse:

E contas fazer reforços de mais ou menos quanto e com que periodicidade?

Não menos de 100€, todos os meses. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O custo associado para uma estratégia longo prazo é recomendado andar por 0,1%. Por isso, não considerando os TER, uma comissão de 2€ pressupõem uma compra de 2000€.

Concordo com a visão que uma comissão de 2€ para carregamentos mensais nessa ordem de grandeza é indesejável.

Se por ventura quiseres mesmo adquirir um ETF com comissão de compra então podes optar por em vez de comprar mensalmente juntar X meses e fazer menos compras. Em vez de pagar 12 comissões mensais por exemplo comprando anualmente pagar só 1.

Se seguires essa carteira, fica muito semelhante à minha. Perdeste um bom dia de saldos... Penso que hoje também não está nada mau para começar.

Editado por patacascarvalho
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, patacascarvalho disse:

O custo associado para uma estratégia longo prazo é recomendado andar por 0,1%. Por isso, não considerando os TER, uma comissão de 2€ pressupõem uma compra de 2000€.

Concordo com a visão que uma comissão de 2€ para carregamentos mensais nessa ordem de grandeza é indesejável.

Se seguires essa carteira, fica muito semelhante à minha. Perdeste um bom dia de saldos... Penso que hoje também não está nada mau para começar.

Sim tenho visto, esta semana tem estado em saldos. Já tinha (e tenho) posições no IWDA e no IEMA ;) Só tenho que reajustar valores, ver as restantes hipóteses e despachar o que está a mais na carteira. Mas obrigado pelo comentário!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites