Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETF (Exchange-Traded Fund) - Tópico Geral e WIKI / FAQ

Francisco Martins

Recommended Posts

• Respostas 1,7k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Virtua

280

• Francisco Martins

139

• 5coroas

112

• pge

88

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Este FAQ / WIKI ao longo dos cinco posts iniciais deste tópico representa um pequeno resumo simplificado para efeitos práticos, sendo limitado nesse sentido. LINKS para saltar directamente para o

Posted Images

há 3 minutos, fhff disse:

Não estarás a confundir o Vanguard LifeStrategy com o SmartInvest? O último é PPR, daí a efeciciência fiscal. Será isto?

Foi o que eu disse. Devido à pub ficou estranho o meu printscreen. Não foi bem erro do pge. Se calhar mais distracção minha do que outra coisa!!

Editado por Virtua
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 15 minutos, pge disse:

Já fizeste alguma simulação do 60 e do 80?

Ainda não. Já sei o que os compõe mas ainda não fiz. Devo fazer em breve. Mas é possível que não seja simples porque os ETFs têm pouco histórico e tenho acesso limitado a muitos índices.

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, Virtua disse:

Ainda não. Já sei o que os compõe mas ainda não fiz. Devo fazer em breve. Mas é possível que não seja simples por os ETFs têm pouco histórico e tenho acesso limitado a muitos índices.

https://www.morningstar.es/es/etf/snapshot/snapshot.aspx?id=0P0001LAZ1&tab=3&InvestmentType=FE

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Parece-me que em termos de custos globais o da vanguard parece ser mais vantajoso que o smart Invest. Mas tal como disseste, talvez seja melhor esperar até sair os resultados da rentabilidade para saber o que compensa.

Eu depois de ler os teus posts, creio que tenho ETF a mais (tenho tipo 10, mais um PPR e um fundo de investimento) 😅 não sei se isso será uma coisa boa. Talvez esteja a cair na ilusão de diversificar por vários activos e no fundo seria mais vantajoso ter apenas dois ou três, com montantes maiores. Há aqui alguém que me consiga confirmar ou ajudar nisto?

Um dos motivos que me está a fazer ponderar e seguir de perto o Smart é a tributação, os 8% a partir dos 5 anos, e o facto de ser uma carteira composta á base de ETF. Para mim, que pouco sei, parece ser interessante e diferente do que há no mercado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 58 minutos, hugomferreira0 disse:

Parece-me que em termos de custos globais o da vanguard parece ser mais vantajoso que o smart Invest. Mas tal como disseste, talvez seja melhor esperar até sair os resultados da rentabilidade para saber o que compensa.

Um dos motivos que me está a fazer ponderar e seguir de perto o Smart é a tributação, os 8% a partir dos 5 anos, e o facto de ser uma carteira composta á base de ETF. Para mim, que pouco sei, parece ser interessante e diferente do que há no mercado

É isto. Tem de se ver se a poupança fiscal compensa face ao aumento de custos. Se for investimento a muito longo prazo pode não compensar..

Citação

Eu depois de ler os teus posts, creio que tenho ETF a mais (tenho tipo 10, mais um PPR e um fundo de investimento) 😅 não sei se isso será uma coisa boa. Talvez esteja a cair na ilusão de diversificar por vários activos e no fundo seria mais vantajoso ter apenas dois ou três, com montantes maiores. Há aqui alguém que me consiga confirmar ou ajudar nisto?

Pessoalmente, e em estudos, sempre usei apenas 3 ETFs, já há vários anos. Equity, Bonds Gov e Ouro. Nunca senti necessidade de amis. Há sempre cenas diferentes, seja emergentes seja small caps etc etc Nunca tive necessidade de investimento pessoal nesses campos, embora conheça (e crie profissionalmente carteiras) que se dão bem nesses investimentos. Pós pandemia tudo o que é emergentes, nomeadamente o que tem alguma China tem corrido bem.

O mercado é tão grande que após alguns anos "desligas" do new new thing/o que está na moda. Ainda esta semana descobri um ETF "interessante" com o ticker IPO. Não há dinheiro para investir em tudo e acabo por me cansar e fazer carteiras simples, no que diz respeito a investimento pessoal.

Os Vanguard têm mais ou menos esses 10 ETFs, só simplifica ter de fazer uma compra apenas. - Comissões, - Trabalho + Poupança B)

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 minutos, Virtua disse:

É isto. Tem de se ver se a poupança fiscal compensa face ao aumento de custos. Se for investimento a muito longo prazo pode não compensar..

Pessoalmente, e em estudos, sempre usei apenas 3 ETFs, já há vários anos. Equity, Bonds Gov e Ouro. Nunca senti necessidade de amis. Há sempre cenas diferentes, seja emergentes seja small caps etc etc Nunca tive necessidade de investimento pessoal nesses campos, embora conheça (e crie profissionalmente carteiras) que se dão bem nesses investimentos. Pós pandemia tudo o que é emergentes, nomeadamente o que tem alguma China tem corrido bem.

O mercado é tão grande que após alguns anos "desligas" do new new thing/o que está na moda. Ainda esta semana descobri um ETF "interessante" com o ticker IPO. Não há dinheiro para investir em tudo e acabo por me cansar e fazer carteiras simples, no que diz respeito a investimento pessoal.

Os Vanguard têm mais ou menos esses 10 ETFs, só simplifica ter de fazer uma compra apenas. - Comissões, - Trabalho + Poupança B)

Então não é de todo "absurdo" ter 9 ou 10 ETF, depende de cada um e do objectivo ou ideia que se tenha ao criar a carteira, é isso?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 minutos, hugomferreira0 disse:

Então não é de todo "absurdo" ter 9 ou 10 ETF, depende de cada um e do objectivo ou ideia que se tenha ao criar a carteira, é isso?

Sim. Desde que os ETFs façam sentido numa visão global. Teres um ETF do S&P 500 com hedge e outro sem hedge por exemplo não faz muito sentido para mim. Ter um S&P 500 e um MSCI USA não faz sentido (exemplo que me lembrei agora). Agora se nesses 10 tiveres: USA, Europe, Japan, Emergentes, Small Caps Global, Bonds gov mundial, Bonds High Yield e assim sucessivamente não vejo grandes problemas!!

EDIT: Ou seja, há asset classes +/- bem definidas na indústria financeira. Desde que não dupliques a asset class por mim está tudo mais que bom!!

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, Virtua disse:

Sim. Desde que os ETFs façam sentido numa visão global. Teres um ETF do S&P 500 com hedge e outro sem hedge por exemplo não faz muito sentido para mim. Ter um S&P 500 e um MSCI USA não faz sentido (exemplo que me lembrei agora). Agora se nesses 10 tiveres: USA, Europe, Japan, Emergentes, Small Caps Global, Bonds gov mundial, Bonds High Yield e assim sucessivamente não vejo grandes problemas!

Mostro aqui o que tenho. A parte do hedged já me fizeste perceber e agradeço-te por isso. Resumidamente é indice s&p500, DAX, indice russel 2000 (tal small caps), índice NASDAQ, emergentes, energias limpas, msci World, ESG, Dow Jones

Screenshot_20210220_233143.jpg

há 10 minutos, Virtua disse:

Sim. Desde que os ETFs façam sentido numa visão global. Teres um ETF do S&P 500 com hedge e outro sem hedge por exemplo não faz muito sentido para mim. Ter um S&P 500 e um MSCI USA não faz sentido (exemplo que me lembrei agora). Agora se nesses 10 tiveres: USA, Europe, Japan, Emergentes, Small Caps Global, Bonds gov mundial, Bonds High Yield e assim sucessivamente não vejo grandes problemas!!

Screenshot_20210220_233134.jpg

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, Mouro Emprestado disse:

Não me leves a mal, mas hás de ter aí muita sobreposição de activos.

Como é que chegaste à alocação de percentagens entre eles?

Embora não exista "one-size fits all", desviar muito do IWDA (MSCI World) ou do VWCE (FTSE All World, que contém mercados emergentes) é uma estratégia que, há primeira vista, dificilmente trará melhores resultados no longo-prazo. Com a agravante de depois acabares por tentar fazer gestão activa sobre as próprias alocações desses fundos todos.

KISS, keep it simples and short 🙂  

Claro que não levo a mal, pelo contrário. Expus aqui isso mesmo para trocar ideias e saber opinião de todos. Sinceramente foi por ler diversos artigos e feito pesquisas, considerei que podessem ser boas apostas com os acontecimentos políticos e económicos que têm acontecido. Isso que disseste e por ler aqui vários posts é que perguntei se haviam vantagens em ter vários ou se com o objectivo a longo prazo, bastaria ter apenas dois ou três que replicassem ou representassem o mesmo que estes todos que tenho. O maior receio que tenho, de facto, é isso: ter sobreposição.

Talvez esteja a "desperdiçar" recursos que poderia investir e focar em apenas dois ou três.

Vim aqui para aprender e ouvir opiniões de quem já "anda" nisto há mais tempo ;) todas as críticas serão bem vindas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 32 minutos, superkinas disse:

uma questão que levanto tb são sobre custos, não sei qual valores investidos nem os bancos/degiro etc... mas no caso etf temos ter atenção custos associados compra e venda

É na Degiro e sim 4 têm custos fixos de compra e venda. Entendo que não seja vantajoso, mas por exemplo no ishares s&p500 achei que compensasse

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 23 horas, Virtua disse:

É isto. Tem de se ver se a poupança fiscal compensa face ao aumento de custos. Se for investimento a muito longo prazo pode não compensar.

Pensei nisso hoje! alguém ja fez um teste que desse para perceber se o aumento de custos com a gestão e a menor tributação será assim tão mais compensatória do que fazer subscrição isolada dos etf? Obviamente que temos ainda de considerar se existem reforços ou nao. Mas imaginando que é aplicado de uma so vez. Compensa o smart??

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, vila disse:

Pensei nisso hoje! alguém ja fez um teste que desse para perceber se o aumento de custos com a gestão e a menor tributação será assim tão mais compensatória do que fazer subscrição isolada dos etf? Obviamente que temos ainda de considerar se existem reforços ou nao. Mas imaginando que é aplicado de uma so vez. Compensa o smart??

Acho que grande parte da malta está à espera para ver os primeiros resultados da rentabilidade para tirar algumas conclusões. Também estou de olho nele

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, vila disse:

Fiz por alto já há alguns anos. Uma diferença de 1 ponto percentual em custos compensava durante 10/12 anos para uma carteira com uma rentabilidade de 6% ao ano. Depois o custo começava a deixar de compensar. Mas... tb há outras coisas. Até agora o Dinâmico tem um comportamento muito semelhante ao LifeStrategy 60, mesmo incluindo os custos todos.

image.png.970c98d8fc2781f5ebba416f7c8a5c68.png

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 minutos, Virtua disse:

Fiz por alto já há alguns anos. Uma diferença de 1 ponto percentual em custos compensava durante 10/12 anos para uma carteira com uma rentabilidade de 6% ao ano. Depois o custo começava a deixar de compensar. Mas... tb há outras coisas. Até agora o Dinâmico tem um comportamento muito semelhante ao LifeStrategy 60, mesmo incluindo os custos todos.

image.png.970c98d8fc2781f5ebba416f7c8a5c68.png

Gosto do PPR pela possibilidade que temos de programar os reforços e deixar o barco seguir viagem... A parte emocional deixa de pesar tanto nas decisões de reforços/entradas. 

Depois, temos a tributação às saída. 

Como já referiste, no muito longo prazo pode deixar de compensar esta redução na tributação das mais valias...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, sepol disse:

Gosto do PPR pela possibilidade que temos de programar os reforços e deixar o barco seguir viagem... A parte emocional deixa de pesar tanto nas decisões de reforços/entradas. 

Depois, temos a tributação às saída. 

Como já referiste, no muito longo prazo pode deixar de compensar esta redução na tributação das mais valias...

Poderá ser uma boa opção resgatar e voltar a reinvestir nessa altura? Por forma a contornar isso

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 18 minutos, Francisco_ disse:

Sobre esse tema, houve uma discussão aqui neste tópico que pode ser interessante:

Será melhor ler desde o ínicio para depois perceber como foram feitos os calculos, as tabelas e os gráficos comparativos.

Obrigado!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites