Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETF (Exchange-Traded Fund) - Tópico Geral e WIKI / FAQ

Francisco Martins

Recommended Posts

A 16/02/2021 às 17:52, lfsmen disse:

Vi no reddit, parece que já divulgaram a lista. Aqui vai.

O que vos parece?

etfs.png

Boa tarde a todos. Sou membro novo neste forum e ando a estudar estes tópicos há 3 meses, ja tendo feito algumas aplicações. Resumindo, vi este forum como uma mais valia para enriqueceder conhecimentos e trocar ideias. 

Tenho algumas questões que gostaria de vos colocar, para saber a vossa opinião.

A primeira é relativa a este Smart Invest (imagem retirada da publicação acima), do Banco Invest. Estou a ponderar subscrever no Dinâmico, mas dado que é um produto recente, estou um pouco na duvida. Alguém tem uma opinião formada sobre isto?

A segunda é, tenho na Degiro Ishares Core S&P500 (SXR8) e o Ishares Core S&P500 Hedged (IUES). Já entendi qual o propósito e a diferença para um hedge, mas a minha questão é se vale a pena manter os dois ou se isso não faz sentido. Adquiri os dois na mesma altura, mas como tenho vindo a ler e a aprender um pouco mais ao longo do tempo, começo a questionar algumas coisas.

Muito obrigado desde já.

Hugo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 1,7k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Virtua

280

• Francisco Martins

139

• 5coroas

112

• pge

88

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Este FAQ / WIKI ao longo dos cinco posts iniciais deste tópico representa um pequeno resumo simplificado para efeitos práticos, sendo limitado nesse sentido. LINKS para saltar directamente para o

Posted Images

há 3 horas, hugomferreira0 disse:

Ignorem a questão do Smart Invest, já li aqui umas coisas

Viste o backtest do Francisco, acho que especificamente do dinâmico? 

Tb ando para fazer um mas estou a ver se há mais histórico para ver se fica mesmo alinhavado!!

há 7 horas, hugomferreira0 disse:

A segunda é, tenho na Degiro Ishares Core S&P500 (SXR8) e o Ishares Core S&P500 Hedged (IUES). Já entendi qual o propósito e a diferença para um hedge, mas a minha questão é se vale a pena manter os dois ou se isso não faz sentido. Adquiri os dois na mesma altura, mas como tenho vindo a ler e a aprender um pouco mais ao longo do tempo, começo a questionar algumas coisas.

Isso é uma questão tua e há opiniões distintas se bem que a mais vigente nos investimentos é que os custos de hedging cambial não compensa a diminuição de risco em acções, pelo que em equity a maioria das pessoas faz sem hedge.

Podes ver pelos AUMs dos activos que falaste, um tem 44 mil milhões sob gestão (versão sem hedge) e outro "apenas" 4.5

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

desde já obrigado pela análise, mas julgo que existe aqui um "pormaior" que não está tido em conta: enquanto o "75/25 dumb" é estático em termos de composição da carteira, o Smart não será, correto? Sendo assim daqui a meio ano por exemplo a carteira poderá ser outra e os resultados também. Aliás, o foco do produto julgo que será mesmo esse, ser gerido de forma +/- activa na procura dos melhores resultados (na prática pode não acontecer...)

Outro ponto parecem-se ser os quase 20% de emergentes no Smart, em termos de histórico os resultados são maus, mas a avaliar 2020 e 2021 já não será bem assim. Numa análise backtest como avaliamos estas alterações? Ou seja, temos uma "classe" de activos cujo comportamento alterou radicalmente em relação aos últimos anos, pelo que o histórico não é uma boa previsão de futuro, pelo menos a curto prazo, digo eu :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 17 minutos, elkefro disse:

expliquei-me mal e/ou percebi mal: a composição do fundo será sempre a mesma? sei lá, por exemplo os 18% de eurostoxx50 à data de hoje não poderão ser 28% daqui a 3 meses?

Alocações fixas. Rebalanceamentos trimestrais! Por isso as respostas às tuas questões são sim e não, respectivamente. Mas podes sempre alterar de perfil 😉

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 20 minutos, Virtua disse:

Alocações fixas. Rebalanceamentos trimestrais! Por isso as respostas às tuas questões são sim e não, respectivamente. Mas podes sempre alterar de perfil 😉

posso estar a ser inocente, mas a única coisa seria fixa, pela publicidade, eram as alocações entre ações/obrigações.

Da KIID: "A gestão do Subfundo é realizada de forma activa, embora a política de investimento seja concretizada por instrumentos de gestão passiva." 

Ou seja, seriam ETF's de gestão passiva mas geridos ativamente no portefólio do fundo, sinto-me enganado :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 49 minutos, elkefro disse:

Da KIID: "A gestão do Subfundo é realizada de forma activa, embora a política de investimento seja concretizada por instrumentos de gestão passiva." 

Interessante. Não tinha lido isso ainda... Mas acho que é "apenas" uma escapatória caso algum dia queiram fazer alterações! Ou então os rebalanceamentos são considerados "gestão activa"!!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Para mim uma das melhores formas de preparação para o futuro é estudar o passado. É verdade que "mudam-se os tempos, mudam-se as vontades" porém penso que a guia que funcionava há 50 anos não tem porquê não funcinar agora e por mais 50 anos com bons resultados.

Apesar de ter um intervalo de análise que não é muito largo, o backtest mostra que apenas com 2 ETF e com uma estratégia simples e bem discutida se conseguem resultados que considero bastante agradáveis para a maioria dos investidores "passivos".

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante hugomaferreira0
    há 15 horas, Virtua disse:

Viste o backtest do Francisco, acho que especificamente do dinâmico? 

Tb ando para fazer um mas estou a ver se há mais histórico para ver se fica mesmo alinhavado!!

Isso é uma questão tua e há opiniões distintas se bem que a mais vigente nos investimentos é que os custos de hedging cambial não compensa a diminuição de risco em acções, pelo que em equity a maioria das pessoas faz sem hedge.

Podes ver pelos AUMs dos activos que falaste, um tem 44 mil milhões sob gestão (versão sem hedge) e outro "apenas" 4.5

Obrigado pelo esclarecimento. Então resumindo, não faz muito sentido ter os dois, visto que ambos os activos replicam o mesmo índice, apenas com a diferença da "cobertura cambial". Visto que o Unhedged tem um custo de 0.07% e o hedged tem 0.22% se não me engano, e tal como falaste nos custos associados ao câmbio e nos AUM de um e de outro, é preferível então vender o Hedged e colocá-lo no Unhedge. (A única desvantagem é que na Degiro pagam-se dois euros e uns cêntimos cada que vez que quiser comprar)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O backtest tb é feito de uma forma "estranha". Não percebo muitos cálculos do curvo.eu

O reforço recorrente que o Francisco colocou "enviesa" os resultados. Para fazer uma comparação com os fundos, como estás a fazer, deves fazer sem reforços (ou pelo menos usar o time weighted returns, algo que não me parece que o Curvo está a fazer).

Se tirares os reforços os resultados para o Dumb 75/25 são ligeiramente diferentes:

image.thumb.png.3cc55d900f15f8ef0054015d31d113fb.png

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, Visitante hugomaferreira0 disse:

Obrigado pelo esclarecimento. Então resumindo, não faz muito sentido ter os dois, visto que ambos os activos replicam o mesmo índice, apenas com a diferença da "cobertura cambial". Visto que o Unhedged tem um custo de 0.07% e o hedged tem 0.22% se não me engano, e tal como falaste nos custos associados ao câmbio e nos AUM de um e de outro, é preferível então vender o Hedged e colocá-lo no Unhedge. (A única desvantagem é que na Degiro pagam-se dois euros e uns cêntimos cada que vez que quiser comprar)

Os custos de hedge câmbial andam pelos 2% (➤ Custos de hedging EUR/USD). Tu é que terás de ver se vale ou não a pena, mas sim, não costumo ver muita gente (se alguma) a recomendar ter equity com hedge.

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

@Virtua o que achas dos etfs do Nasdaq100 por exemplo pra 10 anos? Aconselhas, achas arriscado por podermos voltar a ter uma década tipo 2000-2010? Ou tipo meter 50% Sp500 e 10%Nasdaq de modo a aumentarmos a exposição ás techs.

Não vejo muita gente a falar destes etfs e tenho curiosidade do porquê.

Nos teus investimentos pessoais, não os que fazes profissionalmente, também é sempre IWDA?

Editado por pge
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 35 minutos, pge disse:

@Virtua o que achas dos etfs do Nasdaq100 por exemplo pra 10 anos? Aconselhas, achas arriscado por podermos voltar a ter uma década tipo 2000-2010? Ou tipo meter 50% Sp500 e 10%Nasdaq de modo a aumentarmos a exposição ás techs.

Quem sabe? Acho que a ideia é essa. Se soubéssemos era mais simples...

Citação

Não vejo muita gente a falar destes etfs e tenho curiosidade do porquê.

Pk o retalho só se preocupa com o que está na moda. Agora são os ARK 😆 Não te preocupes que conheço algumas pessoas que têm Nasdaq 100 ;) (embora tb veja poucos profissionais a recomendar, é verdade.)

Citação

Nos teus investimentos pessoais, não os que fazes profissionalmente, também é sempre IWDA?

Antes fosse. Quando fiz a minha carteira de ETFs há 2 anos usei o IQQ0, o que não correu muito bem. Gosto de experimentar as coisas antes de recomendar e estava com uma boa fezada no IQQ0 e estava a começar a colocar profissionalmente naquelas pessoas/clientes mais na "vanguarda" do que eu vou descobrindo. Mas evitava mesmo assim que alguém fizesse um all-in como fiz. Já não me lembrava de fazer um erro destes desde 2013, mas já nessa altura, o meu erro 'só' deu origem a baixas rentabilidades, não a perdas. Sempre limitei o meu risco... desde o tempo de "especulador". Live to fight another day, i guess.

Estou a ponderar muito seriamente a fazer all-in no Vanguard Lifestyle 60% Equity numa potencial renovação da carteira. (Com a mesma perspetiva de usar antes de recomendar B)). Potenciais pequenas variações são o SMART dinâmico e uma pequena posição que pretendo comprar em McDonalds (primeira acção em + de 12 anos).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 32 minutos, Virtua disse:

Estou a ponderar muito seriamente a fazer all-in no Vanguard Lifestyle 60% Equity numa potencial renovação da carteira. (Com a mesma perspetiva de usar antes de recomendar B)). Potenciais pequenas variações são o SMART dinâmico e uma pequena posição que pretendo comprar em McDonalds (primeira acção em + de 12 anos).

Fui ler aí pra trás sobre esse Vanguard LS e tens um post com um print do Invest que fala em eficiência fiscal. Isto tem alguma vantagem fiscal diferente de um etf normal?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 34 minutos, pge disse:

Fui ler aí pra trás sobre esse Vanguard LS e tens um post com um print do Invest que fala em eficiência fiscal. Isto tem alguma vantagem fiscal diferente de um etf normal?

Não estarás a confundir o Vanguard LifeStrategy com o SmartInvest? O último é PPR, daí a efeciciência fiscal. Será isto?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites