Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETF (Exchange-Traded Fund) - Tópico Geral e WIKI / FAQ

Francisco Martins

Recommended Posts

• Respostas 1,7k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Virtua

280

• Francisco Martins

139

• 5coroas

112

• pge

88

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Este FAQ / WIKI ao longo dos cinco posts iniciais deste tópico representa um pequeno resumo simplificado para efeitos práticos, sendo limitado nesse sentido. LINKS para saltar directamente para o

Posted Images

há 30 minutos, Francisco_ disse:

Como é que vai ser nos próximos 10 anos? a mesma resposta de sempre...ninguém sabe ao certo, é fácil olhar para trás e ver isto, mas qualquer aposta num dos outros 5 desta gama "Edge" com factores tinha resultado numa underperfomance ao índice vanilla.

Concordo a 100%, tendo sofrido na pele nos últimos 2 anos por uma aposta no IQQ0

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sobre active vs passive inflows

64c439_73d260e1eb35401f96fec174e19afa91~

Sobre Value vs Momentum

64c439_d103c60e5041413896cd4a4701c1258d~

Since 1995, momentum has outperformed value an astonishing 73% percent of all three-year periods.  Since 2011 (which includes the GFC), the outperformance has occurred 85% of the time. 

The second impact from a rise in passive index investing would be an expected increase in correlation.

64c439_17ecbccff1c44953b9f846b0d627f924~

Fonte: https://www.logicafunds.com/policy-in-a-world-of-pandemics

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 02/02/2021 às 12:57, Virtua disse:

Semelhante aos PPR.

5 anos e um dia <- 4/5 da taxa liberatória (neste momento 22.4%)

8 anos e um dia <- 2/3 da taxa liberatória (11.2%)

A taxa liberatória para os PPR são de 21.5%, ao contrário dos "normais" 28%, daí ainda ser mais vantajoso!!

Sim e não. Provavelmente isso vai ser ajustado para distinguir entre "Transmissão de ordens". Basicamente gestor normal. Temos aberto contas a partir de 25k assim.

Por outro lado, os 250k mínimo são para aconselhamento. E sim. São mesmo 200 a 250k. E o trabalho que tenho nem sei se esses clientes compensam 😁. Pelo menos para já não. Só massificando (Só para teres noção dos "doces" a que esses clientes têm direito). Estamos a pensar colocar algumas coisas dessas lá no site para demostrar. Mas não é relevante para os seguros. São serviços diferentes.

Peço desculpa a intromissão e talvez a questão seja descabida mas fiquei intrigado..

Vocês permitem criar um seguro desses ( para valores , digamos de 25k) para investir apenas no IWDA por exemplo ? Que taxas (de gestão etc) é que isso implicaria ?

Muito obrigado 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 17 horas, Visitante Johnard disse:

Peço desculpa a intromissão e talvez a questão seja descabida mas fiquei intrigado..

Vocês permitem criar um seguro desses ( para valores , digamos de 25k) para investir apenas no IWDA por exemplo ? Que taxas (de gestão etc) é que isso implicaria ?

Muito obrigado 

Como disse no texto citado... só acima de 250k. Estes seguros são relativamente caros. Mesmo com 250K o preço ronda os 0.8%, o que com o IWDA acrescentaria 0.2%, perfazendo um total de 1% (mesmo assim significativamente mais barato do que a maioria dos fundos activos 100% equity)

Dentro do seguro pode-se ter "tudo" (acções ou obrigações directas, fundos, ETFs etc)

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Virtua disse:

Como disse no texto citado... só acima de 250k. Estes seguros são relativamente caros. Mesmo com 250K o preço ronda os 0.8%, o que com o IWDA acrescentaria 0.2%, perfazendo um total de 1% (mesmo assim significativamente mais barato do que a maioria dos fundos activos 100% equity)

Dentro do seguro pode-se ter "tudo" (acções ou obrigações directas, fundos, ETFs etc)

Nestes somos nós que escolhemos o que lá metemos e por exemplo os do best são carteiras pré-feitas em que o gestor escolhe o que lá mete, é isto?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 39 minutos, pge disse:

Nestes somos nós que escolhemos o que lá metemos e por exemplo os do best são carteiras pré-feitas em que o gestor escolhe o que lá mete, é isto?

"somos nós que escolhemos o que lá metemos" 😉

Não gosto muito muito de coisas pré empacotadas 🙂

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 08/02/2021 às 23:00, Virtua disse:

No limite poderia colocar um pouco de ouro. Performance nos últimos 3 anos é virtualmente idêntica mas com menor risco/volatilidade.image.png.cd4fd3fb7899a271f63991e376c35d72.png 

Estou na dúvida em manter-me 100% IWDA ou entrar no ouro.

Alguém na mesma situação? Mais opiniões?

Outra questão, entre o ouro e outro metal, como por exemplo o paládio, o ouro tem vantagens ou o risco/estabilização da carteira é semelhante?

chart.jpg

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 minutos, Virtua disse:

Tens ETF de Paládio? Posso testar. Já testei com vários metais que encontrei em ETF e só o ouro apresenta as características desejadas. Talvez por ser ainda o único que se pensa nele como moeda e em que os usos industriais dele serem relativamente limitados!!

Encontrei estes dois:

https://www.justetf.com/de-en/etf-profile.html?query=DE000A0N62E5&groupField=index&from=search&isin=DE000A0N62E5

https://www.justetf.com/de-en/etf-profile.html?query=DE000A1EK3B8&groupField=index&from=search&isin=DE000A1EK3B8

Mas, ainda voltando ao tópico, e desde já agradeço muito a tua contribuição, estando tranquilo com o IWDA, seria pertinente apostar num ETF de estabilização ou continuar all-in, na tua opinião? Como disse estou satisfeito e as obrigações não me atraem minimamente, mas se puder melhorar a carteira, dentro do meu perfil, estou sempre disponível e a aprender convosco!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 15/02/2021 às 15:06, Virtua disse:

Boa tarde,

E é possível transferir esses 250k em ações da IWDA de uma outra corretora para um seguro desses? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 18 horas, Virtua disse:

era bom não era? Não me parece que o fisco ficasse a perder. Eu quando tenho duvidas destas vou sempre pelo "máximo múltiplo comum". Como é que me doí mais? Não vai ser o Estado que vai ficar a perder...

Infelizmente aquando da transferência de títulos é despoletado o equivalente fiscal a uma venda. Resumindo em termos fiscais é igual a transferência de títulos ou venda e transferência em cash. 

Era bom, num plano de 30 anos, deixar o IWDA a render 22 anos e depois nos últimos 8 fazer o seguro...

Mudando de assunto, os LifeStrategy lá vão... Nada mau para 2 meses!!

image.png.bcb62fc8ed1c8aa0158120bcdc36a7ff.png

Boa tarde Virtua,

Concordo contigo quanto à fiscalidade. Um paralelismo apenas, se trocar um imóvel por outro, quanto a imposto estamos na presença de uma venda e uma compra com todas as implicações fiscais quanto às eventuais mais valias da venda. A compra segue o seu caminho normal.

Estou a pensar reforçar o meu investimento. Tinha estabelecido reforçar no IQQ0, não sai do sítio... Vem-me à ideia derivar neste reforço para o IWDA. Não queria ir para o IWMO, pois, como está o mercado, pode muito bem vir por aí abaixo, caso haja uma correção. Mas, o IQQ0 vai ser muito mais resiliente numa eventual correção pelo verão fora...

Gostaria de ver a tua opinião.

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 42 minutos, Sergon disse:

Estou a pensar reforçar o meu investimento. Tinha estabelecido reforçar no IQQ0, não sai do sítio... Vem-me à ideia derivar neste reforço para o IWDA.

Pessoalmente é para onde estou a ir. Não estou a "substituir" IQQ0 por IWDA (ainda?) mas não tenho comprado mais e definitivamente tenho andado a encaminhar os reforços para IWDA.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 56 minutos, Virtua disse:

Pessoalmente é para onde estou a ir. Não estou a "substituir" IQQ0 por IWDA (ainda?) mas não tenho comprado mais e definitivamente tenho andado a encaminhar os reforços para IWDA.

Obrigado e boa noite. Vou seguir os conselhos do Mestre...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites