Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETF (Exchange-Traded Fund) - Tópico Geral e WIKI / FAQ

Francisco Martins

Recommended Posts

há 12 minutos, Capital disse:

Quanto acaba por ser a taxa a incidir sobre as mais valias nesses seguros?

Semelhante aos PPR.

5 anos e um dia <- 4/5 da taxa liberatória (neste momento 22.4%)

8 anos e um dia <- 2/3 da taxa liberatória (11.2%)

A taxa liberatória para os PPR são de 21.5%, ao contrário dos "normais" 28%, daí ainda ser mais vantajoso!!

Citação

Lá no site tens uma pergunta sobre o património financeiro >250k, é requisito para ser cliente? :D

Sim e não. Provavelmente isso vai ser ajustado para distinguir entre "Transmissão de ordens". Basicamente gestor normal. Temos aberto contas a partir de 25k assim.

Por outro lado, os 250k mínimo são para aconselhamento. E sim. São mesmo 200 a 250k. E o trabalho que tenho nem sei se esses clientes compensam 😁. Pelo menos para já não. Só massificando (Só para teres noção dos "doces" a que esses clientes têm direito). Estamos a pensar colocar algumas coisas dessas lá no site para demostrar. Mas não é relevante para os seguros. São serviços diferentes.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 1,7k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Virtua

280

• Francisco Martins

139

• 5coroas

112

• pge

88

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Este FAQ / WIKI ao longo dos cinco posts iniciais deste tópico representa um pequeno resumo simplificado para efeitos práticos, sendo limitado nesse sentido. LINKS para saltar directamente para o

Posted Images

há 5 minutos, Virtua disse:

Semelhante aos PPR.

5 anos e um dia <- 4/5 da taxa liberatória (neste momento 22.4%)

8 anos e um dia <- 2/3 da taxa liberatória (11.2%)

A taxa liberatória para os PPR são de 21.5%, ao contrário dos "normais" 28%, daí ainda ser mais vantajoso!!

Sim e não. Provavelmente isso vai ser ajustado para distinguir entre "Transmissão de ordens". Basicamente gestor normal. Temos aberto contas a partir de 25k assim.

Por outro lado, os 250k mínimo são para aconselhamento. E sim. São mesmo 200 a 250k. E o trabalho que tenho nem sei se esses clientes compensam 😁. Pelo menos para já não. Só massificando (Só para teres noção dos "doces" a que esses clientes têm direito). Estamos a pensar colocar algumas coisas dessas lá no site para demostrar. Mas não é relevante para os seguros. São serviços diferentes.

Os PPR terão 8,6% ou 8% pós 8 anos, mas é estúpido não poder ser o próprio a constituir o PPR. É assim em todos os países europeus? Não faz grande sentido obrigar o aforrador a selecionar determinado tipo de entidade que tenha um PPR parecido ao que ele pretende, e não poder ser ele próprio a constituí-lo.

Relativamente ao trabalho dedicado que fazes aos clientes >250k, acredito que seja bastante e que enquanto não ganhes escala não compense, mas este trabalho passa por que? Gestão activa do portfólio de investimentos deste "pequeno" cliente?

Se tivesses de me dar um histórico de 10 anos, qual tem sido a tua taxa de retorno anual? Os conselhos da Future Proof bateram o mercado?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, Virtua disse:

Nops. Dívida pública vs fundo de investimento. Alternativa são sempre mas não é minimamente comparável.

Bom, como falam em perfil conservador, parti do princípio que terão subjacente bonds. E neste caso ainda é assim tão assimétrico o risco vs retorno? 

O IWMO, estive a ver no morningstar, tem boa performance e rating, embora mais caro em custos de gestão, mas talvez seja opção nesta fase. Dividir o bolo...

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, Sergon disse:

Bom, como falam em perfil conservador, parti do princípio que terão subjacente bonds. E neste caso ainda é assim tão assimétrico o risco vs retorno? 

Tenho alguma dificuldade em comparar algo tão distinto como fundos (mesmo que 80% Bonds como o caso do Smart Conservador) com algo de capital garantido.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já recebi a transferência para o SmartInvest Dinâmico. Confirmo que não aparece o portfolio e neste momento a carteira tem, arredondando.

- 67% acções

- 28% Obrigações

A exposição está bastante mais eleva aos US (78%) e o resto dividido entre Europa e Emergentes. Provavelmente ainda é um processo em curso...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 21 horas, fhff disse:

Já recebi a transferência para o SmartInvest Dinâmico. Confirmo que não aparece o portfolio e neste momento a carteira tem, arredondando.

- 67% acções

- 28% Obrigações

A exposição está bastante mais eleva aos US (78%) e o resto dividido entre Europa e Emergentes. Provavelmente ainda é um processo em curso...

onde se vê isso?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 02/02/2021 às 22:20, fhff disse:

- 67% acções

- 28% Obrigações

Olá, boa noite. A transferência do PPR foi da Fidelidade, correto? Foi simples?

Obrigado!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 19 horas, elkefro disse:

Olá, boa noite. A transferência do PPR foi da Fidelidade, correto? Foi simples?

Obrigado!

Sim, muito simples. Sim, foi da Fidelidade. A gestora do Invest forneceu uma minuta. Foi só preencher, assinei digitalmente e o Invest tratou do resto. 10 dias depois estava a transferência feita. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Foristas, iniciei-me no mundo dos ETFs há cerca de 3 anos com apenas um instrumento (IWDA) por entender que a dita carteira clássica (60/40) pouco ou nada iria acrescentar em termos de lucro, apenas reduzindo o risco. (Sim, esse é um dos fundamentos básicos por trás deste tipo de carteiras).

Olhando para trás, vejo que a opção tomada foi a mais acertada, i.e., analisando o mercado das obrigações facilmente se percebe que os lucros de quem tem ETFs deste tipo foram bastante reduzidos.

A pergunta que faço é se acham que a minha aposta é demasiado arriscada, e até que ponto valerá a pena ter um ETF de obrigações para balancear a carteira. Do meu entendimento, não se augura grande futuro para as obrigações.

Mais alguém segue esta abordagem?

Obrigado! 

Editado por Ricardo2028
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Estou como tu, 100% ações ods quais 90% IWDA. Como tu apontaste, o papel das obrigações não é de todo o retorno. Eu penso que tem mais a ver, numa estratégia de carteira acções/obrigações, com proteger o nosso investimento de perdas colossais em determinadas situações.

Apesar de estar numa situação semelhante pretendo incluir obrigações na minha carteira paulatinamente mesmo que isso seja feito à conta da redução do retorno em períodos de crescimento económico. A minha opção passará por um misto de ob. de curto prazo e baixa volatilidade e outras de prazo médio/longo como por exemplo os ETF - EUNA e XGLE.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Ricardo2028 disse:

Foristas, iniciei-me no mundo dos ETFs há cerca de 3 anos com apenas um instrumento (IWDA) por entender que a dita carteira clássica (60/40) pouco ou nada iria acrescentar em termos de lucro, apenas reduzindo o risco. (Sim, esse é um dos fundamentos básicos por trás deste tipo de carteiras).

Olhando para trás, vejo que a opção tomada foi a mais acertada, i.e., analisando o mercado das obrigações facilmente se percebe que os lucros de quem tem ETFs deste tipo foram bastante reduzidos.

A pergunta que faço é se acham que a minha aposta é demasiado arriscada, e até que ponto valerá a pena ter um ETF de obrigações para balancear a carteira. Do meu entendimento, não se augura grande futuro para as obrigações.

Mais alguém segue esta abordagem?

Obrigado! 

Se achas que foi a opção mais acertada, mesmo depois de passar por Março de 2020 acho que fazes bem em manter 100% equity. Normalmente um ajuste para obrigações, principalmente nos dias que correm é pouco mais do que algo de gestão de risco.

image.png.d6f13dc816f31995e02ca41378aa2347.png

image.png.146b6a0c34846862e83557e3bbae1b65.png

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 17 horas, Virtua disse:

No limite poderia colocar um pouco de ouro. Performance nos últimos 3 anos é virtualmente idêntica mas com menor risco/volatilidade.image.png.cd4fd3fb7899a271f63991e376c35d72.png 

Virtua, preferes o XAD5 ao Xetragold? Se sim, alguma razão para essa preferência? Pergunto porque o Xetra tem um TER de 0% vs 0,25%, tem melhor performance a 3 anos e o tamanho do xetra é 3x maior.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 19 minutos, 5coroas disse:

Virtua, preferes o XAD5 ao Xetragold? Se sim, alguma razão para essa preferência? Pergunto porque o Xetra tem um TER de 0% vs 0,25%, tem melhor performance a 3 anos e o tamanho do xetra é 3x maior.

Nem por isso. Desconhecia o ETC. Só isso. Já vi que tem um histórico grande tb. Vou incluí-lo na minha base de dados. Obr

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá a todos! 

Alguém tem um ficheiro excel onde façam o acompanhamento dos vossos ETFs ? 

Se sim, alguma alma caridosa poderia enviar-me o seu, por favor ? 
    (NOTA: Não preciso de saber quais são os vossos ETFs, mas sim um master que me ajude a acompanhar a evolução dos meus ETFs). 

Obrigado!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, SamuelG disse:

Olá a todos! 

Alguém tem um ficheiro excel onde façam o acompanhamento dos vossos ETFs ? 

Se sim, alguma alma caridosa poderia enviar-me o seu, por favor ? 
    (NOTA: Não preciso de saber quais são os vossos ETFs, mas sim um master que me ajude a acompanhar a evolução dos meus ETFs). 

Obrigado!

Recomendo experimentares o Portfolio Performance, já recomendado aqui no forum.

https://www.portfolio-performance.info/

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites