Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETF (Exchange-Traded Fund) - Tópico Geral e WIKI / FAQ

Francisco Martins

Recommended Posts

há 2 horas, fhff disse:

Vai na volta até podiam fazer parte do portfolio do Smart Invest....Isso é que era do melhor....

Pode-se fazer o "nosso" Smart com 1 Milhão LOLOL Mas sim, preferia que Os Smart tivessem uma alocação mais parecida com os Vanguard do que a actual!

Editado por Virtua
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 1,7k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Virtua

280

• Francisco Martins

139

• 5coroas

112

• pge

88

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Este FAQ / WIKI ao longo dos cinco posts iniciais deste tópico representa um pequeno resumo simplificado para efeitos práticos, sendo limitado nesse sentido. LINKS para saltar directamente para o

Posted Images

há 3 minutos, masko disse:

Aproveitando este comentário, o que acham do novo produto Smart Invest? 

Vamos a ver. Vou seguir e comparar a uma carteira IWDA+EUNA semelhante e ver se os custos (que se vão obviamente refletir nas performance) compensam as vantagens fiscais de ser PPR

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, Virtua disse:

Vamos a ver. Vou seguir e comparar a uma carteira IWDA+EUNA semelhante e ver se os custos (que se vão obviamente refletir nas performance) compensam as vantagens fiscais de ser PPR

Obrigado, eu já lá meti algum dinheiro, parece-me um produto muito interessante para o longo prazo

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 27/01/2021 às 16:49, Virtua disse:

Muito provavelmente não é assim tão simples (os custos também deverão crescer com o tamanho dos AUMs do ETF). mas tudo leva a acreditar que, sim, há economias de escala e aumento de eficiência (com o aumento de AUMs) na indústria dos ETFs. Quer a iShares, Vanguard ou State Street vêm mostrando isso (nos EUA, onde há histórico suficiente)

Muito obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, Virtua disse:

No final do trimestre devemos ter acesso a eles via CMVM ou assim... não percebo esta falta de transparência!! A Europa está atrasada mas o tuga... nossa senhora!!

Entretanto o pessoal já lá meteu uma coroas valentes. A sorte é que podemos mudar quando nos apetecer 🤪

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pois, a realidade é que me parece interessante mas sem saber o que lá está não sei se estou a a investir na mesma coisa duas vezes, já que tenho investimentos noutros sítios.. 

Mas já é um passo em frente próximo é sermos nós a escolher os activos no PPR 😁

Editado por mkr
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 16 horas, sepol disse:

Entretanto o pessoal já lá meteu uma coroas valentes. A sorte é que podemos mudar quando nos apetecer 🤪

Neste momento está perto de 1M EUR. Já recebi o prospecto, mas nada de portfolio. No entanto, já entrei, via transferência de PPR que tinha na Fidelidade. Ainda aguardo a transferência. Tenho pouca exposição à Europa. 

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, fhff disse:

Neste momento está perto de 1M EUR. Já recebi o prospecto, mas nada de portfolio. No entanto, já entrei, via transferência de PPR que tinha na Fidelidade. Ainda aguardo a transferência. Tenho pouca exposição à Europa. 

Conservador  <- 0.24M

Moderado <- 0.79M

Dinâmico <- 0.93M

Total <- 1.96M

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, mkr disse:

Pois, a realidade é que me parece interessante mas sem saber o que lá está não sei se estou a a investir na mesma coisa duas vezes, já que tenho investimentos noutros sítios.. 

Fala com o teu gestor. Tem acesso á mesma info que eu. Posso não saber os ETFs mas sei as alocações geográficas e composição geral. Se falássemos de fundos seria mais complicado descobrir mas em ETFs são trackers por isso penso ser suficiente para uma tomada de decisões dessas. (Ainda não postei aqui porque é info interna. Assim que tiver algo público partilho)

Citação

Mas já é um passo em frente próximo é sermos nós a escolher os activos no PPR 

Só se isso vier com uma qualquer harmonização europeia de pensões. Entretanto é relativamente caro fazer isso, mas com os custos deste PPR (1.4%) penso que já se consegue a partir de 250k (custos do seguro + carteira eficiente de ETFs).

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 30/01/2021 às 15:12, Virtua disse:

Fala com o teu gestor. Tem acesso á mesma info que eu. Posso não saber os ETFs mas sei as alocações geográficas e composição geral. Se falássemos de fundos seria mais complicado descobrir mas em ETFs são trackers por isso penso ser suficiente para uma tomada de decisões dessas. (Ainda não postei aqui porque é info interna. Assim que tiver algo público partilho)

Só se isso vier com uma qualquer harmonização europeia de pensões. Entretanto é relativamente caro fazer isso, mas com os custos deste PPR (1.4%) penso que já se consegue a partir de 250k (custos do seguro + carteira eficiente de ETFs).

Quais são as opções para quem tem bastante dinheiro e pretende escolher os activos do PPR?

Já ouvi falar que acima dos 500k havia coisas bastante eficientes fiscalmente, mas não sei o que.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 15 horas, sepol disse:

@Virtua tens novidades? Eles vão conseguir a gama lifestategy? 

Estão a ver... Se não houver problemas disponibilizam. As versões americanas existem desde 1994 e são bem sucedidas. Estou a curtir largo. Mais valia fazerem os SMART com isto 😛

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 horas, Capital disse:

Quais são as opções para quem tem bastante dinheiro e pretende escolher os activos do PPR?

Já ouvi falar que acima dos 500k havia coisas bastante eficientes fiscalmente, mas não sei o que.

Existem uns seguros de empresas Irlandesas ou Luxemburguesas interessantes para fazer isso. Basicamente os ETFs ficam "embrulhados" num seguro, com as vantagens fiscais a 5 anos e um dia ou 8 anos e 1 dia. Temos alguns na Future Proof.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Virtua disse:

Estão a ver... Se não houver problemas disponibilizam. As versões americanas existem desde 1994 e são bem sucedidas. Estou a curtir largo. Mais valia fazerem os SMART com isto 😛

@VirtuaOs smart do Invest podem ser alternativa válida aos títulos do tesouro português? Como são em versão ppr têm vantagens fiscais, mas o risco? Permita-me ainda que lhe coloque uma questão sobre o IQQ0 que anda a patinar há perto de um ano. Não sabe como têm evoluído os seus AUM? O volume de negociação mostra liquidez suficiente para pequenos investidores, é bom.

Obrigado desde já

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 minutos, Sergon disse:

@VirtuaOs smart do Invest podem ser alternativa válida aos títulos do tesouro português? 

Nops. Dívida pública vs fundo de investimento. Alternativa são sempre mas não é minimamente comparável.

Citação

Permita-me ainda que lhe coloque uma questão sobre o IQQ0 que anda a patinar há perto de um ano. 

Verdade. Infelizmente. Acho que a recuperação do COVID foi muito desigual em termos accionistas. Com empresas tech a recuperar imenso mas empresas "comuns" a ficar para trás e/ou nem recuperar. Tenta adivinhar de que empresas o IQQ0 está cheio 🙂 Não pretendo vender o meu IQQ0 mas tb não tenho comprado mais.

Tenho olhado para o IWMO (momentum) e potencialmente junta-los.

Citação

Não sabe como têm evoluído os seus AUM? O volume de negociação mostra liquidez suficiente para pequenos investidores, é bom.

Não. Mas não é coisa que me tem preocupado. Tem 3 mil milhões sob gestão.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Virtua disse:

Existem uns seguros de empresas Irlandesas ou Luxemburguesas interessantes para fazer isso. Basicamente os ETFs ficam "embrulhados" num seguro, com as vantagens fiscais a 5 anos e um dia ou 8 anos e 1 dia. Temos alguns na Future Proof.

Quanto acaba por ser a taxa a incidir sobre as mais valias nesses seguros?

Lá no site tens uma pergunta sobre o património financeiro >250k, é requisito para ser cliente? :D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites