Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETF (Exchange-Traded Fund) - Tópico Geral e WIKI / FAQ

Francisco Martins

Recommended Posts

@elkefro Há umas páginas atrás (poucas) discuti a invulgaridade dos resultados das correlações do curvo.eu e ainda nesta página coloquei correlações dos ETFs que ai tens. Podes ir ler se achares relevante. O meu conselho em relação ao curvo seria ignorar. no que diz respeito a correlações.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 1,7k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Virtua

280

• Francisco Martins

139

• 5coroas

112

• pge

88

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Este FAQ / WIKI ao longo dos cinco posts iniciais deste tópico representa um pequeno resumo simplificado para efeitos práticos, sendo limitado nesse sentido. LINKS para saltar directamente para o

Posted Images

há 32 minutos, Virtua disse:

@elkefro Há umas páginas atrás (poucas) discuti a invulgaridade dos resultados das correlações do curvo.eu e ainda nesta página coloquei correlações dos ETFs que ai tens. Podes ir ler se achares relevante. O meu conselho em relação ao curvo seria ignorar. no que diz respeito a correlações.

Ok, vou "pescar" atrás. Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    patacascarvalho

Encontrei este artigo onde comparam os resultados de um fundo exposto a países desenvolvidos com outro exposto a desenvolvidos e emergentes.

- Comparação entre IWDA (fundo de indice MSCI World - exposto a países desevolvidos) com o VWRA (fundo de indice FTSE All world - exposto a países desenvolvidos e emergentes, com cerca de 5% de exposição à China). A comparação gráfica acaba por ser baseada no MSCI World e MSCI ACWI (all country world index)

https://investmentmoats.com/passive-investing-2/iwda-versus-vwra-significant-performance-differences/

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bem, mais umas perguntinhas noob :)

No Fund size (e semelhantes) Mil é milhões e mil milhares? (M caps milhões e m minúsculo milhares? Por exemplo neste caso seriam 40 milhões de euros, correto? Já agora, é usual um NAV tão pequeno? Por outras palavras, porque motivo o ETF não consegue reunir investidores?

Já agora o etf em causa é o seguinte: LU1291109293

image.png.c72ee5d04186fd3e6f27e2e187f74ec4.png

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, Vidolz disse:

screenshot_85.jpg.f065c4725889985a0b4d8ecb532ef99a.jpg

Qual destes é melhor?

Infelizmente não posso comprar o original (ICLN) no DEGIRO.

Também não compras nenhum etf americano, certo?

Quanto a esse a xetra deve ter mais liquidez que milão por isso deve ser melhor.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 07/01/2021 às 17:50, Mouro Emprestado disse:

Quais as tuas questões ou temas que não entendes?

Sem saber isso não te sabemos ajudar 🙂 

É empresa difícil traçar uma rentabilidade futura. Queres ter 6%, mas a tua relação com capital é moderada.

Nem sabemos qual a tua aversão ao risco. Do género, até quanto estás disposto a perder?

Quando souberes essa resposta, mais facilmente te conseguiremos ajudar.

Para todos os efeitos, assim muito por alto (faz o teu próprio check, usa o justetf.com e o backtest.curvo para isso), tens essencialmente 3 tipos de carteiras diferentes:

- Carteiras clássicas acções / obrigações. Aqui tens de ser tu a definir a % de acções. Como regra, se estás disposto a perder 20%, deverias fazer uma alocação 40/60 (acções/obrigações). Se já estás disposto a uma perda de 40%, se calhar podes alocar a carteira a 80/20

- Portfolio Permanente - Aqui não é preciso decidir alocações, é alocar 25% a acções, ouro, obrigações soberanas de longo prazo e a cash (pode estar à parte, num depósito, em CAs, etc). Historicamente é uma carteira que não tem uma volatilidade muito alta, mas a longo-prazo perde para carteiras clássicas com maior percentagem alocadas a acções.

- Portfolio all-weather - O princípio é criar uma carteira que minimiza igualmente a volatilidade. Contudo, é mais complexa / tem mais activos que os 2 tipos anteriores.

O tópico está cheio de sugestões sobre ETFs que replicam os índices de acções, obrigações ou o ouro.

Não falo de PPRs, em termos de ETFs é uma escolha essencialmente individual. 

Por aqui as pessoas tendem a ter as carteiras na Degiro, no Invest, no Carregosa ou no Best. Cada um tem pontos positivos e outros menos positivos, aí terás de ser tu a olhar para os custos e decidir onde queres ter a tua carteira (eu por exemplo tenho espalhado para não ter todos os ovos no mesmo ninho).

Obrigado pela ajuda! 

A minha dificuldade está mesmo na escolha das ETFs. Vejo-vos a falar de uma forma tão segura sobre determinados ETFs, mas eu não consigo ter uma visão tão clara como vocês. 
    Fiz uma sugestão de ETFs, mas um membro do fórum fez-me perguntas e sinceramente não soube responder... 
    Daí as minhas dúvidas. 

O meu objetivo, é "brincar" um pouco com isto, mas sem perder (apesar de saber que corro esse risco);
    Não me importo de não ter um ganho tão grande. Já ficaria feliz por ganhar algo. 

Estou disposto a perder o mínimo possível. Diria de 10 % a 20 %. 
    Posto isto, qual seria o melhor portfólio para mim ? E porquê ? 
    Qual seria a sugestão de ETFs ? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    7 minutes ago, Samuel Gonçalves said:

Obrigado pela ajuda! 

A minha dificuldade está mesmo na escolha das ETFs. Vejo-vos a falar de uma forma tão segura sobre determinados ETFs, mas eu não consigo ter uma visão tão clara como vocês. 
    Fiz uma sugestão de ETFs, mas um membro do fórum fez-me perguntas e sinceramente não soube responder... 
    Daí as minhas dúvidas. 

O meu objetivo, é "brincar" um pouco com isto, mas sem perder (apesar de saber que corro esse risco);
    Não me importo de não ter um ganho tão grande. Já ficaria feliz por ganhar algo. 

Não sou nenhum expert, longe disso, não valorizes demasiado a minha opinião…

Se não queres andar sempre em cima do mercado e preferes minimizar o risco de perdas (em vez de tentares maximizar os potenciais ganhos), deves optar por diversificar ao máximo.
    Podes optar por um ETF de acções mundiais e um de obrigações mundiais, numa proporção com a qual te sintas confortável (p ex 50/50 ou 40/60).

Sugiro estes ETFs:

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 43 minutos, fapcp disse:

Não sou nenhum expert, longe disso, não valorizes demasiado a minha opinião…

Se não queres andar sempre em cima do mercado e preferes minimizar o risco de perdas (em vez de tentares maximizar os potenciais ganhos), deves optar por diversificar ao máximo.
    Podes optar por um ETF de acções mundiais e um de obrigações mundiais, numa proporção com a qual te sintas confortável (p ex 50/50 ou 40/60).

Sugiro estes ETFs:

Olá! 
    Toda a ajuda é bem-vinda!
    Obrigado!!!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Virtua disse:

Leste a primeira página do tópico? É bastante útil.

Olá! 

Sim, mas quer ser assertivo ao máximo. Daí as minhas perguntas. 
    Existem 2 tipos de contas na Degiro, Custody e Basic.
    Qual seria a recomendada para mim, visto que não tenho um grande valor para investir ? 

Visto que não tenho assim tanto dinheiro para investir, como vejo aqui neste tópico, mais vale poupar, para depois investir ? 

Pelo que vejo, se vou fazer investimentos pontuais, invés de mensais como a maioria das pessoas que vejo aqui, compensa na mesma abrir conta na Degiro ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Samuel Gonçalves disse:

Existem 2 tipos de contas na Degiro, Custody e Basic.

Pessoalmente se fosse par a Degiro iria pelo menos para a Custody.

Citação

Visto que não tenho assim tanto dinheiro para investir, como vejo aqui neste tópico, mais vale poupar, para depois investir ? 

Investe pelo menos anualmente, de preferência fazendo logo o rebalanceamento, o que te vai fazer comprar mais dos activos que desceram e menos dos activos que subiram, de maneira a voltar ao pesos iniciais. Se o "pouco dinheiro" significa que vais ter custos de corretagem altos faz anual, senão faz mensal. A diferença (que já testei e está algures por aí) não é significativa.

Citação

Pelo que vejo, se vou fazer investimentos pontuais, invés de mensais como a maioria das pessoas que vejo aqui, compensa na mesma abrir conta na Degiro ?

Tu é que sabes. Os custos não deverão ser demasiado grandes em termos percentuais (nos reforços) de forma a não limitar a performance. Depende da carteira que terás por exemplo. Reforçar 2 ETFs ao ano (dois trades) não é o mesmo que fazer reforços anuais em 5 ou 6 ETFs. Tens aqui um post interessante sobre custos: 

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá,

parabéns pelo trabalho que têm realizado neste tópico.

Tenho uma dúvida um pouco leiga. Pretendo investir num ETF no Banco Invest, com rebalanceamentos anuais. Dentro dos ETFs de ações mundiais, e olhando para as vossas sugestões, o da Lyxor (LCWD) tem um TER de 0.12%, em comparação por exemplo com o IWDA que é 0.20%. Tenho os dois disponíveis onde quero investir, e parece-me razoável ir para o que tem TER menor, mas o facto de ser um  ETF mais recente e ser globalmente de menores dimensões, é preocupante de alguma forma?

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, SliPeR disse:

Olá,

parabéns pelo trabalho que têm realizado neste tópico.

Tenho uma dúvida um pouco leiga. Pretendo investir num ETF no Banco Invest, com rebalanceamentos anuais. Dentro dos ETFs de ações mundiais, e olhando para as vossas sugestões, o da Lyxor (LCWD) tem um TER de 0.12%, em comparação por exemplo com o IWDA que é 0.20%. Tenho os dois disponíveis onde quero investir, e parece-me razoável ir para o que tem TER menor, mas o facto de ser um  ETF mais recente e ser globalmente de menores dimensões, é preocupante de alguma forma?

Obrigado

Compara a performance de um e de outro e vê se os custos representam tudo ou mesmo assim o IWDA tem performance melhor (se leres um pouco atrás tem um caso desses). Vê se o Lyxor é de replicação física. Os AUMs e liquidez são importante tb, mas menos se for para o longo prazo e os montante não forem grandes!

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    patacascarvalho
    On 1/9/2021 at 5:36 PM, Samuel Gonçalves said:

Obrigado pela ajuda! 

Daí as minhas dúvidas. 

Com o perfil que apontas talvez o teu estudo deva incidir  numa carteira tipo All Weather do Ray Dalio ou uma carteira com preponderância em obrigações de qualidade. Em ambas as abordagens as ações ficam num plano que não é principal.

Neste artigo podes aprender o fundamental sobre a primeira carteira:

https://ofdollarsanddata.com/ray-dalio-all-weather-portfolio/

Neste site, que já foi referido, podes criar e comparar diversas carteiras (algumas já estão criadas como a do Ray Dalio ou do W.Buffet)

https://backtest.curvo.eu/

Deixo um exemplo do que podes fazer no curvo, simulação do comportamento de duas carteiras no período de crise financeira de 2008.

Na primeira imagem tens um exemplo da perda de capital das carteiras e na segunda as composições - a carteira que chamei All Weather é uma variação da carteira original do Ray Dalio que eu criei.

image.thumb.png.71039bb616560ec8ff0d68f79e0cb56f.png

image.png.7fbf3f970264c2e3a870cf9527fc706a.png

Editado por patacascarvalho
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 30/12/2020 às 19:42, fhff disse:

É chato a Degiro não ter balcões? É. Confio mais nas autoridades de supervisão e justiça holandesas do que nas portuguesas? Talvez.

A minha principal preocupação com a DeGiro prende-se com uma situação muito específica. Achamos sempre que só acontece aos outros mas, e se nos acontece a nós? E se de um momento para o outro já não estamos cá? Se o meu filho não souber que eu tenho uma conta na DeGiro, como é que algum dia saberá que está lá um montante que lhe pertence?

E mesmo que saiba, como fazer para passar a conta para o nome dele? É que no caso das instituições portuguesas, as contas estão todas listasda no BdP, ao contrário das contas das instituições estrangeiras.

Quem tem conta na DeGiro já pensou nisto? Se sim, como fizeram?

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites