Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETF (Exchange-Traded Fund) - Tópico Geral e WIKI / FAQ

Francisco Martins

Recommended Posts

há 2 minutos, fhff disse:

Penso que o primeiro se refere à conta associada, onde tens o dinheiro parqueado (Flatex).

O segundo refere-se aos valores investidos se a corretora perder a capacidade financeira para reembolsar ou restituir os instrumentos financeiros.

E nos bancos nacionais estes valores são diferentes?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 1,7k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Virtua

280

• Francisco Martins

139

• 5coroas

112

• pge

88

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Este FAQ / WIKI ao longo dos cinco posts iniciais deste tópico representa um pequeno resumo simplificado para efeitos práticos, sendo limitado nesse sentido. LINKS para saltar directamente para o

Posted Images

Mouro Emprestado
    A 30/12/2020 às 15:15, Sergon disse:

Boa tarde Mouro Emprestado,

É a primeira vez que vou intervir, por isso, peço que me desculpe as minhas eventuais "burrices" ou outras faltas.

Penso que percebi a ideia que quis transmitir, mas deixe-me observar o seguinte:

1 - por que não releva a questão cambial?

Estamos a falar de de índices market cap, em USD (ou em EUR, ou GBP, etc). 

A moeda é totalmente irrelevante. 

Ou melhor, a ser relevante, é mesmo para não investir, dado que as moedas dos países emergentes não têm as virtudes das moedas de comércio internacional (USD, EUR...)

Se o teu patrão quissesse passar a pagar-te em rublos, aceitavas? Em em reais? Mas se calhar se te pagasse em USD, não terias problemas em aceitar.

2 - será que os EM terão, daqui a 10 anos, um peso idêntico ao atual? A ásia (China & compª) não vão descolar?

Lá está, estás a assumir que isso não está reflectido nos preços actuais, ou seja, assumes que o mercado como um todo é ineficiente.

Sim, porque a actual capitalização das empresas chinesas não reflectem o respectivo negócio actual, mas sim as expectativas que existem para o futuro.

O mesmo com a Tesla, que tem um preço mais de 100x superior as seus lucros actuais.

3 - se for uma perspetiva, quando levar isso em conta?

Não percebi a questão. Dá para reformular?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    A 30/12/2020 às 14:07, masko disse:

Boas pessoal,

a quem investe em bancos nacionais (carregosa ou invest) por que razão o fazem em vez de usar por exemplo a Degiro?

Estou a pensar abrir conta na Degiro para investir em ETF, embora já tenha conta no carregosa e invest.

Obrigado 

Simples, diversificação do risco.

Ninguém sabe o dia de amanhã e, das 2 uma, ou simplesmente não investimemos por causa do medo de falência da correctora e corremos o risco de termos de trabalhar até morrermos ou... diversificamos (estamos prontos para o pior) e esperamos pelo melhor.

Uma nota, quando tiverem portfolios de centenas de milhares de euros, achamos mesmo que são 100 euros de comissões num investimento que vos vai tirar o sono? 100 euros é o quanto se paga por um bom jantar romântico com a/o "mais que tudo" 😄 . Sois tão agarrados que não desfrutam de vez em quando em esse tipo de prazeres?

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 30/12/2020 às 16:47, Edge disse:

É verdade. Pouca gente fala dos riscos associados aos investimentos que fazem.

Na minha opinião penso que existem essencialmente 2 razões para isso.

Primeira, porque a definição de risco é completamente diferente de cada um e a grande maioria das pessoas não dispensa o tempo e o esforço para se estudarem primeiro e descobrir o seu próprio conceito de risco.

Neste campo existe um exemplo clássico que é: a maioria das pessoas fazem os investimentos (e respectivas alocações) baseados na sua idade actual sem pensarem muito nas suas condições particulares. Por exemplo, o seu emprego ser mais ou menos seguro, a sua saúde (ou a falta dela) em termos probabilisticos, as suas fontes de rendimento (apenas uma ou várias), etc. Ou seja, a maioria das pessoas não considera o seu “Capital Humano” para fazer as contas.

Segundo, porque muitas pessoas começam a investir sem terem conhecimento do que estão a fazer. Não digo isto de forma pejorativa, mas sim porque existe actualmente muita “contra-informação” disponível e também porque nós como humanos, tendemos a procurar sempre o caminho com menos resistência. Ou seja, procurar informação fidedigna com consistência exige muito trabalho, o que para a maioria não é “fazível”. 
    Por exemplo, existe muita gente a dedicar tempo a estudar qual o melhor broker ou banco para fazer os investimentos e depois investem em produtos altamente especulativos ou extremamente inflacionados porque são os que “ouvem falar”.

No sentido inverso, existe imensa gente a estudar os produtos, a alocação de fundos e a construção de portfólios diversificados e depois investem através de plataformas existentes à um par de anos sem qualquer tipo de supervisão.

Por isso, na minha opinião é deveras importante não tomar nenhuma opinião (ou informação) como “regra” mas sim uma indicação de um possível caminho a fazer. (a minha incluída)

Se é adequado ou o melhor para nós, apenas cada um poderá descobrir.

O risco é muito relativo e cabe a cada um dedicar o tempo e estudo necessário para descobrir qual o seu nível de aversão ao risco!

Quanto à Degiro, penso ser um dos melhores brokers disponíveis para nós em Portugal.

Assim como o Best, o Invest, o BIG e mais uns 3 ou 4.

Eu uso a DEGIRO, o Best e o BIG, tendo em conta certas “regras” que criei para mim próprio baseado nas actuais informações que tenho da minha aversão ao risco.

Se daqui a 30 anos ainda cá andarão?!

Essa pergunta pode ser feita para quase tudo!

Sera que daqui a 30 anos a Tesla ainda cá anda? Ou que ainda existe uma Sonae? Ou uma EDP?

boa tarde

interessante pergunta.

Quando fecham as brokers, como é feita a transferencia de carteira?

Quando fecham em bancarrota já se apoderaram dos titulos e já nao têm nada os clientes?

cmps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá a todos, e bom ano!

Tenho em vista um portfólio para o longo prazo de acções e obrigações. Decidi-me pelo IWDA como componente das acções, e o Lyxor Euro Government Bond 5-7Y (DR) UCITS ETF - Acc (LU1287023003) como componente das obrigações. Escolhi este último porque, para os portfólios Acções/obrigações, a componente de acções quer-se governamentais de prazo intermédio.

Tenho porém uma questão, talvez por recentemente se ter visto que as obrigações têm aumentado a correlação com as acções: será que vale a pena granular esta componente de obrigações, utilizando para isso fundos que investem em obrigações High Yield? Para isso pensei no NB obrigações Europa, bem como o AR PPR e o NB PPR. 

Sei que a componente obrigacionista do portfólio não tem como objectivo gerar rendimento; a minha ideia era ter uma maior probabilidade de não ter quedas nesta componente quando as acções caírem.

A granular, tinha pensado: 50% ETF; 25%NB obrigações Europa; e o restante nos dois PPR, ou só num (a escolher os dois, ainda não me decidi pela percentagem, talvez 12.5 de cada).

Que acham?

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 15 horas, DAMP disse:

talvez por recentemente se ter visto que as obrigações têm aumentado a correlação com as acções

image.png.2d5b99530383df07579325ca2a1e1f58.png

A análise à correlação diz que não é verdade

Citação

será que vale a pena granular esta componente de obrigações, utilizando para isso fundos que investem em obrigações High Yield? Para isso pensei no NB obrigações Europa, bem como o AR PPR e o NB PPR. 

Partindo do principio que o problema é já haver demasiada correlação entre acções e obrigações a tua solução será aumentar ainda mais a correlação entre acções e obrigações da tua carteira? A tua lógica foi "Já que é correlacionado ao menos vou incluir obrigações com mais yield"? do estilo perdido por 100 perdido por 1000?

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 01/01/2021 às 14:27, Mouro Emprestado disse:

Estamos a falar de de índices market cap, em USD (ou em EUR, ou GBP, etc). 

A moeda é totalmente irrelevante. 

Ou melhor, a ser relevante, é mesmo para não investir, dado que as moedas dos países emergentes não têm as virtudes das moedas de comércio internacional (USD, EUR...)

Se o teu patrão quissesse passar a pagar-te em rublos, aceitavas? Em em reais? Mas se calhar se te pagasse em USD, não terias problemas em aceitar.

Lá está, estás a assumir que isso não está reflectido nos preços actuais, ou seja, assumes que o mercado como um todo é ineficiente.

Sim, porque a actual capitalização das empresas chinesas não reflectem o respectivo negócio actual, mas sim as expectativas que existem para o futuro.

O mesmo com a Tesla, que tem um preço mais de 100x superior as seus lucros actuais.

Não percebi a questão. Dá para reformular?

Mouro Emprestado, bom dia, obrigado e bom Ano Novo.

Não faço a menor ideia como são convertidos os preços dos ativos dos EM para as referidas moedas (USD, EUR, GBP, etc.), daí a minha questão.

A última dúvida vinha na sequência da segunda, i. é, se assumirmos que os EM vão subir o seu peso nos mercados mundiais no dito horizonte de 10 anos, quando apostar nesta perspetiva. Mas já respondes atrás, pois os mercados estão sempre a ajustar as perspetivas futuras, logo sempre em linha com o futuro percecionado hoje.

Vamos indo e vamos vendo, mas eu vejo pouco...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pessoal este ano de 2021 pretendo reforçar a minha percentagem em ETF's visto que atualmente estou 90% stocks individuais e 10% ETF.

Pretendo aumentar para 60% stocks / 40 % ETF's este ano.

De momento tenho o IWDA (iShares Core MSCI World UCITS ETF) onde vou 10%+ atualmente.

Que ETF's aconselham para os próxs 10/15 anos?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 25 minutos, Vidolz disse:

Pessoal este ano de 2021 pretendo reforçar a minha percentagem em ETF's visto que atualmente estou 90% stocks individuais e 10% ETF.

De momento tenho o IWDA (iShares Core MSCI World UCITS ETF) onde vou 10%+ atualmente.

Eu vou apostar em ETFs de small caps world e alguns referentes ao SP500, e talvez no Ouro se aparecer alguma grande pechincha.

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 horas, Vidolz disse:

Eu investi também no ESPO (+22%), no FLXC-China (+6% com altos e baixos), e muito recentemente (3 semanas) fiz uma pequena entrada no FLXK-Coreia (+1%).

A minha posição maior, de longe, é no IWDA. Edit: Também tenho ARKK (+15%) e ARKF (+5%).

Também tenho um de obrigações.

Editado por fhff
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pessoal, como muitos já se terão apercebido, sou muito rookie nisto dos investimentos e não é num espaço de 12 meses que se aprende tudo.

Há cerca de 12 meses, já cá vos andava a ler, e retirei alguns ensinamentos relativamente às boas praticas de uma carteira de ETF's. Escolher entre ETF's iguais, aqueles que têm o menor TER.

Porque razão o SPDR teve um desempenho inferior ao IWDA? Foi referido aqui que até podia ser um ETF com melhor desempenho que o IWDA, devido ao seu baixo TER, mas acontece que não o foi.

Porque razão é que isto aconteceu, dado que são compostos pela mesma coisa, e a fee de um é inferior à do que rendeu mais?

Screen Shot 2021-01-06 at 01.00.52.png

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 31 minutos, Capital disse:

Porque razão o SPDR teve um desempenho inferior ao IWDA? Foi referido aqui que até podia ser um ETF com melhor desempenho que o IWDA, devido ao seu baixo TER, mas acontece que não o foi.

"Tracking Error: The Rest of the Story

Looking only at stated management fees gives a false impression, however, of an ETF’s true costs. What truly matters is the amount by which ETF performance lags or exceeds its benchmark index over the investor’s expected (or actual) holding period. This deviation depends on a number of factors, including the fee charged by the ETF, the process and skill of the ETF’s investment manager, and financial market volatility at the point of purchase and sale as it affects the bid–offer spread."

Página 42 de https://www.cfainstitute.org/-/media/documents/book/rf-publication/2015/rf-v2015-n3-1-pdf.ashx (na primeira página do tópico tb em Português Brasileiro). 

Todo o capítulo 5 do PDF é focado na tua questão.

EDIT: Os livros do CFA Institute são anormalmente bons. Está ali no limite entre os de universidade e prática profissional. Tendo em consideração que têm muito material grátis aproveitem 😉

Editado por Virtua
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 49 minutos, Virtua disse:

"Tracking Error: The Rest of the Story

Looking only at stated management fees gives a false impression, however, of an ETF’s true costs. What truly matters is the amount by which ETF performance lags or exceeds its benchmark index over the investor’s expected (or actual) holding period. This deviation depends on a number of factors, including the fee charged by the ETF, the process and skill of the ETF’s investment manager, and financial market volatility at the point of purchase and sale as it affects the bid–offer spread."

Página 42 de https://www.cfainstitute.org/-/media/documents/book/rf-publication/2015/rf-v2015-n3-1-pdf.ashx (na primeira página do tópico tb em Português Brasileiro). 

Todo o capítulo 5 do PDF é focado na tua questão.

Obrigado pela sugestão de leitura! Penso que percebi.

em suma, a diferença deve-se facto de replicar a 100% e em tempo real o índice que o ETF segue, mas isto pode sem sempre trabalhar contra nós, mas até a nosso favor.

Em 2021 foi o SPDR com aquele pequeno desvio, mas em 2021 poderá ser o IWDA, ou não?

A verdade é que em 3 anos, de 2009 a 2012, o EEM nunca mais igualou o VWO, o que nos leva a concluir que o segundo terá um desempenho superior a média prazo.

a minha opinião está correta/faz sentido?

ter um TER mais baixo, também me poderá levar a pensar que a estrutura que gere o ETF é menor e menos capaz/mais ineficiente, e que por isso, devia optar pelo IWDA?

Editado por Capital
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde pessoal

uma duvida genérica: como é que os ETF capitalizam juros (no caso dos ACC)? ou melhor, de quanto em quanto tempo? Não sei se me faço entender, mas pegando num exemplo prática: se eu comprar uma unidade de um ETF que custa 100 euros, quando é que o juro desses 100 euros é reaplicado de forma a que o mesmo seja capitalizado? Mensalmente? Sei que isto deve variar de ETF para ETF mas ainda não vi onde isto está descrito nas fichas de produto..

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 44 minutos, masko disse:

Boa tarde pessoal

uma duvida genérica: como é que os ETF capitalizam juros (no caso dos ACC)? ou melhor, de quanto em quanto tempo? Não sei se me faço entender, mas pegando num exemplo prática: se eu comprar uma unidade de um ETF que custa 100 euros, quando é que o juro desses 100 euros é reaplicado de forma a que o mesmo seja capitalizado? Mensalmente? Sei que isto deve variar de ETF para ETF mas ainda não vi onde isto está descrito nas fichas de produto..

Obrigado

Isso foi respondido umas páginas atrás (2 ou 3)... como não é algo que foi falado há uma ano recomendo a leitura e depois quaisquer dúvidas extra podes colocar aqui!!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá! 

Corro o risco de me chamarem "burro" ou "incompetente", mas acho que quanto mais leio, menos percebo disto ahahha. Desculpem a chatice novamente, mas sou novo nisto, estou a estudar o máximo que consigo, mas não estou a conseguir entender. E antes de fazer borrada mais vale tentar perceber e saber se isto é para mim ou não...

Criei um tópico para esclarecer as minhas dúvidas de ETFs, e fui encaminhado para aqui pelo @Mouro Emprestado (Obrigado desde já!).
    Depois de ler este fórum todo e as coisas publicadas, 
    cheguei à conclusão que aquilo que sabia, se resume a isto: "Não percebo nada disto". 

Assim sendo, vou pedir a vossa ajuda novamente.
    Vou começar por traçar o meu perfil:

Idade - 27 anos

Prazo - Anos  0-10  10-25    25+   35+ (A minha dúvida. Pelo que li, caso tenha percebido bem, investir a longo prazo, estilo 25+, não compensa. Então a ideia seria entre os 10-25)

Relação com capital :  0 Despreocupado   1 Confortável   2 Moderada  3 Preocupado   4 Muito ansioso

Risco:   Averso - Conservador - Moderado -Agressivo

Conhecimento financeiro :   0 - Iniciante  1 - Básico  2 - Razoável   3 - Bom  4 - Avançado

Objectivo (Definir rendibilidade que considera adequada) :   Exemplo 6%
    Lógico que a rentabilidade que quero é a maior possível, mas sem ser preciso estar sempre em cima da ETF, dos mercados, etc; Então, diria que 5% já seria excelente.

Assim sendo, que tipo de carteira aconselham ? 60/40 ? 70/30? 25/25/25/25 ? E porquê a escolha "dessa carteira" ? 
    Depois de definida a carteira que tipo título de ações, obrigações ou ouro recomendam e porquê ? 

Dado o meu perfil e não querer "gastar" muito tempo em cima do mercados, recomendam usar os bancos para gerir as ETFs ? Ou até escolher outro tipo de produtos, como PPR ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Virtua disse:

Isso foi respondido umas páginas atrás (2 ou 3)... como não é algo que foi falado há uma ano recomendo a leitura e depois quaisquer dúvidas extra podes colocar aqui!!

Obrigado, já vi a resposta.

Já andei à procura de um excel/simulador aplicável ao caso dos ETF. Mas ainda não encontrei. 

A questão é: se eu invisto 1.000 euros e ao final do primeiro mês estou a "ganhar" dinheiro por a cotação estar mais elevada que a cotação a que comprei, como sei qual o capital que vai ser reinvestido para o segundo mês? Se o ETF distribuisse dividendos e eu tivesse de os reinvestir era fácil saber qual o juro que vai concorrer para o juro sobre juro (juro composto), mas sendo acumulativo torna-se difícil saber, correcto? Ou sou eu que não estou a entender nada ?

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites