Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETF (Exchange-Traded Fund) - Tópico Geral e WIKI / FAQ

Francisco Martins

Recommended Posts

A 17/12/2020 às 12:02, patacascarvalho disse:

Saquei os dados do curvo backtest, o histórico  deste portfólio vai de 1998 a 2020. Onde fizeste essa?

Por exemplo a correlação entre obrigações e ações apresentou um comportamento muito diferente entre as diversas quedas do mercado acionista.

image.png.e7507422959ec3ec3ed3569332f07e41.png

Aqui uma análise realista de rolling correlation a 36 meses/3 anos

Rolling three-year correlation between stock and bond returns

https://global.pimco.com/en-gbl/insights/blog/the-60-40-portfolio-is-alive-and-well

P.S. No meu dá +/- 0 por várias razões, incluindo a comparação ser entre IWDA (global) vs european gov bonds. E a Pimco é acções americanas e obrigações americanas (naturalmente mais correlacionado, embora negativamente)

Editado por Virtua
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 1,7k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Virtua

280

• Francisco Martins

139

• 5coroas

112

• pge

88

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Este FAQ / WIKI ao longo dos cinco posts iniciais deste tópico representa um pequeno resumo simplificado para efeitos práticos, sendo limitado nesse sentido. LINKS para saltar directamente para o

Posted Images

Mouro Emprestado
    há 2 horas, Jovi disse:

Boas !

Aqui vai uma pergunta básica.

Quando é feita a acumulação do IWDA - (o reinvestimento automático no ETF) ? onde poderei consultar qual o valor que vai ser acumulado por Up ETF.

Muito obrigado e um bom 2021!

Todos os meses, assumindo que as empresas que constituem o IWDA distribuem dividendos em meses diferentes durante o ano.

Se queres ver isso, compara a performance do MSCI World com e sem dividendos distribuídos (por exemplo IWDA vs IWRD).

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado Mouroemprestado e Virtua

Vejam por favor se percebi bem,

Assumindo que tenho 100 UP IWDA que esta a 56 Euros (não está, é só para facilitar o exercício)  e que os dividendos pagos pelo IWRD são 0.56 euros ao ano. Isso significa que ao fim do ano tenho automaticamente  mais 1 UP de IWDA,  certo ?

Muito obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 1 hora, Jovi disse:

Obrigado Mouroemprestado e Virtua

Vejam por favor se percebi bem,

Assumindo que tenho 100 UP IWDA que esta a 56 Euros (não está, é só para facilitar o exercício)  e que os dividendos pagos pelo IWRD são 0.56 euros ao ano. Isso significa que ao fim do ano tenho automaticamente  mais 1 UP de IWDA,  certo ?

Muito obrigado

No IWRD o que tens é dividendos + as mesmas UPs, mas o preço da UP reflecte o dividendo recebido.

Imagina uma acção que tem um valor de 100 u.m. e uma dividend yeld de 2%. Ceteris paribus, quando recebes os dividendos, a acção passa a valer 98 u.m.

(as contas não são assim tão simples, mas não vale a pena estar a complicar demasiado).

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa noite a todos.

Embora seja a primeira vez que escrevo (e me registo), sou um leitor constante do forum no que toca a investimento em ETFs.

Até ao momento, tinha grande parte da minha liquidez numa atividade de investimento ativo, e de high risk/high reward, sendo que neste momento pretendo transferir parte dessa liquidez para ETFs, de forma a diversificar os meus investimentos passivos (aos que incluo, por exemplo, o PPR AR). O meu perfil:

Prazo - 10-25 anos (salvo alguma situação extraordinaria, nao espero mexer no dinheiro investido nestes intrumentos) 

Relação com capital :  1 Confortável 

Risco:   Moderado (a tender para o agressivo)

Conhecimento financeiro :    2 - Razoável  (a tender para o basico)

Objectivo  :   8%-10% ano

A minha ideia é investir neste portfolio de uma forma "tradicional", com um balanceamento de 75/25 (ou 70/30), com reforços semestrais ou trimestrais (ou sempre que encontrar uma oportunidade), através da Degiro. O portfólio seria constituido por:

• Ishares Core MSCI World UCITS ETF (55% - IE00B4L5Y983 IWDA)
    • Ishares Core MSCI Emerging Markets IMI UCITS ETF (20% - EMIM/E00BKM4GZ66)
    • Lyxor UCITS ETF EuroMTS 7-10y Investment Grade (DR) (25% - LU128023185)

Embora a informação apresentada seja muito escasa, como avalariam as escolhas do portfolio? Dentro das mesmas, aconselheriam me a optar por outros fundos especificos? 

Agradeço desde já.  

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, Jovi disse:

É ao contrário. O IWDA segue o seu caminho "normal", o IWDR é que paga dividendo (com o respetiva diminuição de valor da UP)

Subida de preço da UP no IWDA = Subida de preço + dividendo do IWRD

O que faz que a UP do IWDA tem de subir mais de preço (para compensar os dividendos do IWDR) e o investidor que tem IWDR paga logo impostos sobre os dividendos assim que são distribuídos

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pessoal, numa de investir quantias avultadas (+100k) em ETFs indexados, IWDA/ SP500, etc, qual é o melhor banco para o fazer? Bem sei que agora há a Degiro, mas continua a existir muita gente a preferir os bancos!

Vocês usam banco ou plataforma? Tenho de criar contas a familiares e não sei se optamos por banco ou por degiros!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    2 hours ago, Capital said:

Pessoal, numa de investir quantias avultadas (+100k) em ETFs indexados, IWDA/ SP500, etc, qual é o melhor banco para o fazer? Bem sei que agora há a Degiro, mas continua a existir muita gente a preferir os bancos!

Vocês usam banco ou plataforma? Tenho de criar contas a familiares e não sei se optamos por banco ou por degiros!

Tratando-se de familiares talvez seja melhor não optar por degiros, que não têm um sítio em Portugal onde se possa bater à porta em caso de necessidade. Há vários bancos portugueses mais voltados para o investimento que tendem a não cobrar comissões de manutenção de conta: banco big, Banco Best, ativo bank, banco carregosa. Alguns destes nem cobram comissões de guarda de títulos. Penso serem os dois custos mais relevantes além dos custos de compra, talvez valha a pena consultar os precários atualizados destes bancos e confirmar custos.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, Rockatansky disse:

Um dos motivos será provavelmente porque a Trading212 não tem alguns dos ETFs mais populares como o IWDA ou o EMIM em EUR.

Obrigado pela resposta. Desconhecia. Há de facto algumas plataformas que são fracas em ETFs. Tb tenho olhado para a revolut e não percebo porque não tem ETFs. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    On 12/26/2020 at 8:47 PM, RR2020 said:

Boa noite a todos.

Embora seja a primeira vez que escrevo (e me registo), sou um leitor constante do forum no que toca a investimento em ETFs.

Até ao momento, tinha grande parte da minha liquidez numa atividade de investimento ativo, e de high risk/high reward, sendo que neste momento pretendo transferir parte dessa liquidez para ETFs, de forma a diversificar os meus investimentos passivos (aos que incluo, por exemplo, o PPR AR). O meu perfil:

Prazo - 10-25 anos (salvo alguma situação extraordinaria, nao espero mexer no dinheiro investido nestes intrumentos) 

A minha ideia é investir neste portfolio de uma forma "tradicional", com um balanceamento de 75/25 (ou 70/30), com reforços semestrais ou trimestrais (ou sempre que encontrar uma oportunidade), através da Degiro. O portfólio seria constituido por:

Embora a informação apresentada seja muito escasa, como avalariam as escolhas do portfolio? Dentro das mesmas, aconselheriam me a optar por outros fundos especificos? 

Agradeço desde já.  

Porque apontas obrigações com essa maturidade? O ISIN que indicas está errado. Dado que és tolerante ao risco deixo como sugestão que explores ETF de obrigações com maior retorno como por exemplo o XGLE - LU029035571.

Este é um ETF com muito mais mercado que o que apontaste.

Na minha opinião, dado o teu perfil, preferiria apostar em ETF sectoriais (associados a um determinado sector) que ter uma fatia de 20% em mercados emergentes.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    A 26/12/2020 às 20:47, RR2020 disse:

Boa noite a todos.

Agradeço desde já.  

2 notas sobre esta carteira, que creio que não tenham sido analisadas:

- Estás a fazer uma aposta (bastante) activa nos mercados emergentes. A capitalização bolsista dos mercados emergentes é de cerca de 12%, ora se a componente das acções corresponder a 75%, quer dizer que os EM não deveriam ultrapassar os 8/9% na tua carteira. Ou assumes que o preço actual dos EM não está já assumido na sua actual capitalização bolsista?

- Assumes que estás disposto a assumir um risco "moderado". Olhando para a tua carteira, esta teve um DD de 35% na grande crise de 2007-2009 (durou 3 anos até voltar a recuperar das perdas), e um DD de 15% este ano. Estás disposto a poderes, no futuro, voltar a ter uma perda numa % semelhante sem resgatar a carteira?

PS: Testei esta carteira no backtestcurvo.eu. 

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 22/12/2020 às 23:55, Vidolz disse:

Quem daqui domina Biotech?

O ETF ARKG - ARK Genomic Revolution ETF está com um belo YTD.

Estive a investigar algumas das empresas como por exemplo a Crispr Therapeutics AG e achei fascinante o que andam a desenvolver.

Infelizmente não tenho conhecimento suficiente para investir em empresas deste sector =\

Olá,

Não diria que domino Biotech, mas trabalho mais ou menos na área (investigação). Todas exceto uma das minhas stocks individuais são Biotech, de áreas que penso que tenham futuro. Fazer aqui o disclaimer, não faço nenhum tipo de análise fundamental ou técnica. Leio sobre a Biotech, e se gosto do que leio e me parece ter futuro, invisto. Sempre montantes muito baixos. 

Logo são esses os meus disclaimers: montantes baixos e "parecem-me bem". 

Posto isto, só ainda não investi na CRISPR porque esgotei o meu plafond de play money... Mas está na lista para as próximas. investi na Editas em vez disso, e até ver estou satisfeito, valorizou mais do dobro recentemente:)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 22 minutos, DAMP disse:

Olá,

Não diria que domino Biotech, mas trabalho mais ou menos na área (investigação). Todas exceto uma das minhas stocks individuais são Biotech, de áreas que penso que tenham futuro. Fazer aqui o disclaimer, não faço nenhum tipo de análise fundamental ou técnica. Leio sobre a Biotech, e se gosto do que leio e me parece ter futuro, invisto. Sempre montantes muito baixos. 

Logo são esses os meus disclaimers: montantes baixos e "parecem-me bem". 

Posto isto, só ainda não investi na CRISPR porque esgotei o meu plafond de play money... Mas está na lista para as próximas. investi na Editas em vez disso, e até ver estou satisfeito, valorizou mais do dobro recentemente:)

Não investiste na Arcturus Therapeutics Holdings Inc pois não?

Está -30% em after hours...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites