Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETF (Exchange-Traded Fund) - Tópico Geral e WIKI / FAQ

Francisco Martins

Recommended Posts

• Respostas 1,7k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Virtua

280

• Francisco Martins

139

• 5coroas

112

• pge

88

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Este FAQ / WIKI ao longo dos cinco posts iniciais deste tópico representa um pequeno resumo simplificado para efeitos práticos, sendo limitado nesse sentido. LINKS para saltar directamente para o

Posted Images

Bom dia a todos,

Sou novato nestas andanças, depois de ler o livro "Pai Rico Pai Pobre" acordei para a vida 😃, apesar de ter 37 penso que ainda possa ir a tempo.

Sou programador e trader em corridas de cavalos na betfair, por isso como já tenho a adrenalina diaria de oscilações de odds, queria algo a longo prazo (20anos) sem me preocupar muito com quedas e subidas, com objetivo entre os 6% e os 8%.

Já tenho fundo de emergencia, e agora ando a investigar a fundo sobre ETFs e onde aplicar os meus fundos e ir reforçando mensalmente atraves da Degiro.

Sei que talvez nao seja a melhor altura para começar, pois os graficos que analisei parece estar quase tudo nos maximos.

Estava a pensar no seguinte portfolio e gostava que me dessem opiniões se for possivel:

70% iShares Core MSCI World UCITS ETF USD (Acc) --> IE00B4L5Y983 
    20% iShares Core MSCI Emerging Markets IMI UCITS ETF (Acc) --> IE00BKM4GZ66
    10% iShares Digital Security UCITS ETF USD (Acc) --> IE00BG0J4C88

Este ultimo apesar da TER estar um bocado alta acredito que no futuro terá valorização.

Muito obrigado

Cumprimentos

Editado por Joao Gonçalves
    adicionar informaçao
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    17 hours ago, pge said:

E porque não um nasdaq 100?

Acho que a composição de um ETF que segue o Nasdaq 100 é muito diferente de um que segue o Russell 1000. No entanto, fiquei curioso e gostava de perceber melhor porque é que considerarias um ETF Nasdaq 100 em detrimento do Russell 1000?

Quanto a um ETF que siga o índice "Nasdaq 100" (coloquei entre aspas porque o que vou apontar não segue propriamente este índice) prefiro optar por um mais sectorial IE00B3WJKG14 - iShares S&P 500 USD Information Technology Sector UCITS pois, acredito que é um sector capaz de lidar relativamente bem com os diferentes estados macroeconómicos mundiais e com uma grande e rápida capacidade de se adaptar ás novas realidades. Obviamente que também leva porrada mas, parece-me ser um sector um pouco "All Weather"!   

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 22 minutos, nOrte disse:

Acho que a composição de um ETF que segue o Nasdaq 100 é muito diferente de um que segue o Russell 1000. No entanto, fiquei curioso e gostava de perceber melhor porque é que considerarias um ETF Nasdaq 100 em detrimento do Russell 1000?

Quanto a um ETF que siga o índice "Nasdaq 100" (coloquei entre aspas porque o que vou apontar não segue propriamente este índice) prefiro optar por um mais sectorial IE00B3WJKG14 - iShares S&P 500 USD Information Technology Sector UCITS pois, acredito que é um sector capaz de lidar relativamente bem com os diferentes estados macroeconómicos mundiais e com uma grande e rápida capacidade de se adaptar ás novas realidades. Obviamente que também leva porrada mas, parece-me ser um sector um pouco "All Weather"!   

Sem averiguar muito, acho que uma coisa é russell1000 e outra deve ser o russell1000 growth que deve retirar as empresas value e blend e incidir mais nas growth.  Se vires a carteira do nasdq100 a carteira incide a sua maior parte nas growth, logo devem ter as suas semelhanças.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

ou uma combinação dos 3 IWMO e IQQO e iwda porque é free e dá para fazer pequenos reforços todos meses.

porque é que ETF Vanguard EUR Eurozone Government Bond UCITS, ISIN IE00BH04GL39, sendo obrigaçoes governamentais europeias de baixo/media maturidade tem tão boa rentabilidade a 1 ano ?

normalmente costuma ser abaixo 4-5%, será por ter alguma divida BBB ?

Editado por superkinas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    A 21/11/2020 às 19:09, superkinas disse:

ou uma combinação dos 3 IWMO e IQQO e iwda porque é free e dá para fazer pequenos reforços todos meses.

porque é que ETF Vanguard EUR Eurozone Government Bond UCITS, ISIN IE00BH04GL39, sendo obrigaçoes governamentais europeias de baixo/media maturidade tem tão boa rentabilidade a 1 ano ?

normalmente costuma ser abaixo 4-5%, será por ter alguma divida BBB ?

Segue o mesmo índice que os seguintes ETFs, que têm um historial bem mais longo:

LU0290355717

LU1650490474

Enquanto ETFs para a parte das obrigações, não parecem mal de todo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

As convertíveis têm dado porrada às high yield no pós COVID. Fonix, um gajo só vê as cenas depois de acontecerem 😞

image.thumb.png.544d90b017eb459b0a2761d0c7828923.png

https://www.ssga.com/lu/en_gb/intermediary/etfs/funds/spdr-refinitiv-global-convertible-bond-ucits-etf-dist-zprc-gy

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde a todos,

Relativamente a este tema dos ETFs deixo-vos um vídeo com uma explicação sobre o que se tratam. No vídeo também mostro uma ferramenta de pesquisa de ETFs para utilizarem e ainda apresento um ETF indexado ao mercado mundial.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...

em teoria qual seria a melhor altura para comprar etf de obrigações,

normalmente seria quando as acções estão em alta, todavia face aos estímulos financeiros as obrigações tb estão a subir, se os estímulos param a rentabilidade das obrigações descem, logo esta nãp seria uma boa altura para entrar em etf de obrigações.

disse algo errado ? será esta boa altura para comprar obrigações ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Neste momento estou 100% em IWDA contudo quero compor o meu investimento. Cheguei a um modelo final onde o que quero são apenas ETF e ouro. O investimento estará repartido por ações, obrigações e ouro.

O portfólio que quero assemelha-se ao All Weather contudo procuro uma exposição maior a ações, algo em torno de metade do portfólio. A metade restante é repartida em obrigações europeias e ouro em igual proporção.

Os ETF que selecionei são os seguintes:

- IE00B4L5Y983 - IWDA

- LU0290355717 - XGLE

Depois da exposição já feita aqui anteriormente sobre o IWMO (IE00BP3QZ825) decidi que quero incluir um ETF momentum na parte das ações. Para esta escolha será um dos dois ETF:

- IE00BP3QZ825 - IWMO - Volume muito superior, TER 0,3% vs 0,25% e performance ligeiramente inferior

- IE00BL25JP72 - XDM

image.png.7a9a4777fe379d87d9a6245ef1ebecf7.png

Ao nível da correlação entre ativos não seria de esperar que as obrigações tivessem um valor mais próximo do ouro em relação ao MSCI?

A correlação entre ouro e as obrigações está próxima de 1, isto pode ser um indicador de ameaça?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, patacascarvalho disse:

image.png.7a9a4777fe379d87d9a6245ef1ebecf7.png

Ao nível da correlação entre ativos não seria de esperar que as obrigações tivessem um valor mais próximo do ouro em relação ao MSCI?

A correlação entre ouro e as obrigações está próxima de 1, isto pode ser um indicador de ameaça?

Acho esse valores de correlações altamente irregulares. Como foram cálculos? (ou onde?) Parece-me correlação entre os activos e não sobre os retornos dos activos.

A correlação entre retornos de equity com bonds deverá ser ligeiramente negativa. A correlação do ouro com qualquer um dos outros dois activos deverá ser próxima de 0.

EDIT:

Desde inícios de 2015 obtenho isto:

image.png.b35c721b7ba07d0c8cb5bfe00b44e9bc.png

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Saquei os dados do curvo backtest, o histórico  deste portfólio vai de 1998 a 2020. Onde fizeste essa?

Por exemplo a correlação entre obrigações e ações apresentou um comportamento muito diferente entre as diversas quedas do mercado acionista.

image.png.e7507422959ec3ec3ed3569332f07e41.png

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Viva caros investidores, tenho andado numa pesquisa insana com o objetivo de tentar substituir um FI Jupiter European Growth Class L EUR Acc (LU0260085492) onde, o melhor que encontrei foi: Amundi ETF MSCI Europe Growth UCITS ETF (LU1681042435) a questão é que, mesmo este não justifica a subscrição (rentabilidade idêntica, sintético e o fundo é bastante pequeno). Assim, questiono que ETFs recomendam para o mercado equity Europa, no que diz respeito à estratégia já estou por tudo (growth, value, etc.)? Obrigado, 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    On 12/16/2020 at 9:41 PM, Virtua said:

Desde inícios de 2015 obtenho isto:

image.png.b35c721b7ba07d0c8cb5bfe00b44e9bc.png

Neste caso que apresenta está bem marcada a correlação quase nula das World Bonds com as ações. Em relação ao ouro este está mais próximo das obrigações que das ações.

Na pesquisa sobre análise dos factores do MSCI encontrei este tópico num fórum belga, onde foram calculados os retornos para os vários factores e são apresentadas algumas conclusões.

https://www.spaargids.be/forum/strategieen-die-de-msci-world-outperformen-t27607.html

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, patacascarvalho disse:

Isso por acaso é algo que pretendo fazer. Seja com os MSCI desde que deixam (2005?) seja depois com os ETFs e testar se os factores continuam a ter validade ou aparentam estar a perder influência...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Quem daqui domina Biotech?

O ETF ARKG - ARK Genomic Revolution ETF está com um belo YTD.

Estive a investigar algumas das empresas como por exemplo a Crispr Therapeutics AG e achei fascinante o que andam a desenvolver.

Infelizmente não tenho conhecimento suficiente para investir em empresas deste sector =\

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O ARKK então é to the moon. Tem tido um grande volume de transacções. Bolha?

Nestes ETFs com ISIN US como o ARKG e ARKK, em termos de mais-valias (não confundir com dividendos), há alguma retenção na fonte nos EUA ou só são tributadas em PT a 28%?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 43 minutos, JM_ disse:

O ARKK então é to the moon. Tem tido um grande volume de transacções. Bolha?

Nestes ETFs com ISIN US como o ARKG e ARKK, em termos de mais-valias (não confundir com dividendos), há alguma retenção na fonte nos EUA ou só são tributadas em PT a 28%?

Só tributadas cá, segundo o Invest. Nos dividendos é que os gajos me disseram que isso não era com eles, mas sim com as finanças. Sabes como funciona o w8-ben para etfs no invest?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 50 minutos, JM_ disse:

Não tenho ETFs no invest. Se for de acumulação e assumindo que não há retenção na fonte nas mais-valias, não deve ser preciso o w8-ben. 

O problema é que os ETFs americanos dos que tenho visto têm todos dividendos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites