Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETF (Exchange-Traded Fund) - Tópico Geral e WIKI / FAQ

Francisco Martins

Recommended Posts

Mouro Emprestado
    há 2 horas, JM_ disse:

Como funciona o banco invest em ETFs sem plataforma? Há um gestor do banco que manualmente está a colocar as ordens dos clientes no mercado?

Fazes a compra directamente no homebanking, não tem nada que saber 🙂

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 1,7k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Virtua

280

• Francisco Martins

139

• 5coroas

112

• pge

88

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Este FAQ / WIKI ao longo dos cinco posts iniciais deste tópico representa um pequeno resumo simplificado para efeitos práticos, sendo limitado nesse sentido. LINKS para saltar directamente para o

Posted Images

há 3 horas, JM_ disse:

Como funciona o banco invest em ETFs sem plataforma? Há um gestor do banco que manualmente está a colocar as ordens dos clientes no mercado?

Se estou a interpretar bem o preçário, o custo de transacção de ETFs na bolsa de Amesterdão é de 0,100% com mínimo de €9,50, é isso?

Vou ligar pra lá na 2ªF para ver como funcionam os cut off, se a entrada é automática ou esperamos pelo fecho da bolsa.

Os 9,5€ está certo, a percentagem não sei de memória mas acho que é igual ou inferior á concorrência.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 horas, Virtua disse:

cut off em ETFs? nunca sequer ouvi tal coisa...

É uma maneira de dizer. Não faço ideia se a entrada é instantânea tipo trading ou se há algum tipo de delay. Será a primeira vez que compro alguma coisa cotada em bolsa. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 2 horas, pge disse:

É uma maneira de dizer. Não faço ideia se a entrada é instantânea tipo trading ou se há algum tipo de delay. Será a primeira vez que compro alguma coisa cotada em bolsa. 

Mas estás a pensar fazer daytrading com ETFs no Invest?

É que adquires o ETF a determinado valor e depois no final do dia recebes um email com o número de posições e o preço de cada uma. A não ser que querias comprar de manhã e vender à tarde acabar por ser irrelevante este tema, ou não estamos a perceber o teu comentário.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 57 minutos, Mouro Emprestado disse:

Mas estás a pensar fazer daytrading com ETFs no Invest?

É que adquires o ETF a determinado valor e depois no final do dia recebes um email com o número de posições e o preço de cada uma. A não ser que querias comprar de manhã e vender à tarde acabar por ser irrelevante este tema, ou não estamos a perceber o teu comentário.

Não. Eu quero saber se comprar um etf ás 13h. por exemplo se compro á cotação das 13h, se do fim desse dia, se das 13h+algum delay.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 4 minutos, pge disse:

Não. Eu quero saber se comprar um etf ás 13h. por exemplo se compro á cotação das 13h, se do fim desse dia, se das 13h+algum delay.

Se compras a determinada cotação, é essa a cotação final.
    O Invest não anda (nem podia!) andar depois a dar-te uma cotação diferente.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu acho que o que pge quer confirmar é se as ordens criadas no homebanking (e não na plataforma de trading) são processadas de imediato no mercado.

13 hours ago, Mouro Emprestado said:

Fazes a compra directamente no homebanking, não tem nada que saber 🙂

Em termos fiscais faz alguma diferença em termos do modelo a preencher os títulos estarem sob a guarda de uma entidade PT? No Best, por exemplo, a plataforma pertence ao Saxobank.

Editado por JM_
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, JM_ disse:

Eu acho que o que pge quer confirmar é se as ordens criadas no homebanking (e não na plataforma de trading) são processadas de imediato no mercado.

Eu percebi a pergunta. Não perceberam foi a minha resposta 😛

Por acaso até aconselho (dentro da razoabilidade de custos e se fizer sentido e a quem não percebe) o serviço deles de corretagem por telefone. Obviamente que tenho bias, porque sei que eles percebem e acredito que muitas vezes me safam de clientes que iriam dar mal as ordens (ou de potenciais situações de falta de liquidez). O custo passa a 0.2%. Se for para dar uma ordem por ano ou um montante que o diferencial são 5 ou 10 euros até vale a pena.

Citação

Em termos fiscais faz alguma diferença em termos do modelo a preencher os títulos estarem sob a guarda de uma entidade PT? No Best, por exemplo, a plataforma pertence ao Saxobank.

Penso que não. Aliás conheço pessoal a fazer até em diferentes anexos (o G e o J acho, nacional e internacional respectivamente) e nunca teve stress. Desde que pagues o que deves...

Editado por Virtua
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 42 minutos, Vidolz disse:

Já vou com +8,4% no IWDA, not bad.

Pena só ter 4k ainda no ETF lol, esperar por a próxima queda do covid para reforçar.

Já agora partilho os meus ETF....so far so good.... 

Entrei, pela primeira vez em Março/Abril:

IWDA:+11,3%

VanEck VideoGame: +12%

Franklin FTSE China: +6,6%

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    On 11/15/2020 at 1:37 AM, pge said:

Vou ligar pra lá na 2ªF para ver como funcionam os cut off, se a entrada é automática ou esperamos pelo fecho da bolsa.

Os 9,5€ está certo, a percentagem não sei de memória mas acho que é igual ou inferior á concorrência.

Depois deixa feedback aqui pf. No preçário também não é claro se sem plataforma cobram guarda de títulos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Viva caros investidores, com o objetivo de recriar a estratégia deste FI IE00B19Z9612 estou à procura de um ETF que siga o índice Russell 1000 Growth e que esteja de acordo com a regulação UCITS. Mas, apenas estou a encontrar o Lyxor Russell 1000 Growth UCITS ETF - Acc (FR0011119171) que por sinal è sintético. Assim questiono:

Conhecem outros ETFs UCITS que sigam este índice?

Na vossa opinião, quais são as principais implicações de subscrever ETFs não regulados na Europa? (Assumo a minha ignorância, definitivamente temática a estudar).

Obrigado!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 56 minutos, nOrte disse:

Conhecem outros ETFs UCITS que sigam este índice?

No JustETF nem aparece o que falas 😕

Citação

Na vossa opinião, quais são as principais implicações de subscrever ETFs não regulados na Europa? (Assumo a minha ignorância, definitivamente temática a estudar).

Honestamente não sei. Por não serem regulamentados pode haver 1001 e uma coisas que corram mal. Acho que é muito pior do comprar um ETF UCITS sintético. Um sintético até comprava se não tivesse outra opção. Não regulado nem pensar...

Este ano o ETF está a dar uma porrada ao fundo que nem é saudável 🤣

EDIT: Acabei de ler este artigo que até é interessante, mesmo não trazendo nada de muito novo à mesa: https://www.vanguard.com.hk/documents/understand-synthetic-etfs-tlrv.pdf

Acho que mesmo sintético desde que seja UCITS está relativamente seguro. Claro que não é a mesma coisa mas mesmo assim era capaz de preferir o ETF sintético ao fundo. Mas isso decisão de cada pessoa...

Editado por Virtua
    • Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    1 hour ago, Virtua said:

No JustETF nem aparece o que falas 😕

O Lyxor Russell 1000 Growth UCITS ETF - Acc que eu referi é este: https://www.justetf.com/en/etf-profile.html?isin=FR0011119171#overview Sendo o único UCITS a seguir este índice.

Vou ler atentamente o documento que partilhas-te o que, desde já agradeço assim como, a tua opinião relativamente a esta temática de ETFs não UCITS.

Apesar de o FI IE00B19Z9612 até ter um comportamento interessante nos últimos 10 anos só por 3 vezes consegui bater o índice de referência. Enquanto que no últimos 10 anos o FI teve uma rentabilidade média 16.8% ao ano, já o índice teve 18.5% ao ano. Ou seja, um ETF que siga  o Russell 1000 seria uma escolha mais inteligente!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 18 minutos, Virtua disse:

exprimi-me mal. Encontrei o ETF até na morningstar etc etc

O que eu quis dizer foi que achei estranho no filter do just ETF ele não aparecer. Se há no Just ETF deverá ser erro meu, mas pesquisando por equity -> USA -> "Equity Strategy"- Growth aparecem 0 (zero ETFs)

Aconselho uma vista de olhos na morningstar.pt porque ele têm lá o volume e tamanho dos ETFs. O que é sempre relevante!!

Ahhhhhhh, isso é verdade.

Lembro-me quando se procurava por Growth, não aparecia nenhum ETF.

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites