Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETF (Exchange-Traded Fund) - Tópico Geral e WIKI / FAQ

Francisco Martins

Recommended Posts

há 22 horas, Virtua disse:

Sim, embora não deva variar muito dos 0.4 a ideia é essa. Os custos de 0.15 ou 0.1% tb deves incluir nas contas, naturalmente.

Sim.

Nem melhor nem pior, é diferente. Tu é que tens que decidir o que pretendes. Só te estou a explicar (assim como outras pessoas) as vantagens e desvantagens de diferentes maturidades. Volatilidades diferentes, retornos expectáveis diferentes etc etc 

Não altera em nada a análise. Na maturidade em causa a rentabilidade expectável é a yield. Se for negativa é expectável que a rentabilidade seja negativa. Uma obrigação com yield negativa não vai dar lucro.

Ok, assim com a tua ajuda penso que estou a perceber a lógica.

Só uma outra dúvida então. Tendo em conta tudo isso, e não se podendo ter o melhor dos dois mundos, se se optar por um ETF com todas as maturidades, mesmo tendo uma maturidade média de 9 anos, tem yields o mais próximo de 0 (ainda sendo negativa). Isso poderá ser melhor, uma vez que as maturidades mais baixas podem balancear a maior volatilidade das maturidades mais altas do ETF? Neste caso estou-me a referir aos
    Xtrackers Eurozone Government Bond UCITS ETF 1C -  LU0290355717
    Lyxor Euro Government Bond (DR) UCITS ETF - Acc -  LU1650490474

Sendo que o primeiro tem uma volatilidade de quase metade de todos os outros ETF's da lista acima mas tem uma YTD também mais baixa. Já o segundo tem uma volatilidade maior mas a YTD é também bem maior. A yield é basicamente a mesma nos dois...

Cumps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 1,7k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Virtua

280

• Francisco Martins

139

• 5coroas

112

• pge

88

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Este FAQ / WIKI ao longo dos cinco posts iniciais deste tópico representa um pequeno resumo simplificado para efeitos práticos, sendo limitado nesse sentido. LINKS para saltar directamente para o

Posted Images

há 21 minutos, Cuba disse:

Ok, assim com a tua ajuda penso que estou a perceber a lógica.

Só uma outra dúvida então. Tendo em conta tudo isso, e não se podendo ter o melhor dos dois mundos, se se optar por um ETF com todas as maturidades, mesmo tendo uma maturidade média de 9 anos, tem yields o mais próximo de 0 (ainda sendo negativa). Isso poderá ser melhor, uma vez que as maturidades mais baixas podem balancear a maior volatilidade das maturidades mais altas do ETF? Neste caso estou-me a referir aos
    Xtrackers Eurozone Government Bond UCITS ETF 1C -  LU0290355717
    Lyxor Euro Government Bond (DR) UCITS ETF - Acc -  LU1650490474

Sendo que o primeiro tem uma volatilidade de quase metade de todos os outros ETF's da lista acima mas tem uma YTD também mais baixa. Já o segundo tem uma volatilidade maior mas a YTD é também bem maior. A yield é basicamente a mesma nos dois...

Cumps

Não te interessa quantas ou o tipo de maturidades que o ETF tem nas várias obrigações. Só a maturidade média (ou até mais correcto a duration). O resto é relativamente irrelevante. Olha para o ETF como um todo. Esquece as diferentes obrigações e durations das mesmas. Só interessa como um activo. Duration média, maturidade média e yield média. Não tens que te preocupar com mais nada e como as obrigações lá dentro funcionam para se contrabalançarem etc etc

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Virtua disse:

Não te interessa quantas ou o tipo de maturidades que o ETF tem nas várias obrigações. Só a maturidade média (ou até mais correcto a duration). O resto é relativamente irrelevante. Olha para o ETF como um todo. Esquece as diferentes obrigações e durations das mesmas. Só interessa como um activo. Duration média, maturidade média e yield média. Não tens que te preocupar com mais nada e como as obrigações lá dentro funcionam para se contrabalançarem etc etc

Ok, percebi. Não vale a pena ver as partes que compõe o ETF, vê-lo como um todo. Disse aquilo mais para perceber se a minha leitura faz sentido, porque neste momento me parece que então a melhor aposta seria mesmo um desses dois ETF's. São os que tem a yield mais próxima de ficar positiva, apesar de ser a 9 anos...

Porque pelo que estou a perceber, estes valores da yield podem ir mudando ao longo dos anos. Ora se a minha ideia é escolher um ETF para ficar com ele durante 20 ou 30 anos, se neste momento quase todos eles tem uma yield negativa, como é que consigo escolher o "melhor"? Acho que não faz sentido escolher agora um e se daqui a uns anos outro ficar com uma yield melhor trocar... A ideia é não fazer mais valias durante esse período.

Ou posso estar a complicar em demasia algo que não fará assim tanta diferença, porque sei que o que fará o portefólio ganhar um pouco mais serão as acções, as obrigações são mais a almofada nas quedas...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 12/10/2020 às 14:58, Virtua disse:

Escolho sempre Xetra ou London caso existam (por esta ordem porque normalmente em londres são em USD). Por causa da liquidez!!

neste caso a melhor escolha será milão por ser euros e nao acrescentar factor cambial. concordam ?

A 12/10/2020 às 12:37, Vidolz disse:

screenshot_50.jpg.fac1db88f99b97c222dc4b6492e5ab88.jpg

Desculpem a pergunta de nabo, mas como decido em que stock exchange comprar este fundo?

neste caso a melhor escolha será milão por ser euros e nao acrescentar factor cambial. concordam ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ser cotados em euros ou em libras ou em USD não tem impacto na performance do fundo: A diferença entre um activo ser cotado em euros e ter cobertura cambial

Nesse caso em particular tem exactamente um dos que eu falei. O Xetra (Alemanhã)!!

Editado por Virtua
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Nem reparei que o que é cotado no xetra não é ishares. Sim. Neste caso provavelmente ia para Milão, para meu desgosto.

Não têm acesso na DeGiro ao IS3R? é o ishares momentum na alemanhã com um voluma mais interessante que o IWMO em milão.

Já que estamos a falar de momentum que tal uma comparação de QDVA com S&P?

Editado por Virtua
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mouro, não me queres fazer um daqueles gráficos catitas para estes 3 exemplos?

Estou numa de tentar ver quais as melhores formas de investir "simplificadamente" uma boa quantidade de capital de uns familiares e ando à procura de elementos, mas não sendo da área, baseio-me muito aqui e num excel feito à engenheiro que de excel financeiro pouco domina.

caso 1

10% Nasdaq 100

20% SP500

50% IWDA / SPDR World (menor ter?)

20% lyxor bonds 5-7y

caso 2

60(iwda)/40 bonds (podes usar o mm ticker que o acima)

caso 3

portfolio permanente que já terás

Gostava de os ver comparados, ou até de saber qual a tool gratuita que eu possa usar para ver a informação.

Obrigado

image.thumb.png.9ba0e61d66854bd1000355cd86837906.pngO curvo só me deixa testar 2-2

Editado por Capital
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    6 hours ago, Capital said:

Mouro, não me queres fazer um daqueles gráficos catitas para estes 3 exemplos?

Estou numa de tentar ver quais as melhores formas de investir "simplificadamente" uma boa quantidade de capital de uns familiares e ando à procura de elementos, mas não sendo da área, baseio-me muito aqui e num excel feito à engenheiro que de excel financeiro pouco domina.

caso 1

10% Nasdaq 100

20% SP500

50% IWDA / SPDR World (menor ter?)

20% lyxor bonds 5-7y

caso 2

60(iwda)/40 bonds (podes usar o mm ticker que o acima)

caso 3

portfolio permanente que já terás

Gostava de os ver comparados, ou até de saber qual a tool gratuita que eu possa usar para ver a informação.

Obrigado

image.thumb.png.9ba0e61d66854bd1000355cd86837906.pngO curvo só me deixa testar 2-2

Viva @Capital, que portfolio é esse "SELF" que usas-te na comparação acima? Esquece, já percebi é o teu caso 1!

Editado por nOrte
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    On 10/29/2020 at 11:03 PM, Cuba said:

Objectivo (Definir rendibilidade que considera adequada) : O objectivo é para longo prazo. Não pretendo ficar rico, apenas esperar que quando chegar à reforma tenha um pé de meia mais confortável. Digamos que se ganhar em média 3 ou 4% ao ano penso que já seria bom.

Por curiosidade , podes explicar porque 60-40 é a melhor opção para ti ?
    Por tudo o que tenho lido, para os valores que vou investir acho que não vale a pena investir em ouro por exemplo. Daí o EUPP ficar um bocado de parte. Não é que não o ache interessante, se calhar preferia por ser algo mais equilibrado, (pode não ganhar muito mas também se segura melhor nas perdas). Mas alguém disse em algum tópico que "Para valores inferiores a 100k, é suficiente uma carteira clássica de ETF de acções e obrigações soberanas (eventualmente de prazo intermédio). Sendo assim acho que prefiro manter simples.

Se precisares de mais alguns dados para dares uma ajuda diz :)

Ao ler "alguém disse em algum tópico" , presumo que tenhas confirmado que esse alguém está certo através de estudo e pesquisa ? Sugiro que o faças sempre .

Eu não discuto a simplificação que fizeste eu questiono qual o motivo para 60-40 , porque não 70-30 ou 50-50 , 45-55 , é isso que gostava que me explicasses da forma mais objectiva que conseguires :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 50 minutos, Capital disse:

Teste entre os 3 casos comparados, mas. No curvo só consigo comparar 2.

Dá para comparares com 3 ou mais portefólios.

Quando fazes uma comparação ele só te deixa escolher dois, mas se fizeres scroll para baixo, aparecem-te todos os portefólios e basta clickar em cada um deles para adicionar à comparação. 

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 horas, Lynch II disse:

Ao ler "alguém disse em algum tópico" , presumo que tenhas confirmado que esse alguém está certo através de estudo e pesquisa ? Sugiro que o faças sempre .

Eu não discuto a simplificação que fizeste eu questiono qual o motivo para 60-40 , porque não 70-30 ou 50-50 , 45-55 , é isso que gostava que me explicasses da forma mais objectiva que conseguires :)

Penso que foi o Mouro ou o Virtua, sendo que me parecem dos mais entendidos aqui pelo fórum, acredito na frase 🤣
    Mas sim, já li a mesma ideia em mais tópicos. E pelo que já andei a ver a Degiro não tem ETF's de ouro e eu quero manter o portefólio simples, portanto tudo me leva para o portefólio clássico.

Disse os 60/40 por ser normalmente como o portefólio é apresentado, mas no meu caso em concreto ainda estou a ver se vou para 60/40 ou talvez 70/30... Ainda sou novo, em princípio vou arriscar um pouco mais durante uns 5 anos uma ligeira maior exposição a acções 🙂

Cumps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, Mouro Emprestado disse:

O idiota do Mouro não é entendido em nada.

Seguir o que ele diz "só porque sim" sem se fazer a necessária validação é meio caminho andado para se cometerem erros.

A Degiro tem um ETF de ouro: CH0139101593

Não é só porque sim, tenho estado a analisar dados e o portefólio que quero implementar. Mas as tuas opiniões têm ajudado 🙂
    Mas é de distribuição,não tenho interesse.

há 5 horas, Virtua disse:

Aliás por muitas das coisas em finanças não há certo ou errado e aquilo que achamos bom para nós pode não ser o indicado para outro!

Eu percebo o que querem dizer os dois. Eu não estou a seguir ninguém cegamente, estou a tirar as minhas conclusões, mas com base no que vou lendo por aqui e noutros locais. Daí por exemplo não querer investir em ouro, apesar de até me puder trazer alguns benefícios ao portefólio (como o Mouro mostrou mais atrás xD) quero manter simples 😉

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, Cuba disse:

Não é só porque sim, tenho estado a analisar dados e o portefólio que quero implementar. Mas as tuas opiniões têm ajudado 🙂

Eu percebo o que querem dizer os dois. Eu não estou a seguir ninguém cegamente, estou a tirar as minhas conclusões, mas com base no que vou lendo por aqui e noutros locais. Daí por exemplo não querer investir em ouro, apesar de até me puder trazer alguns benefícios ao portefólio (como o Mouro mostrou mais atrás xD) quero manter simples 😉

Porque não apostar em empresas mineiras de ouro para fazer edge com ouro?

Eu por exemplo tenho stocks de Barrick Gold.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 44 minutos, Cuba disse:

... mas nunca distribuiu dividendos em 10 anos 😉   

há 43 minutos, Vidolz disse:

Porque não apostar em empresas mineiras de ouro para fazer edge com ouro?

Eu por exemplo tenho stocks de Barrick Gold.

Porque não servem de hedge. 

Ouro é ouro, empresas mineiras de ouro são outra coisa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, Mouro Emprestado disse:

... mas nunca distribuiu dividendos em 10 anos 😉   

Porque não servem de hedge. 

Ouro é ouro, empresas mineiras de ouro são outra coisa.

Tens a certeza?

Olha quem eles seguem sempre as oscilações do preço de ouro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    P2P Money Maker
    há 4 minutos, Vidolz disse:

Tens a certeza?

Olha quem eles seguem sempre as oscilações do preço de ouro.

Não tem nada a ver. As empresas de extracção têm o seu BS e Income Statment a afectar os resultados da stock. Têm actividade.

O Ouro, é procura e oferta só

Há correlação, mas não não é 1

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites