Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETF (Exchange-Traded Fund) - Tópico Geral e WIKI / FAQ

Francisco Martins

Recommended Posts

Rick Lusitano
    há 46 minutos, Virtua disse:

SPY e IWDA

Podes usar a versão londrina do IWDA que é em USD, tanto faz. A questão é que vais ter dia em que o SPY transaciona e o IWDA noa. Feriados nos EUA que não o são na Europa e vice versa.

E não te esqueças que as correlações são sobre os retornos, não sobre as cotações 😉 

E como calculas os retornos?

A mim sempre me ensinaram e fizeram sempre questão que usássemos logaritmos na uni.

Dá para fazer em Excel, mas para só preparar dos dados demora-se imenso tempo, principalmente activos negociados em países diferentes e se existirem vários activos, por causa dos feriados. Também depende de como vêm os dados da fonte, principalmente as datas, podem vir em vários formatos.

E depois depende do que queres fazer, se for DP, Correlações, coisa até é simples. Mas se meteres câmbios e vários rácios de rentabilidade, volatilidade, etc. A coisa demora mais um pouco.

Sorry, ainda estou traumatizado de fazer pricing e hedging de opções e structured finance com opções exóticas, com BSM, Montecarlo/Bootstraping em Excel. :P

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 1,7k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Virtua

280

• Francisco Martins

139

• 5coroas

112

• pge

88

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Este FAQ / WIKI ao longo dos cinco posts iniciais deste tópico representa um pequeno resumo simplificado para efeitos práticos, sendo limitado nesse sentido. LINKS para saltar directamente para o

Posted Images

há 18 minutos, pge disse:

Com moedas diferentes não acho que faça grande sentido, já vimos o sp500 a escalar e o etf em euros quase parado. Pode dar leituras erradas a não ser se introduzisse a variável cambio. Não acho que haja essa necessidade.

Claro que sim. Estas a ver bem a coisa.

Citação

Tava aqui a pensar e para resolver essa questão dos feriados basta fazer as correlações com os retornos semanais em vez de diários. Até pq se há esse problema extra-continentes também deve haver com feriados holandeses, alemães, franceses e ingleses.

A questão é que o excel, que eu tenha conhecimento, não tem uma função de coluna ser índice e ser sensível ao tempo. Há feriados nos EUA que caem numa sexta. Ficaria com os dados europeus de dia 26 (por exemplo) e para os dados americanos de 25.

Citação

Como é q resolveste os feriados na tua app?

Há algumas formas de resolver isso. Já vi duas com que concordo. Anos de 365 cotações (ou 366 caso seja bisexto). Ou todos os dias expecto fim de semanas. Prefiro o segundo embora em programação o primeiro dê muito jeito.

Isto se fôr uma base de dados. porque se forem meia dúzia de ETFs "digo" ao python que pretendo apenas os dias em que há cotação para ambos os ETFs

há 6 minutos, Rick Lusitano disse:

Sorry, ainda estou traumatizado de fazer pricing e hedging de opções e structured finance com opções exóticas, com BSM, Montecarlo/Bootstraping em Excel. :P

Acredita... Já falamos 10 vezes da cena dos retornos LOL

A maioria do pessoal não usa retornos log na maioria das vezes. Só mesmo quando precisas de fazer um cálculo que dependa disso. Por exemplo tenho uma função para construir uma série de preços com base em retornos aritméticos e antes de criar a série de preços tenho de converter os retornos aritméticos em logarítmicos, mas essa função é a a única vez que uso retornos log (embora use essa função com muita frequência porque é a de backtests )

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    On 10/27/2020 at 10:44 AM, 5coroas said:

Não havendo qualquer custo de entrada, continuarias a preferir entrar nessas ocasiões, esperarias por crashes ou entrarias sempre que tivesses capital disponivel?

Deves reforçar mais frequentemente . Depois existem situações como a actual que dependem das interpretações , por exemplo podes colocar ordens para comprar a X ou Y em função do que achas razoável . Eu estou á espera de uma pioria de casos de covid aliada á eleição de biden o que provavelmente vai fazer cair mais o mercado criando melhores pontos de entrada

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    30 minutes ago, fousa said:

Tenho um lump sum que iria investir no portfolio permanente, e depois de muita reflexão e meditação, tomei a decisão arrojada de ir para 100% stocks. Um único ETF - IWDA.

Dividi a quantia e estou a fazer DCA semanalmente, sempre no mesmo dia e hora. Escolhi as sexta-feiras.  Até 31 de dezembro despacho tudo independentemente do mercado.

Nestes dias de queda faço vários reforços na Degiro, todos gratuitos. Parece que estou a atirar dinheiro para a fogueira. 🙃

giphy.gif?cid=ecf05e47yvtmsds18j4er3zpep

Sugestão ,  fazeres  um após as eleições (quase de certeza que cai , dois/três se for prolongada e cair muito  - 1-2 semanas ) , fim do ano 29-30dez (novamente) e depois avaliar , mensalmente ou de 2 em 2 meses  .  Semanalmente acho um exagero , o mercado ta caro . Isto é subjectivo e existem n factores , tens que ser tu a analisar .

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 12 horas, Virtua disse:

@Rick Lusitano

Para explicar melhor a cena dos retornos

Investiste 100. No final do ano tens 110. Quanto ganhaste? Como calculaste?

Não vamos ser intelectualmente desonestos. ;)

Sabemos que o pricing/valuation nas finanças tem outras formas de calcular retornos. Principalmente em derivados. Por exemplo, capitalização continua. E por uma questão de coerência, para comparação devemos ter todos os retornos/desvios-padrão/rácios/estatísticas/VaR/CVaR/etc calculados da mesma forma.

Posso calcular de diversas formas o retorno. No teu exemplo:

-> 10% -> ROI

-> >10% -> ROI anualizado - > 10% *  365 dias / nº dias do investimento -> Se for período de tempo <1 ano **

-> <10% -> ROI anualizado - > 10% *  365 dias / nº dias do investimento -> Se for período de tempo >1 ano **

-> ... -> CAGR -> [(valor final/valor inicial) ^ (1/ nº de anos)] - 1 ***

-> 9,53% -> Capitalização continua -> LN (valor do período seguinte/valor do período anterior)

Por isso a resposta é ...

...depende.

Depende da forma com calculas. Sendo a mais usada em matemática financeira, a capitalização continua.

** Pode ser 366 dias ou  Actual ou 360 dias ou outra forma de contagem dos dias nas obrigações e similares.

*** (1/ nº de anos) pode também calculada para meses ou dias com algumas adaptações na fórmula.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 39 minutos, fousa disse:

Tenho um lump sum que iria investir no portfolio permanente, e depois de muita reflexão e meditação, tomei a decisão arrojada de ir para 100% stocks. Um único ETF - IWDA.

Dividi a quantia e estou a fazer DCA semanalmente, sempre no mesmo dia e hora. Escolhi as sexta-feiras.  Até 31 de dezembro despacho tudo independentemente do mercado.

Nestes dias de queda faço vários reforços na Degiro, todos gratuitos. Parece que estou a atirar dinheiro para a fogueira. 🙃

giphy.gif?cid=ecf05e47yvtmsds18j4er3zpep

Mais valia colocá-lo numa coisa destas, e pô-lo junto dos outros cavacos e bem perto da lareira e não dizer a ninguém.:D

When you put your money in an object that can easily end up in the fire place.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 26 minutos, Rick Lusitano disse:

Sabemos que o pricing/valuation nas finanças tem outras formas de calcular retornos. Principalmente em derivados. Por exemplo, capitalização continua. E por uma questão de coerência, para comparação devemos ter todos os retornos/desvios-padrão/rácios/estatísticas/VaR/CVaR/etc calculados da mesma forma.

-> 10% -> ROI

-> >10% -> ROI anualizado - > 10% *  365 dias / nº dias do investimento -> Se for período de tempo <1 ano **

-> <10% -> ROI anualizado - > 10% *  365 dias / nº dias do investimento -> Se for período de tempo >1 ano **

-> 9,53% -> Capitalização continua -> LN (valor do período seguinte/valor do período anterior)

...depende.

Depende da forma com calculas. Sendo a mais usada em matemática financeira, a capitalização continua.

** Pode ser 366 dias ou  Actual ou 360 dias ou outra forma de contagem dos dias nas obrigações e similares.

*** (1/ nº de anos) pode também calculada para meses ou dias com algumas adaptações na fórmula.

E ainda existe por exemplo, as fórmulas de cálculo para a IRR e a XIRR.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá! Tenho andado a estudar para ver em qual o meu 1º etf a investir. Como gostava de fazê-lo através de um banco, vejo que as comissões por exemplo de investir na bolsa de lisboa são mias baixos (6,5€ em vez de comissão). Como estava interessado, além de outros, no IWDA, vi que na de Lisboa existia este: COMSTAGE ETF MSCI WORLD UCITS ETF. 

Quais as principais diferenças? Não acham uma opção interessante?

Obrigado!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Rick Lusitano disse:

-> 10% -> ROI

...depende.

Posso-te dizer 2 coisas:

1. Se eu fosse cliente de alguém que me dissesse qualquer outra coisa que não fosse que naquele ano tinha ganho 10% (tendo investido 100 e ter 110 no final do ano) a primeira coisa que fazia seria despedir essa pessoa.

2. Se fosse um banco a apresentar qualquer outra coisa que não 10% de rentabilidade nesse período provavelmente teria problemas legais/regulatórios.

Há todo uma área em finanças que se debate exatamente com essa questão de que retornos se devem mostrar e quando. Da mesma forma que se alguém teve 10% de retorno num ano e 5% de retorno no seguinte essa pessoa não teve 15% de retorno, nem 7.5% ao ano, como sabes.

Não falo apenas de questões regulatórias. Existem coisas como o GIPS® Standards que dizem como deves fazer os cálculos. Uma excelente empresa forte em cálculos corretos é a morningstar. Não falo de derivados nem modelos matemáticos mais ou menos complexos. Falo da realidade onde vivem a maioria das pessoas.

E isto nem é uma questão de opinião, ao contrário de outras conversas que tivemos. É como todo o mundo financeiro funciona. Se tens um cliente que investiu 100, agora tem 110 e quiseres saber a rentabilidade dele não depende de nada. Se responderes outra coisa que não 10% estás errado.

há 2 horas, Cuba disse:

Lyxor Euro Government Bond 15+Y (DR) UCITS ETF - Acc -  LU1287023268 (o que estou mais inclinado)

Porque pretendes investir num produto que a 19 anos (maturidade média) o retorno esperado anda pelos 0.4% (yield to maturity)? Atenção, embora eu tenha uma opinião apenas quero perceber o teu ponto de vista e/ou que reflitas sobre o mesmo. Nesta situação não há propriamente uma opinião certa ou errada.

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 3 minutos, Virtua disse:

Posso-te dizer 2 coisas:

1. Se eu fosse cliente de alguém que me dissesse qualquer outra coisa que não fosse que naquele ano tinha ganho 10% (tendo investido 100 e ter 110 no final do ano) a primeira coisa que fazia seria despedir essa pessoa.

2. Se fosse um banco a apresentar qualquer outra coisa que não 10% de rentabilidade nesse período provavelmente teria problemas legais/regulatórios.

Há todo uma área em finanças que se debate exatamente com essa questão de que retornos se devem mostrar e quando. Da mesma forma que se alguém teve 10% de retorno num ano e 5% de retorno no seguinte essa pessoa não teve 15% de retorno, nem 7.5% ao ano com sabes.

Não falo apenas de questões regulatórias. Existem coisas como o GIPS® Standards que dizem como deves fazer os cálculos. Uma excelente empresa forte em cálculos corretos é a morningstar. Não falo de derivados nem modelos matemáticos mais ou menos complexos. Falo da realidade onde vivem a maioria das pessoas.

E isto nem é uma questão de opinião, ao contrário de outras conversas que tivemos. É como todo o mundo financeiro funciona. Se tens um cliente que investiu 100, agora tem 110 e quiseres saber a rentabilidade dele não depende de nada. Se responderes outra coisa que não 10% estás errado.

Então porque apresentas vários tipos de retornos nos teus estudos, como por exemplo a CAGR e o ROI? ;)

Ou porquê as gestoras de patrimónios ou as unidades de investimento dos IF ou os Hedge Funds, ou as empresas de PE/VC apresentam a XIRR?

Então porquê os Departamento de Risco dos IF usam a capitalização continua nos seus modelos para calcular o VaR e o CVaR?

há 8 minutos, Virtua disse:

Se responderes outra coisa que não 10% estás errado.

Então estou eu e muitos financeiros, académicos. E estás tu certo. Congrats. :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano

Isso da maioria das pessoas não é forma de autenticar o quer que seja.

A maioria das pessoas pensavam que a Terra era plana,

A maioria das pessoas pensavam que o Sol girava à volta da Terra.

A maioria é iletrada financeiramente e em outras áreas.

É precisamente a minoria que tem mais conhecimento em determinadas áreas.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    Citação

In math and statistics, a distinction is often made between discrete and continuous data.

• Arithmetic return - One period, not-compounded, discrete.
    • Geometric return - Multi-period, compounded, discrete.
    • Logarithmic return - Infinite-periods, compounded, continuous.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 21 minutos, Virtua disse:

Posso-te dizer 2 coisas:

Depende de como apresentas a informação, nada impede que se apresente várias fórmulas de cálculo de retornos, rácios de risco, rácios de performance risco vs retorno.

Ou vais dizer que só se pode apresentar o retorno calculado com a fórmula do ROI e não se pode apresentar também o CAGR, XIRR, Retornos em Capitalização Contínua?

Ou vais dizer que só se pode apresentar o rácio de Sharpe e não se pode apresentar também o rácio de Sortino e outras variantes?

Ou só podes apresentar o Desvio Padrão e não se pode apresentar também o Desvio Padrão do downside?

Eu prefiro apresentar toda informação possível do que apresentar os mínimos, mas cada um sabe de si.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 59 minutos, Virtua disse:

(...)

Falo da realidade onde vivem a maioria das pessoas.

Se fosse eu, teu cliente estavas despedido se só me dissesses uma fórmula de cálculo dos retornos e que era 10%. Isso também posso fazer de cabeça ou qualquer leigo.

Se a maioria fica satisfeita com alguns dados básicos, merece a qualidade de informação que recebe. Isso apenas demonstra a qualidade de informação que os prestadores de serviços disponibiliza aos seus clientes. Mostra a importância que as empresas dão aos seus clientes e o grau de exigência dos clientes (e literacia) sobre os prestadores de serviços.

há 59 minutos, Virtua disse:

Um banco e outros IF apresentam uma bateria de dados, não apresentam apenas esses cálculos simples.

Conheces os reportings do bancos? Como são feitos, tanto nos cálculos como na apresentações dos mesmos? Já participaste na elaboração dos reportings? ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, Lynch II disse:

Sugestão ,  fazeres  um após as eleições (quase de certeza que cai , dois/três se for prolongada e cair muito  - 1-2 semanas ) , fim do ano 29-30dez (novamente) e depois avaliar , mensalmente ou de 2 em 2 meses  .  Semanalmente acho um exagero , o mercado ta caro . Isto é subjectivo e existem n factores , tens que ser tu a analisar .

Sim, sempre que cai reforço. Desconto ao DCA semanal a quantia. Por motivos de abate de mais valias tem que ser tudo até ao final do ano. Nos últimos dias do ano, se tiver em perda, vendo tudo para comprar de seguida, de modo a fazer menos valias. 

há 3 horas, 5coroas disse:

Mais valia colocá-lo numa coisa destas, e pô-lo junto dos outros cavacos e bem perto da lareira e não dizer a ninguém.:D

😃

Parece o reformado que foi roubado em 1 milhão de euros, que tinha numa fossa da garagem. 

https://sicnoticias.pt/pais/2013-12-27-Assalto-a-casa-em-Gondomar-rende-quase-1-milhao-de-euros

Editado por fousa
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano

Usando o exemplo de investir 100 EUR e ter no final 110 EUR. Num prazo de 2 anos completos (anos não bissextos, 2 anos * 365 dias = 730 dias)

Usando o Excel:

- ROI = 10,00%

- ROI anualizado = 5,00%

- CAGR = 4,88% (4,88088481701516%)

- XIRR = 4,88% (4,88088458776473%)

- Log Return = 9,53% (9,53101798043249%)

Qual está certo? Estão todos certos. São todas formas válidas de calcular retornos.

O ROI (não é anualizado) e Log Return que também não considera o tempo, não são iguais.

O ROI anualizado não é igual a CAGR e XIRR, que são formas de cálculo que toma em consideração o tempo

As diferenças entre o CAGR e o XIRR parecem negligenciáveis, mas para quem mexe com milhões ou milhares de milhões, pode significar valores significativos.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano

Depois há gestores de empresas/carteiras/FI/ETFs/etc que escolhem os cálculos que potenciam mais os retornos mais elevados, omitindo fórmulas de cálculo que reduzem os retornos. Até porque depende disso, as suas renumerações.

Aproveitando-se da iliteracia ou da falta de controle dos seus clientes e outros stakeholders.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 17 minutos, Rick Lusitano disse:

Usando o exemplo de investir 100 EUR e ter no final 110 EUR. Num prazo de 2 anos completos

Não falei de 2 anos diferentes. Falei de um período. A pergunta foi simples. 1 ano. Início 100 e fim 110. Alterares a minha questão para teres razão é algo que espero de um político. Exatamente pela questão de poderes calcular retornos multi-periodo de várias formas é que a minha questão foi de um período só.

Se bem que em multi-periodo há a forma correcta de apresentar os resultados, que não havendo reforços, deveria ser o CAGR. Mas aí tenho alguma dificuldade em dizer que só há uma forma correcta.

Teria todo o gosto em ser despedido por um cliente que tivesse investido 100, resgatasse 110 (ao final de um ano) e quisesse que eu dissesse que ganhou seja 9.5 % ou 10.5%. Acho que contava essa história até aos fins dos meus dias 🤣

Não só estás a alterar o que eu disse como a sobrecomplicar, se posso apresentar ou não outra formas de retornos, cálculos de cVaR. Dizer 10% é simplista. Tudo completamente irrelevante. A pergunta é uma, apenas uma e simples (e aliás uma das citações que fizeste, em vez da tua opinião, só confirmou o que eu disse). Ou não estás a entender a pergunta ou então não sei. Citares algo que me dá razão é no mínimo estranho.

Citação

Arithmetic return - One period, not-compounded, discrete.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Virtua disse:

Porque pretendes investir num produto que a 19 anos (maturidade média) o retorno esperado anda pelos 0.4% (yield to maturity)? Atenção, embora eu tenha uma opinião apenas quero perceber o teu ponto de vista e/ou que reflitas sobre o mesmo. Nesta situação não há propriamente uma opinião certa ou errada.

Sabendo esse valor se calhar já não pretendo :) Daí ter vindo pedir uma opinião. Estava mais inclinado para essa maturidade porque já vi vários users (penso que até tu ou o Mouro, já não me recordo bem) que aconselhavam maturidades médias... Embora tenha também outros dois ETF's em vista, com as maturidades todas, mas não sei qual será o "melhor" para "casar" com o IWDA seguindo a estratégia que defini.

E como ainda não sei fazer esses backtestes que vocês fazem, algumas dicas para me porem a pensar são bem vindas. De qualquer forma, sendo ETF's que estão na página inicial dos recomendados penso que não estou a fazer asneira em escolher 1 dos 3. Mas como disse, toda a ajuda é bem vinda :)

Cumps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 42 minutos, Cuba disse:

Sabendo esse valor se calhar já não pretendo :) Daí ter vindo pedir uma opinião. Estava mais inclinado para essa maturidade porque já vi vários users (penso que até tu ou o Mouro, já não me recordo bem) que aconselhavam maturidades médias... Embora tenha também outros dois ETF's em vista, com as maturidades todas, mas não sei qual será o "melhor" para "casar" com o IWDA seguindo a estratégia que defini.

E como ainda não sei fazer esses backtestes que vocês fazem, algumas dicas para me porem a pensar são bem vindas. De qualquer forma, sendo ETF's que estão na página inicial dos recomendados penso que não estou a fazer asneira em escolher 1 dos 3. Mas como disse, toda a ajuda é bem vinda :)

Cumps

Os backtests são completamente irrelevantes para saberes os retornos esperados em obrigações. Tenho 3 posts sobre como calcular rentabilidades esperadas em obrigações:

19 anos não é maturidade média, é longa. Média é entre 3 a 7. Para veres a rentabilidade esperada de um ETF de obrigações é veres a maturidade e a yield. A yield é a rentabilidade anualizada esperada para o período da maturidade!

O que te falei, seja os 19 anos de maturidade ou os 0.4% de yield está na ficha/factsheet do ETF. Deves sempre ver e analisar esses dados.

Editado por Virtua
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    patacascarvalho

Cuba estou num ponto de partida semelhante ao teu, contudo já tenho algum capital alocado no IWDA na bolsa EAM (Euronext Amesterdão) de modo a ter o benefício das transações grátis na Degiro.

Inicialmente eu pensei que por a distribuição geográfica do IWDA ser maioritariamente no EUA este ETF de obrigações IE00B3VWN393, que é de acumulação e tem custos de gestão de 0,07%, pudesse ser uma opção embora depois tenha sido desaconselhado justamente por se tratar de um fundo de tesouro norte americano.

Em alternativa, existe o IE00B3VTML14 que é semelhante em prazo mas o seu objetivo é o tesouro europeu e tem custo de 0,2%.

O intervalo que referes penso que se enquadre no longo prazo, esses tipo de obrigação são teoricamente os mais voláteis e por isso penso que sejam também os que transportem mais risco para as nossas carteiras. Sendo que falaste numa carteira 60/40 e que a tolerância ao risco é 4/7 penso que esse tipo de produto deve ser posto de parte em detrimento de um ETF com menor volatilidade.

Podes usar este site para testar várias combinações de ETF, à partida o IWDA será fixo, e depois pode ir testando com vários ETF de obrigações - https://backtest.curvo.eu/ . Podes ainda avaliar uma série de indicadores com os resultados duma forma que considero bastante acessível.

P.S. Se o teu objetivo for minimizar as taxas incidentes sobre a tua carteira eu penso que deves equacionar ETF que pertençam à mesma bolsa.

Editado por patacascarvalho
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites