Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETF (Exchange-Traded Fund) - Tópico Geral e WIKI / FAQ

Francisco Martins

Recommended Posts

• Respostas 1,7k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Virtua

280

• Francisco Martins

139

• 5coroas

112

• pge

88

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Este FAQ / WIKI ao longo dos cinco posts iniciais deste tópico representa um pequeno resumo simplificado para efeitos práticos, sendo limitado nesse sentido. LINKS para saltar directamente para o

Posted Images

há 26 minutos, Virtua disse:

Sim. A análise tem um bias um pouco pessoal pois só reforço (e rebalanceio) anualmente (e quando o faço 😁). Acho que no fundo acabei por racionalizar a minha forma de investimento. Tive sorte em que não tenha muitos danos ser "preguiçoso". Tive azar porque assim não vejo razões para o deixar de ser 😕

Quando reforças/rebalanceias é sempre nas mesmas datas? E aquando de crashes não reforças nada?

E enquanto aguardas pelo reforço anual, não colocas o capital que estás a juntar a render?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 32 minutos, 5coroas disse:

Quando reforças/rebalanceias é sempre nas mesmas datas? E aquando de crashes não reforças nada?

Sim. Por enquanto ainda só tenho programado reforços periódicos, e não em crashes (ficarias admirado que é +/- igual ao litro? Já testei isso.)

Citação

E enquanto aguardas pelo reforço anual, não colocas o capital que estás a juntar a render?

Estou a planear fazer isso. Mas com as taxas como estão a rentabilidade não será assim tão diferente. Colocarias no máximo a rende 0.3% TANB para aí!!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 minutos, Mouro Emprestado disse:

Devias procurar pela mesma informação, mas para a década de 2000 a 2009 (terás de procurar no site da MSCI). 

Como é que vai ser na década que começou em 2020. No clue...

Sim, realmente na década de 2000 o cenário foi diferente.

lll.jpg

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 horas, Miguel C disse:

Sim realmente o passado pode não ser previsão do futuro, mas comparando, um investimento de 100.000€ nos últimos 10 anos teve diferenças muito grandes.

L.jpg

Se calhar até encontras ações tipo Tesla ou Amazon que subiram mais que o SP500. Isso significa ser boa ideia investir nelas em vez do SP500?

Percebes a lógica?

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    10 hours ago, 5coroas said:

Sei que a pergunta não me é dirigida mas :

Um reforço anual no final de dezembro costuma ser boa opção  ou meio/final Setembro , em ambos os meses existe algum sell off (particular Dez - Institucional Set) normalmente ,  num crash como o que tivemos este ano , julgo ser imperativo aproveitar sempre.Entretanto deves ter a render ao nível da inflaccão pelo menos imo

Editado por Lynch II
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 horas, Lynch II disse:

Sei que a pergunta não me é dirigida mas :

Um reforço anual no final de dezembro costuma ser boa opção  ou meio/final Setembro , em ambos os meses existe algum sell off (particular Dez - Institucional Set) normalmente ,  num crash como o que tivemos este ano , julgo ser imperativo aproveitar sempre.Entretanto deves ter a render ao nível da inflaccão pelo menos imo

Mas qual é razão para aguardar por datas especificas para entrar em vez de entrar sempre que haja capital disponível?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    1 hour ago, 5coroas said:

Mas qual é razão para aguardar por datas especificas para entrar em vez de entrar sempre que haja capital disponível?

Normalmente as alturas que referi são tempos em que o mercado cai ligeiramente porque existem vendas consideráveis por motivos fiscais . Obviamente isto não é 100% certo Eu não disse que deves aguardar , em caso de querer fazer anualmente refiro boas alturas . Apenas deves fazer as contas ao custo de entrada , pode ser melhor mensalmente , trimestralmente , semestralmente , anualmente em função do montante e custo por operação .

Editado por Lynch II
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 minutos, Lynch II disse:

Normalmente as alturas que referi são tempos em que o mercado cai ligeiramente porque existem vendas consideráveis por motivos fiscais . Obviamente isto não é 100% certo Eu não disse que deves aguardar , em caso de querer fazer anualmente refiro boas alturas . Apenas deves fazer as contas ao custo de entrada , pode ser melhor mensalmente , trimestralmente , semestralmente , anualmente em função do montante e custo por operação .

Não havendo qualquer custo de entrada, continuarias a preferir entrar nessas ocasiões, esperarias por crashes ou entrarias sempre que tivesses capital disponivel?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Virtua disse:

image.png.e565b3b18ea520c9476e623cba9af860.png

Acho que isto representa a primeira vez que fiz algo em Machine Learning que me vai ser útil e quero meter nas apps no que diz respeito a análise de correlações e afins

O MFS P.W. é o MFS Meridian Prudent Wealth A1 EUR, o Acatis é o acatis Gané e o MFS T.R. o MFS Meridian Global Total Ret A1 EUR. Os outros são maioritariamente ETFs. 

Que vos parece? Acham que acrescenta algo a uma análise "simples" de correlações? (A mim parece-me que em "dados quantitativos" não acrescenta muito mas torna as coisas mais visíveis/percetíveis por ser em gráfico)

Muito bom, mas como faço a leitura da correlação (supostamente varia entre -1 e 1.)

Já agora falas "acrescenta a uma analise simples". Como fazes essas analises simples? excel?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Virtua disse:

Isto é tudo feito em python, embora possas fazer a correlação em excel. Para além de ser em python está tudo dentro de um user interface semelhante à do portfolio visualizer. Queria lançar isto em versão web apps (como o portfolio visualizer) no início do ano. Mas tenho de justificar os 10 euros mensais que pretendo cobrar : -) e de facto incluir coisas que nunca vi em mais lado nenhum, como este gráfico ou gráficos de contribuição individual rolante para o risco ou rentabilidade da carteira.

Vou querer testar essa app :)

Mas em excel ainda não consegui arranjar as cotações isoladas numa célula. Tirei do investing.com mas aquilo em cada celula é uma salganhada de texto. Onde posso arranjar as cotações em excel isoladas?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 18 minutos, pge disse:

Mas em excel ainda não consegui arranjar as cotações isoladas numa célula. Tirei do investing.com mas aquilo em cada celula é uma salganhada de texto. Onde posso arranjar as cotações em excel isoladas?

O investing tem a opção de sacar ficheiro .CSV

image.png.f8d75143fd13340f29c283a0a5d56ca0.png

Claro que é à pata e demora. Isso foi umas das razões que me levou a aprender programação. Aqui como sacar automaticamente com um botão e em massa: https://www.forumfinancas.pt/topic/18584-programação-e-análise-dos-mercados-financeiros/?page=2&tab=comments#comment-184344

A yahoo finance também tem essa opção e até é a que recomendo por ter fecho ajustado a dividendos:

image.png.c49d0ddd9dd8f45a6f6b09e1e641eae7.png

mas é um pouco mais limitada em termos de empresas na mina opinião, muito mais centrado nos EUA

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 28 minutos, pge disse:

Terás essa oportunidade. Deverei fazer um kickstarter em breve tentando adiantar as subscrições. Embora o preço no kickstarter seja semelhante ao que vai ser praticado o pessoal terá logo acesso à versão beta e ao desenvolvimento das apps, até pedindo coisas que gostaria de ver

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 horas, Virtua disse:

O investing tem a opção de sacar ficheiro .CSV

Claro que é à pata e demora.

Andei aqui á procura e é relativamente simples isolar as cotações no excel do csv. Sabes se são sempre lançadas 5 cotações semanais independentemente de haver feriados ou outros fechos de mercados. Para evitar estar a comparar coisas com datas diferentes. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, pge disse:

Andei aqui á procura e é relativamente simples isolar as cotações no excel do csv. Sabes se são sempre lançadas 5 cotações semanais independentemente de haver feriados ou outros fechos de mercados. Para evitar estar a comparar coisas com datas diferentes. 

Infelizmente não. Que eu tenha conhecimento estas fontes apenas dão os dados conforme lhes transmitem, não fazem qualquer tratamento dos mesmos.

Isso é um problema algo complexo de ultrapassar em excel (ou pelo menos desconheço como o ultrapassar de forma rápida) e quer eu (antigamente) quer o rick  para trabalhos da faculdade perdemos imenso tempo a "alinhar" as cotações à pata em excel. Em programação é literalmente um linha de código. Em excel pode haver outra forma, mas como disse desconheço!

Se és minimamente dado a computadores e números recomendo que dês uma saltada pelo tópico de programação, nem que seja só para tratamento de dados em folhas excel (embora seja praticamente impossível não adorar aqueles gráficos interactivos da plotly). Não é como ir de burro para cavalo. É como ir de burro para carro 😉

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 minutos, Virtua disse:

Infelizmente não. Que eu tenha conhecimento estas fontes apenas dão os dados conforme lhes transmitem, não fazem qualquer tratamento dos mesmos.

Isso é um problema algo complexo de ultrapassar em excel (ou pelo menos desconheço como o ultrapassar de forma rápida) e quer eu (antigamente) quer o rick  para trabalhos da faculdade perdemos imenso tempo a "alinhar" as cotações à pata em excel. Em programação é literalmente um linha de código. Em excel pode haver outra forma, mas como disse desconheço!

Se és minimamente dado a computadores e números recomendo que dês uma saltada pelo tópico de programação, nem que seja só para tratamento de dados em folhas excel (embora seja praticamente impossível não adorar aqueles gráficos interactivos da plotly). Não é como ir de burro para cavalo. É como ir de burro para carro 😉

Dá. Não sei se estamos a falar da mesma coisa, porque até é simples, ja tenho correlações calculadas através do csv do investing.com.

Basta pegar na coluna dada no csv e dividi-la por varias colunas, ficas com coluna data, coluna cotação, coluna variação, etc... daqui é só meter as formulas que se quiser, desvio padrao, correlação, rendimento médio etc...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, pge disse:

Dá. Não sei se estamos a falar da mesma coisa, porque até é simples, ja tenho correlações calculadas através do csv do investing.com.

Sério? Estás a usar cotações de continentes diferentes? Normalmente é quando dá mal... se estiveres só a usar europa ou só USA não te deparas com esse problema normalmente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 35 minutos, Virtua disse:

Sério? Estás a usar cotações de continentes diferentes? Normalmente é quando dá mal... se estiveres só a usar europa ou só USA não te deparas com esse problema normalmente.

Não testei muito ainda, mas a partir do momento que tens numa celula apenas a cotação ou a variação, não vejo que problema possa haver. Diz aí 2 etfs q eu testo. São as bolsas que são de continentes diferentes ou é a moeda de transação?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, pge disse:

Não testei muito ainda, mas a partir do momento que tens numa celula apenas a cotação ou a variação, não vejo que problema possa haver. Diz aí 2 etfs q eu testo. São as bolsas que são de continentes diferentes ou é a moeda de transação?

SPY e IWDA

Podes usar a versão londrina do IWDA que é em USD, tanto faz. A questão é que vais ter dia em que o SPY transaciona e o IWDA noa. Feriados nos EUA que não o são na Europa e vice versa.

E não te esqueças que as correlações são sobre os retornos, não sobre as cotações 😉 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 35 minutos, Virtua disse:

SPY e IWDA

Podes usar a versão londrina do IWDA que é em USD, tanto faz. A questão é que vais ter dia em que o SPY transaciona e o IWDA noa. Feriados nos EUA que não o são na Europa e vice versa.

E não te esqueças que as correlações são sobre os retornos, não sobre as cotações 😉 

Tava aqui a pensar e para resolver essa questão dos feriados basta fazer as correlações com os retornos semanais em vez de diários. Até pq se há esse problema extra-continentes também deve haver com feriados holandeses, alemães, franceses e ingleses.

Com moedas diferentes não acho que faça grande sentido, já vimos o sp500 a escalar e o etf em euros quase parado. Pode dar leituras erradas a não ser se introduzisse a variável cambio. Não acho que haja essa necessidade.

Como é q resolveste os feriados na tua app?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites