Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETF (Exchange-Traded Fund) - Tópico Geral e WIKI / FAQ

Francisco Martins

Recommended Posts

• Respostas 1,7k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Virtua

280

• Francisco Martins

139

• 5coroas

112

• pge

88

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Este FAQ / WIKI ao longo dos cinco posts iniciais deste tópico representa um pequeno resumo simplificado para efeitos práticos, sendo limitado nesse sentido. LINKS para saltar directamente para o

Posted Images

Rick Lusitano

Notícia com várias questões interessantes:

- ETFs sobre as jovens promessas em acções

- ETFs activos com as maiores promessas Growth

- etc

Citação

Invesco adds four 'Qs' to its fund lineup

Oct. 14, 2020 7:34 AM ET|About: Invesco QQQ ETF (QQQ)|By: Stephen Alpher, SA News Editor

With $134B in AUM, the Invesco QQQ Trust (NASDAQ:QQQ) is one of the globe's largest ETF and accounts for more than 40% of Invesco's (NYSE:IVZ) ETF assets.

Now available to investors is the Invesco QQQ Innovation Suite, which adds four funds.

Included is the Invesco Nasdaq 100 ETF (NASDAQ:QQQM), which holds the same names as the QQQ, but costs five basis points less than its 0.2% fee.

Also launched is the Invesco Nasdaq Next Gen ETF (NASDAQ:QQQJ), which will have the next largest 100 stocks. A backtest going back to 2010 found 54 companies in this junior ETF would have graduated to the Nasdaq 100.

There's also the Invesco Nasdaq 100 Growth Leaders Portfolio (QQQG), an actively-managed ETF holding the 25 stocks in the QQQ that have the strongest growth prospects.

Finally, the Invesco 100 Index Fund (MUTF:IVNQX) is a mutual fund aimed at retirement-account investors who may not be able to hold ETFs.

https://seekingalpha.com/news/3621998-invesco-adds-four-qs-to-fund-lineup

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Na minha demanda para saber o impacto do hedging em fundos/ETFs obrigacionistas estou a mudar um pouco a opinião, não só pelo custo do hedging cambial como o pouco impacto que tem no grand scheme of things.

Testei uma carteira 50/50 IWDA e EUNA (Bloomberg Barclays Global-Aggregate Total Return Index Value Hedged EUR) e 50/50 IWDA e (AGGG Bloomberg Barclays Global-Aggregate Total Return Index Value Unhedged USD)

Resumindo:

• AGGG <- Obrigações mundiais sem hedge
    • EUNA <- Obrigações mundiais com hedge

image.thumb.png.259eb1f56519f37e0885ef87f34b7088.pngimage.png.9638893a53a59ca0b1d7d90f87b4ab8a.png

Aliás, o meu problema agora é o AGGG ser de distribuição, não o facto de ser sem hedge!

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    On 10/14/2020 at 11:20 AM, Vidolz said:

Hmm com as novas politicas de rate cuts do FED e outros banco centrais os bonds não se vão tornar um bocado obsoletos?

Não é que perceba muito de bonds, desculpem a minha ignorância-

É uma pergunta que tem a ver com o perfil/idade e com o conhecimento/filosofia pessoal em relação a Investir . Não existe resposta certa ou errada , se o horizonte for alargado 30 anos+ pessoalmente vejo muito pouco interesse nas obrigações no entanto existem outras questões relevantes como o perfil da pessoa , situação financeira etc  . No meu caso não tenciono investir em Obrigações e as mesmas constituem uma reduzida parte do meu portfolio (7,5%) por motivos específicos.

Editado por Lynch II
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    23 minutes ago, Professor said:

Boa tarde, 

podem "aconselhar"  ou apenas indicar,  ETF de energias renováveis e de um virado para o sector da agua ?

obrigado 

Lista Agua

Lista Energias Renovaveis

Isto não olhando ao facto de uns serem de distribuição e outras questões, só mesmo o que existe, pessoalmente não investia em nenhum.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sugestão:

Noto muitas das vezes que alguns users pedem ajuda sobre o Portfolio mas dão informação incompleta o que acaba por ou inviabilizar uma resposta ou dar trabalho desnecessário a quem quer ajudar , e quanto muito ficam apenas com uma resposta generalizada que muitas das vezes nem é o que precisam . Em muitos casos creio ser muito melhor investirem em formação e lerem ou fazerem um refresh total do que tomarem certas decisões .

Julgo ser no interesse de todos que haja uma espécie de detalhes obrigatórios a fornecer de forma organizada por quem quer ajuda ,creio que idade , prazo , pequena descrição do nível de conhecimento que têm , informações sobre o perfil e outras sempre de forma anónima iriam ajudar todos a ter uma interacção mais produtiva.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    2 hours ago, Virtua said:

Não sugiras. Faz. Não penso que o @Francisco_ tem qualquer problema em colocar na primeira página um guia para "Como colocar questões sobre portfolios". A comunidade avança quando todos colocarmos um (ou mais) tijolos sobre a casa que queremos construir 👍

Ia precisamente sugerir o mesmo! ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, Lynch II disse:

Sugestão:

Noto muitas das vezes que alguns users pedem ajuda sobre o Portfolio mas dão informação incompleta o que acaba por ou inviabilizar uma resposta ou dar trabalho desnecessário a quem quer ajudar , e quanto muito ficam apenas com uma resposta generalizada que muitas das vezes nem é o que precisam . Em muitos casos creio ser muito melhor investirem em formação e lerem ou fazerem um refresh total do que tomarem certas decisões .

Julgo ser no interesse de todos que haja uma espécie de detalhes obrigatórios a fornecer de forma organizada por quem quer ajuda ,creio que idade , prazo , pequena descrição do nível de conhecimento que têm , informações sobre o perfil e outras sempre de forma anónima iriam ajudar todos a ter uma interacção mais produtiva.

Vamos ver, eu sei o que quero, mão quero que me digam investe aqui ou ali, o problema é que os fundos de investimento são tantos que por vezes estar a estudar todos fica difícil, então como todos vamos lendo alguns de como são construídos, fica mais fácil dar uma opinião, tipo FI que invista em agua temos o XXX e dai cada um escolhe o que quer.

por isso depois da primeira pergunta que fiz, perguntei se os que estão na primeira pagina estão actualizados.

Pessoal, nem todos temos a mesma formação nem os mesmos conhecimentos, muito menos o mesmo tempo, por isso também existem os fóruns, onde cabem todos e se trocam opiniões. um bem aja a todos.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 5 horas, Professor disse:

Vamos ver, eu sei o que quero, mão quero que me digam investe aqui ou ali, o problema é que os fundos de investimento são tantos que por vezes estar a estudar todos fica difícil, então como todos vamos lendo alguns de como são construídos, fica mais fácil dar uma opinião, tipo FI que invista em agua temos o XXX e dai cada um escolhe o que quer.

por isso depois da primeira pergunta que fiz, perguntei se os que estão na primeira pagina estão actualizados.

Pessoal, nem todos temos a mesma formação nem os mesmos conhecimentos, muito menos o mesmo tempo, por isso também existem os fóruns, onde cabem todos e se trocam opiniões. um bem aja a todos.

Tens a Morningstar e nos bancos que usam a Morningstar, filtros que permitem seleccionar os FI do Sector Água, Energia Alternativa, etc. E também poderás filtrar por nomes, porque por vezes, pode não existir um sector especifico ou a Morningstar não classificar correctamente os FI, acontece isso muito com FI com Hedge cambiais. Podes exportar para Excel, as performances e ver as fichas individuais.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 11/10/2020 às 23:04, Virtua disse:

No backtest Curvo dá. De qualquer das formas é algo que eu tb queria saber.

image.png.a04aae7315d67a878b22d2f47c3aec38.png

image.png.9f4eb59f2d0ceac25d57db4a171b169b.png

image.png.caf8ac8157ca390ef17a2e2fd44b6e5c.png

Pergunta provavelmente nonsense mas cá vai!

O momentum pareve ser bastante melhor que o IWDA, porque razão as pessoas não optam tanto por este?

É certo que em períodos de crise irá ter um afogamento mais fundo, mas parece recuperar bem mais rápido. Num horizonte 10 anos, compensaria?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 7 horas, Capital disse:

Pergunta provavelmente nonsense mas cá vai!

O momentum pareve ser bastante melhor que o IWDA, porque razão as pessoas não optam tanto por este?

É certo que em períodos de crise irá ter um afogamento mais fundo, mas parece recuperar bem mais rápido. Num horizonte 10 anos, compensaria?

A pergunta não é nada nonsense...

O problema é que resultados passados não garantes resultados futuros. 

Assim, e caso não exista nenhuma explicação racional e sustentada em estudos académicos que analisem a performance dos índices momentum com um historial de longo prazo em várias regiões, podes no futuro ter o fenómeno de retorno para a média (ou seja, o índice vanilla ter melhores retornos que o momentum).

No final do dia são escolhas que têm de ser feitas para longo-prazo e não se deve andar a desviar a estratégia só porque ultimamente parece não ter funcionado tão bem. 

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas pessoal, tenho um portefólio simples S&P500 e obrigações europeias, começado depois da pandemia  e a ideia é para 20 anos. Ao momento estou bastante em paz com o mesmo, no entanto tenho lido que cada vez menos faz sentido as obrigações. Acham que deva de começar a estudar alternativas para alocar a % que tenho nas obrigações a outros sectores. O que vos faz ter a informação que as obrigações vão acabar por ser "inúteis". Um bem haja

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 horas, Capital disse:

É certo que em períodos de crise irá ter um afogamento mais fundo

Não há... "Parece" maior porque é escala normal e vale mais. Em termos percentuais não cai mais, está ela por ela. É apenas uma análise histórica e como o Mouro emprestado disse não é garantia que vá continuar. Está a beneficiar de uma forte subida das tech. Por seu lado o Value tem estado muito mal este ano e nos últimos 10 anos só ouvia falar dele. 

image.thumb.png.9651dfaabf5d83835a0a8724055092c7.png

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    20 hours ago, Virtua said:

Não sugiras. Faz. Não penso que o @Francisco_ tem qualquer problema em colocar na primeira página um guia para "Como colocar questões sobre portfolios". A comunidade avança quando todos colocarmos um (ou mais) tijolos sobre a casa que queremos construir 👍

Obviamente pergunto primeiro porque sendo uma questão tão óbvia e recorrente pensei que haveria algum motivo que desconhesse para não ter sido implementada 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Menino disse:

O que vos faz ter a informação que as obrigações vão acabar por ser "inúteis". 

"Podem acabar por ser "inúteis". "

There, I fixed it.

Porque a rentabilidade das obrigações está muito alinhada com as taxas de juro: https://www.forumfinancas.pt/topic/5360-etfs-exchange-traded-funds/?page=171&tab=comments#comment-180992

E sabes a que valor estão as taxas de juro de obrigações obrigacionistas europeias? (Podes ver isso no prospecto do ETF/fundo que tens)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 25 minutos, Virtua disse:

Não há... "Parece" maior porque é escala normal e vale mais. Em termos percentuais não cai mais, está ela por ela. É apenas uma análise histórica e como o Mouro emprestado disse não é garantia que vá continuar. Está a beneficiar de uma forte subida das tech. Por seu lado o Value tem estado muito mal este ano e nos últimos 10 anos só ouvia falar dele. 

image.thumb.png.9651dfaabf5d83835a0a8724055092c7.png

Na pratica, não aconteceu, mas o que quero dizer é que em teoria, ao ser Momentum, isso tenderá a acontecer, ou não?

Os etfs Momentum tendem a "prolongar" os resultados dos mercados, correto?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 1 hora, Lynch II disse:

Relação com capital :  0 Despreocupado   1 Confortável   2 Moderada  3 Preocupado   4 Tomo 3 Xanax nos dias calmos

Mete isso com valores, vê-se por aí "estou disposto a correr risco 5", sem fazer a mínima ideia disso (nem eu sei).

Do género: 

Perdas de capital aceitáveis: 0-10%   10-20%   20-40%   40-70%    70%-100%

Isto porque somos todos uns valentes, porque não contamos com perdas de 30, 40 ou 50%.

Risco:   Averso - Conservador - Moderado - Mod-Agr -Agressivo

Idem.

A malta pode dizer que é agressiva, mas depois tem uma queda de 5 ou 10% em obrigações e questiona se o investimento faz sentido.

Conhecimento financeiro :   0 - Iniciante  1 - Básico  2 - Razoável   3 - Bom  4 - Avançado

Objectivo:  0-5%  5-10%  +10%   +20%   +30%

Objectivo acima de 10% é irrealista. Ou corres um valente risco com ETFs alavancados ou isso não vai acontecer. Não sem uma estratégia de investimento muito activa, que 99% dos utilizadores não irão fazer (embora possam perder tempo nos fóruns a procurar ajuda se devem investir "neste" ou "naquele" sector).

Eu definiria da seguinte forma:

0-4%   4-7%   7-10% (neste último patamar estamos a falar da duplicação do portefólio em 10 ou menos anos, o que não será mau de todo!)

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    36 minutes ago, Mouro Emprestado said:

Mete isso com valores, vê-se por aí "estou disposto a correr risco 5", sem fazer a mínima ideia disso (nem eu sei).

Do género: 

Perdas de capital aceitáveis: 0-10%   10-20%   20-40%   40-70%    70%-100%

Isto porque somos todos uns valentes, porque não contamos com perdas de 30, 40 ou 50%.

Idem.

A malta pode dizer que é agressiva, mas depois tem uma queda de 5 ou 10% em obrigações e questiona se o investimento faz sentido.

Objectivo acima de 10% é irrealista. Ou corres um valente risco com ETFs alavancados ou isso não vai acontecer. Não sem uma estratégia de investimento muito activa, que 99% dos utilizadores não irão fazer (embora possam perder tempo nos fóruns a procurar ajuda se devem investir "neste" ou "naquele" sector).

Eu definiria da seguinte forma:

0-4%   4-7%   7-10% (neste último patamar estamos a falar da duplicação do portefólio em 10 ou menos anos, o que não será mau de todo!)

Esta informação não seria exclusiva para a thread ETFs mas também para Acções e FI daí ter as %s que lá estão . Considero que 0-5 / 5-10 /+10 e +20 é razoável com uma informação adicional sobre conhecimento/volatilidade/instrumentos/risco

Colocar perda de capital X ou Y também induz em erro , estamos sempre em conceitos subjectivos mas pessoalmente prefiro ter uma descrição fundamental do perfil do que assustar alguém com perdas de 20-40% ou superiores , isso é quase em exclusivo para acções algo que a maior parte não fará

O que pode ajudar é uma descrição adicional por cada ponto , embora muitos destes pontos estejam interligados , por exemplo as pessoas são aversas (no sentido mais conservador )ao risco quase sempre por desconhecimento 

Pode também ter lógica adaptar cada info base em função da thread - Acções -ETF -FI 

Isto para fazer bem feito dá trabalho , eu sugiro algo tosco que é melhor que nada e iria aumentar a produtividade seguramente. Tanto de quem pergunta como de quem responde. Obviamente quem quiser elaborar algo melhor esteja á vontade. O que vejo como relevante é acrescentar informação adicional em cada uma das alíneas de forma a elucidar um pouco melhor as pessoas.

Exemplo

Relação com capital - Despreocupado (Possui total estabilidade financeira -Não precisa do Capital - Indiferente á volatilidade etc)

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá a todos!

Uma dúvida muito básica! Tenho já investimento em 3 PPR e 2 FI e queria ir ao meu 1º ETF. Ia abrir conta na Degiro mas andei a pesquisar a questão da fiscalidade e tributação porque pelo que percebi no caso da Degiro não é automático. Tenho conta no Invest, Activo e Bankinter. Vi que no Invest só se paga os 10€ pela subscrição. Alguém me pode dar uma opinião?

P.S. A leitura do Inabalável está a aumentar a minha comichão e atenção às taxas...

Abraço, obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites