Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

  • O meu Portfólio - Q&A (Perguntem todas as dúvidas)


    Gonçalo Ribeirinho

    Recommended Posts

    Gonçalo Ribeirinho

    Olá a todos!

    O meu nome é Gonçalo Ribeirinho e tenho 22 anos. Comecei a estudar finanças pessoais há 5 anos atrás, o que me dá uma grande vantagem para o futuro. Relativamente ao mercado de Ações (Mercado Bolsista) comecei a estudar há 10 meses.
    Não comecei logo a investir. Primeiro quis ter uma base sobre aquilo que esperava deste mercado. Leio imenso (Certa de 1 livro a cada 2 semanas) o que me dá um enorme prazer em todos os momentos em que pego num livro sobre este tipo de assuntos, sendo bastante vantajoso para mim aprender vários tipos de perspetiva.

    Comecei realmente o meu portfólio há 2/3 meses atrás com uma das primeira alocações na UBER - O que considero, nos dias hoje, ter sido um dos meus primeiros erros de investidor (Explico no meu canal o porque - https://www.youtube.com/channel/UC88aAJzByhxcl8FuoqI1ihA) - Passem por o meu canal para aprender sobre finanças pessoais e investimentos do básico ao avançado.

    A nível de estratégia e a nível de perfil de investidor tenciono ser um investidor de valor. Explicando melhor sobre este tipo de estratégia para os mais leigos é, basicamente, descobrir o valor justo pelo qual eu, como investidor, pretenda ter de % de retorno por mês. Adoro este tipo de perfil e de estratégia, pois é com ela que posso fazer aquilo que gosto - Explorar empresas a FUNDO e analisar as mesmas como um bom ou mau investimento a longo prazo.

    Após vários meses a consumir, de forma bastante conservadora e racional, todo o tipo de conhecimentos sobre esta área decidi que, até ao momento (Pois posso querer limar algumas arestas na minha estratégia e na minha alocação) alocar da seguinte forma o meu portfólio, seguindo sempre a personalidade e perfil que quero como investidor:

     

    • - 30%(Máximo) Ações
    • - 60%(Minimo) ETF's
    • - 7.5% Ouro
    • - 2.5% Crypto

     

    Ações Individuais

    No meu caso, a minha alocação preferencial, pois como disse anteriormente eu sou um investidor de valor e simplesmente ADORO analisar uma empresa de cima abaixo. Este tipo de alocação só corresponde a 30% do meu Portfólio devido à alocação mensal que faço todos os meses (ou de cada 3 meses para um ETF) assunto que abordarei no próximo ponto. Este tipo de alocação e, de acordo com o meu perfil e estratégia, requerer paciência de me aguentar com cash e entrar só no valor justo que eu estipulei.

    ETF's

    Grande parte do meu portfólio está alocado em ETF's. Razão? Simplesmente por fazer aportes de mês a mês ou, nos piores dos casos, a cada 3 meses. Adoro ETF's também (Não tanto como ações individuais), pois como devem calcular, os meu investimentos em ações individuais são todos em empresas na América. Com os ETF's posso diversificar em mercados emergentes e outros países desenvolvidos de acordo com o meu estudo economia e conhecimento em economia internacional.

    Ouro

    Se eu vos pedir para, neste momento, rasgarem uma determinada nota (nem que seja de 5€) vocês não conseguem. Assim como eu não tenho essa proeza e coragem. Não conseguimos rasgar porque acreditamos que aquilo que serve como a nossa atual "currency" tem valor para nós. Não só fisicamente, mas também porque acreditamos com toda a nossa fé que aquele pedaço de papel tem valor nas nossas vidas. É neste ponto onde eu quero chegar. Aquilo que vocês seguram na vossa mão, estipulado de "currency" nos dias de hoje é falso em todas as perspetivas. Eu invisto em ouro (não com o objetivo de ter grande parte do meu portfólio, mas sim para o objetivo de rebalance do mesmo) simplesmente porque gosto de ter uma garantia sobre a nossa atual "currency". E como é claro como a água cristalina, não confio nos governos!

    Crypto

    Já sei o que muitos de vocês vão dizer: "BITCOIN/Crypto é especulativo!!"; " Tu como investidor de valor não deverias ter no teu portfólio uma alocação alimentada de pura especulação". Entre outros comentários que vejo na net. Essas pessoas até podem ter razão, mas posso garantir que adoro bastante a filosofia criada através da bitcoin e o que pode alterar em termos macroeconômicos para nós, pessoas do quotidiano. Sei que é uma alta especulação, assim como a blockchain (Blockchain não é BITCOIN). É por essas razões que tenho (Irei ter, neste caso) apenas 2.5% do meu portfólio em crypto. Não estou a dizer com isto que BITCOIN é 100% o futuro. Apenas estudei, gostei e fiz uma alocação com % mínima do meu porfólio, acreditando em todo o conhecimento absorvido do mesmo e nas tendências macro económicas que o mundo enfrenta a médio/Longo prazo. Estudei, através de um livro, o poder de transformação da bitcoin através da quarta revolução industrial e afirmo ter ficado incrivelmente interessado pela bitcoin. Li 2 livros, vários artigos e consumir várias horas de vídeos do youtube acerca da bitcoin e blockchain.

     

    Como final deste post deixo alguns prints sobre o meu portfólio atual

    Meu Portfólio:

    1151853474_Capturadeecra2020-07-22as23_00_27.thumb.png.8908975338d90d0d7adc4388ff113c11.png

    1181642791_Capturadeecra2020-07-22as23_00_38.thumb.png.8b93de3b7af604c50290229b7e2f0d79.png
     

    Adorei escrever este post e poderei modificar alguns erros conforme a discussão que tenha convosco de certo tema!

    Espero escrever este post novamente daqui a 1 ano e atualizar-vos sobre a performance dos meus investimentos!

    Obrigado a todos os que disponibilizaram do seu tempo para ler um tipo aleatório a dar as suas ideias e a partilhar o mínimo de conhecimento que tem sobre esta área. Estou aqui para aprender, assim como todos nós neste presente site. Qualquer questão não hesitem em colocar nos comentários :)

    Abraço,

    Continuação de bons investimentos,

    Gonçalo Ribeirinho - https://www.youtube.com/channel/UC88aAJzByhxcl8FuoqI1ihA

    PS: Terei todo o prazer de colocar aqui os videos que vou lançando, portanto podem seguir este tópico. Não vejam isto como uma forma de divulgação do meu trabalho, mas sim um tópico de aprendizagem onde podem colocar-me todas as dúvida que quiserem, sendo que, diariamente, passarei por aqui para vos responder de bom agrado - caso saiba. ?

    Edited by Gonçalo Ribeirinho
    Acrescentei algumas coisas
    • Upvote 1
    Link to post
    Share on other sites
    Gonçalo Ribeirinho
    COMO INVESTIR EM 2020 

    Olá a todos,

     
    Apresentar-vos-ei os recentes estudos de Ray Dalio e como é o mais correto investir em 2020 - E para a frente. Vou falar sobre as recentes pesquisas deste fantástico investidor, falar sobre a economia atual e como deverás proteger o teu portfólio para a próxima década.
     
    0:00 - Intro
    1:24 - Começo do vídeo
    2:27 - Política Monetária 1 - Taxas de Juro
    3:49 - Política Monetária 2 - Quantative Easing
    5:31 - Política Monetária 3 - Obrigações Governamentais
    6:32 - Economia Atual
    11:11 - O que poderá acontecer aos mercados
    12:07 - Como deves proteger o teu património
    13:06 - Qual a minha estratégia

     
    Este vídeo e/ou conteúdos, só tem intuitos educativos e opiniões pessoais, e as opiniões não podem ser confundidas com recomendações de compra e de venda. Os autores não se responsabilizam por perdas ou ganhos decorrentes do uso das opiniões aqui apresentadas. Se pretender investir nos mercados financeiros e/ou outro tipo investimentos, deverá procurar sempre aconselhamento financeiro de entidades competentes e certificadas para tal.
    Link to post
    Share on other sites
    Lynch II

    Olá Gonçalo

     

    Parabéns pela tua partilha . Embora não me reveja em todas as tuas opções , é um prazer ver alguém tão novo a começar e a valorizar algo que deveria ser obrigatório :

    Saber gerir os nossos activos e elaborar um plano estratégico de Investimento/Poupança  .

    Num País com tanto analfabetismo financeiro as consequências vão além do prejuizo pessoal , considero mesmo que a própria estagnação de Portugal a nivel económico tem uma interligação com a iliteracia financeira/económica , quando as pessoas sabem investir não admitem facilmente actos de gestão danosa e elevada corrupção como aqueles a que assistimos constantemente e pelos quais o preço a pagar será demasiado alto.

    Creio que para um leigo , o facto de escreveres Acções e ETFs poderá ser confuso pois embora sejam instrumentos distintos , se tiveres  por exemplo 100% de accões nos ETFs é apenas uma forma distinta de ter o mesmo activo. 

    Em relação ao RDalio achei piada ao facto de no ano passado ele prever uma crise brutal da dívida e afinal aparece este vírus e meio mundo ligou as "impressoras" mas nada aconteceu , é no minimo irónico . Nada a dizer sobre algumas das partilhas que ele faz , obviamente existe informação interessante.

    Bitcoin não tenho suficiente conhecimento mas existem dois aspectos que me preocupam , o primeiro o facto de a bitcoin poder ser manipulada para servir interesses externos o segundo o facto de creio ser óbvio que a partir do momento em que seja uma ameaça ou existe uma quantidade de capital a circular que o justifique vão querer  taxar ou limitar , isso parece uma questão de tempo . Tenho simpatia por pessoas que vivem em Países ditatoriais e  usam a bitcoin por necessidade e vejo alguns méritos na ideia , no entanto um sistema não monitorizado e não transparente torna-se facilmente  manipulável.

    Em relação á parte do Vlog , tenho visto alguns e francamente diria que 100% das pessoas nota-se que são extremamente inexperientes , e dizem coisas que me "assustam" no teu caso e obviamente estando a começar , por um lado parabenizo-te pela coragem mas por outro sugeria que tivesses cuidado e optes pela partilha de conhecimento neutro.

    Existem muitas pessoas a dizer muita coisa e simplesmente ninguém sabe o futuro , se aparece uma vacina daqui a 2 meses tudo o que RDalio disse vai para o lixo.Ele tem posições contra o mercado á meses e estava á pouco com um prejuizo muito largo . Desconfia de tudo Gonçalo e partilha conhecimento mas sempre sem dar certezas

    Perdoa-me mas não resisti a dar uma opinião pois gosto de analisar ))))

     

    Boa sorte

     

     

     

    Link to post
    Share on other sites
    Gonçalo Ribeirinho

    Olá a todos novamente!

    Vamos esquecer, por um momento, as folhas de excel e o quão complexo é de criar um portfólio tracker dentro das mesmas. Neste vídeo vou te simplificar a vida, partilhando contigo o que, para mim, na minha opinião, é o melhor site para seguires e saberes o valor real do teu portfólio. 

    Video:https://youtu.be/KZYCymfs9oI

    Link to post
    Share on other sites
    JoaoSousa
    A 31/07/2020 às 16:29, Lynch II disse:

    Parabéns pela tua partilha . Embora não me reveja em todas as tuas opções , é um prazer ver alguém tão novo a começar e a valorizar algo que deveria ser obrigatório :

    Saber gerir os nossos activos e elaborar um plano estratégico de Investimento/Poupança  .

    Mas também convém não pôr o carro à frente dos bois.

    É bom começar a investir cedo, e bem, em vez de deixar o dinheiro parado ou perdê-lo em maus investimentos, mas o mais importante de tudo para um jovem é investir na sua formação/carreira, e depois poupar. 

    Investir é para quem tem dinheiro. Antes disso é preciso ganhá-lo e poupá-lo.

     

    Uma pessoa que invista 100€ todos os meses, ao fim de 10 anos tem 15 800€ se o investimento valorizar 5% ao ano.

    Uma pessoa que invista 150€ todos os meses, ao fim de 10 anos tem 20 670€ se o investimento valorizar 2,5% ao ano.

     

    Se tiveres um salário de 900€ e gastares 800€, consegues poupar 100€, mas se ganhares 950€ já consegues poupar 150€ com o mesmo gasto e ao fim de 10 anos vais ter mais dinheiro mesmo que invistas com uma valorização muito menor ao ano.

    Neste cenário, uma pequena diferença de salário faz mais diferença do que o retorno do investimento.

     

     

     

    Edited by JoaoSousa
    • Downvote 1
    Link to post
    Share on other sites

    Confesso que não entendo muito bem este ultimo post .

    Assumir que o jovem em questão não investe na carreira ou educação sem ter elementos para isso ou assumir que pelo facto de se ter um interesse precoce pelos investimentos e finanças não iremos investir na carreira/educação não tem sentido até porque quem demonstra a capacidade de entender a importância dos investimentos tem (com enorme probabilidade)  ter entendido previamente a importância da poupança , carreira e educação que permitam financiar um plano de Investimentos.

    Obviamente estou de acordo em relação a criar hábitos de poupança . Isso é elementar para quem tem algum conhecimento sobre investimentos.

    Tenho visto muitos vlogs deste género e francamente noto que a maior parte tem conhecimento reduzido sobre investimentos e aproveita para querer ganhar $ com affiliate/comissões etc . Isto sucede mesmo em blogs maiores , internacionais , por trás temos um plano de marketing de alguma empresa ou affiliate . 

    Acho interessante apenas o facto de notar que mais jovens estão a tentar aprender , isso é muito positivo.

     

     

     

    Link to post
    Share on other sites

    Olá Gonçalo!

    Obrigado por partilhares e boa sorte! 

    Como sugestão podes sempre incluir um ETF de Ouro, não fará muito sentido o ouro fisico - mais difícil de vender e propenso a desvalorização se for uma peça trabalhada. Também eu me aventurei por acções individuais PT e estrangeiras e até OTC. Foi uma curva de aprendizagem e cheguei à conclusão que não o pretendia para mim. 

    Outra sugestão seria: Modera a quantidade de tempo poderás alocar a este tópico de investimentos. Pela minha experiência muitas pessoas que começam a investir ficam obcecadas com o retorno e a volatilidade ou em controlar todos os topicos inerentes às finanças pessoais a um nível que não é saudável . Mesmo que o faças por gosto ou por profissão, tenta sempre separar. Tive vários colegas da área financeira cujo "hobby" era investir em produtos complexos. Sabes quem ganhava com isso? O intemediário...E eram pessoas brilhantes em finanças, economia, gestão...mas usavam os investimentos como escape para a adrenalina em vez de ser, como sabes sendo um value investor, aquela coisa aborrecida :)

     

    PS: Com 22 anos acho que muito do investimento na formação já poderá estar concluído ou então on-track (isto tendo em conta que o caminho "comum" é entrar na faculdade aos 18 e sair aos 22 já com mestrado).

    Link to post
    Share on other sites
    Gonçalo Ribeirinho
    há 5 minutos, MachineD disse:

    Olá Gonçalo!

    Obrigado por partilhares e boa sorte! 

    Como sugestão podes sempre incluir um ETF de Ouro, não fará muito sentido o ouro fisico - mais difícil de vender e propenso a desvalorização se for uma peça trabalhada. Também eu me aventurei por acções individuais PT e estrangeiras e até OTC. Foi uma curva de aprendizagem e cheguei à conclusão que não o pretendia para mim. 

    Outra sugestão seria: Modera a quantidade de tempo poderás alocar a este tópico de investimentos. Pela minha experiência muitas pessoas que começam a investir ficam obcecadas com o retorno e a volatilidade ou em controlar todos os tópicos inerentes às finanças pessoais a um nível que não é saudável . Mesmo que o faças por gosto ou por profissão, tenta sempre separar. Tive vários colegas da área financeira cujo "hobby" era investir em produtos complexos. Sabes quem ganhava com isso? O intemediário...E eram pessoas brilhantes em finanças, economia, gestão...mas usavam os investimentos como escape para a adrenalina em vez de ser, como sabes sendo um value investor, aquela coisa aborrecida :)

     

    PS: Com 22 anos acho que muito do investimento na formação já poderá estar concluído ou então on-track (isto tendo em conta que o caminho "comum" é entrar na faculdade aos 18 e sair aos 22 já com mestrado).

    Olá MachineD,

    Obrigado por todas as sugestões apontadas e pela partilha de algumas experiências de conhecidos teus.

    Começando pela tua primeira sugestão. Não pretendo incluir um ETF de Ouro porque pretendo alocar e dar track à procura e oferta do ouro fisico puro e não ao agregado das perfomances das empresas mineiras. O Ouro fisico, para diversificação e rebalanceamento da carteira, é uma estratégia que uso para para menos correlação de ativos - Daí optar por ouro físico e não por um ETF.

    Num segundo ponto mencionado, sobre saber separar os meus investimentos da minha vida pessoal e as experiências dos teus amigos, tive em atenção uma frase especifica mencionada por ti. "E eram pessoas brilhantes em finanças, economia, gestão...mas usavam os investimentos como escape para a adrenalina em vez de ser, como sabes sendo um value investor, aquela coisa aborrecida". Deixa-me defender o meu ponto de vista acerca deste comentário: O mercado de ações, de certa forma, pode ser simples de se investir, mas difícil de compreender. És formando nesta área e já tens vários conhecimentos e alguns anos de experiência ? Perfeito! Mas no entanto, há outro factor essencial - O psicológico do investidor. Disseste ai "mas usavam os investimentos como escape para a adrenalina em vez de ser, como sabes sendo um value investor". Pois, lá está, deduzo que começaram a sentir a adrenalina e a transpor as suas emoções para um jogo tipo casino. Eu, de todo, que sou dessa forma. Além de conseguir separar aquilo que são as minhas finanças pessoais (como podes ver no meu canal) daquilo que são os meus investimentos, sou capaz, também, de agarrar as minhas emoções, pois quando invisto numa empresa é porque realmente sei a 100% dela.

    Obrigado por entrares na discussão do meu Portfólio e partilhares algumas experiências :)

     

    Link to post
    Share on other sites
    Gonçalo Ribeirinho
    Quando Deves Vender Uma Ação

    Olá a todos,

     
    Muitas vezes nos deparamos com artigos fundamentados sobre quando deveríamos vender as nossas ações e a razão da decisão. Neste vídeo vamos abordar a estratégia que faço para racionalizar essa escolha. Acompanha ao pormenor o vídeo e saberás que a minha estratégia é fundamentada através do famoso investidor Warren Buffet.
     
    Link to post
    Share on other sites
    • 3 weeks later...

    Join the conversation

    You are posting as a guest. If you have an account, sign in now to post with your account.
    Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

    Guest
    Reply to this topic...

    ×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

      Only 75 emoji are allowed.

    ×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

    ×   Your previous content has been restored.   Clear editor

    ×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

    ×
    ×
    • Create New...