Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Gonçalo Ribeirinho

O meu Portfólio - Q&A (Perguntem todas as dúvidas)

Recommended Posts

Gonçalo Ribeirinho

Olá a todos!

O meu nome é Gonçalo Ribeirinho e tenho 22 anos. Comecei a estudar finanças pessoais há 5 anos atrás, o que me dá uma grande vantagem para o futuro. Relativamente ao mercado de Ações (Mercado Bolsista) comecei a estudar há 10 meses.
    Não comecei logo a investir. Primeiro quis ter uma base sobre aquilo que esperava deste mercado. Leio imenso (Certa de 1 livro a cada 2 semanas) o que me dá um enorme prazer em todos os momentos em que pego num livro sobre este tipo de assuntos, sendo bastante vantajoso para mim aprender vários tipos de perspetiva.

Comecei realmente o meu portfólio há 2/3 meses atrás com uma das primeira alocações na UBER - O que considero, nos dias hoje, ter sido um dos meus primeiros erros de investidor (Explico no meu canal o porque - https://www.youtube.com/channel/UC88aAJzByhxcl8FuoqI1ihA) - Passem por o meu canal para aprender sobre finanças pessoais e investimentos do básico ao avançado.

A nível de estratégia e a nível de perfil de investidor tenciono ser um investidor de valor. Explicando melhor sobre este tipo de estratégia para os mais leigos é, basicamente, descobrir o valor justo pelo qual eu, como investidor, pretenda ter de % de retorno por mês. Adoro este tipo de perfil e de estratégia, pois é com ela que posso fazer aquilo que gosto - Explorar empresas a FUNDO e analisar as mesmas como um bom ou mau investimento a longo prazo.

Após vários meses a consumir, de forma bastante conservadora e racional, todo o tipo de conhecimentos sobre esta área decidi que, até ao momento (Pois posso querer limar algumas arestas na minha estratégia e na minha alocação) alocar da seguinte forma o meu portfólio, seguindo sempre a personalidade e perfil que quero como investidor:

• - 30%(Máximo) Ações
    • - 60%(Minimo) ETF's
    • - 7.5% Ouro
    • - 2.5% Crypto

Ações Individuais

No meu caso, a minha alocação preferencial, pois como disse anteriormente eu sou um investidor de valor e simplesmente ADORO analisar uma empresa de cima abaixo. Este tipo de alocação só corresponde a 30% do meu Portfólio devido à alocação mensal que faço todos os meses (ou de cada 3 meses para um ETF) assunto que abordarei no próximo ponto. Este tipo de alocação e, de acordo com o meu perfil e estratégia, requerer paciência de me aguentar com cash e entrar só no valor justo que eu estipulei.

ETF's

Grande parte do meu portfólio está alocado em ETF's. Razão? Simplesmente por fazer aportes de mês a mês ou, nos piores dos casos, a cada 3 meses. Adoro ETF's também (Não tanto como ações individuais), pois como devem calcular, os meu investimentos em ações individuais são todos em empresas na América. Com os ETF's posso diversificar em mercados emergentes e outros países desenvolvidos de acordo com o meu estudo economia e conhecimento em economia internacional.

Ouro

Se eu vos pedir para, neste momento, rasgarem uma determinada nota (nem que seja de 5€) vocês não conseguem. Assim como eu não tenho essa proeza e coragem. Não conseguimos rasgar porque acreditamos que aquilo que serve como a nossa atual "currency" tem valor para nós. Não só fisicamente, mas também porque acreditamos com toda a nossa fé que aquele pedaço de papel tem valor nas nossas vidas. É neste ponto onde eu quero chegar. Aquilo que vocês seguram na vossa mão, estipulado de "currency" nos dias de hoje é falso em todas as perspetivas. Eu invisto em ouro (não com o objetivo de ter grande parte do meu portfólio, mas sim para o objetivo de rebalance do mesmo) simplesmente porque gosto de ter uma garantia sobre a nossa atual "currency". E como é claro como a água cristalina, não confio nos governos!

Crypto

Já sei o que muitos de vocês vão dizer: "BITCOIN/Crypto é especulativo!!"; " Tu como investidor de valor não deverias ter no teu portfólio uma alocação alimentada de pura especulação". Entre outros comentários que vejo na net. Essas pessoas até podem ter razão, mas posso garantir que adoro bastante a filosofia criada através da bitcoin e o que pode alterar em termos macroeconômicos para nós, pessoas do quotidiano. Sei que é uma alta especulação, assim como a blockchain (Blockchain não é BITCOIN). É por essas razões que tenho (Irei ter, neste caso) apenas 2.5% do meu portfólio em crypto. Não estou a dizer com isto que BITCOIN é 100% o futuro. Apenas estudei, gostei e fiz uma alocação com % mínima do meu porfólio, acreditando em todo o conhecimento absorvido do mesmo e nas tendências macro económicas que o mundo enfrenta a médio/Longo prazo. Estudei, através de um livro, o poder de transformação da bitcoin através da quarta revolução industrial e afirmo ter ficado incrivelmente interessado pela bitcoin. Li 2 livros, vários artigos e consumir várias horas de vídeos do youtube acerca da bitcoin e blockchain.

Como final deste post deixo alguns prints sobre o meu portfólio atual

Meu Portfólio:

1151853474_Capturadeecra2020-07-22as23_00_27.thumb.png.8908975338d90d0d7adc4388ff113c11.png

1181642791_Capturadeecra2020-07-22as23_00_38.thumb.png.8b93de3b7af604c50290229b7e2f0d79.png

Adorei escrever este post e poderei modificar alguns erros conforme a discussão que tenha convosco de certo tema!

Espero escrever este post novamente daqui a 1 ano e atualizar-vos sobre a performance dos meus investimentos!

Obrigado a todos os que disponibilizaram do seu tempo para ler um tipo aleatório a dar as suas ideias e a partilhar o mínimo de conhecimento que tem sobre esta área. Estou aqui para aprender, assim como todos nós neste presente site. Qualquer questão não hesitem em colocar nos comentários :)

Abraço,

Continuação de bons investimentos,

Gonçalo Ribeirinho - https://www.youtube.com/channel/UC88aAJzByhxcl8FuoqI1ihA

PS: Terei todo o prazer de colocar aqui os videos que vou lançando, portanto podem seguir este tópico. Não vejam isto como uma forma de divulgação do meu trabalho, mas sim um tópico de aprendizagem onde podem colocar-me todas as dúvida que quiserem, sendo que, diariamente, passarei por aqui para vos responder de bom agrado - caso saiba. 👀

Edited by Gonçalo Ribeirinho
    Acrescentei algumas coisas

Gonçalo Ribeirinho
    COMO INVESTIR EM 2020 

Olá a todos,

Apresentar-vos-ei os recentes estudos de Ray Dalio e como é o mais correto investir em 2020 - E para a frente. Vou falar sobre as recentes pesquisas deste fantástico investidor, falar sobre a economia atual e como deverás proteger o teu portfólio para a próxima década.

0:00 - Intro
    1:24 - Começo do vídeo
    2:27 - Política Monetária 1 - Taxas de Juro
    3:49 - Política Monetária 2 - Quantative Easing
    5:31 - Política Monetária 3 - Obrigações Governamentais
    6:32 - Economia Atual
    11:11 - O que poderá acontecer aos mercados
    12:07 - Como deves proteger o teu património
    13:06 - Qual a minha estratégia

Este vídeo e/ou conteúdos, só tem intuitos educativos e opiniões pessoais, e as opiniões não podem ser confundidas com recomendações de compra e de venda. Os autores não se responsabilizam por perdas ou ganhos decorrentes do uso das opiniões aqui apresentadas. Se pretender investir nos mercados financeiros e/ou outro tipo investimentos, deverá procurar sempre aconselhamento financeiro de entidades competentes e certificadas para tal.

Lynch II

Olá Gonçalo

Parabéns pela tua partilha . Embora não me reveja em todas as tuas opções , é um prazer ver alguém tão novo a começar e a valorizar algo que deveria ser obrigatório :

Saber gerir os nossos activos e elaborar um plano estratégico de Investimento/Poupança  .

Num País com tanto analfabetismo financeiro as consequências vão além do prejuizo pessoal , considero mesmo que a própria estagnação de Portugal a nivel económico tem uma interligação com a iliteracia financeira/económica , quando as pessoas sabem investir não admitem facilmente actos de gestão danosa e elevada corrupção como aqueles a que assistimos constantemente e pelos quais o preço a pagar será demasiado alto.

Creio que para um leigo , o facto de escreveres Acções e ETFs poderá ser confuso pois embora sejam instrumentos distintos , se tiveres  por exemplo 100% de accões nos ETFs é apenas uma forma distinta de ter o mesmo activo. 

Em relação ao RDalio achei piada ao facto de no ano passado ele prever uma crise brutal da dívida e afinal aparece este vírus e meio mundo ligou as "impressoras" mas nada aconteceu , é no minimo irónico . Nada a dizer sobre algumas das partilhas que ele faz , obviamente existe informação interessante.

Bitcoin não tenho suficiente conhecimento mas existem dois aspectos que me preocupam , o primeiro o facto de a bitcoin poder ser manipulada para servir interesses externos o segundo o facto de creio ser óbvio que a partir do momento em que seja uma ameaça ou existe uma quantidade de capital a circular que o justifique vão querer  taxar ou limitar , isso parece uma questão de tempo . Tenho simpatia por pessoas que vivem em Países ditatoriais e  usam a bitcoin por necessidade e vejo alguns méritos na ideia , no entanto um sistema não monitorizado e não transparente torna-se facilmente  manipulável.

Em relação á parte do Vlog , tenho visto alguns e francamente diria que 100% das pessoas nota-se que são extremamente inexperientes , e dizem coisas que me "assustam" no teu caso e obviamente estando a começar , por um lado parabenizo-te pela coragem mas por outro sugeria que tivesses cuidado e optes pela partilha de conhecimento neutro.

Existem muitas pessoas a dizer muita coisa e simplesmente ninguém sabe o futuro , se aparece uma vacina daqui a 2 meses tudo o que RDalio disse vai para o lixo.Ele tem posições contra o mercado á meses e estava á pouco com um prejuizo muito largo . Desconfia de tudo Gonçalo e partilha conhecimento mas sempre sem dar certezas

Perdoa-me mas não resisti a dar uma opinião pois gosto de analisar ))))

Boa sorte