Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Anexo E - juros de certificados tesouro / depósitos a prazo

xgoldpt

Recommended Posts

Viva.

Li que é possível corrigir declarações até 2 anos de IRS e como tal decidi corrigir a declaração de 2017 e 2018 para declarar/englobar juros de certificados tesouro / depósitos a prazo (Anexo E 4B).
    Resultado: Divergência "O valor dos rendimentos de capitais declarado é inferior à informação que possuímos (XXXXXX €), enviada pela(s) entidade(s)"

Ou seja, ainda tenho mais juros a declarar / mais dinheiro a receber pelo englobamento.
    O problema é que sei qual a origem dos juros que faltam e não me apetece estar a bater às portas dos bancos para obter declarações de anos passados.

Há alguma forma fácil de resolver esta situação?

Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 16 horas, xgoldpt disse:

Ou seja, ainda tenho mais juros a declarar / mais dinheiro a receber pelo englobamento.

O problema é que sei qual a origem dos juros que faltam e não me apetece estar a bater às portas dos bancos para obter declarações de anos passados.

Só consegues englobar declarando montantes iguais aos reportados pelos bancos. E não é possível excluir um banco, mesmo que tenha dado juros baixos (ex: conta poupança ou à ordem remunerada).

O "bater à porta" seria provavelmente um pedido por email ou telefone, não?

Não precisas das declarações para entregar, mas se não sabes os valores certos não vejo alternativa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Viva,

Para não estar abrir um outro tópico e como estou com dúvidas a preencher o anexo E, gostava se fosse possível ser elucidado sobre algumas coisas...

* Até quantos anos para trás posso declarar os juros que paguei ?

* É necessário submeter/modificar novas declarações de anos anteriores ou posso colocar esses valores no campo 5A

Antecipadamente grato.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 minutos, 0liveira disse:

Viva,

Para não estar abrir um outro tópico e como estou com dúvidas a preencher o anexo E, gostava se fosse possível ser elucidado sobre algumas coisas...

* Até quantos anos para trás posso declarar os juros que paguei ?

* É necessário submeter/modificar novas declarações de anos anteriores ou posso colocar esses valores no campo 5A

Antecipadamente grato.

* Pode entregar declarações de substituição até 4 anos para trás, penso que até ao final do prazo de entrega deste ano (depois passa para 3 anos). É qualquer coisa assim.

* É necessário submeter declarações de substituição e atenção que terão um custo. Informe-se sobre esse valor primeiro para saber se vale a pena entregar para cada ano. O quadro 5 refere-se a "rendimentos que comprovadamente tenham sido produzidos em anos anteriores àquele em que foram pagos ou colocados à disposição do sujeito passivo" (Artigo 74.º do CIRS), que deduzo não seja o seu caso.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 minutos, JRJordao disse:

* Pode entregar declarações de substituição até 4 anos para trás, penso que até ao final do prazo de entrega deste ano (depois passa para 3 anos). É qualquer coisa assim.

* É necessário submeter declarações de substituição e atenção que terão um custo. Informe-se sobre esse valor primeiro para saber se vale a pena entregar para cada ano. O quadro 5 refere-se a "rendimentos que comprovadamente tenham sido produzidos em anos anteriores àquele em que foram pagos ou colocados à disposição do sujeito passivo" (Artigo 74.º do CIRS), que deduzo não seja o seu caso.

Muito obrigado pela disponibilidade em esclarecer.

Estou neste momento ao telefone com a AT para saber o valor da coima.

Mais uma vez obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, 0liveira disse:

Muito obrigado pela disponibilidade em esclarecer.

Estou neste momento ao telefone com a AT para saber o valor da coima.

Mais uma vez obrigado.

Se possível informa sobre os valores que te comunicaram.

É uma questão algo frequente no fórum, era bom ter informação sobre um caso concreto.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 18 horas, JRJordao disse:

Se possível informa sobre os valores que te comunicaram.

É uma questão algo frequente no fórum, era bom ter informação sobre um caso concreto.

Viva JRJordao,

A informação que obtive não foi conclusiva..falaram de valores aproximados de 50€ de coima mais 30€ de custas processuais.

Enviei pedido de informação para o e-balcão. Logo que tenha a resposta, colocarei aqui.

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites