Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Anexo E - juros de certificados tesouro / depósitos a prazo

xgoldpt

Recommended Posts

xgoldpt

Viva.

Li que é possível corrigir declarações até 2 anos de IRS e como tal decidi corrigir a declaração de 2017 e 2018 para declarar/englobar juros de certificados tesouro / depósitos a prazo (Anexo E 4B).
    Resultado: Divergência "O valor dos rendimentos de capitais declarado é inferior à informação que possuímos (XXXXXX €), enviada pela(s) entidade(s)"

Ou seja, ainda tenho mais juros a declarar / mais dinheiro a receber pelo englobamento.
    O problema é que sei qual a origem dos juros que faltam e não me apetece estar a bater às portas dos bancos para obter declarações de anos passados.

Há alguma forma fácil de resolver esta situação?

Obrigado.

JRJordao
    há 16 horas, xgoldpt disse:

Ou seja, ainda tenho mais juros a declarar / mais dinheiro a receber pelo englobamento.

O problema é que sei qual a origem dos juros que faltam e não me apetece estar a bater às portas dos bancos para obter declarações de anos passados.

Só consegues englobar declarando montantes iguais aos reportados pelos bancos. E não é possível excluir um banco, mesmo que tenha dado juros baixos (ex: conta poupança ou à ordem remunerada).

O "bater à porta" seria provavelmente um pedido por email ou telefone, não?

Não precisas das declarações para entregar, mas se não sabes os valores certos não vejo alternativa.

Viva,

Para não estar abrir um outro tópico e como estou com dúvidas a preencher o anexo E, gostava se fosse possível ser elucidado sobre algumas coisas...

* Até quantos anos para trás posso declarar os juros que paguei ?

* É necessário submeter/modificar novas declarações de anos anteriores ou posso colocar esses valores no campo 5A

Antecipadamente grato.

JRJordao
    há 7 minutos, 0liveira disse:

Viva,

Para não estar abrir um outro tópico e como estou com dúvidas a preencher o anexo E, gostava se fosse possível ser elucidado sobre algumas coisas...

* Até quantos anos para trás posso declarar os juros que paguei ?

* É necessário submeter/modificar novas declarações de anos anteriores ou posso colocar esses valores no campo 5A

Antecipadamente grato.

* Pode entregar declarações de substituição até 4 anos para trás, penso que até ao final do prazo de entrega deste ano (depois passa para 3 anos). É qualquer coisa assim.

* É necessário submeter declarações de substituição e atenção que terão um custo. Informe-se sobre esse valor primeiro para saber se vale a pena entregar para cada ano. O quadro 5 refere-se a "rendimentos que comprovadamente tenham sido produzidos em anos anteriores àquele em que foram pagos ou colocados à disposição do sujeito passivo" (Artigo 74.º do CIRS), que deduzo não seja o seu caso.

há 7 minutos, JRJordao disse:

* Pode entregar declarações de substituição até 4 anos para trás, penso que até ao final do prazo de entrega deste ano (depois passa para 3 anos). É qualquer coisa assim.

* É necessário submeter declarações de substituição e atenção que terão um custo. Informe-se sobre esse valor primeiro para saber se vale a pena entregar para cada ano. O quadro 5 refere-se a "rendimentos que comprovadamente tenham sido produzidos em anos anteriores àquele em que foram pagos ou colocados à disposição do sujeito passivo" (Artigo 74.º do CIRS), que deduzo não seja o seu caso.

Muito obrigado pela disponibilidade em esclarecer.

Estou neste momento ao telefone com a AT para saber o valor da coima.

Mais uma vez obrigado.

JRJordao
    há 2 horas, 0liveira disse:

Muito obrigado pela disponibilidade em esclarecer.

Estou neste momento ao telefone com a AT para saber o valor da coima.

Mais uma vez obrigado.

Se possível informa sobre os valores que te comunicaram.

É uma questão algo frequente no fórum, era bom ter informação sobre um caso concreto.

há 18 horas, JRJordao disse:

Se possível informa sobre os valores que te comunicaram.

É uma questão algo frequente no fórum, era bom ter informação sobre um caso concreto.

Viva JRJordao,

A informação que obtive não foi conclusiva..falaram de valores aproximados de 50€ de coima mais 30€ de custas processuais.

Enviei pedido de informação para o e-balcão. Logo que tenha a resposta, colocarei aqui.

• Thanks 1