Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Mais-valias em bolsa estrangeira se Não-Residente

bruno-shanghai

Recommended Posts

bruno-shanghai

Bom dia,

Gostaria de pedir esclarecimento relativamente à isenção (ou não) do pagamento de 28% de imposto de IRS aquando da mais-valias na venda em bolsa Americana de acções / ETF de empresas Americanas por parte de um não residente fiscal em Portugal (a residir na China).

Estou a preencher a o quadro 9 do anexo G: Alienação Onerosa de Partes Sociais e Outros Valores Mobiliários [art.º 10.º, n.º 1, al. b), do CIRS] e em resultado de mais-valias obtidas em 2019 na venda de ações americanas através do Banco BEST (banco Português) está-me a ser calculado imposto a pagar mas penso que estarei isento pois de acordo com a lei:

As mais-valias realizadas por não residentes fiscais em Portugal com a transmissão onerosa de partes sociais [...]emitidos por entidades residentes em território português e negociados em mercados regulamentados de bolsa [...] poderão beneficiar de isenção de imposto, desde que cumpridas as seguintes condições:

1) as pessoas singulares não residentes e sem estabelecimento estável em território português não sejam residentes em “paraísos fiscais”;

- A China não é considerado paraíso fiscal -

2) – não se tratar de mais-valias realizadas com a transmissão onerosa de ações ou outras participações no capital de sociedades residentes em território português cujo ativo seja constituído, em mais de 50%, por bens imobiliários aí situados ou, tratando-se de SGPS ou sociedade detentora de participações[...]

- Não é o caso, pois são empresas Americanas

Agradeço o vosso esclarecimento e caso esteja a preencher mal a declaração de IRS (anexo G já que o anexo J não é permitido para não-residentes) como poderei resolver.

P.S. No anexo G não me deixa validar quando o NIF está em branco. Ora, o ETF estrangeiro não tem NIF português e também penso que não se estão a referir ao NIF da correctora/banco/intermediário financeiro

obrigado,

Bruno

Se não és residente fiscal em Portugal só cá tens de declarar (e pagar impostos sobre) rendimentos obtidos em Portugal.

A não ser que me esteja a escapar alguma coisa, nesse caso que referes não tens que declarar nada em Portugal.