Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Ajuda sobre deduções IRS

Guest Alberto91

Recommended Posts

Guest Alberto91

Boa noite a todos,

venho com esta mensagem pedir a vossa ajuda para um problema que tenho tido.

Me chamo Alberto e sou um engenheiro italiano, vim a Portugal no ano passado para fazer um mestrado na Univ. de Évora e apareceu-me há pouco tempo um trabalho dependente, que comecei semana passada, não tendo deixado naturalmente de estudar. Não sendo português e não tendo nunca na minha vida entregado uma IRS venho aqui pedir-vos algumas questões (o atendimento telefónico das Finanças deixou muito a desejar):

1) As despesas gerais são dedutíveis até 250 euros (35% do valor). Para usufruir da dedução, além de meter o NIF no mercado, é preciso fazer alguma outra coisa (tipo guardar a nota fiscal)? Ou o próprio mercado (ex. Continente, onde sempre vou) encarrega-se de comunicar às Finanças?

2) Posso deduzir as propinas que pago na Universidade na categoria Educação? Para fazer isto, o que devo fazer? 

3) Se no final do ano, a soma das deduções fica maior que o IR que paguei durante o ano (coisa bem provável, visto que comecei a trabalhar só agora, e não tenho nenhum salário astronómico...) vão me reembolsar ou ficarei zerado? Ou as deduções somam-se ao do ano a seguir?

Ajudem um estrangeiro perdido :)

Um abraço a todos e todas,

Alberto

RDSantos
    15 hours ago, Guest Alberto91 said:

1) As despesas gerais são dedutíveis até 250 euros (35% do valor). Para usufruir da dedução, além de meter o NIF no mercado, é preciso fazer alguma outra coisa (tipo guardar a nota fiscal)? Ou o próprio mercado (ex. Continente, onde sempre vou) encarrega-se de comunicar às Finanças?