Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Ajuda sobre deduções IRS

Guest Alberto91

Recommended Posts

Guest Alberto91

Boa noite a todos,

venho com esta mensagem pedir a vossa ajuda para um problema que tenho tido.

Me chamo Alberto e sou um engenheiro italiano, vim a Portugal no ano passado para fazer um mestrado na Univ. de Évora e apareceu-me há pouco tempo um trabalho dependente, que comecei semana passada, não tendo deixado naturalmente de estudar. Não sendo português e não tendo nunca na minha vida entregado uma IRS venho aqui pedir-vos algumas questões (o atendimento telefónico das Finanças deixou muito a desejar):

1) As despesas gerais são dedutíveis até 250 euros (35% do valor). Para usufruir da dedução, além de meter o NIF no mercado, é preciso fazer alguma outra coisa (tipo guardar a nota fiscal)? Ou o próprio mercado (ex. Continente, onde sempre vou) encarrega-se de comunicar às Finanças?

2) Posso deduzir as propinas que pago na Universidade na categoria Educação? Para fazer isto, o que devo fazer? 

3) Se no final do ano, a soma das deduções fica maior que o IR que paguei durante o ano (coisa bem provável, visto que comecei a trabalhar só agora, e não tenho nenhum salário astronómico...) vão me reembolsar ou ficarei zerado? Ou as deduções somam-se ao do ano a seguir?

Ajudem um estrangeiro perdido :)

Um abraço a todos e todas,

Alberto

RDSantos
    15 hours ago, Guest Alberto91 said:

1) As despesas gerais são dedutíveis até 250 euros (35% do valor). Para usufruir da dedução, além de meter o NIF no mercado, é preciso fazer alguma outra coisa (tipo guardar a nota fiscal)? Ou o próprio mercado (ex. Continente, onde sempre vou) encarrega-se de comunicar às Finanças?

O próprio mercado deve comunicar às Finanças (até ao dia 25 do mês seguinte, portanto pode não ser imediato). Pode consultar as faturas no portal das finanças no site do e-faturas. Se a fatura estiver mesmo em falta pode inserir manualmente. Para algumas faturas pode ser necessário preencher informação complementar.

Só deve guardar a fatura em papel em certos casos:Quanto tempo devo guardar as faturas em papel?.

2) Posso deduzir as propinas que pago na Universidade na categoria Educação? Para fazer isto, o que devo fazer?

Sim. Igualmente, a Universidade também deve comunicar às Finanças. Nesta categoria também pode deduzir despesas com manuais, materiais, explicações, etc...

3) Se no final do ano, a soma das deduções fica maior que o IR que paguei durante o ano (coisa bem provável, visto que comecei a trabalhar só agora, e não tenho nenhum salário astronómico...) vão me reembolsar ou ficarei zerado?

Fica zerado. Deduções não são reembolso.

Ou as deduções somam-se ao do ano a seguir?

Não.

Cumpts,

RDSantos

Guest Alberto91

Tenho outra pergunta: na minha área pessoal do site das Finanças consigo ver só as despesas (e as relativas deduções) referentes ao ano 2019. Isto é normal? 

Obrigado,

Alberto

RDSantos
    On 6/3/2020 at 2:41 PM, Guest Alberto91 said:

Tenho outra pergunta: na minha área pessoal do site das Finanças consigo ver só as despesas (e as relativas deduções) referentes ao ano 2019. Isto é normal? 

No site das Finanças sim. No site do e-fatura, no separador Despesas Dedutíveis de IRS -> CONSUMIDOR deve conseguir ver as de 2020.

Cumpts,

RDSantos