Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• abuissa

Anexo G - Partilhas de herança

Recommended Posts

abuissa

Boa noite.

Precisava de uma ajuda no preenchimento do Anexo G do IRS. Trata-se de um lote de 2 terrenos que foram herdados e no ano passado foram vendidos.

Penso que já cheguei à Quota-Parte que me diz respeito, mas posso estar a fazer alguma confusão. A meu ver:

O Avô tinha 2 filhos com a Avó + 1 só dele.

Com a morte do avô:

• Avó - 50% + 12,5%
    • Tia 1 - 12,5%
    • Pai - 12,5%
    • Tia 2 - 12,5%

Com a morte do Pai, os 12,5% que lhe pertenciam:

• Mãe - 6,25% + 1,5625%
    • Irmã - 1,5625%
    • Irmã - 1,5625%
    • Eu - 1,5625%

Com a morte da Avó, os 62,5% que lhe pertenciam (e uma vez que os filhos da avó já tinham falecido): 

• Filhos da Tia 1 - 31,25%
    • Filhos do Pai - 31,25%
      • Irmã - 10,4167%
      • Irmã - 10,4167%
      • Eu - 10,4167%

Posteriormente, é comprada a parte da Tia 2 (12,5%) pelos:

• Filhos da Tia 1 - 6,25%
    • Filhos do Pai - 6,25%
      • Irmã - 2,0833%
      • Irmã - 2,0833%
      • Eu - 2,0833%

Penso que esta será a descrição mais correcta. Cabem-me assim:

• 1,5625% - Por herança do meu pai em 2006
    • 10,4167% - Por herança da minha avó em 2010
    • 2,0833% - Da compra feita em 2017 à Tia 2

Quadro 4 do Anexo G, ficaria bem assim?

1200338374_quadro4.thumb.jpg.b66a9362d69b8687e5694c10b85da6a2.jpg

Ou devo colocar uma só linha com a Quota-Parte total que me pertence (14,0625%) em cada um dos terrenos?

2ª Questão:

O valor da Aquisição corresponderá às datas da morte do meu pai (2006) e da minha avó (2010) e à data da compra do quinhão hereditário (2017). No entanto, possuo duas cadernetas prediais rústicas dos dois imóveis, retiradas em 2010 (ano da morte da minha avó) onde diz que o valor patrimonial actual é de 33,69€ e o outro de 298,78€ determinado no ano de 1989. São estes os dois valores que devem servir de referência para o cálculo do preenchimento dos valores da aquisição no caso da aquisição por morte da minha avó?

Ou uso o valor patrimonial para efeitos de IMT que está nas escrituras da venda em 2019? É que nas duas escrituras da venda dos imóveis consta um valor patrimonial para efeitos de IMT, que nada tem a ver com o valor que está nas cadernetas prediais...

3ª Questão:

No caso da compra da minha parte do quinhão hereditário (Compra à Tia 2 em 2017), a compra foi feita por um valor. No entanto, são dois terrenos e não foi atribuído um valor em separado a cada um. Como preencho o valor em ralação à compra? Divido o valor por 2 imóveis?

A última questão está relacionada com o reinvestimento do valor da venda dos imóveis rústicos. Poderei reinvestir esse valor para abater no empréstimo da minha habitação própria permanente que contraí em 2011 e declarar no Quadro 5 a Intenção de Reinvestimento ou o Reinvestimento Efectuado?

Sei que é um post um pouco longo, mas penso que consegui explicar a situação e as minhas dúvidas. Agradeço desde já qualquer ajuda.

Reco

A pergunta está muito bem explicada, congratulations!
    O cálculo das %% parece-me correcto
    O preenchimento do anexo G, idem
    Os valores de aquisição estarão descritos, se pagou imposto sucessório, ou siza, nas respectivas guias de pagamento.

O reinvestimento só vale quando o que foi vendido era habitação própria e permanente.

Para tirar dúvidas, pode sempre ir ao portal das Finanças \ contacte-nos \ atendimento e-balcão e registar uma nova questão.
    As respostas muitas vezes são como o oráculo de Delfos, deixam mais dúvidas ainda!
    No entanto é sempre possível reabrir e continuar com a mesma questão, até ficar satisfeito ou desistir.

• Thanks 1

abuissa

Obrigado pela ajuda. 
    Parece que não falhei tudo.

Vou ver essa situação das guias de pagamento ou esclarecer os valores de aquisição junta das finanças.

Obrigado pela dica.