Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Robot Advisor Openbank

Visitante Pedro Lopes

Recommended Posts

Visitante Pedro Lopes

Boas pessoal! Andei a ler sobre o openbank do grupo Santander e, apesar de ja ter conta revolut, o que mais me suscitou interesse no primeiro acima referido foi o investimento automatizado que eles oferecem, gerido pela Black Rock. Eles têm uma comissão mensal que, na minha opinião, é um bocadinho alta mas para um perfil agressivo, penso que compensa.  Queria saber a vossa opinião ou se alguém já utiliza este sistema e se o aconselha.

Muito obrigado desde já! Que esteja tudo bem com vocês e com a família.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 months later...
    Investe em Valor

Olá Pedro,

Eu não tenho qualquer experiência com investimentos automatizados como robot advisor, mas penso que seja pior do que o que aparenta ser. Os robots são basicamente linhas de código que executam ordens conforme certas regras que foram criadas com base em dados históricos. A questão é que um algoritmo pode até ter boa performance no passado mas ter fraca performance no futuro. A economia e os mercados financeiros são bastante imprevisíveis, sendo que ninguém pode prever com exactidão o futuro. Para a maioria das pessoas é mais viável investir passivamente em ETF's porque não existem comissões de gestão e a performance é melhor do que a dos fundos geridos activamente no longo prazo.

Se quiseres aprender um pouco sobre investimentos tens aqui um guia curto: https://investeemvalor.com/mini-curso-aprender-a-investir/

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 5 weeks later...

Boas Pedro! Não utilizo esse em específico, mas parece-me uma opção.

As comissões são elevadas quando comparando com outros robo-advisors disponíveis em PT, tipo ETFmatic.

Mas a empresa de gestão de ativos é um ponto positivo da OpenBank, bem como pertencer ao grupo Santander.

Eu tenho usado o ETFmatic há mais de 1 ano e tenho 6% de retorno. So far, so good. O único problema é que ele investe em ETFs de distribuição (meaning, distribuem dividendos), que são taxados cá em Portugal. Os ETFs de acumulação retêm e reinvestem os dividendos, sendo melhor fiscalmente aqui em PT (nao tenho de pagar taxas sobre dividendos, apenas sobre capital gains, beneficiando da capitalização composta).

Não sei como funciona a estratégia de investimentos do OpenBank mas penso que é diferente. Se alguém quiser ajudar, força!

Entretanto, estou a criar uma lista de robo-advisors disponíveis por país, bem como uma lista de comparação no meu site - http://investingintheweb.com/robo-advisors/

Abraço!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites