Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• empresa descontou IRS devido?

awkwardmustard

Recommended Posts

Boa tarde, hoje ao fazer a simulação do IRS reparei que indica que devo dinheiro ao estado.

Tenho bastantes despesas gerais e de saúde. Mas vi que apenas retive na fonte 11€.
    Trabalhei o ano todo, com ordenado entre 650 a 683€. Nos recibos indica que apenas descontei 1€ por mês, quando recebi acima de 650.
    Na tabela do estado, diz que o desconto até 683€ de vencimento é 0,2%.

Porque tenho de pagar tanto agora se tenho despesas inseridas e descontei o devido?
    E é normal descontar 1€ por mês?
    No meu outro emprego, recebi o mesmo anualmente e retive na fonte 700€, e ainda recebi reembolso no ano seguinte.

Espero que me possam esclarecer.
    Obrigada por lerem.

Editado por awkwardmustard
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

650€ x 0,2% = 1,30€

A parte do subsídio de refeição está isenta, portanto a retenção correta será ligeiramente abaixo disso.

Ou seja, as retenções que lhe fizeram estão essencialmente de acordo com a tabela.

Se (quase) não reteve, é provável que tenha que pagar alguma coisa agora. O imposto paga-se ao longo do ano (retenção) e após a entrega. Quanto mais se paga ao longo do ano, menos (ou nada, ou até devolução) após a entrega. No emprego anterior adiantou 700€ ao longo do ano, mais do que foi necessário, logo depois recebeu algum de volta. Desta vez adiantou apenas 11€, que não foi suficiente, logo agora terá que pagar o que falta.

Deve por isso prestar atenção aos montantes retidos nos recibos mensais de vencimento. Se estiver a reter muito pouco, prepare-se para ter de pagar alguma coisa depois.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, JRJordao disse:

650€ x 0,2% = 1,30€

A parte do subsídio de refeição está isenta, portanto a retenção correta será ligeiramente abaixo disso.

Ou seja, as retenções que lhe fizeram estão essencialmente de acordo com a tabela.

Se (quase) não reteve, é provável que tenha que pagar alguma coisa agora. O imposto paga-se ao longo do ano (retenção) e após a entrega. Quanto mais se paga ao longo do ano, menos (ou nada, ou até devolução) após a entrega. No emprego anterior adiantou 700€ ao longo do ano, mais do que foi necessário, logo depois recebeu algum de volta. Desta vez adiantou apenas 11€, que não foi suficiente, logo agora terá que pagar o que falta.

Deve por isso prestar atenção aos montantes retidos nos recibos mensais de vencimento. Se estiver a reter muito pouco, prepare-se para ter de pagar alguma coisa depois.

Hum ok, já entendi.

Estava a basear-me com o irs de 2018, mas não reparei que tinha descontado 5,7%, e em 2019 apenas 0,2%
    Por isso estava à espera de receber, como no ano passado. foi um choque lol
    Obrigada.

Já agora, se meter mais faturas, pago menos Irs? Por exemplo, se eu meter faturas gerais entre 3000 a 10000, a dedução é sempre 250€. Mas vale a pena continuar a por faturas mesmo alcançando este valor de dedução?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 minutos, awkwardmustard disse:

Já agora, se meter mais faturas, pago menos Irs? Por exemplo, se eu meter faturas gerais entre 3000 a 10000, a dedução é sempre 250€. Mas vale a pena continuar a por faturas mesmo alcançando este valor de dedução?

De despesas gerais a dedução máxima será sempre 250€, por mais faturas que tenha.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, awkwardmustard disse:

Então posso parar de por faturas após esse valor, não vale a pena por mais?

Mas estás a adicionar faturas manualmente, em vez de deixar utilizar o que está no e-fatura? Porquê?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, JRJordao disse:

Mas estás a adicionar faturas manualmente, em vez de deixar utilizar o que está no e-fatura? Porquê?

Não, não. Não me expliquei bem. Deixo o e-faturas fazer sim.
    Estou a falar em por o contribuinte nas faturas, nos estabelecimentos. Se vale a pena continuar a por contribuinte nas faturas após dizer no efaturas que já alcancei esses 250. Ou seja, se vale a pena continuar a por contribuinte em tudo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Agora mesmo, awkwardmustard disse:

Não, não. Não me expliquei bem. Deixo o e-faturas fazer sim.
    Estou a falar em por o contribuinte nas faturas, nos estabelecimentos. Se vale a pena continuar a por contribuinte nas faturas após dizer no efaturas que já alcancei esses 250. Ou seja, se vale a pena continuar a por contribuinte em tudo.

Ah, ok.

Para aumentar a tua dedução, não vale a pena.

Para contribuir para que todos paguem os impostos que devem, vale a pena.

:) 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Agora mesmo, JRJordao disse:

Ah, ok.

Para aumentar a tua dedução, não vale a pena.

Para contribuir para que todos paguem os impostos que devem, vale a pena.

:) 

Ok ;)
    mais uma vez, obrigada pelos esclarecimentos.
    Desejo uma boa noite :)

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 10/04/2020 às 20:49, awkwardmustard disse:

Ok ;)
    mais uma vez, obrigada pelos esclarecimentos.
    Desejo uma boa noite :)

Vale a pena também se quiser fazer parte dos participantes habilitados a ganhar o prémio que o governo sorteia mensalmente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 12/04/2020 às 16:40, Wakka disse:

Vale a pena também se quiser fazer parte dos participantes habilitados a ganhar o prémio que o governo sorteia mensalmente.

Acho que não tenho sorte para isso lol

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites