Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Comprar apartamento com a ajuda da venda de casa herdada

sakuragi_miu

Recommended Posts

Olá boa tarde,

queria pedir a vossa ajuda para saber qual a melhor decisão a tomar.

Queria comprar um apartamento para mim e amealhei qualquer coisa, mas ainda será complicado pedir empréstimo ao banco porque trabalho a recibos verdes (sou trabalhadora independente embora em situação estável e sem créditos) e não tenho fiadores. Mas a minha mãe herdou uma casa em Lisboa (e é a única herdeira) e quer ajudar-me com a venda da casa para conseguir adiantar mais dinheiro para a compra de um apartamento para mim. O problema é que o valor patrimonial é baixo (16.000€), é um T0 com cozinha separada mas precisa de obras ligeiras, e as mais valias vão com certeza doer (corrijam-me se estiver errada, é metade do valor da diferença entre o valor patrimonial e o da venda, correcto?)

Qual a maneira de evitar o balúrdio que vamos pagar em mais valias? (Há alguma maneira de escapar?). Devo pedir um empréstimo e mais tarde abater com o valor da venda da casa herdada... ou deve a minha mãe fazer uma doação em vida para que eu fique como proprietária da casa herdada e use o dinheiro da venda para re-investir na compra do meu apartamento (no prazo de 36 meses, e assim evitando as mais valias)?

Obrigada. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites