Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Deixar no Fundo RF ou pagar atrasados da previdência

Recommended Posts

Olá pessoal.

Minha dúvida tem caráter financeiro, mas antes preciso explicar a situação.

Eu sou funcionário público há 15 anos, tenho 60 anos e estou prestes a me aposentar por incapacidade física (aposentadoria proporcional ao tempo de contribuição).

Ocorre que desde 1984 eu trabalhei como sócio administrador de uma microempresa e contribuí para o INSS. A partir de 1986 eu parei de pagar o INSS, mas continuei trabalhando na microempresa até 1993

Agora estou em um dilema.

A minha aposentadoria será proporcional ao tempo de contribuição da vida toda, somando INSS + RPPS (Regime Próprio dos Servidores).

E meu tempo de contribuição ficou menor, porque eu fiquei 6 anos sem contribuir, entre 1986 e 1992.

Então eu pensei em pagar as contribuições atrasadas para aumentar meu tempo de contribuição e proporcionalmente aumentar minha aposentadoria.

Fui no INSS e eles me falaram que eu tenho que pagar R$ 1.800 por mês atrasado que eu quiser quitar.

Resumindo, eu teria que pagar R$ 130.000 de atrasados referentes aos 6 anos.

Isto faria aumentar minha aposentadoria (do que seria hoje) em mais R$ 3.000 mensais (de R$ 10.000 para R$ 13.000).

Minha dúvida é se isso vale a pena financeiramente. Isso porque eu posso deixar em um fundo qualquer de renda fixa com uma renda real mensal bem pequena (uns R$ 500,00 por mês), ou pagar os atrasados da previdência e sobre isso receber mensalmente R$ 3.000 a mais. 

Claro que se eu pagar os R$ 130.000, ao morrer eu não teria mais o capital. Mas minha esposa continuaria recebendo a pensão.

Eu calculo que eu viveria até uns 80 anos (otimista), e projeto que minha esposa (que é mais jovem) ainda viveria mais 20 anos, depois. Ou seja, receberíamos esses R$ 3.000 a mais na aposentadoria durante 40 anos. Como não temos filhos, a aposentadoria cessaria com a morte dela, e também não temos filhos para deixar o fundo como herança.

Então, minha dúvida é o que é mais vantajoso financeiramente: pagar os atrasados da previdência e receber o benefício com R$ 3.000 a mais, ou deixar esse dinheiro aplicado no fundo RF.

Agradeço qualquer opinião. Muito obrigado!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites