Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Período renovação contrato termo certo 2 anos

AlguemPorAqui

Recommended Posts

Boas,

(Tentei procurar resposta anterior no forum mas não encontrei.)

Sou senhorio, e estou a elaborar contrato de habitação permanente para um novo inquilino.

Para aproveitar a redução IRS dos 28% para 26%, e mais 2% a cada renovação, estou a apontar para um contrato a termo certo de 2 anos, renovável.

A minha duvida prende-se com o período de renovação para um contrato de 2 anos, isto é, inferior a 3 anos.  Como para obter o benefício de redução IRS aquando da renovação, o período de renovação terá de ser igual ou superior ao prazo inicial do contrato, o ideal seria que o contrato fosse renovável por períodos de 2 anos também.  Assim, teria IRS 26% nos primeiros 2 anos, 24% nos anos 2-4, 22% nos anos 4-6, e par aí diante até ao limite dos 14%.

Pesquisando sobre o assunto, em https://www.servulo.com/pt/investigacao-e-conhecimento/A-profunda-reforma-do-Arrendamento-Urbano-I-Alteraces-ao-Codigo-Civil/6441/ encontro:

3) A renovação automática dos contratos de arrendamento para habitação permanente com prazo inferior a 3 anos passará a ser por um período mínimo de 3 anos, exceto se as Partes convencionarem um período diferente de renovação;

(ênfase minha)

A parte "exceto se as partes convencionarem um período diference" sugere-me que desde que o contrato o explicite, o período de renovação pode ser 2 anos ao invés do tal mínimo de 3 anos.

Procurando a lei em questão para uma resposta mais definitiva, encontro, na lei 13/2019 de 2019-02-12, Artigo 1096:

1. Salvo estipulação em contrário, o contrato celebrado com prazo certo renova-se automaticamente no seu termo e por períodos sucessivos de igual duração ou de três anos se esta
         for inferior, sem prejuízo do disposto no número seguinte.

(ênfase minha)

Aqui penso encontrar confirmação, devido à parte "salvo estipulação em contrário".  Mas também parece-me ambíguo.  Se é possível estipular em contrário, para que serve fixar duração mínima?  Para efeitos retroativos em contratos pré-existentes de que estipulem período de renovação?  Ou será que a intenção é permitir períodos de renovação superiores ao prazo inicial?

Em que ficamos?  Será possível definir período de renovação de dois anos, ou sou obrigado a definir período de renovação de 3 anos?

Muito obrigado pela ajuda.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites