Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• EFT vs PPR - Rentabilidade e impostos

Recommended Posts

Mouro Emprestado
    há 1 hora, Nobr8 disse:

Deste já obrigado pelo resposta e partilha de conhecimentos. 

Mas eu consigo aumentar 10x ou até 20x mas simplesmente ainda não quero apostar isso. 

Porque é a minha primeira vez nestes mercados e queria ver como corro por exemplo num ano ou assim. Simplesmente é o início e quero ir devagar mesmo "perdendo" 1 ou 2 anos de investimento. 

Ahhhhh, então aí a conversa é outra.

Nesse caso o importante é definires a carteira onde vais investir (alocação entre activos e percentagens). Depois defines os ETFs que vais alocar a cada um dos activos.

Sobre isso, tens imensos bitaites no tópico dos ETFs. Aliás, digo-te que o mais tens a fazer é tirar uns dias para leres o tópico umas 2 ou 3 vezes, para assimilares as questões e evitares alguns erros (que todos acabamos por fazer por inexperiência).

há 2 horas, blueray disse:

Prontos, vou desistir e vou mas é apostar no euromilhoes :D 

Com os 300€ ainda posso ficar milionário ;) 

Os jogos de azar correspondem aos impostos dos pobres. ? 

Ora nos investimentos, uma das coisas que se deve aprender é a minimizar os impostos. Porque #impostoempaíscolectivistaéroubo :D :D :D 

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 121
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Francisco Martins

16

• 5coroas

10

• Smaug

10

• Emprestadado

8

Top Posters In This Topic

Popular Posts

P2 apresenta a tributação real estimada com base em portaria governamental sobre a correção monetária e o efeito deste no investimento e respectivas mais valias. Foi calculado com base nas contribuiçõ

André   Um post de alguém que investe desde 2013 : Qual a rendibilidade e histórico do PPR da Lusitânia ?  A do Invest é 8.6% até á presente data , se tivesses investido 10000€ em

É curioso que vás responder a um post que não é dirigido a ti dessa forma , ponto por ponto e curiosamente acabas por fazer o que criticas mas mais grave percebes mal praticamente tudo.   

Posted Images

há 20 horas, Mouro Emprestado disse:

Os jogos de azar correspondem aos impostos dos pobres. ? 

Ora nos investimentos, uma das coisas que se deve aprender é a minimizar os impostos. Porque #impostoempaíscolectivistaéroubo :D :D :D 

Impostos voluntários serão sempre bem-vindos e se nos habilitarem a poder ganhar uma independência instantânea melhor ainda...dito isto, gastar mais do que 90centimos por semana em jogos de fortuna/azar, já é uma tolice.:D

Houve até por aí estudo que concluía que apostar nestes jogos até fazia bem à nossa felicidade, pois punha-nos a fantasiar com as coisas agradáveis que faríamos se ganhássemos algum bom prémio. É como diz o outro: even better than the real thing.-_-

Editado por 5coroas
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...
    Visitante Santiago

Ola a todos!

Se investir todos os meses no S&P500 (eg uma ETF de acumulação da Vanguard ou Blackrock) ao longo de 30 ou 40 anos e vender tudo no final do período com seria a declaração fiscal na prática? 

Considerando que são 12 ordens de compra diferentes cada ano durante todo o período indicado...

Obrigado 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 horas, Visitante Santiago disse:

Ola a todos!

Se investir todos os meses no S&P500 (eg uma ETF de acumulação da Vanguard ou Blackrock) ao longo de 30 ou 40 anos e vender tudo no final do período com seria a declaração fiscal na prática? 

Considerando que são 12 ordens de compra diferentes cada ano durante todo o período indicado...

Obrigado 

Colocarias a data da primeira entrada, o valor total investido ao longo desse periodo, a data da saída e o valor total resgatado. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia,

Quero abrir um PPR. Estava inclinado para o PPR Alves Ribeiro, contudo, não sabia que implicava abrir uma conta à ordem no Banco Invest. Como sou cliente da caixa, e só tenho uma conta à ordem, tenho conta de serviços mínimos. Neste caso terei então de acabar com a conta de serviços mínimos e passar a pagar as comissões à CAIXA ?

Abrir um PPR está sempre a associado a abrir uma conta no banco/entidade que proporciona essa aplicação?
    Alguém tem uma opinião/ajuda para isto?

Cumprimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, andresilva252 disse:

Bom dia,

Quero abrir um PPR. Estava inclinado para o PPR Alves Ribeiro, contudo, não sabia que implicava abrir uma conta à ordem no Banco Invest. Como sou cliente da caixa, e só tenho uma conta à ordem, tenho conta de serviços mínimos. Neste caso terei então de acabar com a conta de serviços mínimos e passar a pagar as comissões à CAIXA ?

Abrir um PPR está sempre a associado a abrir uma conta no banco/entidade que proporciona essa aplicação?
    Alguém tem uma opinião/ajuda para isto?

Cumprimentos

O AR PPR apenas é comercializado no Invest, fazendo parte da gestora de activos deles, há bancos que têm protocolo com várias gestoras e existe a possibilidade de fazer PPR de outros bancos, estou-me a lembrar do próprio Invest que tem também salvo erro o NB PPR do Novo Banco, ou de um Banco Best que tem também PPR do BPI, a Caixa (  CGD ? ) apenas fazem PPR da gestora de Activos deles e da Fidelidade.

Se tem conta de serviços mínimos, suponho que não tenha grande envolvimento com a Caixa, sendo assim porque não acabar com essa conta a e abrir no Invest? não tem comissões de conta na mesma...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

há 2 horas, andresilva252 disse:

Se optar por um PPR sob forma de seguro (ex: Lusitânia), não.

Caso contrário, terá que optar por um PPR disponibilizado pela CGD.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado, já estive a fazer uns contactos e vou optar pelo PPR da Lusitânia.

O que acham do banco invest? Eu relativamente a bancos ando sempre com um pé a trás. Sou CGD só mesmo por "crer" que a coisa se vai segurando. Preferia um banco sem comissões obviamente.

Relativamente ao banco invest li que por volta de 2008 o actual NB lhe emprestou uns 50Milhões porque estavam com algumas "dificuldade na tesouraria".

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    P2P Money Maker
    há 1 hora, andresilva252 disse:

O que acham do banco invest? Eu relativamente a bancos ando sempre com um pé a trás. Sou CGD só mesmo por "crer" que a coisa se vai segurando. Preferia um banco sem comissões obviamente.

Relativamente ao banco invest li que por volta de 2008 o actual NB lhe emprestou uns 50Milhões porque estavam com algumas "dificuldade na tesouraria".

Então vai ler o relatório e contas da Lusitânia. Se achas o Invest mau, nem te falo da Lusitâna

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 15 minutos, P2P Money Maker disse:

Então vai ler o relatório e contas da Lusitânia. Se achas o Invest mau, nem te falo da Lusitâna

Referes-te à Lusitânia Vida? São seguradoras distintas, para ramos vida e não-vida, como exigido por lei. Cumpre com boa margem o rácio de solvabilidade exigido pelo regulador. E é o seguro PPR recomendado pela Deco Proteste Investe e Jornal Económico há 3 anos consecutivos (vale o que vale).

Dito isto, cabe a cada um determinar aquilo em que (não) confia. Risco há sempre.

Editado por JRJordao
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Talvez já tenhas ficado a saber isto pelos teus contactos, mas se subscreveres diretamente à seguradora (em vez de por intermédio de um agente) consegues uma comissão de subscrição mais baixa.

Editado por JRJordao
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    P2P Money Maker
    há 10 minutos, JRJordao disse:

Referes-te à Lusitânia Vida? São seguradoras distintas, para ramos vida e não-vida, como exigido por lei. E cumpre com boa margem o rácio de solvabilidade exigido pelo regulador.

Dito isto, cabe a cada um determinar aquilo em que (não) confia. Risco há sempre.

Absolutamente de acordo. Não quero denegrir porque não tenho nada contra

A Associação Mutualista Montepio Geral  detém cerca de 89% da Montepio Seguros. Esta sociedade controla a 100% a Lusitania Vida e a Lusitania Não Vida,

E  ainda relativamente à Lusitânia Vida deixo só esta nota (cada um tira as suas conclusões):

image.png.37f1c577bc5609ec4d38b5598a96bf7a.pngimage.png.f33f655b4b5b595458c39bf3872f0b8e.png

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Até 100.000€ por titular em depósitos (ordem e prazo) estão cobertos pelo (mesmo) fundo de garantia, para qualquer banco a operar em Portugal.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado pelos inputs. Bem, há sempre risco, e acho que é isso mesmo que me leva muita vezes a não investir.

Sim, é a Lusitania vida. Tem boa solvabilidade pelo que sei. Não necessito de abrir lá conta, somente tenho de subscrever a aplicação. Verifiquei que é recomendada por algumas entidades, mas tal como referem, vale o que vale.

Mais 100.000€? Acho que não vou sofrer desse problema então.

Pretendo obter os benefícios fiscais do PPR. Depois disso ainda não sei se abato o investimento em crédito habitação ou não.

há 37 minutos, JRJordao disse:

Talvez já tenhas ficado a saber isto pelos teus contactos, mas se subscreveres diretamente à seguradora (em vez de por intermédio de um agente) consegues uma comissão de subscrição mais baixa.

Sim, estou a fazer directamente com a seguradora, obrigado!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 40 minutos, gustafsson disse:

André

Um post de alguém que investe desde 2013 :

Qual a rendibilidade e histórico do PPR da Lusitânia ? 

A do Invest é 8.6% até á presente data , se tivesses investido 10000€ em 2013 e ganho 8.6% terias hoje aprox 7800€ de juros + o capital inicial

quando terias com um investimento de 10000€ no PPR da Lusitânia ?

Não tens 5000€ para abrir conta no Invest , opta pelo NB PPR , tem 7.5% acho , podes abrir conta no Best ou eventualmente outro banco creio que estás a fazer uma asneira brutal. 

Todos os PPR estão salvaguardados da massa falida de um banco portanto NÃO tens o dinheiro em risco mesmo que o Banco vá á falência

Não vou fazer mais posts sobre este assunto nem responder , oxalá valorizes quem investiu tempo para te ajudar.

Boa sorte 

Obrigado pela ajuda e tempo perdido.

A rendibilidade é de 4,25% ao longo dos últimos anos, para não falar nas despesas de manutenção.

O que eu fiz, foi um seguro PPR na Lusitania e não um fundo PPR. Referes que os PPR estão salvaguardados da massa falida, mas uns têm capital garantido, e outros não. Eu fiz o seguro da Lusitânia, com capital garantido.

Mas não vou desprezar o que me disseste, e possivelmente num futuro abro um fundo PPR AR.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado pela ajuda e tempo perdido.

A rendibilidade é de 4,25% ao longo dos últimos anos, para não falar nas despesas de manutenção.

O que eu fiz, foi um seguro PPR na Lusitania e não um fundo PPR. Referes que os PPR estão salvaguardados da massa falida, mas uns têm capital garantido, e outros não. Eu fiz o seguro da Lusitânia, com capital garantido.

Mas não vou desprezar o que me disseste, e possivelmente num futuro abro um fundo PPR AR.

Certo , não li tudo confesso

A 20 anos , 4% com capital de 10000€ = 11 000€ de juros  , 8% = 33 000€ , a 30 anos a diferença é esta :

4% 21000€ juros

8% 91000€ juros

Fixa esta frase:

Mais importante do que "garantir" o capital é entenderes em que está o teu dinheiro investido  e quais as probabilidades aproximadas de o perder

A lógica do garantido aplica-se ao DP , tens 0.20% e capital garantido e seguramente não queres ter tudo em DP e tal como bem disseste

um dia que possas considera e estuda outras opções de investimento "válidas" e "sólidas"e verás o resultado na tua vida.

Boa sorte

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, JRJordao disse:

Post de alguém que investe desde 2008 (já que andamos aqui a "medir"):

Afinal ...

Espero que estejas a incluir as outras opiniões neste tópico como dignas de serem valorizadas, e não apenas a tua. Lendo a tua frase fiquei com outra ideia, mas vou acreditar estar enganado.

Ena pá! As taxas dos DPs andam muito más (por exemplo, 1.15% no BNI), mas ainda se arranja melhorzinho que 0.20%! Ou estavas-te a referir apenas a DPs da CGD?

Então a garantia de capital num DP que dê 0.20% faz sentido, mas se fôr num seguro PPR que anda a dar 4.25% já não interessa? Não percebi.

Claro que tu podes preferir um histórico de 8% sem garantia de capital, estás no teu direito e muitos concordam contigo. Eu, mesmo que não concordasse, não te diria algo do género

que soa bastante prepotente.

É curioso que vás responder a um post que não é dirigido a ti dessa forma , ponto por ponto e curiosamente acabas por fazer o que criticas mas mais grave

percebes mal praticamente tudo. 

A referência ao facto de começar a investir em 2013 é para o user ter isso em conta quando lê o que escrevo , seguramente a opinião de quem tem mais experiência tem outro valor mesmo eu acreditando que qualquer user deve desconfiar de tudo e todos e ser activo/estudar  . Responderes com esse remark é para mim algo sem nenhum sentido pois não entendeste o motivo . Idem para o segundo comentário , se existe coisa que detesto e vejo com frequência é pessoas sem experiência pedirem "ajuda" e após terem a ajuda gratuita ignoram , aqui aplica-se o ditado , dar pérolas a porcos . Novamente entendes mal porque o facto de eu sublinhar que espero que valorize o que escrevo NADA tem a ver com os comentários dos outros e respectivo valor do mesmo

A referência ao DP novamente...mas tu leste o que escrevi ??? ou fizeste zapping no telemóvel ?

Lê com calma e vais entender que estou a dar um exemplo usando a justificação do OP - Garantia de capital

Prefiro ser prepotente (o que é um CLARO exagero e uma prepotência da tua parte passe a brincadeira , ser mais incisivo é uma coisa , prepotente é outra bem distinta) e alertar o OP para o facto de potencialmente perder muito dinheiro a longo prazo com esta opção uma vez que claramente desconhece o que significa investir no PPR que mencionei bem como os activos do mesmo que em boa parte são obrigações soberanas de Países Europeus e empresas sólidas com "monopólios" estabelecidos , ou seja se tudo for ao charco não é a Lusitânia que vai deixar de ir bem como a "garantia" de capital.

Espero que tenhas entendido melhor e se não for o caso, poupa-me , gosto de participar pontualmente agora perder tempo a respondera posts desse género é uma enorme perda de tempo , sugiro que perguntes caso não tenhas entendido e não faças suposições baseadas em palavras e frases que terão ter interpretações distintas em função da disposição , personalidade , atenção e perspectiva.

Editado por gustafsson
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...
    A 19/07/2020 às 03:02, Visitante Santiago disse:

Ola a todos!

Obrigado 

Desculpa a questão, mas, porque haverias de fazer isso?

Faz mais sentido venderes na medida daquilo que fores precisando.

Ou seja, um dia que deixes de trabalhar essa passaria a ser a tua fonte de rendimento e irias vendendo aos poucos.

Acho que até a nível fiscal seria mais vantajoso, além de que não vejo porque de repente haverias de querer ter o dinheiro a desvalorizar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 4 weeks later...
    P2P Money Maker

há 1 hora, anareis disse:

O que são ppr?

Mais um user troll só para andar aí a arranjar confusão. É isto que tira o mínimo de vontade de andar neste forum.

Basta lerem os últimos posts desta pessoa e vê-se logo o objectivo de ganhar post count.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 minutos, P2P Money Maker disse:

Mais um user troll só para andar aí a arranjar confusão. É isto que tira o mínimo de vontade de andar neste forum.

Basta lerem os últimos posts desta pessoa e vê-se logo o objectivo de ganhar post count.

E o que é que se ganha com a post count?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites