Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Empresário em Nome Individual - Contabilidade Organizada (AJUDA)

Recommended Posts

Bom dia
    Sou um trabalhador por conta de outrém, com descontos para a SS(Meu rendimento é superior ao SMN)
    Adicionalmente pretendo iniciar actividade como ENI(Empresário em Nome individual) com contabilizada organizada.

O objecto de negócio da minha actividade será a compra e venda de equipamentos informáticos dentro da EU
    Gostaria de vos fazer algumas questões:

- Sou obrigado a possuir um software de facturação? Se sim, torna-se mesmo assim indispensável a compra de livro para os diversos registos contabilísticos?

- Além do seguro de AT, há obrigação de mais algum tipo de seguro?

- Qual é a avença mínima que tenho de pagar a um TOC? (A actividade nos primeiros 6 meses – 1 ano, vai ser mínima/muito baixa, daí todos os custos fixos serem um problema)

- Posso pedir isenção da SS por ter um trabalho por conta de outrém?

- Têm conhecimento se as seguradoras podem me conceder um seguro AT de valor inferior, sendo que já possuo um no meu trabalho principal e não vou descontar como ENI?

- Sendo obrigado a possuir uma conta de banco exclusiva, poderei utilizar uma das 3 contas bancárias que possuo, ou terei forçosamente de abrir uma nova?
    - As despesas e rendimentos que apresentar de Categoria B, terão impacto no IRS a receber/pagar relativo aos rendimentos de Categoria A, ou isso só acontece se optar pelo englobamento?

- Quais são as obrigações fiscais/etc que sou obrigado a cumprir para além das seguintes (DIVA, DRIVA, INTRASTAT, IRS, SS, PPC, IES, SAFT, Com. Inventários..)

- Existe algum custo que poderei ter inicialmente ou à posterior, que não esteja a prever?

- Poderei me candidatar a algum tipo de apoio estatal? Se sim, podem me indicar qual?

Grato
    Jorge Novais

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites