Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Alteração de Habitação Própria Permanente para Secundária

Malaika

Recommended Posts

Olá a todos, talvez que me consigam esclarecer.

Tenho um imóvel com recurso a crédito que está como habitação própria permanente.

No entanto, vou adquirir um novo e pretendo passar o antigo para habitação secundária até que o consiga vender.

O crédito para aquisição deste novo imóvel vai ser efectuado para habitação própria permanente

Quando devo fazer essa alteração? Tem de ser antes da escritura? Se não for antes o banco deverá considerar a nova aquisição como sendo para habitação secundária?

Qual a melhor solução e onde alterar esta informação? Finanças ou Banco?

Desde já obrigada,

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 10/09/2019 às 11:31, Malaika disse:

Olá a todos, talvez que me consigam esclarecer.

Tenho um imóvel com recurso a crédito que está como habitação própria permanente.

No entanto, vou adquirir um novo e pretendo passar o antigo para habitação secundária até que o consiga vender.

O crédito para aquisição deste novo imóvel vai ser efectuado para habitação própria permanente

Quando devo fazer essa alteração? Tem de ser antes da escritura? Se não for antes o banco deverá considerar a nova aquisição como sendo para habitação secundária?

Qual a melhor solução e onde alterar esta informação? Finanças ou Banco?

Desde já obrigada,

Achas mesmo que não consegues vender antes da aquisição do novo? Isso resolveria-te alguns problemas€€. Um deles é que evitavas de ter de ir ás finanças pagar o IMT 1% sobre o valor da aquisição (que em principio não pagaste na altura da compra)   mais qualquer coisa que eles para lá inventam. Depois se tiveres mais valias na venda poderias aproveitar o reinvestimento na aquisição da nova habitação própria e permanente  

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá!

Estou num caso exatamente igual.

1. Não tens de te preocupar, tens 24 meses após a aquisição desta nova habitação para venderes a anterior. Assim que faças esta nova escritura tens 12 meses para alterar a morada para a mesma como HPP, no entanto penso que deves fazer logo que te seja possivel. Na escritura deve também constar que o imóvel será para HPP.
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante investidorx
    há 11 horas, CountingCents disse:

E se o objetivo for manter a 1ª habitação e colocar a arrendar, é possível passar este 1º crédito para habitação secundária ou de investimento e o da nova propriedade como HPP?

Sim, é isso mesmo que ocorre.

No entanto é necessário, como já foi mencionado em cima, ir às finanças liquidar a diferença de IMT, além de perder também a isenção de IMI, caso ainda usufrua da mesma.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 11/09/2019 às 13:40, quim disse:

Achas mesmo que não consegues vender antes da aquisição do novo? Isso resolveria-te alguns problemas€€. Um deles é que evitavas de ter de ir ás finanças pagar o IMT 1% sobre o valor da aquisição (que em principio não pagaste na altura da compra)   mais qualquer coisa que eles para lá inventam. Depois se tiveres mais valias na venda poderias aproveitar o reinvestimento na aquisição da nova habitação própria e permanente  

Não consigo. O novo imóvel será adquirido ainda este ano mas os proprietários vão lá permanecer (por mutuo acordo) até que a casa deles esteja concluida. (+/- inicio do próximo ano). Daí não poder vender já a minha. 

Em 2010 quando adquiri a casa onde vivo não paguei IMT por o valor ser abaixo do minimo para o pagamento deste importo. Julgo que na altura seria os 92.500€

Porque terei de o pagar agora? O IMT que vou pagar é sobre a nova

O objectivo é vender e investir as mais valias na nova, no entanto, este timimgs "matam-me"...

Não sei se por não fazer a venda 1º não vou sair prejudicada.

Obrigada

A 11/09/2019 às 15:56, investidorx disse:

Olá!

1. Não tens de te preocupar, tens 24 meses após a aquisição desta nova habitação para venderes a anterior. Assim que faças esta nova escritura tens 12 meses para alterar a morada para a mesma como HPP, no entanto penso que deves fazer logo que te seja possivel. Na escritura deve também constar que o imóvel será para HPP.

A minha dúvida também é que, para fazer esta nova escritura, terei de alterar a casa onde vivo para habitação secundária. 

Do que li, só não pago mais valias se a casa que estou a vender for HPP, o que na verdade será, uma vez que vou lá continuar a viver até que os prorpietários tenham a casa deles pronta, mas na altura da venda será secundária (Mesmo dentro desses 24 meses)

Obrigada

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...

Olá,

A minha situação enquadra-se nesta thread:

O apartamento onde vivo foi feito por um construtor que foi à falência em 2012; o caso andou em tribunais e agora, passados seis anos, houve um novo construtor que pegou nos prédios e está a terminar as obras, pedindo licenças e tendo de investir em algumas coisas (tipo PT e elevador segundo manda a Norma) sendo que ainda não tem propriedade horizontal; por este motivo, eu ainda não sei quando é que a escritura deste apartamento estará para se fazer nem quanto tempo demorará. Há mais inquilinos a viver no prédio nesta situação: pessoas que pagaram um sinal elevado e que, na altura, com uma adenda ao contrato com o 1.º construtor, se mudaram para habitar os apartamentos. 

Entretanto, com a poupança feita, surgiu a oportunidade de comprar um outro apartamento a uma familiar ainda este ano de 2019. A questão é que não sei se o hei-de enquadrar como habitação própria permanente, uma vez que vou continuar a viver neste primeiro apartamento o qual estou à espera, ou secundária, pois não haverá problema em mudar a morada para lá por agora. A ideia é arrendar este apartamento da prima mas gostaria de beneficiar das isenções de IMT e IMI, uma vez que é a 1.ª Habitação. Ao colocar a arrendar (com recibos) aquele apartamento, mesmo com a nova Lei que saiu, há cruzamento de dados de tal forma a que se perceba que não estou lá a viver ? E quando o apartamento onde vivo ficar finalmente pronto para escritura, é possível passar o 1.º (da familiar) para habitação secundária e contrair um novo empréstimo como habitação própria permanente novamente ?

Obrigada pelas clarificações.

Andreia 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 year later...

VIvam,

Tenho algumas questões relacionadas com este tópico que talvez pudessem ajudar a esclarecer:

Vivo numa casa alugada e tenho um prédio rústico com  uma contrução antiga, que vou registar como prédio urbano através do Mod. 1 do IMI. Para que esta propriedade possa passar a ser considerada habitação própria permanente, é necessário algum procedimento adicional?

Quando o técnico que elabora planta e relatório para efeito de Mod. 1 do IMI indica que o imóvel possui condições de habitabilidade deficientes, é ainda assim possivel indicar este prédio como habitação própria permanente?

Caso não consiga declarar o imóvel como de habitação própria permanente, os ganhos com a venda do prédio rústico são sempre automaticamente tributados em sede de mais valias, ou beneficiam também da possibilidade de isenção por via do investimento em habitação própria permanente?

Bem hajam!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 years later...

Bah! A Malta é muito confusa é prolixa!!!
    Segue aqui de forma eficiente a resposta.

Se não fores um Cidadão Português com Cartão de Cidadão, nem perde tempo.
    Vai a uma Loja do Cidadão, paga 5 euros e resolve na hora, pois pela WEB é impossível...

Se for Cidadão Português com Cartão de Cidadão, então abrirá a possibilidade através do seguinte step:
    Morada -> Alteração
    Após alguns dias vais receber uma carta com a confirmação, então:
    Morada -> Confirmação

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 5 months later...
    Visitante Joao M.
    On 9/11/2019 at 3:56 PM, investidorx said:

Olá!

Boa tarde, onde posso ver a referencia para o prazo de 12 meses? Nao ha uma obrigatoriedade de mudar a morada fiscal apos 60 dias? (prazo art. 19 da LGT). No entanto, dava muito jeito poder atrasar esse prazo, uma vez que a casa ainda nao esta completamente terminada. Obrigado! 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites