Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Mais valias na aquisição de habitação em co-propriedade

mrbc2004

Recommended Posts

Bom dia, 
    a ver se alguém me consegue esclarecer.
    Vou comprar uma casa a meias com a minha mulher (união de facto).
    Entregamos o IRS em conjunto.
    Cada um de nós vendeu agora um imóvel que era a sua habitação própria permanente
    Ela comprou por 100.000€ e vendeu por 150.000€.
    Eu comprei por 300.000€ e vendi por 400.000€.
    Vamos comprar o novo imóvel por 550.000€, ou seja, reinvestimos a totalidade do somatório do valor das vendas dos dois imóveis.
    Teoricamente, ficaremos cada um proprietários de 50% do novo imóvel. Embora um pague mais do que o outro, entendemos que assim é que é justo. Isto para além de facilitar a burocracia no banco.
    Pergunto:

-> Há lugar ao pagamento de mais valias neste caso? Isto porque embora tenhamos re-investido a totalidade das vendas dos dois imóveis, ficando cada um com 50% do novo imóvel, eu em rigor formalmente só investi 50% de 550.000€ = 275.000€, e não os 400.000€ da venda do meu imóvel. Isto no papel, porque na prática irei re-investir a totalidade.

-> Ou terei eu que ficar com uma percentagem maior do novo imóvel, para não haver mesmo lugar ao pagamento de mais valias?

Faz sentido esta dúvida?

Obrigado, 

Miguel.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 4 weeks later...