Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Introdução ao investimento

Mrbordalo

Recommended Posts

Boa tarde, 

Infelizmente não faço ideia do que fazer nem como se faz para investir.

Gostava de obter ajuda na introdução ao investimento.

O que devo pesquisar, ler e ver? Alguém aconselha um site, livro, video etc..?

Cumprimentos a todos e bom Domingo!

Editado por Mrbordalo
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bem vindo @Mrbordalo,

Vou reutilizar a minha resposta a outra thread "similiar":

A minha recomendação é que te "eduques" financeiramente, só tu poderás decidir que tipo de investimento se adequa. Tens esta thread aqui do fórum com várias recomendações, desde sites, forums, livros. Passa por lá :)

Cada um de nós tem uma situação financeira diferente e está disposto a correr níveis de risco diferentes. Muito importante desde já, é percebes que não existem investimentos "seguros". Existirá sempre risco.

Livros que li na minha jornada até agora:

• The Bogleheads' Guide to Investing;
    • Rich Dad, Poor Dad ;
    • The Little Book of Common Sense Investing ;
    • The Millionaire Next Door;

Para além disto, acho que já passei este fórum a pente fino :D, entre outros materiais online..

Boa sorte :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá,

Muito boa decisão a tua :)

Acho que este fórum é uma excelente maneira de começar. Tens sempre muita discussão sobre dúvidas comuns, e mais importante tens a "aplicação prática". Lês nos livros que deves investir em acções e obrigações, mas como o fazes mesmo? Oi seja, o fórum ajuda-te a perceber as alternativas existentes aos bancos, como outras correctoras, plataformas de P2P... 

Neste fórum já vi muita gente recomendar vários livros. E eu, do alto do meu ser, pensava que não precisaria de ler mais do que os tópicos que me interessam aqui no fórum. 

Felizmente este ano comecei a ter mais tempo pessoal, e decidi começar a ler livros de investimento. Há coisas que já sabia daqui, mas no geral está a ser muito bom. Estou a aprender mais, e o mais importante, cada vez quero ler mais livros, mais blogues... Fiquei com o bicho. E acho que já tinha visto alguém comentar isso também. Quanto mais aprendes mais queres aprender. É excelente. 

Portanto comecei nos livros e nos blogues recentemente, mas aqui ficam as minhas recomendações: 

Nós livros, também comecei pelo 

"pai rico pai pobre", e agora estou no "the 4 pillars of investing", e estou a gostar bastante. Este fim de semana também li o If You Can: How Millennials Can Get Rich Slowly, do William Bernstein. 

Na minha lista estão muitos mencionados por este fórum e pela internet do mundo dos investimentos no geral (nenhuma ordem em particular)

- Common sense on mutual funds

- Essays of Warren buffet, lessons for corporate America

- how to make money in stock, the William o'Neil. 

- the intelligent investor

Quanto a blogues, há uma imensidão claro. Mas recentemente li este, que achei simples e fácil de ler, e instrutivo:

https://www.moneyforsomething.org/

Este também acho interessante, mas ainda não li todo

https://portfoliocharts.com/

Se tens o desejo de começar, é um bom começo. Não te deixes desmotivar por ser "muita coisa, muita informação de repente".

No fundo os ensinamentos básicos são sempre os mesmos. 

Mas sim, envolve algum trabalho de pesquisa e leitura. Mas vai compensar. No fim investes na tua educação financeira e investes o teu dinheiro! 

Abraço

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites