Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• herança de dívida (óbito de fiador)

Isabel R

Recommended Posts

Boa tarde,

Somos 5 irmão herdeiros, neste momento estamos a preparar a partilha de bens (óbito de pai e partilha de bens em vida da mãe). Os meus pais foram fiadores num crédito habitação de um irmão que está insolvente e cujo imóvel foi vendido pelo administrador de insolvência ficando uma divida ainda de 40.000 euros. No próximo ano termina a insolvência do meu irmão e a divida irá passar para os fiadores (pai e mãe) existe já contactos telefónicos de uma empresa de cobrança de dívidas com a minha mãe... A minha irmã, com o acordo de todos, vai receber metade da casa dos meus pais, e o restante é partilhado entre os irmãos (tornas), se a escritura for feita antes do fim da insolvência do meu irmão a casa (como bem herdado) está a salvo de penhoras por parte do banco? O banco pode penhorar o quinhão de cada irmão mesmo que a partilha tenha sido feita antes do fim da insolvência do irmão devedor? O nosso interesse é salvar a casa dos meus pais... de notar que na escritura de doação e partilha a minha mãe fica com usufruto... Estando a casa em nome da minha irmã o banco pode penhorar na mesma? Como podemos proteger a casa? A minha irmã terá de vender a casa aos filhos para impedir a penhora?

Agradeço desde já toda a ajuda e esclarecimentos

Obrigada

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites