Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• URGENTE IRS - Residente fiscal lisboa trabalhador estrangeiro

Visitante Andreia SV

Recommended Posts

Visitante Andreia SV

Boa noite,

O meu nome é Andreia e eu necessitava da vossa ajuda urgente.

No final de 2015 emigrei para o estrangeiro (Romenia) mas como trabalhei ate Abril 2015 em Portugal, em 2016 apresentei esses rendimentos no agregado familiar juntamente com o meu pai (uma vez que tinha 20/21 anos na altura). Quando cheguei a Romenia (2015) inscrevi-me na embaixada aqui na Romenia. como nao tive mais rendimentos em Portugal nao apresentei mais nenhum IRS uma vez que nao tinha nada para declarar. 

Este ano, 2019, aquando do meu pedido para abertura de um processo de casamento na embaixada, recebi um alerta por email da AT que teria de declarar os meus rendimentos obtidos no estrangeiro pois ainda era residente fiscal em Portugal - eu nao sabia que tinha de alterar a morada fiscal no cartao e nem tenho como o fazer uma vez que perdi os codigos para alteraçao online.

Eu tenho colegas portugueses que ca trabalham e que me indicaram que foram a portugal e junto das finanças pediram despensa de irs de anos anteriores uma vez que nao tinham os codigos para alteração nem sabiam desta questao da morada fiscal - uns conseguiram, outros foram informados que era "obrigaçao dos mesmos informarem-se antes".

Tentei contactar a AT e os mesmos informaram-me que teria de declarar rendimentos no estrangeiro referentes ao ano a que o email se referia (2018), e quando questionados relativamente aos anos anteriores indicaram-me apenas que declarasse os rendimentos desse ano, e os outros "depois vê-se o que acontece".

A minha questao seria se existe alguma forma de pedir isençao de IRS (pois ja sou tributada na Romenia e sendo que apenas passo 20 dias por ano em Portugal - nao tenho casa, nem propriedades - nao percebo porque devo declarar esses rendimentos) e o que pode acontecer se não declarar os mesmos? E já agora o que fazer em relação ao IRS de 2016 e 2017 que não apresentei.

Agradecia desde ja qualquer ajuda que me possam dar no esclarecimento destas questões.

Melhores Cumprimentos com esperança de que me possam ajudar,

Andreia

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites